sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Cá estão elas...as eleições

Que bonito serviço publico







Escolhem-se umas personalidades que se julga terem má imagem, seleccionam-se fotografias que as desvalorizem, selecciona-se uma imagem negativa do líder do principal partido adversário e pergunta-se "quer mesmo que eles voltem?"



E como alguns poderão estranhar tal pergunta opta-se por não colocar as cores do autor disfarçando o logo da campanha nas cores de fundo e em pequena dimensão, longe do centro de atracção da imagem.

Temos assim o outdoor mais porco e cobarde que alguma vez foi colocado durante uma campanha eleitoral em Portugal. E agora que Marcelo voltou à campanha eleitoral apetece-me perguntar-lhe: quantos valores dá a este outdoor senhor professor?



Entretanto este Poiarense soube que tal como Cavaco Silva todos os retratados no outdoor recusaram a utilização da sua imagem e que o outdoor vai ser substituído por este:



domingo, fevereiro 06, 2005

O Distrito de Coimbra

Ainda a Estrada da Beira


O secretário de Estado Jorge Costa explicou a propósito dos erros que se verificam na Estrada da Beira que "foram feitas todas as correcções possíveis até ao limite legal, ou seja trabalhos a mais até 25 por cento do valor da adjudicação", reconhecendo que houve necessidade de corrigir muitas falhas em obra, mas agora é preferivel deixar terminar o trabalho.
Depois, em função da utilização, poder-se-á abrir um novo concurso público.
Achamos que sim e ja defendemos há muito tempo que devia ser um troço novo entre a Ponte Velha e Ceira atraves da Serra do Carvalho.
Isto benificiaria e bem os concelhos da Lousã e de Gois que acabam por ser os mais prejudicados neste contexto.
Admiramo-nos que só o Presidente da Câmara de Poiares é que se manifeste. Talvez por ser o mais culpado de todo este imbroglio.
Entretanto foram suspensos os trabalhos de pintura de sinalização horizontal no pavimento, decisão com que Jaime Soares se congratula porque "se aquelas marcações continuam vão surgir problemas com as populações e eu sou o primeiro a pegar na bandeira do protesto como tenho feito até aqui", desabafando que esta estrada está "um deus nos acuda, com gente a ultrapassar os traços contínuos e carros estacionados em cima dos passeios que foram colocados em São Frutuoso e Ceira".

Pois isso é verdade. Se se alargou a estrada e agora se se condiciona a extensas faixas com traços continuos, não se compreende porque se gastou tanto dinheiro para ficar pior a acessibilidade a Coimbra.... e menos segurança e mais acidentes.
Desde que começaram as obras destes alargamentos, já morreu mais gente e houve mais acidentes do que nos outros ultimos 15 anos.
Falam as estatisticas.


sábado, fevereiro 05, 2005

AUTARCA reconhece erros na Estrada da Beira



A rectificação do traçado da Est.Nac.17 (EN17) apresentada há dois anos atrás como a solução para chegar a Coimbra está a revelar-se uma dor de cabeça para os automobilistas.
Alguem foi culpado em insistir e dar como boa solução o alargamento que foi proposto ha varios anos.
Com a sinalização horizontal que se estava a efectuar é que era o fim do mundo. Quem tivesse que cumprir com aquela sinalização inadequada é que nunca mais chegava a Coimbra.
O secretário de Estado das Obras Públicas foi agora confrontado com as decisões tomadas anterioremente por alguns responsaveis e reconheceu, em Poiares, que poderá haver necessidade de abrir um novo concurso público para fazer uma empreitada que corrija os possíveis erros de projecto detectados na requalificação da EN17.
Jorge Costa respondia assim às críticas que o presidente da Câmara Municipal de Poiares tinha feito momentos antes, ao considerar que as obras praticamente concluídas no troço entre o seu concelho e Coimbra, revelam que "foi pior a emenda que o soneto".
Jaime Soares que foi o maior responsavel para que se recuperasse a EN17 nestes moldes, com alargamentos e entupimentos chegou agora a querer desafiar o técnico que elaborou o projecto a "fazer um exame de consciência", acrescentando que "o projecto traiu-nos a todos".
Pois traiu....os alargamentos iriam dar no que deu.
Quando foi apresentada a intervenção de rectificação do traçado, estava previsto fazer 8,9 quilómetros para veículos lentos, ou seja, a duplicação da faixa, alternadamente, em cada um dos sentidos. Mais tarde, no entanto, "disseram-nos que iam fazer três quilómetros, mas afinal só há 1,5 quilómetros", lamenta-se o autarca de Poiares que fala em "três pequenos espaçozitos para lentos".

Ate parece que este Presidente da Câmara é ingenuo.

Sabia-se que aquele solução era um remendo para gastar dinheiro e durar 2 ou 3 anos.Por mais que gastem dinheiro...aquilo ha-de ser sempre um remendo e terá sempre um culpado.
O tempo o dirá.

O problema é este....PPD-PSL vs. PSD

PPD-PSL vs. PSD
Nestas eleições há um partido que não vai a votos: o PSD. Alguns membros do partido concorrem como independentes nas listas do PPD-PSL. Outros ficam de fora e minam como podem o PPD-PSL. Outros ainda desejam abertamente a derrota do PPD-PSL e a vitória do maior rival, o PS.

Não se percebe quais são as grandes questões nacionais que dividem o PSD do PPD-PSL. Pensa-se que em tempos, o PSD e o PPD-PSL eram o mesmo partido. Parece que a cisão se deveu a estados de alma e embirrações pessoais. Mas há quem afirme que o PSD e o PPD-PSL nunca foram o mesmo partido. Há quem diga que o PSD era uma facção do grande partido do centro, o Bloco Central. Se esta teoria estiver certa, o mais provável é que os actuais membros do PSD acabem por aderir ao PS. Alguns dos seus membros já fazem o jogo do PS e as divergências ideológicas e de interesses não são muitas. Se o Bloco Central se consolidar de novo num só partido, a cisão entre o PPD-PSL e o PSD acabará por ter um efeito clarificador na política nacional.

Diz-se que em tempos, o PPD-PSL e o PSD estiveram coligados num grande partido liderados por um grande homem que dizia que primeiro estavam os interesses do país e só depois os interesses do partido. Mas um dia, o grande líder morreu, e a lição foi esquecida. Hoje em dia, os interesses do PSD são considerados muito mais importantes que os interesses do país ao ponto de os seus militantes acharem mais importante a derrota do PPD-PSL do que a vitória das melhores ideias para o país.Os membros do PSD que desejam ardentemente a derrota do PPD-PSL estão convencidos que depois das eleições poderão derrotar o odiado líder do PPD-PSL e refundar o PPD-PSD. É uma conjectura interessante. Infelizmente, o PSD é a facção elitista do PPD-PSD e os seus membros mais proeminentes não estão para se chatear com eleições internas, reúniões com concelhias e distritais e financiamentos partidários duvidosos.

Duelo de Chefes.......

Maria Flor Pedroso: "Muito boa noite meus senhores. O país está numa situação difícil. Os senhores prometeram uma campanha de ideias e este debate pretende-se, como se ouviu, clarificador. A pré-campanha, no entanto, resvalou para temas e insinuações e para boatos sobre a vida privada dos candidatos, com cartazes, frases e dúvidas. A pergunta é, porquê, engº José Sócrates?"

Um caso esclarecedor da duplicidade de muitos jornalistas: discurso correctamente moralista, mas nunca deixando de esgravatar na merda. E que sentido tem dirigir a pergunta a Sócrates?

Maria Flor Pedroso é neste caso um agente duplo, pois que com a sua introdução critica directamente os políticos, coisa bastante popular e que cai sempre bem, e logo de seguida entra no jogo e puxa os mesmos políticos para o terrreno que lhe interessa. Como se pode verificar por durante os 15 minutos seguintes não se ter falado de outra coisa.

Gralha no cartaz do PP! .....

Pois é... que belos jornalistas temos nós em Portugal.
Todos os meios nacionais fizeram reportagens sobre a pretensa colagem no Domingo do cartaz do PP.
Além do cartaz já estar colado desde a noite anterior e de Pires de Lima ter feito uma encenação para as objectivas há um aspecto muito mais grave.
Há uma gralha no texto.
Onde se lê VOTO ÚTIL... devia ler-se VOTO FÚTIL.

Esqueceram-se do F.

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

BOATO - Vamos ter saudades do Santana .....



Boato
Acabamos de receber um email com o seguinte conteúdo:

"Vocês sabem porque é que o Santana Lopes não tem aparecido? Porque andou enrolado com aquela marcolina ***** ***** e o marido dela descobriu e deu uma tareia ao Santana..."

Como é óbvio não fazemos comentários. À boa maneira do PS também vamos arranjar um Porta-Voz para estas questões privadas...

JA

PS - Dão-se alvíssaras a quem acertar no nome da dita. O Prémio é o direito a participar num rally Paris-Dakar (em mota ou carro... é à escolha do freguês)

terça-feira, fevereiro 01, 2005

POIARES - Semana da Chanfana fechou com "chave de ouro"



O grande êxito leva organização a aumentar a fasquia em termos de qualidade e eficiência, mas também a aumentar no próximo ano o evento para a Quinzena da Chanfana
A Semana da Chanfana, que decorreu em Vila Nova de Poiares no princípio do mês, chegou ao fim, após terem sido entregues as condecorações a todos os restaurantes que aderiram ao evento. A singela cerimónia serviu também para saber quem foi a unidade de restauração que acabou por sobressair entre todas as outras, e poder ter o prestígio de ostentar durante um ano o galardão de Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana.
Em análise estiveram diversos aspectos que iam desde a qualidade da sua cozinha, a arte de bem receber e a genuídade do prato, entre outros, por um júri composto por personalidades diversas, algumas com reconhecidas competências profissionais na área da gastronomia.
O Restaurante Dona Elvira, situado no Entroncamento de Poiares foi o grande vencedor, sucedendo assim à "Moendinha". Contudo não se pense que foi tarefa fácil chegar a esta conclusão, como o referiu o Juiz da Confraria, Jaime Soares, que revelou mesmo ter sido uma disputa acérrima.

Êxito força evento a durar uma quinzena
O sucesso da II Semana da Chanfana foi de tal ordem que a organização deste evento, a cargo da Confraria da Chanfana com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, pretende alargar o tempo da realização do evento para uma quinzena.
Exemplo desse mesmo êxito foi o grande afluxo de visitantes, tendo-se registado mesmo em vários restaurantes filas de espera, como também nalguns a Chanfana esteve em risco de esgotar. Ao todo foram servidas cerca de duas mil doses desta iguaria gastronómica, sinal de que por Vila Nova de Poiares passaram milhares de pessoas.
O contentamento por as metas inicialmente propostas terem sido largamente ultrapassadas, estava bem expresso nas palavras da Mordomo-Mor, Madalena Carrito. Serão introduzidas melhorias e outros critérios de forma a responder às necessidades dos visitantes, em termos de qualidade e eficiência.

PENACOVA investe na educação ........


O secretário de Estado adjunto e da Administração Educativa, José Manuel Canavarro, esteve no concelho de Penacova onde inaugurou duas infra-estruturas educativas: o jardim-de-infância de Figueira de Lorvão e o pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2/3 de S. Pedro de Alva. Obras construídas em tempo recorde e com custos inferiores ao previsto

Com pouco menos de 500 mil euros foi possível construir de raiz um novo jardim-de-infância na freguesia de Figueira de Lorvão que albergará num só espaço todas as crianças da freguesia. Esta foi, aliás, a estratégia da autarquia de Penacova como explicou Maurício Marques, presidente da edilidade. Para tal, muito contribuiu o presidente da Junta de Freguesia com o seu trabalho durante o decorrer da obra e a família Pereira da Costa que gentilmente cedeu o terreno para aí se construir a nova infra-estrutura escolar. Generosidade que José Manuel Canavarro agradeceu em nome do Estado.
Na freguesia de S. Pedro de Alva, o dia também foi de inauguração de uma obra durante há muito reivindicada. Trata-se do pavilhão gimnosdesportivo da Escola EB 2/3, uma infra-estrutura reclamada durante largos anos já que a escola não dispunha de um espaço condigno para a prática desportiva.

É quase impossível numa região como esta praticar desporto sem um pavilhão porque muitas vezes as condições climatéricas não o permitem, disse Maurício Marques. Concluída há cerca duas semanas, esta é uma obra que, conforme salientou o autarca, não estava sequer prevista no início de 2004. Orçado em 614 mil euros, este é um recinto desportivo que vai, não só servir a população escolar, mas toda a sociedade civil, especialmente a comunidade de S. Pedro de Alva e toda a região do alto do concelho, já que, considerou o autarca os recursos públicos são escassos e por isso devem estar ao dispor de todos.

GOIS - Queimada matou mulher de 76 anos

Uma senhora de 76 anos morreu ontem na sequência de um incêndio florestal registado na povoação de Cortes, no concelho de Góis. Uma queimada esteve na origem do sinistro. O marido da vítima escapou por milagre

Um casal de idade avançada do lugar de Cortes, Góis, foi ontem surpreendido por um violento incêndio que deflagrou numa sua propriedade composta por pinheiros, eucaliptos, oliveiras e muito mato e silvas. O alerta foi dado aos bombeiros de Góis por Manuel Antunes, às 12h30, que deixou de ver a sua mulher pouco depois de o incêndio começar a alastrar pelo pinhal.