sábado, julho 30, 2005

Mário Soares já lançou a sua campanha



Enquanto vai ouvindo os partidos, personalidades, associações, sindicatos e cientistas Mário Soares já lançou a sua campanha, contrariando a malícia dos cavaquistas que tentam passar a ideia de que Soares já está fora do prazo; com o outdoor que vai a ser lançado Mário Soares quer dizer que ainda está em condições para mais um par de meias-solas e que na próxima presidência o Palácio de Belém vai abandonar as presidências abertas para escancarar as portas às "boas abertas".

Pacheco Pereira ficou um bocadinho danado:

Soares concorre porque não lhe passa pela cabeça qualquer partilha do poder socialista. Ele é um homem de partido, com uma cultura jacobina do poder, quer no estado, quer no partido, e pouco propício a partilhá-la com quem acha que não é da família ou da tribo. Nesta pulsão, reconhece-se o mesmo Soares que empurrou o grupo socialista do Parlamento Europeu para uma estratégia do "tudo ou nada", e que o levou ao "nada".
Depois, quando perdeu, chamou com despeito "dona de casa" à sua concorrente, que ainda por cima era uma mulher. O mesmo tipo de atitude existe para um Cavaco que ele achará sempre que é um parvenu na "sua" democracia. Para ele seria uma quase afronta que Cavaco fosse Presidente, no lugar que foi o seu, e "mandasse" no PS. Irritava-o o que achava ser uma complacência dos socialistas perante a inevitabilidade de Cavaco. Convenceu-se de que só ele o pode impedir, e não desdenha mostrar essa capacidade salvífica combatendo para o evitar, o que aliás é mérito seu, porque combativo será sempre.

quinta-feira, julho 28, 2005

Crise de ciumes entre a GNR e a PM local

Isto está mesmo para durar.

Com a chegada da Policia Municipal a Poiares tem vindo ao de cima o nivel da postura de alguns elementos da GNR que por cá andavam.

Se eram elementos mal queridos pela população em geral, por serem arrogantes, semi analfabetos, desataviados , mal cheirosos e mal educados, pensava-se que começassem a arredar pé da Vila e começassem a trabalhar como deve ser, nas zonas rurais e a calcorrear os caminhos entre as aldeias, para conhecer o concelho profundo.

Mas não. Ainda não aprenderam nem querem aprender com a jovialidade, limpeza, educação e prestimo que apresentam os elementos da Policia Municipal.
É um encanto abordar e falar com estes novos elementos. São colaborantes, ajudam quem precisa, são preventivos ajudando a resolver situações pontuais.

Precisamente e do lado oposto está a GNR com elementos com quem nem apetece falar, que mal sabem o que dizem, com uma falta de cultura assustadora, inclusivamente com mau aspecto e mal cuidados, que desacreditam a farda e a instituição que representam.
Tambem andam com o caderno debaixo do braço, mas cuidado que é um caderno mesmo sebento.

E tudo isto vem a proposito de aqui ha uns dias, um par da GNR, vulgo parelha resolver ir chatear as pessoas que tinham estacionado os carros na descida do acesso ao Ecomarche....ou melhor, não foram chatear, foram logo multar.

Como se pôde verificar, foi uma atitude digna de uma autoridade colaborante, dialogante, esclarecedora e bem disposta.

No meio daquela palhaçada toda, que foi assim que as pessoas apelidaram aquele " arrastão", uma senhora veraneante, daquelas que ainda Vêm de vez em quando à sua terra natal, ficou estupefacta porque estacionou o carro nessa tal descida e um artista daqueles, mal a apanhou de costas começou a passar o papelinho.

Com educação e paciencia a referida senhora dirigiu-se ao referido artista, a perguntar porque a estavam a multar.À sua boa maneira, o artista não falou, continuou a preencher o papelito, virou-lhe as costas e foi-se embora....continuando a prencher papeis de todas as viaturas que lá estavam ate meio da rua.

Como é natural, juntou-se muita gente que apreciou o indecoro daqueles elementos e que ninguem conseguiu perceber porque se estavam a deixar estacionar as viaturas e depois a ir multa-las.Não seria mais bonito aqueles artistas estarem la pelo menos para avisar a não estacionar e naturalmente não deixar estacionar?

Mas então o que se passa ou passou naquela rua do Ecomarche?
- Não ha sinalização nenhuma nem vertical, nem horizontal que proiba estacionamentos.
- Não há marcações provisorias no pavimento que proibam o estacionamento junto ao passeio.
- Não ha marcação continua no eixo da via que dificulte a livre circulação de viaturas
- As viaturas estacionadas estavam a distancias superiores ao regulamentado, na proximidade do cruzamento com a Est. Municipal.

Nestas situações de duvida, que toda a gente naquele momento teve, a douta autoridade dum semi-analfabeto não se dignou explicar porque estava a actuar daquela maneira.
Será que não se saberia expressar para justificar o procedimento? Será que não entendeu bem o Codigo da Estrada? Será que interpretou mal alguma Postura Municipal esquisita? Será que foi actuar a mando do gerente do ECO ?

Francamente ninguem ficou a saber porque a GNR andava a multar.

Ninguem ficou a saber porque não anda a GNR no concelho a patrulhar as matas em acções preventivas contra os fogos e não anda tambem a patrulhar os rios.

Todos estão fartos deles a ve-los, só a patrulhar os carros mal estacionados com os tais cadernos todos sebentos de baixo do braço...e andam logo aos pares, advindo logo daí o tal termo de parelha.

Para esse serviço deixem ao menos a simpatia e a higiene dos elementos da Policia Municipal.

Com o passar dos tempos já é raro encontra as tais outras parelhas, que essas sim eram para trabalhar.

Já o povo está farto de gente mal cheirosa.

Mas que raio de racismo é este...........

Tiroteio agitou noite no Bairro do Ingote

Ha uns dias foram os pretos em Carcavelos, houve o cuidado de nos quererem impingir que não houve arrastão.Ate parece que as fotos e as imagens na TV foram fotomontagens.
Agora foram os ciganos no Ingote. Haja Deus ou haja Jaime Soares.

Jaime Soares ha uns anos encheu-se de coragem e resolveu o problema dos roubos, assaltos e dos meninos mal cheirosos que proliferavam em Poiares.
Parece que os GNR nem mexeram uma palha, ou por cagufa ou por excesso de zelo democratico.

Tudo foi provocado por um cigano forasteiro que se dirigiu a este bairro de habitação social para disparar sobre o prédio onde moram vendedores ambulantes com banca no Bota Abaixo. A PSP não efectuou detenções, como sempre nestes casos de racismo. Lutas entre raças da mesma raça,ora nem mais....
Rebentou um tiroteio no Ingote e uma bala extraviada perfurou o vidro de uma janela.
Há muitos anos que Maria não assistia a uma cena tão violenta como a de anteontem. Testemunhas pediram o anonimato, por receio de represálias.
Será que ainda temos um País livre ou será melhor livrarem-nos destas situações?


Ontem, no Ingote, falava-se em terror, para descrever a alegada troca de mais de uma dezena tiros de caçadeira e pistola, que terá durado uns 15 minutos. Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), o rastilho da contenda terá sido a disputa de lugares de venda ambulante no Bota Abaixo.
Quando a PSP chegou ao local, tarde e a màs horas como convinha,já tudo terminara e, supostamente, sem feridos a registar. Foram recolhidos cartuxos de espingarda vazios e feitos interrogatórios a dois suspeitos, mas não houve detenções,como é da praxe.

Foi uma surpresa

O presidente da Associação Cigana sedeada no Ingote, Joaquim Barbosa, pede que «não escondam os problemas do bairro».

Mas não é à PSP que se refere, pois considera que esta força de segurança tem ali feito um bom trabalho. Que se saiba nunca lá houve rusgas para descobrir verdadeiros arsenais de armamento nas mãos de elementos das etnias.
Como possivel haver nestePaís tanto armamento clandestino?
Se encontrarem um pacifico cidadão com uma arma de defesa em casa ou no carro será o bom e o bonito. Será considerado pelas autoridades um verdadeiro malfeitor e é maltratado pelas policias. Tal como quem estaciona mal as viaturas, ou é malfeitor ou é bandido e é logo multado.
Se apanharem alguem das tais etnias, pois são uns coitadinhos que andavm a dar milho aos pombos e podem ir para casa retemperar forças, para virem fazer desordens.

Maria, porém, não perdeu tempo e com razão , ontem mesmo, pediu uma audiência ao presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação.
Haja alguém que ponha mão nisto», reclamou a moradora, que já entregou à PSP a bala que lhe entrou em casa.

Só uma solução à Jaime Soares seria um bom exemplo para medir forças.Não contem com as forças policiais para resolver estes problemas.
Eles internamente não se entendem e nem os problemas deles sabem resolver.

sexta-feira, julho 22, 2005

FOGOOOO.......AFLIÇÃO



Mais de sete dezenas de pessoas ficaram ontem alojadas no Polivalente de Coja. Vindas de várias localidades da freguesia, foram evacuadas devido à intensidade do fumo, durante a noite e dia de ontem. Também ontem foi accionado o Plano Municipal de Emergência de Arganil.


Apesar da intensidade das chamas que continuarem a lavrar em diversas frentes na zona do Piódão, o ambiente serenou, durante o dia de ontem, na freguesia de Coja, depois de uma noite atormentada. Mário Vale, vice-presidente da autarquia de Arganil, explicou que, devido à intensidade do fumo e não tanto pela proximidade das chamas, foi necessário proceder à evacuação de algumas dezenas de pessoas, nomeadamente das localidades de Piódão, Chãs de Égua, Foz da Égua, Tojo, Foz Pirreiro e Covica. A estes, sobretudo pessoas de idade avançada, mas também alguns jovens, juntaram-se, durante o dia de ontem, habitantes de Sobral Gordo, Soito da Ruiva, Mourisia e Tojo.
No total, estavam, ontem ao princípio da noite, 73 pessoas alojadas no Polivalente de Coja, de acordo com Mário Vale, que sublinhou o facto da autarquia ter accionado o Plano de Emergência, não tanto pelas chamas, mas sobretudo devido aos efeitos do fumo.
Preocupado com o desenvolvimento do fogo, que transformou a Serra de Açor num verdadeiro pasto de chamas, Mário Vale sublinha a forma eficaz como todo o processo de alojamento das populações evacuadas - algumas da quais com a roupa que tinham no corpo - foi conduzido, bem como o apoio prestado, mormente ao nível de assistência.
Apesar da imensidão das chamas, que chegaram ao concelho de Arganil, vindas de Seia, na tarde de quarta-feira, não há registo de destruição a não ser da floresta. Ardeu uma escola em Souto da Ruiva, afirmou Mário Vale, adiantando que se trata de uma antiga escola primária, desactivada há muito, que a autarquia cedeu à comissão de melhoramentos local. Tirando isso, segundo o autarca, há apenas registo da destruição de alguns barracões.


Coordenação eficaz

O governador civil que acompanhou de perto, ao longo de todo o dia ,as operações de combate às chamas, deslocou-se ontem à tarde ao centro de comando, instalado na Serra do Açor, onde de resto também esteve, ontem por volta das 17h00, o ministro da Administração Interna.
Henrique Fernandes exalta a boa articulação dos diferentes organismos em prol da eficácia, nomeadamente forças de segurança, bombeiros, serviços com responsabilidade na gestão da floresta, dispositivos que trabalham na área da prevenção e serviços municipais. A propósito, refere-se ao facto de terem sido accionados os planos de emergência de Oliveira do Hospital (quarta-feira à noite) e Arganil (ontem), considerando que funcionaram perfeitamente.
Foi possível evacuar, com segurança e tranquilidade, de forma preventiva, cerca de 200 pessoas», afirmou, referindo-se a todo o apoio, em termos de alimentação e alojamento, que rapidamente foi operacionalizado, quer em Coja, quer em Oliveira do Hospital, onde foram evacuadas pessoas das povoações de Parente e Chãs de Égua.
No terreno estavam, ontem ao princípio da noite, com as chamas mais calmas mas ainda longe de serem consideradas sob controlo, após 57 horas sem tréguas, como sublinha o governador civil, 210 bombeiros, 60 viaturas e três máquinas de arrasto, consideradas fundamentais nas operações. De importância significativa, sobretudo para retardar as chamas, estiveram, também, os meios aéreos, nomeadamente, segundo o governante, dois helicópteros, um cannadair e um dromadair, cujas descargas com uma precisão cirúrgica» são fundamentais no entender de Henrique Fernandes.



Aflição em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital ontem ao princípio da noite a situação era de quase desespero, com os bombeiros, exaustos, a lutarem contra as chamas. Parece gasolina a arder, disse o comandante da corporação, que há três dias consecutivos se defronta numa guerra sem tréguas com o fogo. Depois de, na noite de quarta-feira, ter sido accionado o Plano de Emergência e terem sido evacuadas algumas povoações, a manhã de ontem acabou por se revelar mais calma. Segundo aquele responsável, o incêndio foi praticamente extinto ao final da manhã, mas, por volta das 14h00, o aumento da temperatura, do vento e a baixa humidade, provocaram o reacendimento, na zona de S. Sobral, com as chamas a ganharam terreno ao longo da encosta.
Ao princípio da noite, segundo fonte dos bombeiros, o incêndio lavrava em direcção a Parente, Alvoco de Várzeas e Avelar, localidades sobre as quais recaíam as atenções dos bombeiros, que procuravam evitar a aproximação das chamas. Ainda durante a tarde de ontem, e segundo a mesma fonte, foi necessário proceder à evacuação da pequena povoação da Malhada.
Exaustos, sem perspectivas de verem o fogo controlado, os bombeiros de Oliveira do Hospital mantinham-se no terreno, contando com a colaboração da corporação de Vila Nova de Oliveirinha.

quinta-feira, julho 21, 2005

ARGANIL - Aldeia do Piódão evacuada à noite




A aldeia do Piódão, Arganil, foi evacuada ontem à noite, por precaução, uma vez que o fogo que lavra há dois dias na Serra da Estrela, nos concelhos de Seia e Oliveira do Hospital, distrito da Guarda, alastrou para aquela zona. A decisão, segundo fonte do Centro Nacional de Operações de Socorro, foi tomada pelo presidente da Câmara de Arganil, por precaução, uma vez que as chamas avançavam em direcção à aldeia.
O mesmo incêndio florestal avançou, noutra frente, também para o concelho da Covilhã, na zona de Trigais, revelou fonte dos bombeiros. A mesma fonte indicou que, devido a este fogo, que lavra desde segunda?feira, foram evacuadas por precaução crianças e idosos das localidades de Vide, Baviosa, Cid, Fontão, Fradigas, Povoa e Bailão.Segundo Seara Pires, Comandante dos Bombeiros de Vila Nova de Tazem, ?o fogo dividiu?se em muitas frentes, cuja intervenção é difícil de coordenar devido à noite, ao terreno, que é íngreme e aos difíceis acessos?.
O Centro Nacional de Operações de Socorro não confirmou, à hora de fecho desta edição, que a aldeia de Torno, que fora evacuada, tivesse sido atingida pelas chamas.

terça-feira, julho 19, 2005

As Vereadoras do PSD não se dão bem com os Presidentes.....



Em Coimbra Teresa Violante renuncia com críticas a Encarnação .

Em Poiares, Teresa Carvalho e Deolinda Gonçalves tambem foram postas a mexer.

Teresa Violante acusou Carlos Encarnação de ter tido um comportamento indecoroso, ofensivo e danoso para com a sua pessoa e renunciou ao cargo de vereadora.
Presente na reunião do executivo camarário para usufruir do direito de resposta, ao contraditório, rejeitou a acusação de falta de lealdade e garantiu que sai convicta de que respeitou os padrões legais, éticos e morais. Encarnação diz que o contrato com a Bioevent não foi cumprido.

segunda-feira, julho 18, 2005

Novos caminhos para o Turismo

Para uns, o Centro de Portugal pode ser apenas o Sul do Norte ou o Norte do Sul do país. Para outros, a sorte está no Centro. É um caso único, regado pela água que aqui nasce e semeado pela diversidade que brotou em tão pequeno território.
O turismo pode dar um novo sentido a este pedaço de terra e o nome Centro de Portugal vai começar a ser vendido lá fora.

Procuram-se aliados para se associarem a um projecto de promoção turística do Centro de Portugal. A Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Centro já desencalhou a Agência de Promoção Turística, nascida para promover o Centro de Portugal no mercado externo. Há dinheiro disponível para a tarefa e a garantia de que o ICEP financia 66% desse investimento.
Resta preencher os restantes 33%, com verbas das regiões de turismo e investimento privado, para que se totalize um milhão de euros, ou 200 mil contos e, finalmente, tornar possível levar a diversidade e singularidade desta região ao mercado externo, promovendo-se o Centro de Portugal lá fora.
Foi isto que ficou decidido num dia histórico para a região Centro, quando a assembleia geral e extraordinária da Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro aprovou a alteração de estatutos. A marca Centro de Portugal nasceu nesse dia e com a aprovação de autarcas, regiões de turismo, universidades, empresários e associações. Os interesses caminharam para o Centro, que agora vai ser vendido e promovido como um produto único.



«Em termos de turismo, a região Centro tem sido vista um pouco como o Sul do Norte ou o Norte do Sul do país. Vamos dar outra perspectiva e a secção de promoção turística, que agora abriu na Associação, vai aliciar as empresas de turismo para ocuparam um lugar de sócios aliados». José Manuel Alves, presidente da Região de Turismo do Centro e da Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro, há muito que insiste em provar esta diferença que o Centro de Portugal pode proporcionar. Os actores acreditaram e dá-se agora início a uma nova cultura regional.

E onde é que Poiares fica no meio disto tudo?

É aqui, neste pequeno território, que se juntam recursos tão diferentes e isto é uma sorte, mas também um caso único em Portugal. Poiares não pode escapar a uma liderança que lhe deve caber, porque as diferenças que caracterizam cada um dos espaços acabam por ser um sinal de complementaridade. É uma notoriedade esta diferença e precisamos de tirar partido dela.

Poiares fica num centro e rodeada de toda a diversidade.
Serras a poucos minutos: Lousã, Bucaço, Caramulo, Açor e Estrela.
Rios a delimita-la : Mondego, Alva e Ceira e as suas Barragens da Aguieira e Fronhas.
..até em Poiares ha a chanfana dos astronautas.

e para quem não saiba a ELSA da TMN do parque de Campismo é de Poiares e o Jaime dos Bombeiros tambem.

Ninguém fica de fora e se antes se olhava especialmente para a vertente Sol e Mar, hoje há desvios para novos segmentos de mercado. O mar da região Centro continua a ser o que está mais perto de quem mora em Salamanca (Espanha), mas há novas centralidades que se podem criar.
Cada concelho já sabe os pontos fortes e fracos da oferta turística. A Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro concluiu esse trabalho. Falta que nasçam decisões e obras que apaguem os pontos fracos que subsistem.

quarta-feira, julho 13, 2005

Alívio em Penacova




Depois de mais de 48 horas de aflição e duas noites sem dormir, as localidades afectadas pelo incêndio que deflagrou domingo em Vale da Formiga, Penacova, regressaram ontem a um clima de normalidade relativa, interrompida, a espaços, por diversos reacendimentos

Muitos moradores de várias localidades do concelho de Penacova só ontem conseguiram dormir pela primeira vez em cerca de dois dias, depois de mais de 48 horas desde que deflagrou o incêndio em Vale da Formiga. Contudo, apesar de alguma acalmia, os reacendimentos foram ontem uma constante em plena Serra do Buçaco, fazendo regressar os temores dos dois dias anteriores.
A localidade de Chã, ameaçada pelas chamas na segunda-feira à noite, altura em que chegou a ser ordenada a evacuação, voltou ontem a sofrer o ataque do fogo, combatido por extenuados bombeiros de corporações das mais diversas proveniências, com o apoio de meios aéreos.
Não muito longe, em Carvalhal de Mançores e Mont?Alto, são visíveis as marcas da des- truição, com hectares de floresta ardida até onde a vista alcança, tendo apenas sobrado uma pequena capela onde muita gente pratica a sua devoção.
A mesma situação verifica-se numa extensa área que vai desde a localidade de Palmazes, perto da Espinheira, até quase à Raiva, existindo muito poucas manchas que ficaram incólumes.
Na noite de domingo, o fogo atacou a encosta junto ao IP3 tendo obrigado ao seu corte durante toda a madrugada, ficando a situação controlada pela manhã, com a chegada dos meios aéreos.
Seria sol de pouca dura, uma vez que uma das frentes avançou na direcção de Penacova, queimando a zona do Mont?Alto e Selgã, chegando mesmo a ameaçar os arvoredos vizinho da fábrica das Águas de Penacova e obrigando à evacuação do parque de campismo municipal e novo corte da via rápida, com gigantes engarrafamentos na estrada nacional.
Com o cair da noite, a encosta junto ao IP3 voltou a ser preocupação. O vento empurrou chamas com várias dezenas de metros de altura, que consumiram a pouca floresta que restava nesta zona. Valeu a existência de aceiros e a pertinácia dos bombeiros, que impediram que o fogo ultrapassasse a via rápida, colocando em perigo as povoações de Casalito e Casal de Santo Amaro.
Nas bocas dos populares e de muitos bombeiros, este grande incêndio só pode ter sido provocado por mão criminosa, especialmente pela ocorrência simultânea de outros focos em locais onde seria impossível haver projecção de detritos incandescente.
Um dos exemplos ocorreu na madrugada de ontem, por volta das 0h00. Numa altura em que a frente sul do principal fogo ardia com intensidade, começou a arder numa zona distante, por obra e graça de Nossa Senhora, logo após terem sido avistados faróis de automóvel. Os bombeiros conseguiram apagar este foco, fizeram rescaldo, mas ontem voltou a verificar-se um reacendimento neste local.
Ao final da tarde, o grande incêndio de que Penacova tinha escapado durante vários anos, ainda ardia em vários locais onde as chamas reapareceram depois de terem sido apagadas.
Para complicar, as preocupações dos bombeiros tiveram que se virar para a margem esquerda do Mondego, onde surgiu um novo foco de incêndio, perto da Ronqueira, que se dirigia para o concelho de Poiares.
No incêndio de Penacova arderam cerca de mil hectares, tendo o combate sido feito por centenas de bombeiros e mais de uma dezena de meios aéreos, desde helicópteros a aviões ligeiros e pesados.

Tribunal da Lousã condenou maquinista


O Tribunal da Lousã condenou ontem a três anos de prisão, com pena suspensa por igual período, um maquinista da CP que em 2002 esteve envolvido num choque de comboios que provocou cinco mortos e três feridos

O arguido, considerado culpado de cinco crimes de homicídio por negligência e mais três crimes de ofensas à integridade física por negligência, foi ainda condenado a pagar, solidariamente com a REFER e a CP, um total de cerca de 700 mil euros de indemnizações aos familiares das vítimas falecidas e às sobreviventes.
O acidente deu-se em Abril de 2002 a 800 metros da estação da CP na Lousã alegadamente por o comboio conduzido por Ilídio Pinto não ter respeitado a ordem de paragem para permitir o cruzamento excepcional de outra composição que dava formação a maquinistas.
No acidente morreram quatro ocupantes do comboio de instrução e ainda Ambrósio Ascensão, chefe do comboio conduzido por Ilídio Pinto, que seria também responsabilizado caso tivesse sobrevivido ao acidente, visto ser o responsável pela ordem de avanço e paragem das composições.
O tribunal apurou que competia a Ambrósio Ascensão ordenar a marcha do comboio e que este não accionou o freio de emergência, o que deveria ter acontecido se tivesse detectado um desrespeito da determinação por Ilídio, mas valorizou o facto de o maquinista ter recebido uma informação escrita do chefe da estação de Miranda do Corvo a determinar a paragem na Lousã até à chegada da composição de instrução.
O advogado de Ilídio Pinto escusou-se a comentar a decisão do tribunal, frisando que só após a análise do acórdão decidirá se avança ou não com recurso para o Tribunal da Relação.
No entanto, António Medeiros, presidente do Sindicato dos Maquinistas, admitiu a hipótese de o seu advogado recorrer da decisão, por entender que o colega é vítima de um sistema de circulação obsoleto, um sistema simplificado da primeira parte do século passado.«Ele já foi vítima em termos físicos», frisou o dirigente em alusão às graves lesões sofridas por Ilídio Pinto, que o impossibilitam de exercer a actividade e hoje justificaram a sua ausência na leitura da sentença no Tribunal da Lousã.
No final a juíza titular do processo apelou à CP e à REFER para que consigam ultrapassar as insuficiências existentes no ramal ferroviário Coimbra-Lousã, para que acidentes destes não se voltem a repetir.

terça-feira, julho 12, 2005

OS TRABALHADORES

  

O RUSSO


Levanta-se às 5 da manhã
come um bife de veado
pôe uma garrafa de vodka debaixo do braço
e vai trabalhar até às 6 da tarde.

O ALEMÃO

Levanta-se às 6 da manhã
come um bife e duas salsichas
põe uma garrafa de cerveja debaixo do braço
e vai trabalhar até às 8 da tarde.

O FRANCÊS

Levanta-se às 7 da manhã
come um bife com dois ovos a cavalo
põe uma garrafa de "rouge" debaixo do braço
e vai trabalhar até às 6 da tarde.

 O PORTUGUÊS DE POIARES

Levanta-se às 10 da manhã
toma um galão e um queque
põe uma garrafa de mijo debaixo do braço
e vai à Segurança Social pedir baixa

Florestas: Governo cria fundo de apoio

E avança com Plano Nacional em 2006 com orientações estratégicas nesta área para um horizonte entre 15 a 20 anos

O Governo anunciou hoje a criação de um fundo de apoio à floresta e que em 2006 tenciona por em prática um plano nacional com orientações estratégicas nesta área para um horizonte entre 15 a 20 anos.

Ao intervir hoje, na Universidade de Coimbra, no encerramento da Conferência Internacional Investir nas Florestas Portuguesas, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, adiantou que a criação desse fundo apenas aguarda "luz verde" da União Europeia, o que deverá acontecer em breve.

Para o denominado Fundo Imobiliário Florestal - segundo adiantou Jaime Silva - o Governo já reservou 20 milhões de euros para co-financiamento, deixando também uma parcela para a comparticipação dos agentes privados.

Segundo o governante, os recursos desse fundo cobrirão "todo o investimento na floresta", sejam novas plantações, reflorestação das áreas queimadas ou gestão activa da floresta.
No entanto, advertiu que os incentivos ao investimento vão privilegiar a gestão activa da floresta em regime de associativismo, uma forma de contornar a reduzida dimensão fundiária (80 por cento das explorações com menos de três hectares) e introduzir rentabilidade e competitividade.

Perante as cerca de oito dezenas de participantes na conferência, e em face do teor das recomendações feitas nos quatro painéis de discussão, Jaime Silva salientou que o diagnóstico da realidade suscita unanimidade.

Mas perante a recomendação de reforço dos incentivos, o ministro observou que se depara com "um paradoxo", em que os elevados investimentos feitos ao longo dos anos não contribuíram, na maioria dos casos, para a modernização das explorações florestais.

"Não podemos reservar para a floresta um importante orçamento se não formos capazes de ultrapassar esse paradoxo", sublinhou, apelando à responsabilidade dos agentes privados, ao mesmo tempo que afirmava ser a floresta uma das prioridades do seu ministério.

Reportando-se à recomendação para criar incentivos fiscais e penalizações para os detentores de explorações, o ministro Jaime Silva admitiu essa possibilidade, embora tenha dito que o ambiente de rigor orçamental imposto pelo Governo não é favorável a tais medidas no imediato.

Este ano o Governo tenciona ter concluído o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios e ainda o Plano Nacional da Floresta, este último para vigorar num horizonte temporal de 10 a 15 anos.

Após a conclusão do Plano Nacional da Floresta, o governante tenciona coloca-lo à discussão pública, para entrar em vigor em 2006.
Vamos ver o que se irá fazer em Poiares.Se se põe ou não à discussão publica., Se nem o PDM se pos à discussão quanto mais uma coisa destas que só dá chatices.Os autarcas deste concelho já estão velhos e não têm idade para se andarem a chatear no meio do mato.Poiares já não quer ser um concelho rural. Urbano é que está a dar.

O documento enquadrará os apoios existentes, o envolvimento das autarquias e do exército, entre outros domínios, acrescentou.

Miguel Cadilhe, presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API), realçou que a aposta nos recursos endógenos, em que se enquadra a floresta, é a via para introduzir competitividade à economia portuguesa face às exigências macroeconómicas da União Europeia.

Para este economista, que interveio na sessão de encerramento, em Portugal "não há um regime florestal digno desse nome e é preciso cria-lo".

As florestas portuguesas fazem lembrar aquele homem que morreu de sede ao pé da fonte, referiu o presidente da API, entidade que hoje levou a cabo a Conferência Internacional Investir nas Florestas Portuguesas, em conjunto com a Universidade de Coimbra.

Fogos na Região Centro - O que é feito de Jaime Soares .?..




O Candidato a presidente da Liga dos Bombeiros tem andado desaparecido das Televisões, das Radios e dos Jornais.
O que se terá passado ? Andará doente? ou anda a preparar alguma caldeirada ou peixeirada? Ele que se pelava para se meter à frente das camaras como o Emplastro, não tem dado sinal de si.
Depois de terem corrido com ele, vamos ver no que isto vai dar.
Ainda vai dizer que se fosse Presidente da Liga mandava chover para que não houvesse tanto fogo...bla..bla...bla.
Cinco bombeiros feridos em combate às chamas.
Desde domingo passado que a região Centro está a ser fustigada pelos incêndios. Penacova, Soure, Castro Daire, Tondela, Pedrógão Grande, Seia têm sido, nos últimos dias, os concelhos mais afectados. Além dos muitos bens consumidos pelas chamas, há a lamentar ferimentos em cinco bombeiros

O incêndio florestal que domingo deflagrou em Vale Formiga, no concelho de Penacova, continuava ontem activo, segundo o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra. A maior preocupação dos bombeiros durante o dia de ontem era evitar que as chamas atingissem a Serra do Buçaco.
Segundo a mesma fonte, mantiveram-se durante toda a tarde e princípio da noite em Vale Formiga 25 corporações de bombeiros, num total de 192 elementos apoiados por 47 viaturas, bem como quatro helicópteros e dois aviões.

IP3 fechado e parque de campismo evacuado

Um reacendimento durante a tarde de ontem obrigou a que os bombeiros de várias corporações se mantivessem em Vale Formiga, Penacova, durante toda a noite. O fogo andou muito perto da vila e, inclusive, obrigou ao corte do IP3, nos nós da Espinheira e Miro. Segundo uma fonte da Brigada de Trânsito (BT) de Coimbra, esta via foi fechada nos dois sentidos às 17h50, e o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), disse ao nosso Jornal ao fim da tarde (perto das 20h00) não saber quando a via seria aberta ao trânsito, uma vez que as chamas e o fumo intenso cobriu aquela rodovia. A mesma fonte (CDOS), disse ás 20h00, que no teatro de operações estavam ainda 23 corporações dos bombeiros, 40 viaturas, 148 bombeiros, três helicópteros e dois aviões, bem como um contingente de militares de vários aquartelamentos.
Entretanto, cerca das 22h00, o CDOS avançava com a informação de que, por medida de precaução, o parque de campismo fora evacuado. Também Aldeia das Chãs foi evacuada, embora, frisou a mesma fonte, não houvesse casas em perigo.

segunda-feira, julho 11, 2005

POIARES - Manuel Miguel candidato do PS

MANUEL MIGUEL - Nunca Poiares teve um currículo como o meu
Se calhar a tal seita que para aí anda ha 31 anos não merece. É altura de retirar Poiares dos caminhos do analfabetismo.

Há quatro décadas fora do concelho, é um gestor experiente para um desafio difícil.

Que vantagens tem Poiares ao elegê?lo?
Sem falsas modéstias, julgo que Poiares nunca teve um currículo como o meu. Agora, ou os poiarenses entendem isto e é uma oportunidade ímpar, ou então alguma coisa está mal. Julgo que Poiares carece de uma gestão correcta, serena, clara.
A câmara é como uma empresa. Portanto, tem de ter objectivos. E tem de ter um plano estratégico. Ora, ao que sei, Poiares até tem um documento destes, que comprou há cerca de três anos à Universidade de Aveiro e cujas linhas fundamentais eu assino, para aí a 80 ou 90 por cento.
O problema é que, até hoje, foi feito zero. Poiares tem, hoje, uma zona industrial sem qualquer saída. Não tem infra?estruturas. Em suma, Poiares carece de uma acção de gestão. Ora, a minha vida profissional foi sempre ligada à gestão: fui director de um banco, administrador da Transtejo, vice?presidente do Instituto de Desporto, administrador da Guérin, administrador da Santa Casa da Misericórdia...

Quando saiu de Poiares?

Em 1963 fui para a tropa. Inscrevi?me na Força Aérea, onde estava quando acabei o 7.º ano. Entrei para a faculdade e, quando acabei a tropa, ainda sem acabar o curso, entrei para o Banco Português do Atlântico. Depois fui para redactor da Emissora Nacional ? se tivesse continuado, hoje seria jornalista. Aliás, em 1985, trabalhava então no gabinete do dr. Almeida Santos, fui nomeado para o Conselho Geral da RDP, mas lamentavelmente o então secretário de Estado dr. Marques Mendes não me deu posse...
Mas os meus pais estavam em Poiares e sempre mantive relação com o concelho. Se cá tivesse ficado, talvez andasse a cavar terra ou fosse presidente da camara como fez o Jaime Soares.E, nestes anos todos, testemunhei a sapatada que Jaime Soares deu em Poiares.Mal dele e dos poiarenses se em 31 anos e depois de se ter enterrado tanto dinheiro, não se tivessem feito algumas obras. O problema é que foi sempre sem qualquer plano e, para aí há 10 anos, estagnou. Por isso, faz o que lhe vem à cabeça, desde uma cruz no cimo da vila, onde gastou mais de 100 mil contos, a umas rotundas em que vai gastar alguns 200 mil contos... Mas, depois, não tem passeios e não tem uma ETAR nem uma rede de captação e distribuição de aguas em condições, onde toda a tubaria está já apodrecida. Está?se, aliás, a cometer um crime ecológico, pois o que há é uma ribeira que é um autêntico esgoto a céu aberto, para onde escoam os óleos e todos os detritos que são retirados das fossas. Quem paga é Coimbra e as populações junto ao Rio Mondego, até à Figueira, que estão a levar com toda esta poluição.

Por que foi o PS buscá?lo?
Acontece que, nos últimos anos, quando vinha a Poiares e costumava almoçar no restaurante ?O Filipe?, o proprietário sempre me foi dizendo que eu é que era a pessoa indicada para ser presidente da câmara, pois o Paulo Penedos já não queria saber disto para nada e não ligava nada à Concelhia. Para aí em Setembro/Outubro, resolvi eu dizer ao Filipe que estava disposto a ponderar a hipótese, mas sempre articulado com a Concelhia de Poiares e também com a Distrital do PS. Ora, na altura, constava?me que o Paulo Penedos tinha sido imposto e eu não queria que me acontecesse o mesmo.
O tempo passou e, aqui há meses, houve finalmente uma reunião, em Peniche, entre mim e dois elementos da Concelhia. Ao princípio houve ali um pequeno desaguisado, mas acabámos por entender?nos.

Sente?se condenado a perder?
O histórico dos resultados do PS não pode ser olhado como um fatalismo. É que tudo depende dos candidatos. Há oito anos, com o senhor Marino Silva, quer o seu estilo quer a pressão de quem está no poder não deram hipóteses. Depois, Paulo Penedos parece que foi um acidente de percurso. Foi até um pouco imposto de fora. Neste momento, tenho como objectivo reorganizar o partido, mas sobretudo ganhar o concelho. Não venho à procura de poder pelo poder, muito menos servir?me. Depois, pela minha formação e experiência em gestão, não vejo o que possa ser considerado ponto fraco. Não sou corrupto, sou cumpridor, sou responsável, não sou vaidoso, não sou oportunista... por isso não sou comparavel aos dos 31 anos de poder.O efeito de matilha é aterrador e o terrorismo não é so dos arabes.

Acusam?no de se ter reformado em alta...
O que tenho é tudo legal. Não sou reformado da câmara, como o actual presidente, que recebe também o vencimento de deputado. No meu caso, sei que já há alguns rumores a correrem, mas eu esclareço: no ano passado, quando saí de uma empresa, fui apresentar?me à Transtejo, onde era director de pessoal e de planeamento. Só que, nos dois anos e pico em que estive fora tinha já sido nomeado outra pessoa. Aí eu disse que não havia problema, pois eu tinha 42 anos de descontos para a Segurança Social, tenho 60 de idade, pelo que estou em condições de reforma. E propus a negociação. A única coisa que pedi foi que o meu vencimento me desse para manter o nível de vida. E acabei por chegar a acordo por valores até muito baixos.

Se ganhar, qual será a sua primeira medida?
Logo nos primeiros dias conto fazer a actualização do plano estratégico para o concelho.
Terei de chegar à Universidade de Aveiro e pedir que o trabalho seja revisto, sobretudo através do alargamento do número de pessoas entrevistadas. Outra batalha urgente é a do ambiente. Veja que há esgotos a céu aberto, por exemplo ali a norte da zona industrial, numa sucata que tem tentado tudo, mas tem sido impedida pela câmara... Uma coisa que não quero é tutelar tudo e todos. Enquanto uns tutelam os bombeiros, a ADIP, não sei quê, eu quero apoiar e só exijo que os subsídios se justifiquem e sejam justificados. Com responsabilização, pois entendo que um dos grandes males que afecta o país e também Poiares é o da impunidade.

Tem tido problemas em constituir listas?

Em Poiares, outro problema sério é o do medo instalado. Eu tenho tido pessoas do PSD que me telefonam a dizer que me apoiam mas que não dão a cara e chegam a dizer que têm medo. Chegam?me informações que até as licenças de obras são retardadas. Mas aqui há gente boa.

A Estrada da Beira ainda é via estruturante para Poiares?

Ainda. E está melhor, mas continua mal. Agora a grande preocupação são os semáforos. Mas tem de ser encarada outra solução. Sei que um secretário de Estado do governo anterior veio cá anunciar uma ligação ao IP3, saindo a norte da vila. Mas a ligação a Coimbra é fundamental. Por isso e porque sublinho que Poiares tem de entender?se em tudo com os concelhos vizinhos. Ora, se a Lousã vai ter uma variante nova até à Ponte Velha, por que não equacionar uma ligação directa, pela serra e com entrada em túnel directamente em Coimbra? Será que já não ha engenheiros neste país?

Tribunal de Penacova com falta de condições

Em cerca de uma semana, o Tribunal Judicial de Penacova foi alvo de duas inspecções por parte dos serviços de inspecção do Ministério da Justiça, tendo a última tido lugar na passada quinta-feira. As conclusões deram conta que o espaço não oferece condições para um adequado exercício da justiça, um resultado que não surpreende o presidente da Câmara Municipal de Penacova que desde há muitos anos tem vindo a chamar a atenção para o problema.
Os problemas detectados são vários e não são novidade, conforme explicou Maurício Marques, começando por falar das instalações sanitárias, apenas umas que servem toda a comunidade que se desloca ao tribunal, incluindo funcionários, magistrados, juizes, delegados, entre outros.
O acesso a pessoas com mobilidade condicionada é desde logo uma barreira porque não existem rampas de acesso. Também o espaço para o funcionamento é exíguo, sem capacidade de arquivo, de responder a um grande número de processos que o Tribunal tem, sem condições para os próprios funcionários.
Os problemas foram admitidos e transmitidos ao autarca pelos responsáveis pela inspecção que, face à situação considerada grave, propuseram a instalação do tribunal em instalações provisórias. Rejeitei liminarmente esta possibilidade porque considero que, se eventualmente se arranjassem instalações provisórias, o nosso grande objectivo, que é a construção de um novo edifício, nunca mais se realizaria, afirmou o autarca, que lembrou que já tem más experiências nesta matéria, com os serviços da conservatória e notário do concelho a funcionarem há muitos anos em instalações provisórias.
Até hoje, o notário e a conservatória continuam lá, num terceiro andar, sem elevador, com manifesto prejuízo para o concelho e residentes, exemplificou.

Condições reunidas há muito tempo

Segundo Maurício Marques, a não construção de um novo edifício reside na falta de verba, até porque todas as outras condições estão cumpridas. O terreno existe, já que a autarquia adquiriu há alguns anos um terreno para aí edificar o novo edifício que cedeu gratuitamente ao Ministério da Justiça. Também o projecto já existe.
Reclamámos a elaboração de um projecto e conseguimos.

JAIME SOARES - Os nossos índices de crescimento são notáveis



Há 31 anos à frente da câmara, diz que vai ser o último mandato e insulta a oposição.
Que balanço faz destas três décadas na câmara?
Temos de ir ao passado, para conhecer o que foi o concelho de Poiares, terra de gente trabalhadora e honesta, mas estrangulado e com a maioria dos lugares sem água nem luz. Por isso, foi preciso encontrar um diálogo franco e aberto com os poiarenses, criar uma cumplicidade activa e agarrar com força a sua capacidade de luta construtiva para a afirmação da sua personalidade e da sua raça. Levou 31 anos mas foi.
Mas nenhum presidente da câmara nasce como conhecedor do mundo nem detentor da verdade única. Se há êxito que sobressaia destes 31 anos à frente do município ele decorre da cumplicidade com a população.

Como se mede esse êxito?
Sendo dos mais pequenos e com menor população da região Centro, o concelho de Poiares é dos que poderiam e deviam apresenta maiores índices de crescimento. Aliás, basta consultar as estatísticas do INE para constatar que, entre 1981 e 1991, Poiares foi o terceiro concelho com maior crescimento habitacional e populacional. poiares está perto de Coimbra, em quarto ou quinto lugar em poder de compra per capita, o que podia até ser bem melhor. Depois, temos hoje equipamentos absolutamente invejáveis, na cultura, no desporto, na saúde, no apoio social, na habitação social, com obras que estão à vista de todos e qonde se enterrou muito dinheiro. Só não vêem os cegos ou os que não querem ver. Basta lembrar, também, que no eixo 2 dos fundos comunitários do programa operacional, a Câmara de Poiares consumiu 200 por cento. Mesmo a rede de saneamento básico ultrapassa, em termos percentuais, a média da região Centro e não se vê obra feita....

Não é isso que se constata, com a única ETAR do concelho inactiva...
É verdade que temos alguns problemas de tratamento de esgotos, mas já estavamos habituados a fazer as necessidades debaixo da figueira e a mijar para as paredes. A nossa ETAR está pronta há seis ou sete anos, mas tivemos o azar dos portugueses, de ter falido a empresa que a construiu, o mesmo se passou com as piscinas, mas enfim. Tenho tido muito azar. Não consigo acertar uma, mas mesmo assim renegociámos tudo e, dentro de um mês, no máximo, estará finalmente em funcionamento.
Mas aqui tem de se referir algo de mais importante: a culpa do atraso na entrada em funcionamento pleno da ETAR não é minha nem dos 31 anos que ando a tratar de obras e com curso de mestre de obras tirado como voluntario. A culpa é do Bush, do Zapatero e do Santana Lopes. Tambem é do actual primeiro?ministro, o eng. José Sócrates, que, como toda a gente sabe e ele está a demonstrá-lo, enquanto chefe do governo, é um ditador pior do que eu que quando era miudo andava de calções e de botas de pneu. Aprendeu comigo o quero, posso e mando, como eu faço e agora lixou-nos, ao proibir o acesso dos municípios aos fundos comunitários, para saneamento básico, quando era ministro do Ambiente. E eu que andava à espera de os fitar ao longo deste tempo todo como faz o meu idolo Alberto João. Agora acusam-me, mas como joguei futebol e fui expulso varias vezes, sei que a melhor defesa é o ataque. Por isso, o meu projecto de ha 30 anos de construir duas estações de tratamento ? na zona industrial, para cobrir também toda a zona do Entroncamento e S. Miguel, e outra na vila, junto à Ribeira do Moinho ?, tem de ser adiado.
Em Poiares parece que ocorre o milagre das obras pois, mesmo em tempo de crise, ainda ninguém viu parar as obras. Em Poiares se não ha obras, inventam-se. Constroe-se e deita-se abaixo se for preciso.É só correr o concelho. Então, nestes quatro últimos anos, tem sido demais e não são obras sumptuosas, mas antes à medida das populações. Aliás, se Poiares vier a duplicar a sua população, nos próximos 100 anos, fica desde já dotado de infra?estruturas suficientes para os netos. Mais, pode mesmo perguntar?se o que é que o concelho não tem...

Mas é isso o que diz a oposição...

O que a oposição não tem são projectos e ideias como as minhas. Por isso, em jeito de mensageiros da desgraça, procuram apenas criar-me instabilidade emocional.É injusto afirmarem que neste concelho não ha paz social há três décadas.

As queixas vão ao ponto de se falar em medo...

Mas será possível? Cá comigo é assim. Faço como o Alberto João, insulto-os a todos para os assustar e depois corro com eles. Só assim é que me consigo manter no poder.O Bokassa fazia isso tambem mas teve azar que o mataram. O que vale é que aqui ainda não é africa, mas pouco falta. Isso só indivíduos sem argumentos, de gente do PS que de socialistas têm tanto como eu tenho de padre! A única ambição deles é chegarem ao poder,como eu fiz ha 30 anos, a qualquer preço, para poderem utilizar a câmara ao seu serviço e dos seus interesses. Felizmente, há uma esmagadora maioria de poiarenses que ja me topam e tambem os topam a eles que têm lutado para construir o concelho e apenas dois ou três por cento, os tais politicos, que procuram servir?se. Mas isto acontece em todos os partidos e em todos os concelhos onde não têm credibilidade e por isso têm de ir buscar desconhecidos porque os conhecidos de gingeira ainda andam a tentar enganar...

Está a referir?se ao candidato do PS?
Também e não só. Aliás, se ele é tão bom e tem um currículo tão importante, porque é que de todos os sítios onde tem estado tem sido posto na rua. Bom sou eu que sendo semi-analfabeto sou eleito pela maioria analfabeta.Para além disso, quando o concelho mais precisou de se libertar dos seus filhos, correndo com eles para a emigração, quer a do Brasil quer a de França, ele esteve 47 anos sem pôr cá os pés, tirando umas visitas à família, quando o rei fazia anos, mas eu fiquei cá sempre a usufrir do espolio. Ninguem me queria la fora, mas vinguei-me e fiquei ca e agora terão de me aturar. A vingança é terrivel.Ele é um licenciado em Economia, num país que teve crise de economistas e sendo ele do PS, como é que agora está desempregado? Este é o pais que ajudei a criar. Licenciados no desemprego e labregos no tacho.

Ele é aposentado...

O que sei é que está a receber, do Centro de Emprego de Torres Vedras, 1.070 euros por mês, e eu estou a receber muito mais. Ou seja, está desempregado, há cerca de dois anos e meio e eu sendo analfabeto tenho tantos tachos . E, em Portugal, só está no desemprego quem é posto na rua pelas empresas.Por isso é que nunca estive empregado em nenhuma empresa, nem os meus pais me deram emprego. E que não me puxem pela língua, pois, como nunca me conseguiram derrotar através do voto porque arregimentei estes desgraçaditos das aldeias com promessas tal como a senhora da Ladeira, recorrem às ofensas mais graves que eu posso imaginar. O que vale é que eles não ligam às ofensas que eu lhes atiro a torto e a direito. E são os dirigentes máximos do PS, em Poiares, a fazer queixas a tudo e todos.
Ainda agora esteve aqui uma inspecção da IGAT, por cerca de 80 queixas, sobre as licenças de habitação social e a zona industrial, do principal mentor dos socialistas de cá. E no parque industrial, cujos terrenos foram comprados palmo a palmo e hoje albergam aquelas empresas todas, que dão trabalho a tantos poiarenses...
Ja que estão tantos na preventiva, qualquer dia tambem toca a Poiares.
Pois, têm sido os socialistas a travar este desenvolvimento desordenado em que ja se plantaram couves nos arruamentos da Zona Industrial. Eles sabiam de tudo tão bem ou melhor do que eu, uma vez que integravam a assembleia, compraram-se ali terrenos, a 20 escudos o metro, e agora todos querem mil vezes mais...

Poiares é acusado de ser pouco colaborante com os municípios vizinhos...
Nós pertencemos a diversas associações intermunicipais, mas não podemos esquecer?nos de que, durante largos anos, formámos aqui como que uma ilha social?democrata, tipo Madeira do meu querido amigo Alberto João rodeada de municípios socialistas ? Coimbra, Miranda, Lousã, Góis, Arganil...onde eu so via malfeitores. E quantas vezes lancei eu ideias, como o alargamento da EN17, onde se esbanjou dinheiro à fartasana, no seio dessas associações, e que agora para me ver livre daquilo, quero mandar prender o Engº da Obra. Mais, há municípios vizinhos que devem muito a Poiares, pois muitos técnicos que, depois, assumiram responsabilidades políticas aprenderam aqui connosco. Quem me conhece sabe que gosto de fazer amigos e trabalhar e conviver com os que são a meu favor.Com os 31 anos disto, terei de ser considerado o melhor e o mais poderoso..... Só que também sabem que não me deixo vergar aos mais poderosos e aqueles que não me passam cartão.

Se ganhar, será o seu último mandato?
Talvez não, pois o que é que iria fazer para casa? Quero estar cá para ver outras pessoas à frente da câmara, mas que quem mande seja eu. Não me estou a ver noutra posição que não seja essa. Não viram a Drª Teresa Carvalho e a Drª Deolinda Gonçalves, digam lá que não tinha ali umas excelentes funcionarias e eleitas pelo povo. Enquanto eu andava por ai a mandar bocas e sem trabalho definido mas a receber umas vezes dum lado, outras vezes de outro, elas estavam lá a abrir a porta e a receber a clientela. Isto não é uma monarquia, porque os filhos não querem, mas o trabalho que fiz leva?me a ter a certeza de que o concelho vai continuar a confiar em mim e não no Marques Mendes.

Chamas ameaçaram a Serra do Buçaco



Uma dezena de meios aéreos foi chamada a intervir no combate a um incêndio em Penacova, numa zona que confina com a Serra do Buçaco, onde estiveram também 20 corporações de bombeiros. Temeu-se o avanço rápido do fogo, dada a densidade florestal da mata

O incêndio florestal que, ontem, deflagrou em Vale da Formiga, na área de Penacova, foi considerado pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra como a situação mais delicada da tarde.
Desde logo, dada a confrontação com a Serra do Buçaco. De acordo com o CDOS, este incêndio obri-gou à intervenção de muitos meios de combate às chamas. Perto das 21h00 de ontem, intervinham no local 20 corpos bombeiros, com 144 homens, auxiliados por 36 viaturas.
O cenário era algo complexo, o que levou ao envio de dez meios aéreos (sobrevoaram a zona ardida três helicópteros ligeiros, um médio, quatro aviões ligeiros e dois pesados).
Cerca das 16h00 de ontem, meia centena de bombeiros mantinham-se em Vale Marelo, no concelho de Miranda do Corvo, apesar de o fogo, que ali lavrava desde sábado, estar, a essa hora, circunscrito. Bombeiros de quatro corporações operavam na zona, apoiados por 13 viaturas. Às 18h00 já estava em fase de rescaldo. Contrariamente ao que ontem informámos, não terá havido casas em risco, segundo o CDOS.
No Colmeal, Góis, começou um incêndio às 17h20, tendo outro sido detectado alguns minutos depois em Ceira dos Vales, Lousã, a curta distância do centro local de meios aéreos, que funciona no aeródromo de Chã do Freixo.
Ainda no concelho da Lousã, em Vale Escuro, um fogo que começou às 15h40 foi rapidamente extinto pelos bombeiros locais. Segundo fonte do CDOS, foram de imediato enviados meios de combate para os dois locais.
Em Alveite Grande, concelho de Vila Nova de Poiares, um incêndio que lavrava desde as 15h15 foi considerado circunscrito às 17h45. No mesmo concelho de Poiares, em Vale do Gueiro, verificou-se um outro fogo.
Durante o dia de ontem, foram vários os incêndios que deflagraram: em Tábua, Penela, Condeixa, Penacova, mas rapidamente dados como controlados.

No concelho de Coimbra, cerca das 14h00, deflagraram incêndios, rapidamente extintos, em Marmeleira, freguesia de Souselas, Novo Horizonte e Logo de Deus, em Sta. Apolónia, e em Casconha, Cernache.

domingo, julho 10, 2005

Bombeiro sofreu queimaduras graves



Três bombeiros feridos, um deles em estado crítico, é resultado de um fogo florestal na Pampilhosa da Serra. Noutro incêndio, em Miranda do Corvo, houve povoações em perigo.

Um bombeiro da Pampilhosa da Serra sofreu, ontem, graves queimaduras quando combatia um incêndio que lavrou numa zona compreendida entre aquele concelho e o de Góis. Paulo Jorge Piedade, com pouco mais de 30 anos de idade, terá ficado com «cerca de 70% do corpo queimado», disse, o comandante Gama, da corporação de Góis. Segundo este responsável, outros dois bombeiros terão, também, ficado feridos, quando enfrentavam as chamas no sítio de Coelhal (Pampilhosa), mas sem gravidade. Foram evacuados para o SAP da localidade.
O bombeiro em estado mais crítico foi assistido nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), ontem à tarde, tendo sido, depois, transferido de helicóptero para o Hospital de S. José, em Lisboa, onde, pelas 19h00, estava a ser avaliado no serviço de cirurgia plástica.
Fonte próxima do bombeiro disse, entretanto, que a situação é dramática e que o jovem terá, sim, 85% do corpo queimado, segundo a avaliação médica.
O fogo, que deflagrou pelas 11h30, em Foz de Alvares (Góis), foi combatido por nove corpos de bombeiros, 90 homens, auxiliados por 24 veículos, cinco helicópteros e dois aviões, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da região. Entrou em fase de prevenção e rescaldo às 18h00, tendo destruído, segundo previsões do comandante dos Bombeiros de Góis, para cima de 100 hectares de mato e floresta.
Ontem à tarde (a partir das 16h30), outro incêndio preocupante, desta feita em Semide (Miranda do Corvo), obrigou à intervenção de vários meios aéreos (quatro helicópteros e dois aviões) e terrestres. Chegou a haver povoações em perigo.
Quanto ao incêndio florestal de grandes proporções que deflagrou, sexta-feira, em Olho Marinho, concelho de Vila Nova de Poiares, registaram-se, ontem de manhã, alguns pequenos reacendimentos. Esteve em rescaldo desde a madrugada.
No distrito de Coimbra, verificaram-se, durante a noite de sexta para sábado, vários outros incêndios, embora pequenos: em Vale da Taipa, Pomares (Coja), Maiorca e Montalto (Figueira da Foz) e em Tola (Penela).

sábado, julho 09, 2005

União Europeia 1985 ? 2005 o que mudou?

O euro, os cêntimos, a lei bosman, o aparecimento de eurodeputados, os cursos de formação da CEE, a utilização de mais uma bandeira em cerimónias oficiais, as matriculas dos carros, a fruta normalizada, as vacas loucas, as fronteiras, as estradas, os passaportes, as promessas de referendos que nunca se realizaram, o porto campeão europeu, a expressão "na cauda da Europa" geralmente associada à palavra Portugal, fundos comunitários, bandeira azul nas praias, rotundas, hipermercados, centros comerciais, o número de restaurantes chineses, estádios de futebol, 21 para lisboa, 22 para o porto, 2 qualquer coisa para o resto do país, tv por cabo, telemóveis, os arrumadores, créditos, Lidl, Zara, o sporting campeão, as lojas chinesas, a maior ponte da europa, a expo, a internet, o metro, a camada do ozono, os parquímetros, os coletes reflectores, o metrosexual, as expressões norma europeia e directivas europeias, bífidos activos, as cotas de pesca, os cães vadios (desapareceram,talvez relacionado com o aumento de restaurantes chineses), os ténis, os passes com senhas, o dvd, o spread, as empresas de segurança, filha do néné, os blogs, os auxiliares de educação, os comissários europeus, os doze, os quinze, os dezasseis, os ..., as manifestações no parlamento europeu, aloe-evera, carlos cruz, o boavista campeão, o número de faixas na ponte, os livros e cds com os jornais, a agricultura biológica, os vendedores indianos, os solários, os táxis pretos e verdes, viver em condomínios, eu vinte anos mais velho, a água com gás, o endereço de email, trabalhar numa zona qualquercoisapark, os porta chaves de pescoço, os parques de estacionamento,o casal ventoso,mms, o correio electrónico, o mp3, a feira popular, o cristiano ronaldo, as máquinas fotográficas,a via verde, a bandeirada, o blockbuster, os autocarros de dois andares, os protectores solares, o alqueva, a taxa de alcoolémia, as cuecas fio dental, o josé mourinho, os bairros sociais, o número de homens com bigode, o número de mulheres com bigode, os cremes para homens, os gays, os implantes de silicone, os telefones pretos de casa, o comboio na ponte, as companhias aéreas, a variedade de gomas, gelados, chocolates, as drogas, etc., etc., etc.

Valeu a pena? Pelo fio dental e implantes de silicone acho que sim!

sexta-feira, julho 08, 2005

Adriana Calcanhoto, em Montemor-o-Velho


Ontem fui ver o concerto da Adriana Calcanhoto, em Montemor-o-Velho. Foi excelente!!!!!! Não estava à espera de tanta gente, mas os carros já o previam. Para estacionar foi o primeiro problema: não havia lugares em lado nenhum e tivemos de estacionar já fora da vila. Até ao centro de Montemor eram 500m e faziam-se bem. O problema foi subir até ao castelo (sim, o concerto era no cimo do castelo). Uma autêntica loucura.
Chegámos ao cima estafados. E o concerto já tinha começado. Passámos no primeiro controlo de bilhetes e entrámos. Ainda andámos uns 200m até ao local do espectáculo. A minha mãe comprou bilhetes para as cadeiras. Mal chegámos ao pé das outras pessoas, cadeiras qual quê!Tivemos às voltas à procura de 1 entrada e nada. Só restava 1 solução para chegarmos aos nossos lugares sentados: furar entre as pessoas, e digamos k não foi nada agradável empurrar, serempurrado e ouvir injúrias dos outros. Quando chegámos ao local das cadeiras (finalmente), já não havia cadeiras livres! Tivemos de nos sentar no chão.
Até nem foi mau, porke ficámos a menos de 20 m do palco. O espectáculo foi lindo. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O momento mais alto foi quando ela começou a cantar "Sou eu, assim, sem você". Toda a banda, e em especial a Adriana, vestiram-se de maneiras extravagantes. Por trás dela estava 1 ecrã gigante. Este mostrava ou videoclips ou desenhos alusivos à música. No fim ela apareceu de pantufas, com uns patinhos. Ao longo de todo o espectáculo pôs chapéus muito esquisitos, desde barquinhos de papel a máscaras de gatos. Foi lindo. Todo o público acompanhou. Cantou canções sobre gatos, algumas inéditas, outras do seu álbum "Adriana Partimpim". No final de tudo, cantou uma balada e o "Sem você" novamente, pôs os óculos k vêm na capa de "Adriana Partimpim", pegou em 2 grupos de balões e saiu de palco. Nunca m vou esquecer.
Do vosso enviado especial
Vasco Mota
A Partir de Hoje e durante uma semana vamos ver quais os tipos de Cornos que se coadunam melhor para uma boa Chanfanada.

CORNO INGÉNUO

Ao chegar mais cedo a casa, o marido encontrou a mulher na cama, nua e ofegante.
- O que foi, querida? Não estás bem?
- É um ataque do coração!
Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar a ambulância.
Enquanto tentava ligar, o filho chegou perto e disse:
- Pai, está um homem nu na casa de banho.
Ele foi até la, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo!
Ficou indignado:
- Pelo amor de Deus, Ricardo. A Fátima a ter um enfarte e tu aí em pelota a assustar as crianças!

Por falar em Chanfana " O DESCONFIADO " - Já acabou a Chanfana

CORNO DESCONFIADO

Um sujeito chega a casa, abre a porta e encontra a mulher de c*ú pró ar a limpar o chão...
e ela está vestida apenas com um avental!
O traseiro nu e balançado deixa-o excitado e ele nem hesita: baixa as calcas e pimba ali mesmo!
Explode num orgasmo mas, de seguida, dá uma surra na mulher.
Ela fica revoltada:
-Tás maluco ou quê? Deixo-te comer sem dizer nada e ainda me bates?
Posso saber ao menos porquê?
Ele olha-a com ar zangado e responde:
- Nem te viraste para ver quem era!

INCÊNDIOS ? Distrito de Coimbra tem Plano Especial de Emergência

O Governo Civil de Coimbra preparou um Plano Especial de Emergência para incêndios florestais, procurando melhorar a intervenção em situações mais críticas, definindo a intervenção das entidades e o uso dos meios, foi ontem anunciado.
Este ano não se foi nas balelas dos achadiços voluntariosos.
O plano, ontem apresentado na Lousã, determina quais os recursos operacionais disponíveis no distrito, os critérios de mobilização, os públicos e privados que possam ser utilizados, bem como as normas de actuação de organismos, serviços e estruturas com responsabilidades no âmbito da protecção civil.
"Não acrescenta meios, hierarquiza?os, e define claramente o papel de cada um que têm o dever de cooperar", explicou o governador civil, Henrique Fernandes.
A responsabilidade de autarquias, das entidades de saúde, segurança, prevenção e combate aos fogos são outros domínios contemplados, realçou o responsável.
Para o Governo Civil, o que está em causa é uma resposta rápida, eficaz e coordenada perante qualquer emergência provocada por incêndios florestais no distrito. Com o plano, pretende?se garantir a segurança das pessoas, bens e equipamentos, proteger os povoamentos florestais, os espaços incluídos na Rede Nacional de Áreas Protegidas, reduzir o número de incêndios e as áreas ardidas. "O objectivo primordial é o desenvolvimento de acções que não sejam fruto do improviso, mas que estejam perfeitamente planeadas e coordenadas", lê?se num documento elaborado pelo Governador Civil.
A apresentação do plano coincidiu com a divulgação dos meios e recursos disponíveis na "Fase Bravo" de combate, que começou no passado dia 1 de Julho e termina a 30 de Setembro.
No distrito de Coimbra, segundo Henrique Fernandes, os meios aéreos disponíveis são seis, sendo três helicópteros, dois aero- tanques ligeiros e uma equipa de primeira intervenção helitransportada.
Nesta apresentação verificou-se a ausencia dos que não fazem falta nenhuma. Pelo contrario so complicam.
vamos ver se é desta que desaparecem do mapa.

quinta-feira, julho 07, 2005

Por falar em Chanfana " O DISTRAIDO "

CORNO DISTRAÍDO

O marido chega a casa e fica surpreso ao encontrar a mulher deitada na cama completamente nua.
- O que aconteceu, Clarice?
- Nada, é que nenhum dos meus vestidos é confortável e estão todos velhos!
- Como?? diz o marido, abrindo o armário. Ainda na semana passada compraste três modelos! E olha este vermelho, o azul, o estampado, o cinza-claro, o Ricardo, o verde...

quarta-feira, julho 06, 2005

Por falar em Chanfana " O PRAGMATICO "

CORNO PRAGMÁTICO

Ele chega de surpresa e encontra a mulher na cama com outro! O marido nem quis saber de nada, sacou logo do revólver.
- Por amor de Deus! - Interrompeu a mulher. - Então não sabes quem pagou aquela dívida do banco? E o apartamento na praia? E o carro novo?

- Por acaso foi você? - Perguntou o marido, dirigindo-se ao outro.- Fui eu mesmo! - Concordou o amante.
- Então, faca o favor de se tapar, que eu não quero ninguém constipado na minha cama!

terça-feira, julho 05, 2005

Por falar em Chanfana " O INVISIVEL "

CORNO INVISÍVEL

Ele chega mais cedo do trabalho e encontra a mulher na cama com o seu melhor amigo:
- Sandra! Ricardo! Como foram capazes de me fazer uma coisa dessas? Tu, Sandra, a quem sempre fui fiel durante todos estes anos. E tu, Ricardo, a quem ajudei nos momentos mais difíceis e... VOCÊS NÃO SE IMPORTAM DE PARAR E PRESTAR ATENÇÃO AO QUE ESTOU A DIZER??

segunda-feira, julho 04, 2005

COIMBRA - Sondagem dá folgada vitória a Encarnação

Victor Baptista um derrotado assumido.
O PS quando o propôs ja sabia que seria derrotado. É das figuras mais fracas do PS no Distrito de Coimbra.
Coimbra merecia muito melhor.
Victor Baptista do PS e Jaime Soares do PSD são realmente o espelho da decadência de Coimbra. Com chefes destes, podem ir todos de ferias descansados.

Se as eleições autárquicas se realizassem hoje, Carlos Encarnação obteria clara vantagem e seria reconduzido na presidência da Câmara Municipal de Coimbra.

Uma sondagem efectuada pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) indica que Carlos Encarnação, concorrendo como cabeça de uma lista de coligação PSD/CDS-PP/PPM, conquistaria a confiança de 38,3% dos eleitores para novo mandato à frente do município de Coimbra.
A sondagem, respeitante às eleições autárquicas no concelho de Coimbra, atribui 13,3% das intenções de voto ao candidato socialista, Victor Baptista, e, quanto aos restantes candidatos já conhecidos, 5,1% a José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda, e 4,6% ao actual vereador Gouveia Monteiro, da CDU.
Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas, em 2001, a coligação PSD/CDS-PP/PPM obteve 50% dos votos, contra 29,83% do PS, 12,74% da CDU e 1,84% do BE.

domingo, julho 03, 2005

Por falar em CHANFANA..." O INGENUO "

A Partir de Hoje e durante uma semana vamos ver quais os tipos de Cornos que se coadunam melhor para uma boa Chanfanada.

CORNO INGÉNUO

Ao chegar mais cedo a casa, o marido encontrou a mulher na cama, nua e ofegante.
- O que foi, querida? Não estás bem?
- É um ataque do coração!
Ao ouvir isso, o marido correu feito louco ao telefone para chamar a ambulância.
Enquanto tentava ligar, o filho chegou perto e disse:
- Pai, está um homem nu na casa de banho.
Ele foi até la, abriu a porta e deu de cara com o melhor amigo!
Ficou indignado:
- Pelo amor de Deus, Ricardo. A Fátima a ter um enfarte e tu aí em pelota a assustar as crianças!