quarta-feira, setembro 28, 2005

O meu apoio a Fátima Felgueiras

Fatinha,



Permite-me que te chame assim. Porque, enquanto te chamar "Fatinha," não te estou a chamar outros nomes que talvez fossem mais apropriados e que, se formos sinceros, tu bem fizeste por merecer.
Antes de mais nada, deixa-me dar-te as boas-vindas neste teu regresso à pátria que durante tanto tempo trocaste pelas branduras tropicais do Rio de Janeiro.
Sentimos a tua falta. Nós, os que verdadeiramente sabem apreciar o teu talento (e somos muitos). Não me refiro à matilha pavloviana que aguardou ansiosamente o teu regresso a Felgueiras e que acorrerá em massa às urnas para te devolver ao poleiro que é teu por direito e pelo próprio nome que ostentas. Nós somos diferentes.
Somos os que sabem reconhecer o génio e a grandiosidade de um gesto como fugir à polícia para fora do país e depois, ainda as tuas pegadas não tinham sido varridas do aeroporto, dizer em conferência de imprensa que te puseste na proverbial alheta para impedir que te fizessem uma injustiça, pondo-te em prisão preventiva por perigo de fuga e em conjunto com criminosos comuns. E tinhas razão. O que tens tu de criminosa comum? Comum é a gentalha de cuja ingenuidade e ignorância sempre soubeste aproveitar-te para benefício próprio e dos que te são próximos. Um criminoso comum dá o golpe e foge para uma barraca abandonada na Cova da Moura. Não poderá nunca dar golpes consecutivos durante anos, exercendo um cargo público e dando-se ao luxo de fugir para Copacabana. De comum isso não tem nada.
E o que nos rimos quando apareceste na televisão com a pele amorenada pelo Sol, de cabelo aprumado e aparelho nos dentes (como se a fuga fosse um regresso à descontracção e preocupações estéticas típicas da adolescência) ao lado daquele palerma brasileiro que muitos acreditaram ser o teu advogado. O teu advogado aquilo. Como se aquela criatura algum dia conseguisse atar os próprios sapatos sozinho sem acabar enforcado num atacador, quanto mais convencer alguém a contratá-lo para fins de representação jurídica.
Mas ele lá ia aparecendo a teu lado nas conferências de imprensa que davas nos intervalos da praia, dizendo as alarvidades por ti concebidas para diversão dos teus concidadãos. Fazias aquele ar ultrajado de donzela apalpada e berravas que não ias descansar enquanto não se fizesse justiça, apelavas aos teus felgueirenses de estimação para não desesperarem porque tu voltarias por eles (sempre por eles, pobres simplórios) e que cabia à justiça (a justiça à qual tu fugiste) assegurar-se de que estavam reunidas as condições para que o regresso acontecesse.
A teu lado, o "advogado" ia vociferando disparates jurídicos sobre habeas corpus e quejandos. Tu lembras-te do habeas corpus? Que saudades.
E agora, eis-te finalmente regressada. Soubeste fazê-lo na altura certa, aproveitando o movimento de recandidatura ("Movimento Sempre Presente" pois sim... que graça) que te permitiria gozar de uma saborosa imunidade enquanto durasse a campanha eleitoral.
Permitindo-te até não dizer para já se assumes a candidatura à frente da qual puseste os teus melhores macaquinhos amestrados para parecer que não tens qualquer ânsia de poder, guardando esse momento para mais tarde, para quando o "povo" começar a exigir-te que avances e possas fazer-lhe a vontade, qual Dom Sebastião finalmente regressado e trocando a armadura por um casaco de peles.
O mais brilhante nisto tudo foi teres sido tu a pedir a tua própria detenção à chegada a Portugal. Tamanho espírito de abnegação nunca antes foi visto. E o golpe de génio de pedir a revisão da prisão preventiva que te foi aplicada porque, afinal, já não podes interferir no processo e até não há perigo de fuga porque voltaste de livre e espontânea vontade.
Repara bem nisto: não há perigo de fuga porque regressaste de livre e espontânea vontade do Brasil para onde fugiste há mais de dois anos. Se isto não é genial, não sei o que será. E realmente não há perigo de fuga. Porque sabes bem que não precisarás de fugir outra vez. Conheces bem a justiça que temos. O único incómodo era passar uns meses dentro até ser julgada. Depois do julgamento, poderás ir à tua vidinha declarada inocente com provas ou culpada sem elas.
E, afinal, de que te acusam? De te teres favorecido a ti própria, à tua família e aos amigos e conhecidos com dinheiro que não era teu? E daí? Não é essa uma das compensações informais de uma vida dedicada à administração autárquica?
Pois, se não se puder desviar uns cobres para o próprio bolso, uns carros de grande cilindrada, umas vivendas com piscina e uns biscates jeitosos para a família e para os que nos são queridos, é suposto dar-se alguém por satisfeito com o reles salário de presidente da câmara?
Isso não cabe na cabeça de ninguém.
Que sejas muito bem-vinda a casa, Fátima. Sei que ainda vais dar muito que falar.

MIRANDA DO CORVO - Guerra aberta entre câmara e direcção dos bombeiros

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários demitiu?se alegando abusos consecutivos cometidos pela autarquia. O caso pode acabar em tribunal.

O presidente da direcção demissionária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, António Gama, anunciou ontem, em conferência de imprensa, que vai mover uma acção judicial contra a Comissão Concelhia da JSD por alegadas calúnias publicadas no jornal que se publica no concelho. O líder dos jovens laranja, Sérgio Seco será o principal alvo deste processo, uma vez que utilizou expressões como a direcção dos bombeiros foi ocupada por um grupo que classificamos de partido dos negócios, que se serve dos bombeiros.
Depois de se terem demitido em bloco no passado dia 20 de Setembro, os elementos da direcção explicaram ontem as suas razões e garantiram que ?a decisão é irreversível?. Anunciaram que vão sair no final do mês de Outubro, depois de fazerem a apresentação do relatório e contas, referente aos meses que estiveram em funções, desde Abril de 2005.
António Gama afirma que foi ele próprio que tomou a decisão de bater com a porta, no que foi seguido pelos restantes membros.

Bombeiros apoiam a direcção

Embora os bombeiros tenham feito um abaixo assinado de apoio à direcção, o presidente demissionário afirma que sai porque tem sido alvo de ?falta de respeito? por parte da autarquia liderada pela social?democrata Fátima Ramos. Questões político?partidárias são, aliás, as razões apontadas à boca pequena, para o clima de guerrilha que se estabeleceu entre ambas as instituições.
O facto de o candidato socialista à autarquia, António Simões, ser o presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários e antigo sócio de António Gama, leva a JSD local a acusar, ?este grupo de estar mais interessado em fazer política de oposição?, acrescentando, em comunicado emitido ontem, que ?o sectarismo partidário chegou ao cúmulo de anunciar o saneamento do sócio dr. Sérgio Seco, vereador eleito pelo PSD?, da associação humanitária.
António Gama recusa quaisquer acusações, ripostando que é ele próprio que está a ser alvo de um ataque pessoal, afirmando?se convicto de que ?quando sair, os bombeiros voltarão a ser ajudados.

Graves acusações mútuas

A direcção demissionária aponta o dedo à presidente da autarquia, que é do PSD como responsável pelo alegado corte nas verbas atribuídas à associação humanitária.
O sufoco financeiro obrigou, entretanto, o presidente demissionário dos bombeiros a avançar, com cerca de 15 mil euros de gasóleo para abastecer as viaturas de combate aos fogos.

Em comunicado pago pela populaça, o líder dos jovens laranja e vereador Sérgio Seco rebateu os argumentos apresentados, afirmando que durante estes três anos e oito meses a câmara atribuiu aos bombeiros subsídios no valor de cerca de 220 mil euros e foram pagas e adjudicadas obras, com interesse para os bombeiros, no valor de 130 mil euros.

Mais à frente, a JSD endurece o ataque à direcção dos bombeiros, denunciando que esta direcção fez uma gestão despesista,e quem nem os bombeiros nem a camara fizeram nenhuma proposta para que se evitem os fogos.
O que dá credibilidade é andar tudo ao molho a apagar os fogos.
O tom dos ataques mútuos atinge o seu ponto mais violento quando são recordados os dias de fogo intenso que varreu o concelho na segunda quinzena de Agosto último.

António Gama acusa a autarquia de ter activado o Plano de Emergência Municipal sem se ter reunido com os bombeiros, enquanto a senhora presidente tomando o seu chazinho, nem sequer veio ter com os bombeiros a perguntar se precisavam de alguma coisa.

Em resposta, o Sérgio Seco, através do comunicado da sua tasca , a JSD, refere uma atitude inqualificável dos presidentes da direcção , da assembleia geral e da presidente, que no meio do último grande incêndio apearam o comandante operacional em exercício para andarem a passear de jipe pelo incêndio, deixando o desgraçado que parece que é amigo do Jaime de Poiares, 2º comandante Carlos Amaral, que comandava as operações, a pé no meio do incêndio.
Se não tivesse boas pernas ainda morria queimado.

Afinal ainda ha Virgens.......

http://dn.sapo.pt/2005/09/27/opiniao/afinal_ainda_virgens.html

Estado do Sítiode antónio ribeiro ferreira

Este sítio, muito mal frequentado, falido, a perder terreno face aos seus parceiros europeus, ainda tem algumas qualidades, para além do sol e das praias, que o tornam inigualável. Políticos, empresários, sindicalistas, juízes, polícias, professores, comentadores e jornalistas têm o mérito de fazer rir à gargalhada o bom povo do sítio com as suas histórias mirabolantes, os seus dramas, as suas indignações, os seus discursos de faz-de-conta, as suas tropelias, as suas mentiras, as suas promessas de amanhãs radiosos, o seu amor à democracia, à verdade e, claro, a sua enorme fé na justiça.

Não vale a pena gastar muito mais tempo com o hilariante caso da senhora Fátima Felgueiras. Importa sim registar a falsidade e a hipocrisia dos que andam por esta terra mal frequentada de dedo em riste e voz grossa a bramar contra os senhores e senhoras que deixaram a candidata autárquica em liberdade.
Falam em crise da justiça, na perigosa promiscuidade entre a política e o poder judicial e chegam ao ponto de falar na credibilidade do regime e do perigo que a democracia corre com esta e outras situações que marcam decididamente a campanha eleitoral em curso. Alguns, mais excitados, não têm dúvidas em apontar o dedo aos cidadãos, ameaçando-os com o Inferno se derem a vitória em 9 de Outubro aos senhores Isaltino, Avelino, e Valentim e à senhora Fátima.
Como se vê, o sítio foi inundado por uma imensa onda de moralidade e indignação a partir do momento em que a senhora de Felgueiras foi posta em liberdade no dia em que chegou do Brasil. Pura hipocrisia.

Neste sítio muito mal frequentado, muito mesmo, todos sabem o que se passa com o financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais, sejam legislativas, presidenciais ou locais.
Os muitos milhões de euros que andam a ser esbanjados por aldeias, vilas e cidades deste sítio por milhares de candidatos independentes e partidários não caem, de certeza absoluta, do céu.
Não caem agora como nunca caíram. E hoje como ontem ninguém, mas mesmo ninguém, fiscaliza ou quer saber a sua origem e o seu destino final. É um mundo obscuro, pantanoso e corrupto que fica impune à lei e aos comentários indignados dos actores e comentadores da política nacional.

A democracia é uma caricatura, o regime está falido, moral e economicamente, a justiça não funciona e a corrupção atingiu uma tal dimensão que o Banco Mundial não tem dúvidas em afirmar que o sítio estaria ao nível da Finlândia se alguém tivesse coragem de combater a corrupção das autarquias.
As carpideiras do regime fingem indignar-se com as Fátimas do sítio.
E fazem-se de virgens inocentes quando se fala de corrupção.

Ponte de Penacova reabriu em festa


Mais de um ano depois de ter encerrado, a ponte de Penacova reabriu novamente a trânsito e a peões. A reabertura teve lugar ontem, perante uma multidão de populares que, durante muito tempo, sentiu grandes dificuldades de circulação

A ponte de Penacova reabriu novamente ao trânsito, quinze meses depois do seu encerramento em virtude do colapso de um dos tirantes da travessia. Em Julho de 2004 a ponte encerrou por falta de segurança; ontem voltou a abrir, agora com um novo tabuleiro e uma nova aparência.
Na cerimónia de reabertura da ponte, Maurício Marques lembrou que foi de imediato colocada uma carrinha ao serviço da população que necessitava de passar de um lado para o outro do rio Mondego, com a colaboração das Estradas de Portugal.
Para a população este foi um dia de grande importância, de tal modo que muitos dos populares das povoações em redor da ponte não quiseram perder a oportunidade de assistir à reabertura da travessia.
A circulação na ponte foi interrompida a 12 de Julho de 2004, altura em que um dos tirantes partiu e o tabuleiro cedeu. Na altura a autarquia iniciou uma verdadeira luta para uma rápida solução, tendo-se optado pela construção de um novo tabuleiro.

A ponte de Penacova é a maior travessia mista em Portugal (de betão e ferro). O vão central mede 80 metros e tem duas faixas de rodagem, num total de 8,54 metros.
Faz a ligação entre a EN110 e a EN2, na freguesia de Penacova. A solução adoptada para o seu arranjo foi a construção de um novo tabuleiro, deixando de existir os tirantes e passando a haver uma nova estrutura em ferro que suporta o tabuleiro de betão. O investimento total rondou os dois milhões e 300 mil euros.

terça-feira, setembro 27, 2005

EXPRESSO DO ALVA

O semanário do militante nº 1 do psd, garante que manela asneira leite (tb conhecida como a amiga do zé beto e cabeça de lista à assembleia municipal de arganil) "só faz campanha no seixal"
No restaurante arco-íris, uma senhora loira e bem parecida, comenta que isso é "maldade da irmã de dias da cunha" e que ela não vai fazer campanha em arganil, porque, "tem medo de apertar a mão ao ricardinho da dona geninha..."

Por falar nisso.......

Um presidente de Câmara bem conhecido aqui anda a passear tranqüilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de caras com São Pedro à entrada .
Bem-vindo ao Paraíso!"; diz São Pedro
Antes que você entre, há um problemazito a resolver.
Raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você. Não vejo problema nenhum, é só deixarem-me entrar", diz o antigo presidente Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores.
Vamos fazer o seguinte:
- Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
Não é preciso, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o ex-presidente.

Desculpe, mas temos as nossas regras.
Assim, São Pedro acompanha-o até o elevador e ele desce, desce, desce até ao Inferno. A porta abre-se e ele vê-se no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje de gala.
Ele é cumprimentado, abraçado e começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos à custa do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem chanfana,arroz de bucho e os tais poiaritos.
Quem também está presente é o diabo, que é parecido com ele, um tipo muito amavel que passa o tempo todo dançando e andando pelas aldeias em promessas contando anedotas. Divertiram-se tanto que, antes que ele perceba, já era hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe .
Ele sobe, sobe, sobe e a porta abre-se outra vez. São Pedro está à espera dele. Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto de um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia acaba-se e São Pedro retorna.
E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna. O Presidente pensa um minuto e responde:

Olha, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno." Então São Pedro leva-o de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até ao Inferno. A porta abre-se e ele vê-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas baldeando o entulho e colocando-o em sacos de plastico pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do ex-presidente.
Não estou entendendo, - gagueja o presidente - Ontem mesmo estive aqui e via um campo de golfe, um clube, chanfana, arroz de bucho e dançamos e divertimo-nos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo de lixo e os meus amigos arrasados!!!"

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto...

Candidato à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves foi morto a tiro



Morto a tiro



O candidato do PSD à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso (Guarda), Miguel Madeira, foi morto a tiro hoje de manhã naquela localidade.


Miguel Madeira, actualmente presidente da Junta de Freguesia daquela localidade, era também o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves.

O candidato do PSD à Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso (Guarda), foi morto a tiro hoje de manhã. Miguel Madeira, de 36 anos, era actualmente presidente da Junta de Freguesia e comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves. O alegado autor do crime é um habitante da localidade e já foi detido.

O candidato do PSD foi morto com tiros de caçadeira, quando assistia, dentro do carro, à remoção de umas pedras de um parque público por dois funcionários da junta. Miguel Madeira teve morte imediata.

O alegado autor do crime, um ex-imigrante de 60 anos, foi detido ainda durante a manhã. De acordo com uma fonte da GNR, o homem tinha saído de casa momentos antes de efectuar os disparos que vitimaram Miguel Madeira.

O suspeito ainda se barricou em sua casa, mas entregou-se aos militares da GNR depois de estes lhe terem montado um cerco.

Foi levado depois para as instalações da Polícia Judiciária da Guarda e é ouvido, durante a tarde, pelo juiz de instrução criminal do Tribunal de Trancoso.

O candidato Miguel Madeira cumpria hoje o primeiro dia de campanha eleitoral para as autárquicas de 9 de Outubro.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Guernica



Guernica

Pablo Picasso (1881-1973)

Durante a ocupação nazi, um oficial da Gestapo brandindo uma reprodução da obra Guernica* perguntou ao Picasso:
-Foi você que fez isto, não foi?
ao que Picasso respondeu:
-Não, foram vocês.

*Guernica - capital da província Basca que a 26 de Abril de 1937 foi alvo de bombardeamentos por parte de aviões alemães por ordem do General Franco

Olha pra ela...é disto que o meu Povo gosta

Ele é o Isaltino...ele é o Valentim...ele é o Torres que teve um irmão que mandaram matar ele é aquele de Agueda, que agora já não tem culpa nenhuma, ele é o Pinto da Costa, ele é o Pimenta Machado... uns com cauções outros nem por isso.

Então e a Fatinha tambem não podia? ou aquilo é só para homens com mau aspecto?

Qualquer dia o nosso de mau aspecto tambem marcha...


domingo, setembro 25, 2005

Aguenta aí.......

Aguenta aí

O meu nome é Jaime
o meu apelido não é Mendes
sou de Poiares, porque sim
Mas também sou de onde sendes

E quero aplaudir a gente
que se amanda e que se mexe
é p'lo menos ponto assente
não ficar no queixe-queixe

Mas não vou dizer ámen
quando as coisas dão p'ro torto
embora haja p'ra quem
criticar é só desporto

Aguenta aí, não és santo nem és padre
Fazes por ti, mas não há cão que não te ladre
Há dias de manhã
em que um homem à tarde
não pode sair à noite
nem voltar de madrugada
Grande piada!

Cada dia saio cedo
p'ra um trabalho mesmo chato
e o patrão diz-me em segredo
fazes bem e sais barato

Tenho, p'ra não ir a pé
um carro em sétima mão
trava com a marcha à ré
e acelera, também não

Farto de engarrafamentos
aqui vai meu contributo
vou mas é mandar policia municipal
apanhar no viaduto

Aguenta aí, não és santo nem és padre
Fazes por ti, mas não há cão que não te ladre
Há dias de manhã
em que um homem à tarde
não pode sair à noite
nem voltar de madrugada
Grande piada!

Atirei o pau ao gato
que se vendia por lebre
vou passear ao confrade
mas habito num casebre

Busquei casa na cidade
há justiça nesta vida
a prov'é qu'a má qualidade
está tão bem distribuída

Património mundial
é orgulho da chanfana, com certeza
falta pôr no pedestal
"aqui não entra a pobreza"

Aguenta aí, não és santo nem és padre
Fazes por ti, mas não há cão que não te ladre
Há dias de manhã
em que um homem à tarde
não pode sair à noite
nem voltar de madrugada
Grande piada!

Sérgio Godinho...talvez : Letra e música
In: "Domingo no Mundo", 1997

quarta-feira, setembro 21, 2005

A Foto que falta em Poiares

Apos a inauguração das escadas do Cristo na Cruz e da Rotunda dos Aviadores so falta este quadro nas escadas da Câmara.

terça-feira, setembro 20, 2005

Coisas com Sentido



(ou não, apenas parvas)
1. Para evitar filhos, faça amor com a cunhada. Só nascem sobrinhos...
2. Todos os cogumelos são comestiveis. Alguns só uma vez...
3. Seja porreiro com os seus filhos. São eles que vão escolher o seu asilo.
4. Nasci careca, nu e sem dentes. O que vier, é lucro!
5. Amigos vêm e vão, inimigos acumulam...
6. Se o amor é cego, o que é preciso é apalpar...
7. Se a mulher fosse boa, Deus tinha uma. E se fosse de confiança, o Diabo não tinha cornos...
8. Sabem porque que o pão se queima, o leite entorna, e a mulher engravida? Porque nao se tira a tempo...
9. Alguns homens amam tanto as suas mulheres, que para não as gastarem preferem usar as dos amigos...
10. Pior que uma pedra no sapato só um grão de areia no preservativo...
11. E se um dia te sentires inútil ou deprimido, lembra-te só disto: Já houve um dia em que foste o espermatozoide mais rápido do grupo!!!
12. Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia...
13. Os chefes são como as nuvens, quando desaparecem fica um dia lindo...
14. O que leva os homens a perseguir mulheres com quem não tencionam casar? O mesmo impulso que leva os cães a perseguir carros que não tencionam conduzir...
15. É melhor abrir um e-mail com vírus, do que uma carta com antrax!
16. As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis!
17. O teu futuro depende dos teus sonhos. Não percas tempo... vai dormir!
18. O amor é como a gripe, apanha-se na rua, resolve-se na cama...
19. Os Homens mentiam bem menos, se as Mulheres nao perguntassem tanto!

segunda-feira, setembro 19, 2005

Cinco medidas para defender a floresta

Alterar lei fundiária



Jaime Soares, bombeiro e Presidente da Câmara de Poiares , quer mais competências para os comandantes.


1 Efectuar o cadastro da propriedade e alterar a lei fundiária.

2 Plantar nas zonas agora ocupadas por mato (1 milhão de hectares) espécies autóctones, como o sobreiro, nogueira e cerejeira, que são resistentes ao fogo.

3 Incentivos à pastorícia e criar zonas de caça e turismo.

4 Reequipamento dos corpos de bombeiros, consoante a zona.

5 Bombeiros deviam ser um subsector autónomo mas interligado com a Protecção Civil. Dar mais competências e responsabilidades aos comandantes e penalizá-los se não forem capazes de cumprir a sua missão.

domingo, setembro 18, 2005

COIMBRA - Inaugurado Parque Campismo no Arieiro



A empresa que gere o parque quer ali instalar o melhor ginásio do concelho e outras estruturas de desporto e lazer.

O novo parque de campismo de Coimbra, ontem inaugurado no Areeiro, estende?se por seis hectares de terreno, com direito a infra?estruturas de lazer e a promessa de um ginásio de qualidade, a médio prazo.
Recordando o antigo parque, situado a norte do estádio municipal, uma estrutura ultrapassada no tempo, o presidente da câmara de Coimbra, salientou que a obra do Areeiro corresponde a uma longuíssima aspiração da cidade.
Carlos Encarnação aproveitou para lembrar que os três milhões e quinhentos mil euros que a obra exigiu resultam, na sua maioria, ?as contrapartidas do acordo do projecto Eurostadium. Ou seja, três milhões e duzentos mil euros foram financiados pelo Eurostadium, cabendo à câmara a fatia de 300 mil euros, gastos na reflorestação e preparação do terreno. Foram ali plantadas 700 árvores e 27 mil arbustos, que ainda pouco se vêem, mas que deverão pintar o espaço de verde e distribuir sombras pelo recinto. ?Finalmente, existe uma oferta de qualidade para o campismo e caravanismo, em Coimbra, sublinhou o autarca.
A exploração da estrutura foi concessionada à empresa Catarino e Associados, Lda., de Seia, que anunciou ontem as obras de beneficiação que ainda falta empreender e falou de uma ilha de excelência no campismo nacional.
Além da piscina e das estruturas sanitárias de apoio, o responsável pela empresa anunciou a construção de um campo de mini?golfe e de uma sala de festas para crianças, que, não só estarão ao dispôr dos campistas, como também serão serviços abertos à comunidade. Também os três circuitos de manutenção, que já existem no recinto, vão estar abertos à utilização pública.
A grande novidade é, porém, o projecto de construção de um ginásio de qualidade, que a empresa Catarino arrisca classificar como o melhor ginásio do concelho de Coimbra. Este será o primeiro parque de campismo do país com health club instalado.

quinta-feira, setembro 15, 2005

MIRANDA DO CORVO - Choque em cadeia de três camiões

Um choque em cadeia de três camiões militares, no Cabouco, resultou em três feridos e no atraso da operação de abastecimento de água pelas cisternas acidentadas.

Três camiões do Exército chocaram ontem em cadeia, no Cabouco, tendo um deles tombado na estrada, enquanto outro abalroou mesmo uma casa. Em consequência, um militar sofreu ferimentos de alguma gravidade, sobretudo no rosto, e dois outros resultaram levemente feridos, tendo sido transportados ao hospital.
A carambola de camiões aconteceu por volta do meio?dia e um quarto, à entrada do Cabouco, no sentido Miranda do Corvo?Coimbra, num local em que a estrada tem acentuada inclinação e sofre um súbito afunilamento, entre as primeiras casas da localidade.
Segundo foi possível apurar, os três pesados desciam, em fila indiana, quando o da frente foi forçado a encostar, para a passagem de um automóvel. Em consequência, o camião do meio não conseguiu travar e embateu, de esquina, com a parte direita da cabina, que ficou bastante danificada. Pior ficou o terceiro veículo, que bateu violentamente, inclinou?se, foi à berma e acabou por tombar de lado, atravessando?se na via.
Os três camiões?cisterna, cedidos pelo Exército português, estavam envolvidos numa vasta operação de abastecimento de água a populações do concelho de Miranda do Corvo, em localidades de zonas elevadas, onde a pressão de água nas condutas é insuficiente ? situação agravada com a seca prolongada. Esta missão militar, recorde?se, iniciou?se já na última semana de Agosto, estende?se às localidades mais altas e em locais escarpados do concelho ? diariamente a Cabouco, Canas, Lata, mas também esporadicamente à serra de Vila Nova. Curiosamente, o Exército preparava?se para dar por concluída a operação, no final desta semana.

terça-feira, setembro 13, 2005

Modernices na Campanha Eleitoral para as Autarquicas

Propostas de Temas a debater nas Autarquicas de Poiares.

Pelos conteudos já se sabe quem vai ganhar as Eleições. Agora com uma linguagem mais refinada, vamos ouvi-los.

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar "afro-americanos" aos pretos, com vista a acabar com as raças por via gramatical - isto tem sido um fartote pegado!

As criadas dos anos 70 passaram a "empregadas" e preparam-se agora para receber menção de "auxiliares de apoio doméstico".

Aos vendedores de banha da cobra, chamam-se agora políticos atentos com dom de palavra e amantes do povo...por isso começam assim " Meu querido povo, sabeis que faço tudo por bossemecês....blablabla ".
 
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os contínuos; passaram todos a "auxiliares da acção educativa".

Os vendedores de medicamentos, inchados de prosápia, tratam-se de "delegados da propaganda médica".

E pelo mesmo processo transmudaram-se  os caixeiros-viajantes em "técnicos de vendas".

Os drogados transformaram-se em "toxicodependentes" (como se os consumos de cerveja e de cocaína se equivalessem!);

O aborto eufemizou-se em "interrupção voluntária da gravidez";

Os gangues étnicos de pretos e ciganos são "grupos de jovens desinceridos";

Os operários fizeram-se de repente "colaboradores";

As fábricas, essas, vistas de dentro são "unidades produtivas" e vistas da estranja são "centros de decisão nacionais".

O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à "iliteracia" galopante.

Desapareceram outros sim dos comboios as classes 1.ª e 2.ª, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes "Conforto" e "Turística".

A Ágata, rainha do pimba e que ja veio a Poiares , cantava chorosa: «Sou mãe solteira...»;
agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.


Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e terroristas; diz-se modernamente que têm um "comportamento disfuncional hiperactivo".

Do mesmo modo, e para felicidade dos "encarregados de educação", os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, "crianças de desenvolvimento instável".

Ainda há cegos, infelizmente, como nota na sua crónica o Eurico. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado "invisual".
(O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o "politicamente correcto" marimba-se para as regras gramaticais...)
 
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da nossa praça Poiarense desbocam-se em entrevistas com "implementações", "posturas pró-activas", "políticas fracturantes" e outros barbarismos da linguagem.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a "correcção política" e o novo-riquismo javardo-linguístico.

À margem da revolução semântica ficaram as prostitutas para não dizer p*tas. As desgraçadas são ainda agora quem melhor cultiva a língua. Da porta do quarto para dentro, não há "politicamente correcto" que lhes dobre o modo de expressão ou lhes imponha a terminologia nova.
Os amantes do idioma pátrio, se o quiserem ouvir pleno de vernaculidade, que se dirijam ao bordel mais próximo. Aí sim, um pénis de 25 centímetros é um "car**** enorme" e nunca um "órgão sexual masculino sobredimensionado"; assim como dos impotentes, coitados, dizem elas castiçamente que "não levantam o pau", e não que sofrem de "disfunção eréctil".

Mais perto das eleições iremos contabilizar e fazer estatistica das sessões de esclarecimento que os candidatos a presidente irão fazer.
Preparem-se que vão aparecer novos conceitos e termos no linguarejar politico pleno de vernaculidade .

segunda-feira, setembro 12, 2005

POIARES - Felicidade na feira com explicações no protocolo


Jaime Soares, presidente da Câmara de Poiares, confessou-se feliz após a inauguração da sua feira de artefactosque decorreu de 9 a 12 de. Depois como ja era de esperar, abriu fogo sobre o Governador Civil de Coimbra Henrique Fernandes.

A XVI Feira Nacional de Artesanato e a VI Mostra de Gastronomia de Poiares ( que é do povo da raça poiarense e não so do Jaime das Tamancas foram inauguradas ao início da noite de ontem só pelo presidente da autarquia, Jaime Soares. Após a visita ao Pavilhão Municipal, que encheu com a participação de artesãos de todo o país, o autarca sublinhou a grandeza de uma feira que, face ao número de solicitações,para irem comer e beber à borla, merece um espaço muito maior. A indústria e o comércio integram o projecto do presidente, que convida a região a saborear a gastronomia e arte de todos os artesãos presentes e especialmente dos artesãos de Poiares que ainda são poucos apesar dos 16 anos de feira.
Quanto à ausência de outras entidades oficiais na inauguração do certame,como o Governador Civil, os presidentes de outras camaras vizinhas, entidades militares e policiais, etc, Jaime Soares afirmou que não os convidou porque já sabia que não vinham.Por exemplo o Governador civil, que não tem nenhuma consideração por mim e diz que não me passa cartão nenhum, naturalmente não o ia convidar, para levar outra nega. Dando como exemplo a reunião realizada pelo Governador Henrique Fernandes, em que participaram alguns presidentes de câmara, para a entrada em funcionamento do plano de emergência distrital, numa altura em que o concelho de Poiares estava a arder e ele não teve a coragem de telefonar ao presidente da Câmara de Poiares.Talvez porque eu com tantos cargos e oficios , bombeiro chefe e a comandar as operações ate poderia nem atender. Não ia deixar de apagar fogos para atender uma conversa fiada. Quer ele quer o Antonio Costa ja me toparam de gingeira.
Jaime Soares com a profissão de bombeiro considera?se uma homem pacífico - sou um soldado da paz, disse , garantindo que trato bem quem me trata bem e, a quem me trata mal, fico com raiva e só não me vingo se não puder e não lhes dou confiança, pois misturo as minhas funções todas e baralho tudo.Já tem momentos em que realmente baralha as funções todas, umas em que foi nomeado outras em que o nomearam, outras em que se nomeou e ate outras donde ja foi desnomeado.Começa a ter falta de sentido de Estado e de responsabilidade.Já é um perigo. É o raio do PDI.

Confraria da Chanfana entronizou confrades


O seleccionador nacional foi uma das figuras do dia, ontem em Vila Nova de Poiares. Luís Felipe Scolari foi entronizado confrade de honra da Confraria da Chanfana, uma distinção partilhada por outras figuras ilustres da região e do país.

Decorreu ontem com toda a pompa e circunstância o IV Grande Capítulo da Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares, a que se associaram centenas de confrades e confreiras das mais diversas Confrarias Nacionais e Estrangeiras. Uma verdadeira festa, que engalanou o programa da Poiartes ? XVI Feira Nacional de Artesanato e VI Mostra de Gastronomia, que hoje encerra.
O programa começou logo pelas 10 horas da manhã, com uma missa solene em São Miguel de Poiares, à qual se seguiu o tradicional desfile.
Depois de reunidos junto ao Pavilhão Polidesportivo Municipal, os confrades desfilaram pelas principais artérias da sede de concelho, tirando a tradicional ?foto de família? na monumental escadaria do Santuário a Cristo.
Posteriormente teve lugar a Cerimónia de Entronização de novos Confrades de Honra e Efectivos, com especial destaque para os primeiros, onde se encontravam algumas personalidades provenientes dos mais variados quadrantes da vida social, desportiva, económica, política e científica da região e do país.
Assim, foram entronizados como Confrades de Honra André Sardet, cantor e compositor, Diana Pereira, modelo/manequim, José Barros, responsável pelo Departamento Médico da Associação Académica de Coimbra / OAF, Luís Felipe Scolari, Seleccionador Nacional de Futebol, Luís Miguel Cunha, professor Universitário, Luís Fortes da Cunha, escritora, Manuel Antunes, Director do Centro de Cirurgia Cardiotorácia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Padre Vítor Melícias, presidente da União das Misericórdias, e Vítor Ribeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Alves Ribeiro.
Como Confrades Efectivos, foram ainda entronizados António Silva Carvalho, Arnaldo Quaresma, Augusto Lima, Carlos Godinho, Eduardo Lima, Dr. Paulo Penedos, Henriques Jones, Luís Pinto, Dr. Nuno Campos, Restaurante ?As Medas? e Sérgio Nunes.
Durante esta cerimónia bastante participada (o salão estava a ?rebentar pelas costuras?), o eterno presidente dos presidentes de tudo e juiz da Confraria da Chanfana, Jaime Soares, voltou a referir o novo doce típico de Vila Nova de Poiares, o Poiarito, que perpetua na história a tradição do concelho na doçaria.
Para o ano deve promover o Emplastrozito.
Após a cerimónia de Entronização seguiu-se o banquete, que teve lugar no Pavilhão de Santa Maria, onde a chanfana pode ser degustada por todos os comensais, assim como o Poiarito.
Encomende para o proximo ano o Emplastrozito.

João Gouveia ? Candidato à Cam. Mun. Soure pelo PS por causa de Jaime Soares?

A sua mudança é a maior supresa das autárquicas. A região e o país estão atentos.

Por que mudou de partido?
Em primeiro lugar, eu não mudei de partido. Eu era, habitualmente, candidato pelo PSD, mas sempre com uma linguagem muito clara, dizendo aos munícipes que não deveriam eleger emblemas, mas tudo fazer para que a sua escolha recaísse em propostas programáticas e, acima de tudo, em pessoas que lhes incutissem confiança de terem capacidade para realizá-las. A esse nível, continuo igual a mim próprio. Aliás, as nossas bases programáticas continuam iguais e nós continuamos sociais-democratas?

Pelos vistos, essa social-democracia mora agora no PS?
Tal como expliquei, a 12 de Maio, aceitei ser candidato independente pelo PS, na sequência de um encontro entre a minha vontade pessoal e a de dirigentes distritais e nacionais do PS.

Como explica essa vontade pessoal?
É simples: não me revejo minimamente na orientação política e nos que têm a responsabilidade do partido, no pós-legislativas. Isto a nível nacional, porque, como é sabido, em momento algum tinha manifestado confiança na liderança distrital presidida por Jaime Soares de Poiares.

sexta-feira, setembro 09, 2005

Poiares é a "capital do artesanato"

A força do artesanato fez escola em Vila Nova de Poiares e exigiu um certame que fizesse justiça a esta pujança. Razão para o nascimento da POIARTES, que há 16 anos se afirma como uma mostra de excelência e uma referência incontornável na Região Centro e mesmo no País. O certame abre hoje as portas, mostrando, uma vez mais, Vila Nova de Poiares como Capital do Artesanato

Arranca hoje a XVI edição da POIARTES, Feira Nacional de Artesanato e Mostra de Gastronomia de Vila Nova de Poiares, prolongando-se até à próxima segunda-feira.
Este certame de grande importância no contexto nacional nasceu fruto da grande quantidade de artesãos que Vila Nova de Poiares possui, e aos quais deveria ser dado um espaço onde pudessem afirmar o seu valor, afirma o presidente do artesanato Jaime Soares.
Agora, 16 anos passados, o autarca acredita que se trata de uma aposta ganha. Criámos níveis de desenvolvimento e de adesão em todo o país que torna esta feira numa das mais credíveis a nível nacional.
Fruto deste desenvolvimento inegável, um dos grandes objectivos da Câmara Municipal é a criação de um Pavilhão Multiusos, «que poderá albergar a POIARTES assim como outras actividades. Poderá ainda potenciar a Mostra Gastronómica e simultaneamente acolher uma Feira Comercial e Industrial paralela à Feira de Artesanato.
Jaime Soares afirma que os poiarenses sãoambiciosos, mas têm que o ser em defesa dos interesses do nosso concelho. Mas acima de tudo, esta ambição está naquilo que sentimos com a participação de dezenas de artesãos, e que nos levam a que tenhamos de estar atentos criando infra-estruturas à dimensão do desenvolvimento que esta Feira de Artesanato está a ter.
Um dos grandes trunfos da POIARTES passa pela genuinidade do artesanato que é exposto durante os quatro dias do certame. É exactamente à genuinidade do artesanato que damos mais importância na nossa feira, refere o edil, acrescentando que não queremos uma feira comercial de venda de produtos artesanais. Queremos artesãos genuínos, e é por isso que a maior parte deles ? é mesmo uma imposição ? estão a trabalhar ao vivo. Pretendemos um artesanato puro e verdadeiro, e é por essa razão que apostamos na sua credibilidade e na sua certificação como artesanato popular, feito pelos próprios artesãos ao vivo, para que todas as pessoas que nos visitam possam constatar essa realidade.

Comércio e indústria de mãos dadas com o artesanato

Como já foi referido, um dos grandes projectos futuros passa pela criação do Pavilhão Multiusos que, paralelamente à Feira de Artesanato e Mostra de Gastronomia, poderá albergar uma Poiartes virada também para o Comércio e Indústria.
Jaime Soares refere que um dos objectivos é transformar Vila Nova de Poiares num dos vértices do triângulo de desenvolvimento do distrito: Coimbra tem a ACIC, Cantanhede a EXPOFACIC, e Vila Nova de Poiares a POIARTES. Estamos num local estratégico, na fronteira com o Alto Distrito, e com certeza poderemos fazer vir até nós muita gente do litoral e onde o interior se reveja.
É certo que a Feira de Artesanato deve manter as suas características de genuinidade em termos de artesanato, mas atendendo ao crescente impacto da Mostra de Gastronomia e à grande expansão que temos vindo a ter a nível nacional, mas também já a nível internacional, com o investimento que esta feira tem, a sua montra de produtos deve ser aumentada. Essa variedade poderá passar por produtos de âmbito comercial e industrial, como equipamentos, maquinarias, enfim, tudo o que estiver ligado ao desenvolvimento da região.
Jaime Soares lançou mesmo o desafio: Porque não criar uma sociedade anónima com os empresários que queiram aderir? Temos uma associação, a Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP) que pode fazer convergir à sua volta um conjunto de empresários com sentido inovador.
Aliás, a ADIP é já uma das entidades responsáveis pela preservação do artesanato poiarense: A Câmara tomou a iniciativa da constituição e fundação da ADIP, que hoje tem toda a autonomia. É uma associação que tem vindo a fazer um trabalho fantástico na área da formação. Por exemplo, quando já começavam a ser poucas as pessoas que faziam os barros pretos ou os palitos em flor, a ADIP preocupou-se em fomentar e incrementar o nosso artesanato.
Jaime Soares não se coíbe de afirmar que Vila Nova de Poiares é, sem sombra de dúvida, a Capital Nacional de Artesanato. É uma afirmação que já existe há muitos anos. Nós vamos já na 16.ª edição e poucas feiras de artesanato havia no Distrito de Coimbra. Aliás, nem sei se houve alguma antes da nossa. Assumimo-lo conscientes do título que estávamos a querer ostentar, conscientes da nossa responsabilidade. É também por isso que estamos preocupados com a criação de infra-estruturas que permitam que isso não seja um slogan barato, mas antes uma afirmação inequívoca daquilo que é a realidade de Vila Nova de Poiares e do seu artesanato. As provas estão à vista, e para quem tiver dúvidas basta percorrer os locais e ver o que estamos a fazer pelo artesanato.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Arganil comemora Dia do Município

Em Arganil ?respira-se? festa desde sábado passado, altura em que abriu a 24.ª edição da FICABEIRA, Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e da já secular Feira do Mont´Alto, que termina amanhã e que desde sempre arrastou muita gente, ou não fosse este certame considerado por muitos o ponto de encontro dos arganilenses. Integrado nesta quadra festiva, assinala-se hoje o Dia do Município

Nos Paços do Concelho realiza-se hoje a sessão solene comemorativa do Dia do Município, que contempla homenagens a seis individualidades, naturais do concelho que atingiram a cátedra universitária.
A título póstumo vai ser distinguido o Conselheiro Dias Ferreira, de Pombeiro da Beira, professor catedrático de Direito da Universidade de Coimbra e pai da ex-ministra Ferreira Leite e do sportinguista Dias Ferreira , e Aloísio Fernandes Costa. Em vida vão ser ainda consagrados o engenheiro José Eduardo Mendes Ferrão, José Baeta Cardoso do Vale, André Campos Neves e Adelino Abreu Marques.
Em causa uma forma de assinalar o Feriado Municipal em tudo semelhante à do ano transacto, altura em que foram homenageados os industriais, tendo sido atribuídas medalhas de mérito às duas empresas mais antigas do concelho e a uma empresa que se conseguiu afirmar no mercado nacional como empresa de vanguarda.
Como explicou Rui Silva ao nosso Jornal todos os anos as festas do concelho tem uma matriz e um ponto que se realça nessa matriz e no ano passado foram homenageados alguns industriais, referiu o presidente da Câmara Municipal de Arganil enumerando os motivos que levaram a autarquia a seleccionar este número de individualidades para serem alvo de homenagem.

Homenagensa catedráticos jubilados

Em causa estão, em seu entender, pessoas ilustres, personalidades do nosso concelho que se afirmaram na vida cultural e que adquiriram para além do doutoramento e do facto de serem professores o estatuto de jubilado. Sendo assim este ano o Dia do Município é dedicado a esses grandes nomes do concelho de Arganil. Para além disso, entendemos que ao trazer esses nomes, muitos deles certamente desconhecidos dos arganilenses, estamos a reproduzir memórias do concelho de Arganil, sublinhou o autarca acrescentando ainda que Arganil deve na sua história honrar-se das suas memórias e é essa a nossa intenção.
Seja como for as homenagens de hoje tem igualmente por finalidade, segundo o autarca, representar o concelho, dignificando-o. Estaremos sempre a honrar a população de Arganil e ao fim e ao cabo todos os arganilenses, considera o edil socialista.

Motorista de S. Pedro de Alva representa Portugal

O Jovem Motorista 2005 é de S. Pedro de Alva e vai representar Portugal na Suécia, numa competição que vai juntar participantes de vários países. A prova tem lugar nos dias 16 e 17 e Jaime Brito promete dar o melhor.

Jaime Miguel Cordeiro Brito, de S. Pedro de Alva, Penacova, é o ?Jovem Motorista 2005? em Portugal e vai representar o nosso país na Suécia, na competição ?Jovem Motorista Europeu?. O concurso, promovido pela Scania, vai juntar os vencedores de todos os países da União Europeia e ainda da Noruega, Suiça e Turquia.
Depois de uma série de provas a nível nacional, que juntaram jovens motoristas de todo o país, Jaime Brito, da empresa Transportes Rodoviários de Mercadorias Aguieira, de S. Pedro de Alva, consagrou-se vencedor e este mês, orgulhosamente, vai representar o país em Södertälje, na Suécia, nos dias a 16 e 17. Vou representar Portugal e isso já significa muito. Não tenho medo porque também não tenho obrigação, mas certamente que vou dar o meu melhor», disse o Jovem Motorista português. E o melhor na Suécia significa dar o máximo nas provas de perícia na estrada, cumprindo o código, e em parque fazendo manobras, tudo isto com o camião carregado de mercadoria.
Em Portugal Jaime Brito foi sujeito a um primeiro teste, que juntou quase 600 motoristas, dos quais se classificaram 50 que foram, posteriormente divididos em duas provas regionais, cada uma com 25 participantes. Nesta prova o jovem motorista de S. Pedro de Alva mais uma vez saiu bem classificado e juntamente com os restantes 12 classificados (seis de cada regional) e o vencedor da edição de há dois anos participaram na grande final portuguesa, realizada na Companhia das Lezírias, de onde saiu vencedor, e onde os concorrentes foram sujeitos a provas práticas nas quais foi testada a destreza de cada participante relativamente a perícia, manobras, primeiros socorros, técnicas de segurança, normas de transportes de cargas perigosas e condução económica.