segunda-feira, abril 17, 2006

LOUSÃ ? Indústria aerospacial aplicada no combate às chamas



É um sistema revolucionário de combate a incêndios desenvolvido a partir da indústria aerospacial. O equipamento foi apresentado ? e testado ? ontem na Lousã.

Concebida pela empresa alemã AFT ,a nova tecnologia, desenvolvida a partir da indústria aerospacial e posteriormente adoptada para o combate aos fogos, foi ontem apresentada no Centro de Operações e Técnicas Florestais, na Lousã.
O sistema (de extinção através de água micro-pulverizada) recorre à "aerodinâmica avançada e a aplicações da engenharia de fluxos e misturas de água e ar comprimido" o que lhe permite uma primeira intervenção "mais decisiva, mais eficaz e com menos recursos".
Os principais elementos do sistema de extinção AFT são um cilindro de ar, um reservatório líquido (com água e esporífero) e uma pistola (muito semelhante a um extintor). No entanto, as partículas projectadas pelo equipamento criam uma área de superfície cerca de 50 vezes superior à água projectada por uma autobomba convencional, o que resulta num rápido arrefecimento devido à intensa absorção do calor. A névoa assim gerada, por sua vez, expande-se 1.640 vezes, inertizando a atmosfera em torno do fogo.
A tecnologia consegue converter as desvantangens de utilização da água enquanto agente extintor em vantagens. "Para tal, é necessário que as partículas de água tenham o tamanho correcto (100 ? 150 micros), que haja um fluxo constante destas partículas e que sejam projectadas a grande velocidade para o interior das chamas mesmo quando se opera com pressões baixas".
"Operando em baixa pressão e com uma reacção negligível, os sistemas AET proporcionam uma maior segurança ao operador e utilizam menos água que os sistemas convencionais. Paralelamente, a produção de água nebulizada ajuda ao bloqueio do calor radiante, possibilitando ao operador aproximar-se mais facilmente do fogo, e "lava" o ar, aumentando a visibilidade", refere uma nota explicativa da empresa de produção alemã .

Um comentário:

Anônimo disse...

O mafarrico parece que andou a meter cunhas para retirar os blogs que contam as verdades sobre a sua pessoa e que acham que ja ca anda a mais.
será verdade?
Do sapo ja desapareceram 4. Qualquer dia é este. A ver vamos