sábado, abril 22, 2006

MIRANDA DO CORVO - Na chanfana não há outra igual

Durante uma semana, Miranda do Corvo volta a ser " Verdadeira Capital da Chanfana ". A iniciativa gastronómica da Câmara Municipal começa hoje, com 20 restaurantes, aderentes e prolonga-se até 1 de Maio, dia em que a Real Confraria da Cabra Velha realiza o seu terceiro capítulo

Na chanfana não há outra igual diz-se pelo lados de Miranda do Corvo. Para atestar esta máxima, a autarquia promove pelo quarto ano consecutivo a iniciativa.
Neste período, que inclui os feriados do Dia da Liberdade e Dia do Trabalhador, duas dezenas de restaurantes do concelho aceitaram o desafio da organização para promover a chanfana, negalhos e sopa de casamento, os pratos típicos do concelho.
«Miranda do Corvo assumiu este desafio de promoção da cozinha tradicional, uma vez que a invenção da receita da chanfana está associada às freiras do Convento de Semide (uma das freguesias do concelho)», sublinha a autarquia.
A chanfana, também conhecida por carne assada, cozinha-se com vinho tinto tradicionalmente cultivado na freguesia de Lamas, sendo assada em fornos de lenha em caçoilas de barro fabricadas pelos oleiros do Carapinhal.
Por sua vez, a sopa de casamento é um prato à base de couve e pão regado com o molho da chanfana, enquanto os negalhos são confeccionados com as tripas de cabra assadas em vinho tinto.
Reza a lenda que a chanfana surgiu da necessidade das freiras do Convento de Semide preservarem a carne após o abate dos rebanhos na altura das invasões francesas.
Para evitar que os soldados lhes roubassem os rebanhos, as freiras matavam e cozinhavam os animais com vinho, uma vez que tinham envenenado os poços de água para aniquilar o exército francês, sustentam as análises feitas por historiadores.
A chanfana e os pratos associados acabam por estar intimamente relacionados com a olaria do Carapinhal e o vinho de Lamas, demonstrando, segundo a edilidade mirandense, a histórica influência da conjuntura económica e social dos tempos e os recursos naturais do espaço físico de Miranda do Corvo.
Aderiram a esta iniciativa os restaurantes Alhêda-Caracol, Araújo, Colher de Pau, Estação de Sabores, Ferrador, Fika Keto, O Brasileiro, O Careca, O Caniço, O Carpinteiro, O Dino, O Espanhol, O Grelhador, O Telheiro, Paris, Parreirinha, Pedroso, Teia, Varandas do Ceira e Zé Padeiro.
A vertente cultural e desportiva da Capital da Chanfana será também bastante diversificada com a realização de várias actividades ao longo da iniciativa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai é mais que garantido ó Jaime... a de Miranda, além de ser a original, é de facto a melhor !...

ORA TOMA !

Anônimo disse...

O Jaime já não aguenta aquela chanfana.
Já se mija pelas pernas abaixo.
Quem estiver perto dele só tem de por a mão no nariz.
Até mete impressão.
Não me sirvam chanfana com cheiro a bode.