sábado, maio 06, 2006

RAMAL DA LOUSÃ - Viagem em defesa da linha centenária

600 pessoas integram viagem em defesa da linha centenária
Os organizadores de uma viagem ferroviária comemorativa dos 100 anos do Ramal da Lousã, a realizar amanhã na Região Centro, defenderam que deve ser preservada a ligação permanente daquela ferrovia à Linha do Norte

Numa mensagem dirigida aos 600 cidadãos que integram a iniciativa, os promotores da viagem reclamam a manutenção da actual bitola ibérica (distância entre carris), recusando a anunciada substituição pela bitola europeia, que impediria uma ligação directa à Rede Ferroviária Nacional.
O Sistema de Mobilidade do Mondego, apresentado pelo Governo, no dia 7 de Março, prevê a instalação simultânea do "tram-train" na linha Coimbra B - Serpins e na cidade de Coimbra, em 2011, e a passagem da actual via larga para europeia, ou standard
. O tram-train é um comboio eléctrico mais ligeiro do que os veículos convencionais a diesel que circulam actualmente no ramal e que pode andar em linhas urbanas e suburbanas.
O passeio turístico, concebido como um abraço entre as serras da Lousã e da Estrela, constitui a primeira acção comemorativa do centenário do Ramal da Lousã, inaugurado em 16 de Dezembro de 1906.
A Assembleia Municipal da Lousã, por proposta do Bloco de Esquerda, aprovou este ano a criação de uma comissão organizadora de um programa comemorativo da efeméride, em que estão representados os quatro partidos com assento naquele órgão autárquico (BE, CDU, PSD e PS) e a Câmara Municipal, devendo ainda agregar colectividades, a Comissão de Utentes do Ramal e outras organizações cívicas.
No domingo, as seis carruagens que integram a viagem comemorativa, com início na estação da Lousã às 6h00, percorrerão 700 quilómetros, circulando sucessivamente no ramal, Linha do Norte, Linha da Beira Baixa e Linha da Beira Alta, passando por Coimbra, Entroncamento, Abrantes, Vila Velha do Ródão, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Guarda e Vilar Formoso, entre outras localidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que giro deve ser, dar uma voltinha pelas redondezas.