quinta-feira, junho 29, 2006

Centro de Saude - Oliveira do Hospital dá o exemplo

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital avança com primeira equipa de cuidados continuados.

Um projecto pioneiro está a ser dinamizado pelo Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Trata-se de prestar cuidados de saúde ao domicílio, a pessoas com idade avançada e com problemas de mobilidade.
Uma equipa do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está a prestar cuidados de saúde ao domicílio a idosos e pessoas que se encontram em situação dependente. Trata-se da primeira equipa de cuidados continuados de proximidade a ser criada na Sub-Região de Saúde de Coimbra, e tem como objectivo facilitar a vida daqueles que já não podem deslocar-se às unidades de saúde. O projecto foi apresentado ontem durante o seminário ?Novos Desafios, Novas Atitudes?, no âmbito da primeira Expo Social que está a decorrer até ao final desta semana em Oliveira do Hospital. A equipa está no terreno há apenas um mês e é constituída por um médico, um enfermeiro e um técnico de serviço social. O médico Álvaro Luís lembra que o acesso a este tipo de cuidados pode de ser feito através do médico de família, sendo que o mais o importante «é que os casos sejam sinalizados, pelas IPSS?s, pelos vizinhos, pelos familiares, o que importa é a sinalização», garante. Para poderem usufruir dos cuidados, os utentes serão sujeitos a uma avaliação, que no caso concreto, passa por uma visita domiciliária da equipa multidisciplinar, no intuito de «avaliarmos as necessidades sociais e ao nível de saúde e elaborarmos um plano para essa pessoa/ família».
Para já este serviço é assegurado aos utentes de forma gratuita, e destina-se àquelas pessoas que já não têm autonomia no domicílio para se deslocarem até aos serviços de saúde locais. «Será mais para o idoso ou para aquelas pessoas que têm doenças limitantes/ doenças crónicas» e embora não seja esta a vocação dos cuidados continuados, estes poderão também abarcar algumas situações terminais, com cuidados paliativos.A funcionar há um mês, a equipa de cuidados integrados continuados de Oliveira do Hospital tem já cinco casos, mas existe um levantamento de outras situações, feito pela Rede Social do concelho. O objectivo é que os utentes possam ter a maior autonomia possível dentro das suas limitações, ajudando-os ao mesmo tempo a aumentar a sua qualidade de vida.

É realmente isto que o presidente de Poiares devia procurar e dar aos seus velhinhos municipes.
Em vez de andar para aí a berrar como um capado e de andar a deitar lagrimas de crocodilo...que se reveja em Oliveira do Hospital.
Aí sim, há interioridade e ninguem chora lagrimas de crocodilo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Em vez de irem fazer figura de parvos para o Governo Civil de Coimbra, os Poiarenses deviam era mandar o seu presidente ir tomar banho para enxugar as lagrimas e deixar de cheirar mal.
É uma figura que cheira mal e desde muito novo.
Ao menos que aprenda com o Presidente de Oliveira do Hospital.
Ponham os medicos, as enfermeiras,m as assistentes sociais e o pessoal que estava afecto no SAP, a ir pelas aldeias apoiar e prevenir as doenças dos nossos velhinhos e acamados.
Isso sim. Isso é que era obra e coragem.
Agora andar por aí a berrar e a gastar dinheiro com manifestações desordeiras, isso devia acabar.
com medo que lhe comecem a mijar pros sapatos, só lhe resta berrar.

Anônimo disse...

existem algumas coisas que compreendo... é de facto muito dificil a essa cambada de murcões mentirosos e cheios de um ódio de morte sair à rua! Porra, já lá vão mais de três décadas e ainda não houve um tipo que tivesse o mínimo de competência para ganhar ao homem!!! É obra!!!

Sabem porquê? É que esse tipo eleito democraticamente há mais de trinta anos continua a lutar pelos interesses daqueles que votam nele, a MAIORIA dos poiarenses. Para a minoria é de facto muito difícil compreender isso, aceita-se... mas já que atravessámos uma fase em que só se falava de futebol e de fair-play tenham o mínimo de humildade! Reconheçam apenas que aquilo que está em jogo é o interesse das populações... basta isso...

Mas também não deixa de ser curioso que suas santidades, "mensageiros da desgraça" tenham lá estado nessa manif... terá sido para aprender como é que se defende o povo de Vila Nova de Poiares? Ou acto de reconhecimento da competência deste autarca? eh eh eh

E já agora, para a sarita:
Antes de falar informe-se... para já não conhece a realidade do concelho, e depois escusava de fazer figura de "tonta". (e fugi)

Anônimo disse...

Este anonimo ate deve ser mesmo um rapaz corajoso. Se calhar ate é pago para ser defensor oficioso do mija na escada.
Ja o velhinho Salazar tinha assim uma cafila atras dele para o defender.So que Salazar era de outra cepa, era culto e impunha-se pela sua sabedoria e categoria.A cafila que o rodeava e aconselhava é que era uma chatice. Como esta cafila que rodeia o autarca renovador e redentor...ehehehhe.
beijinhos da Sarita.
E por falares em murcões, não ves que o teu apoderado tem ar e aspecto de murcão como o Emplastro.

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »