sexta-feira, março 31, 2006

Concelhias Socialistas - Renovação em 70 por cento das concelhias

Doze das 17 presidências das comissões políticas concelhias do PS no distrito de Coimbra acabam de mudar de mãos (a 13 delas concorreu apenas uma lista), tendo sido reconduzidos Luís Vilar (Coimbra), Rui Crisóstomo (Cantanhede), Nuno Moita (Condeixa-a-Nova), José Cabeças (Góis) e Licínio Palhavã (Mira).

Em nove dos 11 concelhos cujas câmaras foram conquistas pelo PSD há novos líderes locais do PS, tendo sido reeleitos Rui Crisóstomo (Cantanhede) e Luís Vilar (Coimbra). Em Arganil e Montemor-o-Velho, onde havia duas listas, triunfaram Eugénio Fróis e Emílio Torrão, respectivamente, e na Figueira da Foz (três candidaturas) a vitória coube a António João Paredes.
Eugénio Fróis sucedeu a Mário Vale (apoiante de outro candidato, Dúlio Pimenta), Emílio Torrão a Albertina Jorge (que se recandidatou) e António Paredes a Victor Cunha (presumivelmente apoiante de Rui Carvalheiro).
Os outros novos líderes eleitos são Luís Antunes (Lousã), Mário Lopes Cardoso (Miranda do Corvo), Francisco Rolo (Oliveira do Hospital), Eliana Pinto (Pampilhosa da Serra), Pedro Coimbra (Penacova), Luís Filipe (Penela), Luís Miguel Subtil (Poiares), Mário Jorge Nunes (Soure) e José Vieira (Tábua).
Das 12 presidências que mudaram de mãos nove correspondem a concelhos cujas câmara municipais foram conquistadas pelo PSD. Dos seis municípios onde o PS desfruta de maioria nas câmaras em três ? Lousã, Soure e Tábua ? houve renovação e noutros três ? Condeixa-a-Nova, Góis e Mira ? reconduções.
Embora seja impróprio projectar um decalque dos sufrágios das comissões concelhias para a eleição de delegados ao Congresso distrital e para a escolha do presidente da Federação, Victor Baptista parte reconfortado para o processo em que aspira à recondução.
A vitória robusta de António João Paredes na Figueira da Foz, a cuja Câmara Luís Marinho esteve na iminência de se candidatar, foi particularmente estimulante para o líder cessante da Federação de Coimbra do PS.

Para os Homens, com conhecimento às Senhoras

Para os Homens, com conhecimento às Senhoras.

 
Solução final

Se a sua mulher engordou ?
Calma ! tenho a solução:
Faça-a andar 5 km de manhã e outros 5 km à tarde...

No fim de uma semana, ela já estará a uns 70 kms de distância

S. Pedro de Alva - EB-2,3 comemora 10 anos

A Escola Básica 2,3 de S. Pedro de Alva no concelho de Penacova,comemora, hoje e amanhã, 10 anos de existência, com um programa de índole cultural, festas e convívios. A ocasião inclui o descerramento de uma lápide
A passagem da primeira década de vida deste estabelecimento vai agora ser comemorada em dois dias de festa, que pretendem, também, juntar actuais e antigos agentes educativos, não faltando o descerramento de uma placa alusiva.
De acordo com Adélia Marques, presidente do Conselho Executivo desde 1997, o primeiro ano de funcionamento foi complicado porque a escola abriu sem estar acabada, sendo de recordar que a comissão instaladora teve que pôr o estabelecimento a funcionar sem telefone, cantina, sala de reuniões ou bar. Nesta altura tudo teve de ser improvisado e as próprias refeições vinham do restaurante Casimiro, no Silveirinho, em grandes panelas.
Neste momento com 183 alunos, a EB 2,3 de S. Pedro de Alva cumpre o seu papel, atraindo estudantes não só do concelho, que assim não são obrigados a rumar a Penacova todos os dias, como também de algumas localidades pertencentes a Arganil, que preferem pagar o próprio transporte.
Amanhã, sábado, é descerrada uma lápide comemorativa do 10.º aniversário, que na realidade já ocorreu há uns meses atrás, seguindo-se um almoço onde participam antigos alunos, professores e funcionários, havendo já à volta de 80 inscritos.
O momento musical vai ser proporcionado pelo Grupo de Música Tradicional do Coro de Professores de Coimbra.

Agrupamento também perde escolas

Actualmente, falando em termos de agrupamento, a Escola de S. Pedro de Alva tem cerca de 400 alunos, distribuídos por dois jardins-de-infância, sete escolas do 1.º Ciclo e pela EB 2,3.
Com as medidas decididas pelo Ministério da Educação de encerrar alguns estabelecimentos de ensino, a realidade irá mudar substancialmente, revelando Adélia Marques que irão encerrar as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Laborins, Paredes, S. Paio do Mondego e Vale da Vinha, assim como o jardim-de-infância de S. Paio.
Desta forma, o Agrupamento de Escola de S. Pedro de Alva será apenas constituído pelos três estabelecimentos da sede de freguesia (jardim-de-infância, 1.º Ciclo e EB 2,3), a que se somam as escolas primárias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego.

Eleições Sucessivas - agitam as hostes do PSD/Coimbra

A indisponibilidade do presidente da Câmara de Coimbra para se recandidatar está a agitar as hostes social-democratas em vésperas da escolha dos delegados ao próximo Congresso do PSD e da eleição da Comissão Política local.

Apesar de Carlos Encarnação ter anunciado em 2003 a indisponibilidade para concorrer a um eventual terceiro mandato é agora que o eco da mensagem começa a fazer sentir os seus efeitos. A eles não será alheio, inclusivamente, o rumor de que o autarca poderá rumar a Bruxelas antes do termo do mandato. Ainda que de um rumor se trate, aparentemente, a sua origem deverá estar associada à circunstância de ser expectável que Carlos Encarnação aspire a fazer parte do elenco de candidatos a deputados ao Parlamento Europeu.
Com este pano de fundo e face ao desejo de Horácio Pina Prata em perfilar-se para a presidência da Câmara, em 2009, apoiado pela coligação "Por Coimbra", já há movimentações no PSD em ordem à constituição de diversas grelhas de partida.Os social-democratas serão chamados, em breve, a eleger directamente (pela primeira vez) o respectivo líder, bem como os delegados ao Congresso convocado para a segunda quinzena de Maio;
dentro de três meses deverão escolher o presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra (CPCC) e no Outono haverá sufrágio para a Comissão Política Distrital (CPD). A 5 de Abril (quarta-feira) deverá reunir-se o plenário de militantes do concelho de Coimbra.
Para potenciais opositores internos de Pina Prata fala-se de Pedro Saraiva (anterior presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro) e de José Manuel Canavarro (ex-secretário de Estado).
Com Nuno Freitas (antigo vogal da Comissão Política Nacional do PSD e ex-vereador) em fase de «travessia do deserto», cabe a Fernando Pedro Baptista e a João Paulo Craveiro, a par de Canavarro e Saraiva, o protagonismo em matéria de oposição à facção de que são expoentes António Maló de Abreu (líder da bancada da coligação ?Por Coimbra? na Assembleia Municipal) e Pina Prata.
José Manuel Canavarro é tido como provável candidato a sucessor de Marcelo Nuno na liderança da CPCC, podendo ter como opositor o actual presidente do plenário de militantes, Jorge Antunes (com o apoio de Maló de Abreu e Pina Prata). Nuno Encarnação, vice-presidente da CPCC cessante, deverá figurar na eventual lista de Canavarro.
Jaime Soares seria, em princípio, candidato a terceiro mandato como líder da Comissão Política Distrital, mas Paulo Pereira Coelho (antigo vice-presidente da Comissão Política Nacional) está inclinado a regressar ao comando da CPD e, perante este cenário, é provável que o presidente da Câmara de Poiares se veja obrigado a desistir em prol de um militante mais importante.
Caso haja oposição a Coelho, vereador da Câmara da Figueira da Foz em rota de colisão com o presidente, fontes partidárias apontam como alternativa a líder da Câmara de Miranda do Corvo, Fátima Ramos.

quinta-feira, março 30, 2006

LOUSÃ - Livros e papel fazem da Lousã a capital

Arranca hoje a sétima edição da Lousã, Capital do Papel e do Livro que vai decorrer até 2 de Abril. O evento quer sublinhar o a importância do papel e do livro no passado e no presente do concelho

Várias iniciativas marcam hoje o arranque do evento , com destaque para o lançamento do livro ?Poemas de Amor?, do Grupo Concelhio de Bibliotecas, e a presença da escritora Maria de Jesus Laranjeira Ralha, na parte da tarde.
O certame, que decorre no Parque Municipal de Exposições, antes do período de férias da Páscoa, pretende incentivar os padrinhos a oferecerem livros aos afilhados nesta quadra, segundo fonte da autarquia, responsável pela organização.
A presença de escritores ea exibição de peças teatrais relativas ao evento vão ser uma constante ao longo da Lousã, Capital do Papel e do Livro?.
O evento prossegue no sábado à tarde, pelas 15h30m, com a presença da escritora e actriz Margarida Vila-Nova, da telenovela Mundo Meu, transmitida diariamente pela TVI.
A partir das 21h30 o escritor Manuel da Silva (mais conhecido por Manuel Pancha) lança o livro "A família é o cerne da questão".
O certamente encerra no próximo domingo com a presença do escritor Jacinto Lucas Pires.Diversas actividades, entre exposições e presença de escritores, e empresas ligadas à indústria do papel irão promover a história e riqueza patrimonial do concelho da Lousã.
O certame coloca em evidência todos os aspectos relacionados com a floresta, desde a produção, gestão e exploração florestal, prevenção e combate a incêndios, produção artesanal e fabril de papel, reutilização e reciclagem e impressão no papel.
Paralelamente vai decorre uma exposição de jornais escolares no piso superior do Parque Municipal de Exposições, com a finalidade de mostrar o trabalho de diversos estabelecimentos de ensino.

Em exposição vão estar 65 publicações escolares dos agrupamentos de Lousã, Condeixa-a-Nova, Pampilhosa da Serra, Vila Nova de Poiares, Góis, Arganil, Taveiro, Coimbra, Cantanhede, Tábua, Soure, Mira, Penela, São Pedro de Alva, Ervedal da Beira.
O fabrico do papel no concelho da Lousã remonta a finais do século XVII.
Entre 1710 e 1715 terá sido instalado engenho do papel no Penedo, mas a data real de abertura poderá ter sido anterior visto que existem documentos de 1698 nos quais se refere a Fábrica da Lousã.
O próprio brasão do município faz referência a esta indústria, através de um engenho que evoca a antiga fábrica de papel e um ribeiro que simboliza a água utilizada .
O desenvolvimento desta indústria e de outras a ela associadas são justificadas pela proximidade a Coimbra que era um importante mercado consumidor de papel.

sexta-feira, março 24, 2006

MIRANDA DO CORVO - Observatório Astronómico promove sessão experimental

O Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis, em Miranda do Corvo, construído pela Junta de Freguesia de Vila Nova, promove hoje a primeira sessão experimental para alunos da Escola José Falcão, com uma palestra sobre natureza.
O presidente da Junta de Vila Nova, José Godinho, explicou que a sessão será constituída por uma palestra sobre a problemática dos incêndios, plantação de árvores e atelier de pintura e escrita sobre a transição do Inverno para a Primavera (equinócio), destinada aos alunos da Escola José Falcão de Miranda do Corvo.

A iniciativa integra-se nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, sendo promovida em conjunto com o Núcleo do Estágio de Geografia e do Clube Planeta do estabelecimento escolar.
O Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis situa-se no maciço Serra da Lousã, numa das extremidades do concelho de Miranda do Corvo, junto ao Parque Eólico de Vila Nova, um dos maiores do país em potência instalada, que se encontra a funcionar desde Julho de 2004.
Segundo José Godinho, este empreendimento constitui uma oportunidade de diversificar a oferta de actividades de natureza e científica ou de simples lazer, num local de reconhecido valor paisagístico mas ainda pouco conhecido do grande público.

Para além da sala de observação, que integra a maior cúpula nacional em observatórios, com um telescópio permanente (que ainda não está instalado), o edifício é ainda constituído por um anfiteatro e uma sala multimédia.
Este empreendimento não envolve verbas da Junta, resultando de um conjunto de boas vontades financeiras e logísticas, no âmbito da construção do parque eólico de Vila Nova, inaugurado em 2004, explicou o autarca da freguesia.
A proximidade do Parque Eólico e de uma área de Sítio da Rede Natura são factores importantes em termos pedagógicos e de educação ambiental para a população escolar de Miranda do Corvo e dos concelhos do distrito de Coimbra.
O objectivo da Junta de Freguesia, segundo o seu presidente, é colocar este equipamento ao serviço da comunidade estudantil, científica e da população».

Para dinamizar o observatório, a Junta de Vila Nova conta com o apoio do Programa Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, Centro Ciência Viva de Constância e Parque de Astronomia e Fábrica da Ciência e Astronomia de Aveiro.

terça-feira, março 21, 2006

LOUSÃ - I Festival Gastronómico

Caça e pesca aguardam pelos visitantes
Quem quiser saborear uma truta assada com toucinho e aferventado, uma cataplana de javali ou uma caldeirada de veado, acompanhado de uns crepes com beirão ou da famosa tigelada terá de se deslocar à Lousã entre 24 de Março e 2 de Abril, por ocasião do primeiro Festival Gastronómico de Caça e Pesca que envolve 10 restaurantes do concelho

Foi ontem apresentado no Hotel Meliá da Lousã o primeiro Festival de Caça e Pesca do concelho, que irá decorrer de 24 de Março a 2 de Abril, com a participação de 10 restaurantes.
Este não é um evento avulso da autarquia, mas faz parte de um caminho que temos trilhado no turismo com a realização de iniciativas e concretização de obras neste sector, disse ontem o presidente da Câmara, Fernando Carvalho.
Segundo o autarca, este festival faz todo o sentido, na medida em que a Lousã tem licenciadas áreas de caça e pesca municipal de grande significado.
«A caça e pesca são recursos à nossa disposição, que nos cabe aproveitar e gerir, articulando-se os saberes que nos foram legados com as exigências das actuais gerações
Tudo está dependente dos estudos técnicos da Direcção-Geral das Florestas, Jorge Cosme, representante do governador civil de Coimbra, salientou a importância da gastronomia na área do turismo, pela capacidade de atrair visitantes, elogiando as capacidades de organização de eventos da Câmara da Lousã.
A iniciativa gastronómica, com início marcado para sexta-feira, conta com a participação dos restaurantes ?A Cave?, ?O Burgo?, ?Nurnberg?, ?O Botânico?, ?A Viscondessa?, ?Tó dos Frangos?, ?Casa Velha?, ?Copa?, ?Café Lousanense? e ?Ti Lena?, cada um apresentando um «menu» diferenciado, com pratos confeccionados à base de caça e peixe.
Truta, boga, coelho, lebre, veado, javali, chanfana, faisão e cabrito são algumas das espécies que os visitantes poderão saborear, cozinhadas de diversas formas e com vários acompanhamentos, sem esquecer a doçaria com os pudins de mel e castanhas, migas de abóboras, tigelada.
Segundo o autarca, ao levar a cabo esta iniciativa a Câmara está a dar continuidade a um projecto que se começou a delinear nos inícios da década de 90, com a recuperação e promoção das tradições, do artesanato, da gastronomia, do território e da paisagem.

domingo, março 19, 2006

Confraria do Peixe do Rio - uma realidade

E pronto..., já está feito!!!!
Os politicos finalmente não entram nisto!!!
Uma iniciativa que em principio é abusivamente assumida pelas Câmaras e as suas secções de Turismo, vem pela mão de vários municipes dos concelhos de Poiares , Arganil e Penacova.
E agora não venham dizer que os actuais Presidentes de Câmara foram ultrapassados numa iniciativa que é inédita em todo o vale do Rio Alva e a que a eles já não lhes coube.
Estranha-se, muito estranho, que durante tantos anos de governações os autarcas destes concelhos não tivessem tal ideia.
Criaram-se as Confrarias da Chanfana em Poiares, da Lampreia em Penacova e agora a do Bucho em Arganil.
Fica bem então que em Poiares, Arganil e Penacova se crie uma Confraria na bacia hidrografica do Mondego-Alva em que não tenham que ser os Presidentes das Câmaras a auto intitularem-se de Confrades-Mor.
Haja Deus.

Uma vergonha para POIARES

FEDERAÇÃO - Bombeiros pedem inquérito urgente e a ANBP alerta para a bagunça que se verifica no Distrito de Coimbra

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) pediu ontem um inquérito com carácter de extrema urgência ao Comando Distrital do Serviço Nacional de Bombeiros porque já ninguem lhes passa cartão nenhum.
Houve por lá uns Comandantes manipulados,três comandantes de Zona Operacional e o Comandante de Sector Operacional Distrital de Coimbra, a quem consideram o manipulador.Este ainda continua a invocar que alguem está a mentir ao povo do distrito de Coimbra e aos portugueses.Até parece uma tirada de político a favor dos desgraçadinhos.
Este intitulado Comandante agora quer um desmentido público por parte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil se não no verão irá fazer greve aos fogos.
Com isto é capaz de justificar porque é que dos 42.000 bombeiros quando ha fogo a serio aparecem no maximo 4.000. Onde andarão os outros 38.000 subsidiados?

A direcção da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais reuniu-se ontem em Lisboa para avaliar o actual momento que se vive no sector. No final do encontro, a ANBP exigiu que o ministro da Administração Interna, António Costa, tome uma posição pública sobre o que considera ser uma verdadeira bagunça e vergonha nos bombeiros e na protecção civil.
Refere a ANBP que a contestação em relação à nomeação de militares para comandantes distritais de operações de socorro restringe?se, actualmente, ao distrito de Coimbra. Curiosamente é o presidente da Federação de Bombeiros Voluntários do distrito de Coimbra e representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses.Em suma, parece que é obra daquele que aparece a gaguejar na televisão e que continua a insinuar que so sabe apagar fogos quem andou com o ramo de pinheiro às costas. Ah grande País do 3º mundo.
A Associação e consequentemente todos os bombeiros profissionais, dizem não se rever nestas tomadas de posição.
Por essa razão, exigem que o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil tome medidas urgentes e que sejam responsabilizados aqueles que, sendo comandantes, não respeitam as regras, a disciplina e a lei.
É altura de acabar com os arruaceiros.

GOIS - Pescador encontrado morto junto ao rio Ceira

Um pescador desportivo morreu ontem, junto ao rio Ceira, perto da localidade da Cabreira, concelho de Góis. O homem andava a pescar com colegas e as causas da morte não estão ainda apuradas.
De acordo com o segundo comandante dos Bomb.Voluntários de Góis, o homem foi encontrado na zona do campo de tiro da Cabreira, à beira rio e sobre umas pedras, pelo que não se pode falar de afogamento. Segundo este responsável da corporação de Góis, a morte do homem poderá estar relacionada com uma possível pancada na cabeça, já que, depois de recolhido, os bombeiros detectaram no indivíduo um golpe na testa.
Segundo informações do segundo comandante, pelo menos três pescadores andariam na companhia da vítima mortal, e foi um desses homens que, às 14h15, deu o alerta aos bombeiros, depois de ter subido a encosta onde se encontravam e dirigido até à povoação mais próxima, a Cabreira.
Os homens andavam, numa zona concessionada de pesca à truta, mas não numa zona de excelência.
De tal forma que foi necessária a ajuda de um helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), estacionado na base de Santa Comba Dão, para resgatar o pescador para uma zona acessível à ambulância. O homem era natural da zona de Casal de Cambra, Viseu, e, segundo informações colhidas no local, seria um pescador habitual na pesca à truta na zona.
Para o local, os bombeiros fizeram deslocar uma ambulância, duas viaturas de comando e material de espeleologia para o resgate que não viria a ser utilizado devido à intervenção do helicóptero.

sábado, março 18, 2006

Bombeiros fazem ameaças - Pobre País

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) deverá decidir, no próximo dia 20 de Maio - quatro dias depois de iniciada a Fase Bravo dos incêndios florestais -, se os bombeiros vão participar em acções de combate fora das respectivas áreas de actuação. Se a medida for aprovada num congresso extraordinário anunciado ontem e realmente concretizada, muitas corporações poderão não sair da sua freguesia ou do seu município, deixando sem apoio fogos que por vezes mobilizam corpos de bombeiros de vários distritos do país inteiro. A não ser que sejam activados os planos de emergência municipal, distrital e nacional.

Anunciada após uma reunião do Conselho Nacional da LBP, a medida é um desafio ao Governo que o Ministério da Administração Interna declinou comentar.
Reclamando a extinção do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, com o regresso a um organismo autónomo para os bombeiros e a passagem da protecção civil para a esfera da Defesa,Duarte Caldeira declarou, que o SNBPC (criado em 2003) envolve mais custos e mais pessoas do que o anterior sistema.
Ao mesmo tempo e com tantos Bombeiros, a área ardida não baixou, os investimentos na protecção e socorro diminuíram e verifica-se instabilidade legislativa (várias alterações na lei orgânica) e instabilidade orgânica (vários presidentes).

Numa aldeia de Poiares - Carlos Couceiro mereceu





CASA DA ACADÉMICA EM LISBOA - Homenagem muito sentida.
O ex-jogador Carlos Couceiro, foi esta quinta-feira homenageado pela Casa da Académica em Lisboa.
Carlos Couceiro não há muitos anos deslocava-se a uma aldeia do concelho de Poiares onde passou alguns fins de semana em casa de colegas amigos.
Carlos Couceiro é pai do corredor de automoveis Pedro Couceiroe é tambem tio de José Couceiro (actual treinador do Belenenses) foi um dos homenageados da noite. Membro dos grupos de fados "Porta Férrea" e "Serenata de Coimbra", o Engº Carlos Couceiro passou pelo circo, foi guitarrista, poeta e jogador de futebol, entre muitas outras qualidades. Aliás, no futebol era um habilidoso nato. Se fosse agora, estaria no Chelsea, referiu Almeida Santos.
Foi uma pessoa que nunca desiludiu.
Aliás, coube a Almeida Santos a entrega da placa de homenagem da casa lisboeta e que antecedeu um momento de poesia, por parte de Carlos Carranca, uma serenata através do grupo Serenata de Coimbra e onde participou o antigo médico da selecção nacional Augusto Camacho

quinta-feira, março 16, 2006

Resíduos Urbanos ? ERSUC lança campanha para aumentar recolha de embalagens

Em 2005, a ERSUC alcançou as metas estabelecidas para o vidro e o papel. Quer agora atingir as 2400 toneladas de embalagens com apoio de um concurso.

A Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC) apresentou, ontem, uma campanha que visa sensibilizar a população a separar mais embalagens e latas, o tipo de resíduos urbanos cuja quantidade recolhida tem ficado aquém da meta estabelecida pela União Europeia, ao contrário do que acontece com o vidro e o papel e cartão recolhidos, que, em 2005, aumentaram, respectivamente, nove e 45 por cento em relação a 2004.
Para tal, foi ontem lançado o concurso "Onde está o plástico? E as latas?", destinado ao público escolar e através do qual a ERSUC pretende alcançar, até ao próximo mês de Novembro, as 2400 toneladas de embalagens e latas recolhidas nos ecopontos e destinadas a reciclagem. O objectivo é sensibilizar as pessoas para que procurem mais o ecoponto amarelo, explicou o presidente do conselho de administração da ERSUC, Alberto Santos, que ontem fez o balanço da recolha selectiva realizada durante o ano passado.
O desafio procura também responder ao nome escolhido para o concurso. Isto porque, de acordo com Alberto Santos, não são depositados naquele ecoponto embalagens de produtos de consumo corrente. Faltam garrafas de água, embalagens de detergente, latas de cerveja, de coca?cola ou de laca.
Estranho essas faltas, afirmou Alberto Santos.

Como não podia deixar de ser, nas aldeias de Poiares não ha Ecopontos Amarelos.
Porque será? Falta de dinheiro? Falta de chá? ou falta de berço?

Que descaramento.Uma vergonha de Presidentes.


O intitulado Presidente da CAP diz que Jaime Silva "é um vigarista" por não cumprir contratos.
Não é so este Presidente que é arrogante e insolente.Há mais.
Estes Confederações e Associações são piores que uma seita religiosa.
Duas centenas de agricultores pediram demissão do ministro
O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, disse ontem em Coimbra, durante o protesto dos agricultores do Baixo Mondego e Gândaras, que o ministro da Agricultura é um "vigarista" por não cumprir o que acordara.

Não ha duvida que é uma desfaçatez um individuo que nunca fez nada na vida, aparecer agora a pedir dinheiro para os outros.

Como em Poiares não ha agricultura nenhuma nem projectos propostos ou incentivados ou estudados pela autarquia, esta situação passou despercebida.

quarta-feira, março 08, 2006

GOIS - José Girão Vitorino - Sentimo-nos marginalizados



Entrou para a presidência da Câmara de Góis substituindo José Cabeças e desde então nunca mais largou o cargo. José Girão Vitorino, agora no seu segundo mandato, luta contra factores negativos no seu concelho, comuns à maioria dos municípios do interior - o envelhecimento da população e a desertificação. Aposta por isso nos pólos industriais e no apoio às IPSS?s como forma de promover a fixação de jovens e continua na sua luta incessante por melhores acessibilidades. Na política as coisas também não estão bem ? a relação com a Comissão Política Concelhia e com José Cabeças não é boa e por isso a guerra continua.

Sinto que nunca tivemos da parte do Governo um olhar para o interior e sentimo-nos completamente marginalizados. Em 25 anos de autarca, a nossa luta foi sempre pela melhoria das acessibilidades e nunca fomos contemplados. Nota-se no mapa da região que Góis está completamente desprotegido e sem acessibilidades e não podemos pensar num futuro melhor para Góis sem acessibilidades. Defendo uma boa rectificação à EN342. Neste momento aquilo que precisávamos era uma estrada nova entre a Lousã e Arganil.
Estamos fartos de lutar, fartos de promessas, mas nunca se concretizou nada. Prometerem-nos uma boa estrada de ligação entre o IC8 e o IP3, a que chamavam a estrada do Pinhal, e aquilo a que assistimos foi que transformaram as estradas nacionais do concelho de Góis, em especial a EN2, numa estrada municipal. Ora isto vem trazer muitos encargos à autarquia. A estrada está a precisar de um novo tapete e é impossível às Câmaras de Góis e Poiares esse arranjo. Vem ainda penalizar ainda mais o pequeno orçamento da autarquia de Góis. Sozinhos temos muito pouca força, por isso trabalhamos a este nível em parceria com as autarquias de Arganil, Lousã, Pampilhosa da Serra e Miranda do Corvo. Estes concelhos têm estado unidos para o arranjo não só da 342, mas também para que esta zona tenha uma estrada em condições para o desenvolvimento dos concelhos.
? Queremos uma nova acessibilidade desde a Lousã até Arganil e Coja. É o sonho desta região.
? Não têm resposta para nos dar. Todos dizem que tem de se olhar para o interior mas tudo continua na mesma. No litoral continuam a fazer-se auto-estradas, quase paralelas umas às outras e o interior continua esquecido. A desertificação é cada vez maior e o Governo em vez de ajudar os pequenos municípios está cada vez mais a atrofiá-los e a fazer com que as pessoas abandonem o interior. Só nós é completamente impossível invertermos as situações ? tentamos dar uma rede viária, tentamos dar água em quantidade, rede de saneamento, mas se não houver apoio da administração central na parte do ensino, saúde, segurança social então vale mais, como se costuma dizer, fechar a porta.

terça-feira, março 07, 2006

Bombeiros querem Guerra - querem campo de treino no distrito

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) quer avançar com a construção de um campo de treino e já solicitou apoio ao Governo Civil, a quem também propôs um protocolo de formação. Ameaça recorrer ao sector privado para concretizar o desejo do seu presidente demissionario.

Os bombeiros do distrito querem treinar regularmente as variadas situações com que se deparam no dia-a-dia e, para o efeito, desejam ver construído um local específico para o efeito. A ideia ainda se encontra numa fase embrionária, mas já foram encetados alguns contactos, nomeadamente com o governador civil de Coimbra. O encontro com Henrique Fernandes decorreu no final da semana passada e nele foi ainda discutida a possibilidade de se estabelecer um protocolo de formação.
O presidente da FBDC, o bombeiro Jaime Soares, adiantou que o projecto já está idealizado, faltando apenas o dinheiro necessario. Os bombeiros vivem numa situação de sufoco .
Jaime Soares relembra que nesta actividade, o treino é fundamental e admite que um dos caminhos para a concretização do projecto poderá passar pela iniciativa privada. Poderá ser criada uma estrutura autónoma, com o apoio dos empresários privados, através da Lei do Mecenato.

Comandantes demissionários

Entretanto, no encontro da última semana com Henrique Fernandes, a FBDC reafirmou a recusa de ser comandada por um militar, neste caso da GNR, situação que levou o bombeiro Jaime Soares, enquanto comandante de Sector Operacional Distrital, a pedir a demissão, tal como os comandantes de Zona Operacional.

Ate que enfim que pediu a demissão de um lugar, o qual já devia ter sido feito há muito. Não se pode pactuar ja com gente velha, caduca e ultrapassada. Esta FBDC assim comandada em nada serve os interesses do distrito e até piora o serviço que devia prestar. Em equipa que trabalha mal deve ser logo corrida. Nem ha que esperar por qualquer posição do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
Henrique Fernandes, Governador Civil não quis comentar o teor do encontro com os responsáveis da FBDC, argumentando que não tinha sido o Governo Civil a solicitar a reunião. Informou, apenas, que os bombeiros do distrito ficaram encarregues de lhe enviar um memorando sobre as suas preocupações.

segunda-feira, março 06, 2006

POIARES - ADIP aposta na criação de um centro nocturno

A Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP) está a festejar 10 anos de vida, um momento para fazer um balanço do trabalho desenvolvido e sonhar com novos projectos. O próximo passo será um centro de acolhimento nocturno para idosos.

Uma oportunidade para reunir, na passada sexta-feira, um grupo de amigos e alguns convidados, num jantar de confraternização, que serviu, também, para fazer um balanço do trabalho desenvolvido, homenagear os funcionários mais antigos da instituição, sem esquecer a recolha de fundos, necessários para dar resposta a algumas das muitas necessidades que a instituição enfrenta.
Francamente positiva foi a presença de Mário Ruivo, responsável da Segurança Social, que levou a boa nova a Madalena Carrito, presidente da direcção da ADIP.
Uma boa nova que passa pela possibilidade da instituição vir a receber, a curto prazo, uma verba de cerca de 63 mil euros, dinheiro de que a associação precisa ?como pão para a boca?, no sentido de satisfazer os seus compromissos com o empreiteiro, responsável pela construção do novo edifício. Estas verbas, explicou Madalena Carrito, resultam da cabimentação em PIDDAC, mas o seu valor tem sido de tal forma residual que, apesar da ADIP andar há cerca de cinco anos a receber migalhas, ainda teria que esperar mais outro tanto para completar o total das verbas, quando a obra está em fase de conclusão. De acordo com Mário Ruivo, o entendimento do ministro socialista será favorável a esta fórmula, o que significa que a ADIP irá receber, a breve trecho esta verba. Sobre a actividade desenvolvida ao longo desta 10 anos, Madalena Carrito tem a satisfação de quem deu o seu melhor e a exigência de quem quer sempre mais.
Ao fim de 10 anos, a associação percorreu um longo caminho e hoje presta, de acordo com Madalena Carrito, apoio a cerca de uma centena de idosos e cerca de centena e meia de crianças, nas suas várias valências. Valências que, sublinha, «não estão todas ?cobertas? com acordo com a Segurança Social e, por isso, são sustentadas pela ADIP. Uma situação que leva Madalena Carrito a desabafar, afirmando que «são instituições como a ADIP que se substituem ao Estado e, muitas vezes, às próprias famílias no apoio que garantem aos mais desprotegidos, nomeadamente aos mais velhos e às crianças.

domingo, março 05, 2006

ARGANIL - Carlos Gama é o novo comandante dos Bombeiros de Arganil

A situação de interinidade vivida há cerca de um ano no comando dos Bombeiros Voluntários Argus de Arganil, assegurado pelo 2.º comandante, António Pinheiro, em virtude da passagem para o Quadro de Honra do comandante Eduardo Ventura, está ultrapassada, com a entrada de Carlos Gama para comandar este corpo activo de bombeiros

A cerimónia de tomada de posse decorreu na passada sexta-feira à noite, no salão nobre da associação dos bombeiros. Segundo o comandante do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, quando me apresentaram o seu curriculum não tive dúvidas que seria homologado de imediato, para além do mais, este responsável já conhecia Gama do incêndio que deflagrou no Verão no Piódão, momento em que teve possibilidade de reconhecer a sua capacidade, dado o apoio que nos deu.
O dirigente enfatizou ainda que Carlos Gama vai substituir um grande homem, não só de Arganil mas de todo o distrito, por isso, reconheceu, a tarefa não será fácil. Porém ressalvou, contará, certamente, com a ajuda do 2.º comandante, António Pinheiro, e do comandante adjunto, José Manuel Fernandes, bem como do comandante do Quadro de Honra, Eduardo Ventura, do qual poderá retirar bons ensinamentos.

sábado, março 04, 2006

LOUSÃ - Reestruturação da GNR com repercussões na Brigada 5

O novo comandante da Brigada Territorial 5 da GNR, major-general João Peixoto Apolónia, anunciou como prioridades o aprofundamento da investigação criminal, a formação dos Grupos de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) e a constituição dos Serviços de Protecção da Natureza nos 23 destacamentos daquela Brigada

Ao tomar ontem posse do cargo de comandante da Brigada Territorial 5 da GNR, sedeada em Coimbra, o major-general João Manuel Peixoto Apolónia referiu-se ao processo de reestruturação e modernização em curso na Guarda Nacional Republicana, com implicações ao nível da Brigada 5.
Peixoto Apolónia explicou que algumas das alterações ao nível daquela Brigada passam pelo aprofundamento da investigação criminal e da actuação do Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA), bem como pela formação dos Grupos de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS).
Segundo aquele responsável, presentemente estão em formação os Grupos de Intervenção, Protecção e Socorro, que actuarão não só na fase inicial de combate aos incêndios, como também em situações de catástrofe.A propósito, João Peixoto Apolónia defendeu que seja acautelada a coordenação entre as entidades intervenientes nas acções, importante para haver articulação no terreno.
Ao nível da Brigada 5, Lousã e Viseu são as localidades que vão acolher aqueles Grupos de Intervenção, cuja apresentação deverá ocorrer a curto prazo.

Nova lei origânica da GNR - A Brigada 5 da GNR prevê, por outro lado, vir a ter em cada um dos seus 23 destacamentos uma equipa dos Serviços de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA).
Quanto ao incremento da responsabilidade da GNR no âmbito da investigação criminal, tem a ver com o alargamento das competências da Guarda Nacional Republicana nesta área.
Por outro lado, decorrente das alterações em curso, está em estudo a nova lei orgânica da GNR.
Como objectivos fundamentais, o novo comandante da Brigada 5 da GNR salientou a manutenção da mais elevada eficiência possível, o que, acrescentou, será possível tirando o melhor partido dos meios postos à disposição, numa referência à rentabilização dos meios disponíveis.
O major-general João Manuel Peixoto Apolónia tem 51 anos de idade e 33 de serviço efectivo. Prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército. Cumpre, pela primeira vez, uma missão numa força de segurança, mais especificamente na GNR.

quinta-feira, março 02, 2006

LOUSÃ - testou meios com simulacro

A Protecção Civil da Lousã testou ontem a sua operacionalidade com um simulacro na Escola Básica do 1.º Ciclo, com as crianças do ATL daquele estabelecimento. Embora ficcionada, a iniciativa foi coroada de êxito, tendo envolvido os bombeiros, GNR, autarquia e Centro de Saúde

Os Serviços Municipais de Protecção Civil da Lousã realizaram ontem um simulacro de emergência, para assinalar o Dia Internacional da Protecção Civil, numa iniciativa conjunta da autarquia e do Governo Civil.
O acidente começou com uma fuga de gás que provocou uma explosão na cozinha do refeitório, seguida de incêndio, da qual resultaram dois feridos graves, uma funcionária e uma monitora.
Os Bombeiros Municipais da Lousã avançaram com duas viaturas de combate a incêndios e duas ambulâncias, com uma tripulação de 14 homens, enquanto a GNR abriu um corredor de trânsito para o Centro de Saúde.
Entretanto, as crianças já tinham abandonado o edifício escolar, de forma ordeira e cumprindo com os procedimentos normais neste tipo de situações.
Segundo o comandante João Lopes, este simulacro serviu para apurar a técnica e para os bombeiros conhecerem melhor as escolas e saberem por onde hão-de entrar numa ocorrência.
A assistir ao simulacro esteve o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, que disse aos jornalistas ter escolhido a Lousã para assinalar o Dia Internacional da Protecção Civil por se tratar de um concelho referência de boas práticas em matéria de segurança, destacando a Oficina de Segurança e a Sala de Trânsito.
Para Henrique Fernandes, a iniciativa visou olear a máquina da protecção civil, a operacionalidade do dispositivo e o fomento de uma cultura de segurança entre as crianças.
O comandante operacional distrital do Serviço Nacional de Bombeiros, António Bernardes, assistiu também às operações e disse ter ficado satisfeito com a actuação dos Bombeiros Municipais da Lousã.