domingo, abril 30, 2006

PSD - Mas que vergonha

O Conselho de Jurisdição do PSD invalidou ontem a candidatura de José Alberto Pereira Coelho à liderança do PSD, dando ao militante social-democrata um prazo de dois dias para apresentar o número mínimo de subscritores requerido.
Segundo o presidente do Conselho de Jurisdição, Guilherme Silva, das 1.899 assinaturas apresentadas pelo candidato apenas 1.165 foram apuradas como válidas, menos do que as 1.500 exigidas pelo regulamento da eleição.
Entre as assinaturas invalidadas contavam-se as de militantes sem quotas em dia, assinaturas duplicadas e até mesmo «dois militantes falecidos que vinham indicados», exemplificou Guilherme Silva.

Até ao final do dia de amanhã, José Alberto Pereira Coelho terá de apresentar as assinaturas válidas em falta, devendo o Conselho de Jurisdição reunir-se novamente na terça-feira para as contabilizar.

sábado, abril 29, 2006

LOUSÃ - turismo jovem em 2007

Depois de promessas várias, a Lousã vai, finalmente, ver o sonho de ter uma Pousada da Juventude concretizado. Ontem deu-se o arranque da nova unidade que deverá estar apta a receber os primeiros jovens no Verão do próximo ano

Demorou mas chegou a bom porto o processo da Pousada da Juventude da Lousã. Depois de promessas por cumprir, em Governos anteriores, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, esteve ontem na Lousã para o lançamento da primeira pedra da Pousada da Juventude da Lousã, cumprindo assim o que outros prometeram, como, ironicamente, referiu o presidente da Câmara Municipal da Lousã.
De facto, a caminhada foi longa e foram também muitas as promessas feitas ao concelho de que a Pousada da Juventude seria uma realidade.

Ainda assim, a Pousada da Juventude vai ser, em breve, uma realidade. Ontem foi adjudicada a obra e os trabalhos deverão estar concluídos em 2007, de tal forma que Laurentino Dias se atreveu mesmo a dizer que «a Pousada tem de abrir até ao Verão».
Depois da recém-criada unidade hoteleira de luxo, a vila da Lousã prepara-se agora para ter uma outra, direccionada para a camada jovem, colmatando assim uma necessidade do concelho, por sinal o segundo com população mais jovem do distrito, a seguir a Coimbra, lembrou Fernando Carvalho.
A obra insere-se na linha de aposta da autarquia - a promoção do turismo e da juventude - suprindo assim uma necessidade de um equipamento desta natureza, num concelho «que chega a ter duas e três centenas de visitantes jovens por fim-de-semana», referiu o autarca.
Laurentino Dias, por seu lado, lembrou que o processo demorou, mas desde que chegou às suas mãos se resolveu da maneira como se deveriam resolver todos os processos. É preciso fazer obra e ir até onde é possível, enquanto há fundos comunitários.

quinta-feira, abril 27, 2006

Mais Tinonins - Vem aí o calor e a Festa dos Bombeiros


Governo adjudica novos meios aéreos para combater incêndios

O Executivo adjudicou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, novos meios aéreos de combate aos incêndios florestais pelo valor total de 57 milhões de euros.

Segundo um comunicado do Governo, o objectivo é reforçar o dispositivo à disposição das entidades que intervêm na prevenção e coordenação das operações de combate aos fogos florestais.

Ao consórcio constituído pelos concorrentes Heliportugal, Trabalhos e Transporte Aéreo, Representações, Importação e Exportação, Lda, e Helibravo Aviação, Lda é adjudicado o fornecimento, durante o quinquénio 2006-2010, de 16 helicópteros ligeiros com balde, respectiva tripulação, serviços de manutenção e combustível, no valor global de 42,1 milhões de euros.

Do mesmo modo, é adjudicado à empresa Aeronorte, Transportes Aéreos S.A., o fornecimento de 14 aviões médios e ligeiros, respectiva tripulação, serviços de manutenção e combustível, durante os anos de 2006 a 2008, no valor total de 14,9 milhões de euros.

quarta-feira, abril 26, 2006

Associativismo ajuda a defender a floresta

O associativismo ajuda proprietários a planear e a executar as suas explorações e a prevenir incêndios


Não percam a capacidade de dar as mãos pela floresta que, sendo vossa propriedade, é um bem de todos!.
Francisco Carvalho Guerra, presidente da Forestis-Associação Florestal de Portugal, falava aos membros da Associação Florestal do Vale do Sousa, na sessão de apresentação da primeira das suas três zonas de intervenção florestal (ZIF). "Segundo estádio de desenvolvimento associativo do sector florestal", diz ao JN, as ZIF exprimem a capacidade de resolver a extraordinária fragmentação da propriedade florestal.

Na apreciação do líder da Forestis, criada em 1992, não temos alternativa ao associativismo, quando a quase totalidade da floresta do país é privada e quando 88% das propriedades têm dimensões entre os 0,5 e os três hectares.

Responsável por mais de 113 mil empregos directos (2% da população activa) e por uma produção económica anual de 1,2 milhões de euros, o sector necessita do associativismo para se reestruturar, para gerir melhor os recursos, para prevenir melhor e atacar atempadamente os incêndios florestais.

Cada associação, deve ter pelo menos um técnico de sivilcultura, que ensina, que projecta, que ajuda os produtores, que trabalha com as populações e com as escolas.
E deve possuir equipas de sapadores . Se triplicássemos o seu número, muitos fogos seriam evitados e atacados rapidamente, poupando-se noutros custos.

domingo, abril 23, 2006

A Guerra entre os Bombeiros e o INEM vai começar

O que nos pode acontecer agora quando os Bombeiros querem mandar no INEM

PENACOVA - Que é feito do órgão do Mosteiro de Lorvão

Dois deputados requereram à ministra da Cultura informação sobre o processo de recuperação do órgão do Mosteiro de Lorvão, que, há cerca de 15 anos se arrasta.

No requerimento, os deputados Fernando Antunes e Emídio Guerreiro lembram que, em 1991, o IPPAR deu início ao processo através de um ajuste directo.
Afinal resultou no desmanchar do órgão e na constatação que faltavam ou era preciso reparar inúmeros tubos do mesmo. Depois, desentendimentos com o organeiro deixaram o órgão com uma parte para cada lado e com grande parte do espólio e do processo organizativo do mesmo na posse daquele. O processo judicial que envolveu as partes (organeiro e IPPAR) terminou no final de 2005, com um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, que se espera ter encerrado o contencioso jurídico.
Neste contexto, Fernando Antunes e Emídio Guerreiro perguntam se o IPPAR vai assumir, finalmente, o restauro do órgão, pondo fim a este folhetim triste de quinze anos, e de que modo e quando pensa fazê-lo para um orçamento de restauro previsto em 400.000 euros. Ou seja, se avança, ainda em 2006, através de mecenato, dada a pequena dimensão e a ruralidade do concelho de Penacova. Ou se, objectivamente assume a sua inclusão em PIDDAC de 2007, sendo certo que, pelo exposto, a sua participação nunca deverá ser inferior a 80% dada a carência financeira de parceiros locais como as populações, a Associação Pró-Defesa do Lorvão, a Comissão Fabriqueira da Paróquia ou mesmo a Câmara Municipal de Penacova.

Eis a grande escola do F.C.Porto

Video enviado para os Poiarenses apreciarem como se ganharam campeonatos ao longo de mais de 30 anos que Pedroto foi de Coimbra para o Porto.

sábado, abril 22, 2006

MIRANDA DO CORVO - Jorge Cosme ilibado

FATIMA RAMOS em maus lençois

O Ministério Público (MP) arquivou uma queixa contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Jorge Cosme, que era acusado de seis crimes na gestão do projecto de Luta Contra a Pobreza, entre 1998 e 2001

O arquivamento do processo foi ontem revelado em conferência de imprensa pelo antigo autarca, actual chefe de gabinete do governador civil de Coimbra, que governou a Câmara entre 1993 e 2001, tendo perdido as eleições desse ano para a actual presidente Fátima Ramos.
A queixa corria no Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra desde 2002, no seguimento de uma auditoria externa ao Projecto de Luta Contra a Pobreza de Miranda do Corvo, encomendada pelo executivo da social-democrata Fatima Ramos ao advogado Carlos Fraião.
De acordo com as conclusões do relatório, o ex-presidente, Jorge Cosme, o ex-vice-presidente, Mário Ricardo, e antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Semide, João Carvalho, poderiam ter cometido crimes de abuso de poder, administração danosa, apropriação ilegítima de bens do sector público, participação económica em negócio, tráfico de influência e falsificação de documento.
É mais um processo que termina e repõe a justiça, que alguns, sem escrúpulos e sem princípios, e apenas com fins estritamente políticos e eleitorais, venderam à população do concelho, sublinhou Jorge Cosme, o único a ser constituído arguido. Acrescentando que os relatórios efectuados anteriormente pela Inspecção da Segurança Social e Inspecção-Geral da Administração do Território não indicavam qualquer crime, o antigo autarca acusou ainda o auditor de «ter inventado conclusões encomendadas».
Segundo a leitura de Jorge Cosme, a sua sucessora ganhou as eleições autárquicas de 2001 com base em mentiras e denúncias infundadas, intoxicando a opinião pública nos quatro anos em que foi vereadora da oposição.
«Fomos perseguidos politicamente, mas mais uma vez ficou provada a seriedade dos eleitos socialistas à frente dos destinos do concelho e da Junta de Semide», reiterou.
Considerando inadmissível que pessoas como esta (Fátima Ramos) estejam a gerir a coisa pública, o ex-autarca afirmou que tem um advogado a estudar a possibilidade de mover uma queixa contra a Câmara Municipal e o auditor para «pôr na linha quem se comporta assim na política».
Presidente da Federação do PS exige desculpas públicas

«Este é o culminar de um conjunto de factos que vieram a público num ambiente de campanha eleitoral, lançando suspeitas que contribuíram decisivamente para a perda da autarquia de Miranda do Corvo», declarou Victor Baptista, presidente da Federação Distrital do PS.
O dirigente partidário criticou também a social-democrata Fátima Ramos por ter lançado sucessivas acusações e suspeições sobre a equipa socialista que geria a autarquia, cujos processos comprovaram que não existia nada de ilegal e indigno que ofuscasse a seriedade dos seus autarcas.
«Infelizmente não temos forma de repor os estragos feitos, mas esperemos que esta realidade sirva para alertar os cidadãos bem intencionados das denúncias que são feitas em alturas de campanha eleitoral», sublinhou.
Mostrando-se indignado com a actuação da actual presidente da edilidade mirandense, Victor Baptista desafiou Fátima Ramos a, «no mínimo, pedir desculpas ao PS, em particular a Jorge Cosme».

Não se pode colocar em causa a seriedade e a honestidade das pessoas, os processos serem arquivados e tudo ficar impune como se nada tivesse acontecido.

MIRANDA DO CORVO - Na chanfana não há outra igual

Durante uma semana, Miranda do Corvo volta a ser " Verdadeira Capital da Chanfana ". A iniciativa gastronómica da Câmara Municipal começa hoje, com 20 restaurantes, aderentes e prolonga-se até 1 de Maio, dia em que a Real Confraria da Cabra Velha realiza o seu terceiro capítulo

Na chanfana não há outra igual diz-se pelo lados de Miranda do Corvo. Para atestar esta máxima, a autarquia promove pelo quarto ano consecutivo a iniciativa.
Neste período, que inclui os feriados do Dia da Liberdade e Dia do Trabalhador, duas dezenas de restaurantes do concelho aceitaram o desafio da organização para promover a chanfana, negalhos e sopa de casamento, os pratos típicos do concelho.
«Miranda do Corvo assumiu este desafio de promoção da cozinha tradicional, uma vez que a invenção da receita da chanfana está associada às freiras do Convento de Semide (uma das freguesias do concelho)», sublinha a autarquia.
A chanfana, também conhecida por carne assada, cozinha-se com vinho tinto tradicionalmente cultivado na freguesia de Lamas, sendo assada em fornos de lenha em caçoilas de barro fabricadas pelos oleiros do Carapinhal.
Por sua vez, a sopa de casamento é um prato à base de couve e pão regado com o molho da chanfana, enquanto os negalhos são confeccionados com as tripas de cabra assadas em vinho tinto.
Reza a lenda que a chanfana surgiu da necessidade das freiras do Convento de Semide preservarem a carne após o abate dos rebanhos na altura das invasões francesas.
Para evitar que os soldados lhes roubassem os rebanhos, as freiras matavam e cozinhavam os animais com vinho, uma vez que tinham envenenado os poços de água para aniquilar o exército francês, sustentam as análises feitas por historiadores.
A chanfana e os pratos associados acabam por estar intimamente relacionados com a olaria do Carapinhal e o vinho de Lamas, demonstrando, segundo a edilidade mirandense, a histórica influência da conjuntura económica e social dos tempos e os recursos naturais do espaço físico de Miranda do Corvo.
Aderiram a esta iniciativa os restaurantes Alhêda-Caracol, Araújo, Colher de Pau, Estação de Sabores, Ferrador, Fika Keto, O Brasileiro, O Careca, O Caniço, O Carpinteiro, O Dino, O Espanhol, O Grelhador, O Telheiro, Paris, Parreirinha, Pedroso, Teia, Varandas do Ceira e Zé Padeiro.
A vertente cultural e desportiva da Capital da Chanfana será também bastante diversificada com a realização de várias actividades ao longo da iniciativa.

quinta-feira, abril 20, 2006

PENACOVA - Presidente da Câmara recebe título de comendador

O presidente da Câmara Municipal de Penacova vai ser agraciado com o grau de comendador pela Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral

Maurício Teixeira Marques, presidente da Câmara Municipal de Penacova, foi distinguido pela Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, com sede no Estado de São Paulo, Brasil, com a atribuição do grau de comendador.
Foi considerado justo e oportuno pela competente Chancelaria condecorar Vossa Excelência com o grau de Comendador, no presente ano de 1006, refere o documento, assinado pelo Chanceler Grã- -Colar, Galdino Cuchiaro.
A proposta para a atribuição do grau de comendador a Maurício Teixeira Marques foi, de acordo com o mesmo documento, apresentada pelo dr. José Miguel Correia Noras, atendendo ao valor e à exemplaridade dos predicados que envolvem a carreirado autarca de Penacova, «bem como ao seu enquadramento nos objectivos preconizados pela Ordem, com particular destaque para os esforços profícuos que se realizam no âmbito das suas actividades como presidente da Câmara Municipal de Penacova, sem esquecer o seu papel fundamental na salvaguarda do património histórico-cultural português», afirma ainda o responsável máximo da Ordem, referindo-se ao papel desenvolvido por Maurício Marques, quer como autarca, quer como elemento integrante da Associação de Municípios com Centro Histórico.
Esta insígnia da Ordem Internacional de Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral já foi atribuída a algumas personalidades de mérito do panorama nacional, facto que coloca Maurício Marques na galeria de notáveis, ao lado do ex-presidente da República, Ramalho Eanes, e do ex-primeiro ministro, António Guterres.
A Ordem Internacional de Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, foi constituída em 1968, oito anos após a criação, em Portugal, da Ordem do Infante D. Henrique, com o objectivo de comemorar o V Centenário do Nascimento do fidalgo e navegador português, Pedro Álvares Cabral, que em 1500 «cortou as severas águas do Atlântico para inscrever o Achamento do Brasil entre os principais factos históricos da dobradiça dos Tempos», como refere uma nota de apresentação da Ordem
Maurício Teixeira Marques, presidente da Câmara Municipal de Penacova, foi considerado um cidadão exemplar, digno de reconhecimento e público e apreço pelas gerações vindouras. A cerimónia de atribuição das insígnias de comendador está marcada para sábado, na Sala do Senado, na Universidade de Coimbra, pelas 15h30.








voltar página anterior

terça-feira, abril 18, 2006

PENACOVA - Bombeiros dão lições de protecção


Sensibilizar para a protecção do ambiente, prevenção de incêndios e auto-protecção são os objectivos dos Bombeiros Voluntários de Penacova, que se têm desdobrado em acções desta natureza. Hoje realiza-se mais uma iniciativa, na freguesia de Carvalho

Cerca de duas dezenas de formandos do curso nocturno e bordados e actualização da Língua Portuguesa da freguesia de Carvalho vão hoje ter uma aula diferente. Os professores são os bombeiros de Penacova, que vão efectuar uma acção de formação intitulada "A protecção começa consigo".
A iniciativa, a realizar hoje a partir das 21h00, resulta de uma parceria com a Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e integra-se num plano mais vasto, concebido pelos Bombeiros Voluntários de Penacova, que já no ano passado começaram a levar a efeito um conjunto de acções de sensibilização junto das populações do concelho, indo às várias freguesias.

Nesta linha, dirigida aos alunos, foi também agora contemplado o ensino recorrente, com os alunos da freguesia de Carvalho a terem oportunidade de ficar a conhecer melhor as questões relacionadas com a protecção e segurança das pessoas e dos seus bens. O objectivo, esclarece o comandante, é «alertar os cidadãos para os cuidados a ter, em particular com os incêndios florestais, mas também com os incêndios urbanos, acidentes de trabalho e acidentes domésticos». Outra iniciativa similar vai realizar-se na próxima semana, esclareceu António Simões, destinada aos alunos do curso de artes manuais, em S. Paulo, também na freguesia de Carvalho.
O comandante dos Voluntários de Penacova enfatiza a importância destas iniciativas, particularmente na freguesia do Carvalho, tendo em conta as características do próprio território, uma vez que envolve parte da mata do Buçaco, para além de ser uma freguesia marcadamente de cariz rural, onde grande parte da população vive da floresta. Faz todo o sentido sensibilizar para a prevenção de incêndios florestais e auto-protecção das pessoas e bens, sublinha aquele operacional.
E o esforço e empenho que os bombeiros têm colocado nestas iniciativas tem revelado resultados positivos, tendo em conta a crescente adesão das populações. As pessoas vão aderindo cada vez mais, afirma António Simões, lembrando as iniciativas levadas a efeito nas várias freguesias e, mais recentemente, nos estabelecimentos de ensino do concelho.
Apesar desta adesão crescente a uma cultura de protecção da floresta e prevenção de acidentes, António Simões admite que os resultados, a curto prazo, não sejam visíveis. Todavia, considera que este plano de sensibilização é um investimento para o futuro, que certamente dará os seus frutos na formação de cidadãos mais conhecedores e mais sensibilizados para a problemática ambiental.

segunda-feira, abril 17, 2006

LOUSÃ ? Indústria aerospacial aplicada no combate às chamas



É um sistema revolucionário de combate a incêndios desenvolvido a partir da indústria aerospacial. O equipamento foi apresentado ? e testado ? ontem na Lousã.

Concebida pela empresa alemã AFT ,a nova tecnologia, desenvolvida a partir da indústria aerospacial e posteriormente adoptada para o combate aos fogos, foi ontem apresentada no Centro de Operações e Técnicas Florestais, na Lousã.
O sistema (de extinção através de água micro-pulverizada) recorre à "aerodinâmica avançada e a aplicações da engenharia de fluxos e misturas de água e ar comprimido" o que lhe permite uma primeira intervenção "mais decisiva, mais eficaz e com menos recursos".
Os principais elementos do sistema de extinção AFT são um cilindro de ar, um reservatório líquido (com água e esporífero) e uma pistola (muito semelhante a um extintor). No entanto, as partículas projectadas pelo equipamento criam uma área de superfície cerca de 50 vezes superior à água projectada por uma autobomba convencional, o que resulta num rápido arrefecimento devido à intensa absorção do calor. A névoa assim gerada, por sua vez, expande-se 1.640 vezes, inertizando a atmosfera em torno do fogo.
A tecnologia consegue converter as desvantangens de utilização da água enquanto agente extintor em vantagens. "Para tal, é necessário que as partículas de água tenham o tamanho correcto (100 ? 150 micros), que haja um fluxo constante destas partículas e que sejam projectadas a grande velocidade para o interior das chamas mesmo quando se opera com pressões baixas".
"Operando em baixa pressão e com uma reacção negligível, os sistemas AET proporcionam uma maior segurança ao operador e utilizam menos água que os sistemas convencionais. Paralelamente, a produção de água nebulizada ajuda ao bloqueio do calor radiante, possibilitando ao operador aproximar-se mais facilmente do fogo, e "lava" o ar, aumentando a visibilidade", refere uma nota explicativa da empresa de produção alemã .

quinta-feira, abril 13, 2006

Bombeiros de Coimbra encerraram polémica

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) encerrou ontem a polémica que mantinha com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), relativamente à nomeação de um militar para comandante operacional distrital.
O consenso e acordo de princípios foram alcançados ontem de manhã no Governo Civil de Coimbra, numa reunião que juntou à mesa o próprio governador e os presidentes da Liga Nacional de Bombeiros, FDBC e SNBPC.
Não se pode dizer que nos revemos neste comando operacional, mas vamos entrar num período de tréguas, que espero ser longo, e de reflexão para que tudo entre numa velocidade correcta, afirmou o presidente da FBDC, Jaime Soares, à saída da reunião. Sublinhando que tem de haver entendimento e respeito a bem do interesse público e do bem comum pelas pessoas que ainda atacam fogos com ramos de pinheiro.
O responsável adiantou que vão existir reuniões com o comando distrital para em conjunto definir soluções de interesse para o pessoal dos bombeiros e da sociedade e saber o que nos cumpre fazer?. Jaime Soares tinha-se manifestado contra a nomeação de Ferreira Martins (tenente-coronel da GNR) para o comando operacional distrital, por não se rever, quer no plano pessoal, institucional e operacional, mas como quase sempre fez uma cambalhota e agora já aceita. Segundo Henrique Fernandes, governador civil de Coimbra, foram desfeitos alguns equívocos e explicado tim tim por tim tim as boas condições para se poder trabalhar e o dispositivo distrital funcionar bem.
Por seu lado, o presidente do SNBPC, Arnaldo Cruz, numa atitude de respeito afirmou que quando as pessoas se respeitam as soluções são sempre possíveis.
Sublinhando que a missão de protecção e socorro é que motiva os responsáveis pelo Serviço Nacional de Protecção Civil.

sexta-feira, abril 07, 2006

RIO ALVA -Campeonato do Mundo de Pesca à Pluma



CAMPEONATO do MUNDO de PESCA à PLUMA - 9 a 17 de Setembro de 2006

Rios Mondego - Rio Alva - Rio Ceira - Lagoa do Lagoacho - Lagoa Comprida - Vale do Rossim

Câmaras Municipais de Penacova - Góis - Arganil - Vila Nova Poiares - Gouveia

Responsável Perante a FIPS - Mouche

- José Costa Pinto ? Conselho Arbitragem da ARBPD

quinta-feira, abril 06, 2006

GOIS - Campeonato Nacional Pesca à Truta c/Isco Natural




Realizou-se nos dias 01 e 02 de Abril com a presença de 17 dos 20 atletas inscritos.
A prova decorreu em Góis no Rio Ceira e foi orientada e organizada pela Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva.
Classificamos esta prova de um excelente êxito tanto desportivo como de organização.
No campo desportivo foram capturadas nada mais nada menos do que 774 trutas.
Que dizem a este êxito?
Se alguem tinha ou tem dúvidas, Portugal pode ser o local ideal para se levar à prática Campeonatos desta disciplina.
Os atletas em prova foram magnificos e no final foram classificados nos seis primeiros lugares os seguintes elementos:
1º Jorge Barbosa - APDVC - A.C.R.S.Jorge
2º Amandio Malheiro - ARNPD - C.P. Casa Filipe
Jorge Pisco - ARBPD - C.P. Penacova
4º António Carneiro - ARNPD - C.P. Casa Filipe
5º Américo Leite - ARNPD - C. do Povo de Creixomil
6º José Carmo - APDVC - A.C.R.S. Jorge
Ao primeiro classificado queremos dar os nossos parabens por se ter sagrado Campeão Nacional da Época 2006.

Por último um enorme agradecimento à Câmara Municipal de Góis na pessoa do Seu Presidente, um muito obrigado aos que se prontificaram para ser comissários, um especial agradecimento à Engª Helena pela extraordinária colaboração, também um elogio muito especial ao Dr. Nuno Duarte, Presidente do Júri e organizador da prova.

Valeu a pena apostar em Góis, que foi extraordinária a receber e tem um extraordinário rio, Voltaremos.Parabéns ARBPD

F.P.P.D.
António Sandiares

terça-feira, abril 04, 2006

GOIS - Pesca para quem sabe




O que Poiares não faz e o que os outros fazem.
Vejam como se trabalha e o que se faz nos concelhos vizinhos. Uma lição pro artista sabichão e basta so carregar
aqui para ver como se Pesca em Gois. Queres ver? ora carrega

segunda-feira, abril 03, 2006

ATENTADO AMBIENTAL na Ribeira de POIARES



Nem dá para acreditar que isto seja possivel.
Já não há quem mande em Poiares?

POIARES - Alguem conhece isto?



Muito Bonita esta Paisagem




Isto parece o Roque Santeiro em Luanda, mas não é.
Isto verifica-se na Capital da Chanfana.




<

domingo, abril 02, 2006

ATENTADO AMBIENTAL em FOZ DE AROUCE




Sabemos que a Junta de Freguesia de Foz de Arouce e a Câmara Municipal da Lousã tudo têm feito para acabar com este escândalo "ambiental" que podemos encontrar a caminho do Clube de Campo da A.C.M. de Foz de Arouce.
Baterias a escorrer para o solo (contaminando-o e de que maneira), amontoado de ferro velho a esmo e fora de horas barulho e palavreado que envergonharia Gil Vicente, são o pão nosso de cada dia (sobretudo aos fins de semana).
Sendo um local por onde passam anualmente milhares de jovens, só por si seria motivo suficiente para uma actuação "drástica" de quem de direito.
Surpreende-nos o facto dos SENHORES AMBIENTALISTAS, sempre tão prontos e lestos na actuação, ainda não tenham metido mãos à obra !!!
E em Poiares ? Risca Silva, Entroncamento, Ramal para Serpins há alguem que se preocupe com as sucatas? O Presidente e os Bombeiros não podiam dar uma ajuda? E a Confraria Universal da Chanfana?
Pensem nisso, que nós já pensamos muito.

Eles merecem? isto é no PSD dos vizinhos

sábado, abril 01, 2006

POIARES - Deve à ERSUC 53 facturas e não paga nenhuma há mais de 4 anos

Ersuc ? Nove milhões a haver dos municípios
Mais de nove milhões de euros é quanto "vale" a dívida dos municípios à ERSUC. Oito das câmaras têm mais de 10 facturas em atraso.
Poiares bate o record com 53 facturas.Até nas dívidas o responsavel por Poiares gosta de ser o primeiro.
Dos 36 municípios associados na Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC), metade tem dívidas vencidas, num total de mais de 7,6 milhões de euros. Os dados, referentes a 29 de Março, indicam ainda que o total em dívida, incluindo, pois, as facturas ainda a pagamento, ascende aos 9.189.993,29 euros. Tudo isto consta de um quadro?síntese, anteontem distribuído aos representantes das câmaras, na assembleia geral da empresa.
Mas, no que respeita a facturas por pagar, o máximo vai para o município: o de Vila Nova de Poiares, que deve qualquer coisa como 53 facturas, ou seja, mais de quatro anos sem liquidar qualquer verba devida. No global a dívida poiarense ascende a mais de 190 mil euros, dos quais quase 183 mil vencidos.
No entretanto, Poiares é uma das seis edilidades que já apresentaram planos de pagamento à ERSUC ? que, para o efeito, calcula juros na base dos 5,5 por cento.Agora vamos ver se vai pagar ou não. De promessas está o mundo cheio e de rotundas tambem.
De entre os 16 municípios com efectiva dívida vencida, o destaque vai para um grupo de cinco ? Coimbra, Aveiro, Ílhavo, Oliveira de Azeméis e Ovar ?, todos com mais 450 mil euros em défice.
Com menor dimensão, a ERSUC é credora, ainda, de municípios como , Arganil (6,7 mil), Castanheira de Pêra (2,8 mil), Lousã (84 mil).