quinta-feira, junho 29, 2006

Centro de Saude - Oliveira do Hospital dá o exemplo

Centro de Saúde de Oliveira do Hospital avança com primeira equipa de cuidados continuados.

Um projecto pioneiro está a ser dinamizado pelo Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Trata-se de prestar cuidados de saúde ao domicílio, a pessoas com idade avançada e com problemas de mobilidade.
Uma equipa do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está a prestar cuidados de saúde ao domicílio a idosos e pessoas que se encontram em situação dependente. Trata-se da primeira equipa de cuidados continuados de proximidade a ser criada na Sub-Região de Saúde de Coimbra, e tem como objectivo facilitar a vida daqueles que já não podem deslocar-se às unidades de saúde. O projecto foi apresentado ontem durante o seminário ?Novos Desafios, Novas Atitudes?, no âmbito da primeira Expo Social que está a decorrer até ao final desta semana em Oliveira do Hospital. A equipa está no terreno há apenas um mês e é constituída por um médico, um enfermeiro e um técnico de serviço social. O médico Álvaro Luís lembra que o acesso a este tipo de cuidados pode de ser feito através do médico de família, sendo que o mais o importante «é que os casos sejam sinalizados, pelas IPSS?s, pelos vizinhos, pelos familiares, o que importa é a sinalização», garante. Para poderem usufruir dos cuidados, os utentes serão sujeitos a uma avaliação, que no caso concreto, passa por uma visita domiciliária da equipa multidisciplinar, no intuito de «avaliarmos as necessidades sociais e ao nível de saúde e elaborarmos um plano para essa pessoa/ família».
Para já este serviço é assegurado aos utentes de forma gratuita, e destina-se àquelas pessoas que já não têm autonomia no domicílio para se deslocarem até aos serviços de saúde locais. «Será mais para o idoso ou para aquelas pessoas que têm doenças limitantes/ doenças crónicas» e embora não seja esta a vocação dos cuidados continuados, estes poderão também abarcar algumas situações terminais, com cuidados paliativos.A funcionar há um mês, a equipa de cuidados integrados continuados de Oliveira do Hospital tem já cinco casos, mas existe um levantamento de outras situações, feito pela Rede Social do concelho. O objectivo é que os utentes possam ter a maior autonomia possível dentro das suas limitações, ajudando-os ao mesmo tempo a aumentar a sua qualidade de vida.

É realmente isto que o presidente de Poiares devia procurar e dar aos seus velhinhos municipes.
Em vez de andar para aí a berrar como um capado e de andar a deitar lagrimas de crocodilo...que se reveja em Oliveira do Hospital.
Aí sim, há interioridade e ninguem chora lagrimas de crocodilo.

terça-feira, junho 27, 2006

POIARES manifesta-se - outra vez agora com a saude

Como nao tem havido fogos o presidente agora vai-se entreter com a guerra da saude e depois com a EN. 17.
A população vai manifestar-se contra encerramento do SAP. Numa reunião extraordinária expressamente convocada pelo presidente de Poiares, realizada ontem ao final da manhã, que contou com a presença de cerca de centena e meia de munícipes, foi deliberado, por unanimidade, realizar uma manifestação em frente ao Governo Civil de Coimbra.
Parece que ja ha autocarros e tudo. Um sinal de protesto contra os políticos.
Não nos vamos calar como habitualmente. Temos de fazer muito barulho como se estivessemos a apoiar a selecção.
Isto é um drama para as populações envelhecidas, com dificuldades de locomoção, que hoje em dia facilmente se deslocam ao centro de saúde, vindos de qualquer ponto do concelho, com o dando assim que fazer aos bombeiros.
Agora, quem tiver uma caganeira, às dez da noite vai ter de ir para Coimbra e a diferença é uma viagem de cinco para 30 minutos

sexta-feira, junho 23, 2006

POIS É...vão à Bruxa..ela conta-vos um conto....

O povo de Poiares, o povo que elege os seus representantes, o povo que paga os seus impostos, o povo que tolera os seus autarcas, quer esclarecimentos sobre o encerramento dos restaurantes .
Quais os restaurantes encerrados pela Autoridade de Segurança Alimentar em Poiares e qual o seu fundamento. Precisamos todos de saber qual o quadro de actuação da ASAE.
A pedido do Povo, a raça poiarense apresentou um requerimento na Assembleia da República,através do Ministério da Economia, para que se esclareça os contornos da acção empreendida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no nosso concelho, em Maio passado.
A raça poiarense e o Povo começaram por saudar "todas as acções com as quais se pretenda defender todos os consumidores poiarenses ou não. Questiona-se o ?modus operandi? da referida inspecção, ou seja como é que o Emplastro teve a veleidade de aterrar em Poiares. Toda a gente sabe de que Emplastro falamos.
É voz corrente e tudo faz crer que na base desta acção ha contornos que configuram uma atitude persecutória relativamente aos estabelecimentos inspeccionados.
Parece que nenhum deles é de côr parda.
No meio desta confusão, a raça poiarense pretende saber qual a denominação dos estabelecimentos comerciais visitados e quais foram encerrados por indecente e má figura, com a identificação das causas do seu encerramento.
Tambem se pretende saber se a inspecção resultou da actividade normal da ASAE ou de denúncia e se esta teria ou não sido anónima.
Esta é que é esta. Já ninguem acredita em bruxas.

COIMBRA - Centro de Excelência Florestal

A Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP) assinou, ontem, um protocolo com o Coimbra Inovação Parque, com vista à instalação, no futuro Parque Tecnológico de Coimbra (entre Valongo e Espírito Santo das Touregas), de um centro de excelência florestal, que funcionará como plataforma de entendimento entre os interessados pelo sector, que se quer melhor gerido, de modo a diminuir os riscos dos incêndios florestais e a aumentar a produtividade à volta deste recurso natural.
De acordo com o secretário-geral da FPFP, só a partir de Setembro é que estarão concretizadas as parcerias nacionais e internacionais, sendo que até Dezembro estarão definidas as principais linhas de acção do projecto, denominado "iFloresta".
O centro de excelência actuará nas áreas da investigação, das novas tecnologias, do ambiente, do multimédia e dos sistemas de telecomunicações dedicados à preservação da floresta portuguesa.
Temos uma floresta que está empobrecida e drasticamente a perder competitividade, o que prejudica toda a gente.
A ideia é juntar pessoas e não desperdiçar verbas, disse, ao explicar, embora de forma um pouco vaga, que os parceiros actuarão por área de investigação (por exemplo, ao nível da biomassa, ou do combate aos incêndios).
Ainda no campo da água, a floresta é importante para a qualidade e para os custos inerentes ao consumo deste bem de primeira necessidade.
A primeira fase do Parque Tecnológico de Coimbra, projectado para uma área com 100 hectares, deverá estar concluída até 30 de Junho pronta em 2008.

POIARES - Encerramento do SAP

A seguir a Penacova a decisão agora foi Poiares.
O Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares deverá encerrar na sua totalidade. Esta é, a informação dada pelo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro que, não só confirmou o encerramento total do serviço de urgência, como também da diminuição do horário de funcionamento do Centro de Saúde.
A Câmara Municipal em sessão extraordinária vai reunir para tentar conhecer o que se está a passar. Os poiarenses estão indignados com esta medida , que só vai penalizar ainda mais os utentes do seu concelho que, em caso de urgência terão, de dirigir-se aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) .
A concretizar-se a medida, que só não tem ainda data marcada como já tem Penacova, o SAP, até aqui a funcionar 24 horas por dia, deixa simplesmente de existir, ao mesmo tempo que o Centro de Saúde deverá ter novos horários, passando a funcionar entre as 8h00 e as 22h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 18h00 ao fim-de-semana e feriados. Um novo modelo de funcionamento que é grave para os poiarenses, não apenas porque durante as horas de funcionamento deixará de existir serviço de urgência, obrigando os utentes a deslocarem-se aos HUC , mas também porque os serviços que o Centro de Saúde tinha ,passam unicamente a funcionar das 8h00 às 22h00.
Uma proposta que Jaime Soares á sua maneira rotula de absolutamente inqualificável e inaceitável.
Haverá uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, marcada para segunda-feira às 11h00, onde se pretende que os poiarenses se pronunciem sobre este assunto.

segunda-feira, junho 19, 2006

PREVENÇÃO - Floresta do concelho de Coimbra defendida por 63 elementos

Vinte jovens voluntários juntaram-se, ontem, aos elementos que estão já no terreno a vigiar a floresta de Coimbra. Choupal e Vale de Canas são dois dos espaços contemplados.

Limpar, preservar e vigiar as florestas de Coimbra são os objectivos da campanha "Jovens para a floresta" que já arrancou e que vai colocar 20 jovens a percorrer os vários espaços verdes do concelho, onde já se encontram mais de 40 pessoas a desenvolver idêntico trabalho.
Para já, a Mata Nacional de Vale de Canas é o espaço que vai ser vigiada pelos jovens, que, em equipas de três, vão, todos os dias da semana, de manhã e à tarde, vigiar este espaço num área de intervenção que se estende até ao Dianteiro/Cova do Ouro. Posteriormente, a vigilância e as acções de limpeza e prevenção chegarão à Mata do Choupal e ao Paúl de Arzila, onde serão colocadas outras duas equipas de jovens.
Temos 63 elementos a vigiar constantemente a floresta do concelho de Coimbra, sublinhou, o director do Gabinete de Protecção Civil e Segurança Municipal, Carlos Gonçalves, durante a apresentação dos voluntários, que participam na campanha Jovens para a floresta no âmbito de um programa ocupacional para desempregados promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
De acordo com Carlos Gonçalves, esta campanha,vem juntar-se a outras acções de prevenção que têm vindo a ser desenvolvidas quer por 15 elementos da corporação dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, quer por 25 elementos, contratados ao abrigo do programa Agris e dos POC (Programas Ocupacional para Pessoas Carenciadas), que estão no terreno desde o início do mês.

Não se compreende que em Poiares não aconteça nada disto.Será que não ha ideias? Nem voluntários? Nem floresta?
Não há mas é vontade.
Quando arder acusa-se o governo, os governantes e o poder central que é mais facil e dá mais impacto.
vamos ver as caras que irão aparecer na televisão.

PENACOVA - SAP só encerra a 30 de Junho


O encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Penacova foi adiado para o próximo dia 30 de Junho. O fecho do serviço estava previsto para a semana passada daqui a 10 dias.
Largas dezenas de populares concentraram-se à porta do Centro de Saúde de Penacova, protestando contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente O protesto, promovido pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Penacova, chegou a congregar, segundo a organização, cerca de 300 pessoas, enquanto fonte da GNR de Coimbra contactada às 19H30 quantificava meia centena de populares.Os manifestantes exibiam cartazes em que se liam dizeres como ?Fechar, fechar, fechar! Feche-se o governo e acabe-se a crise.É cara a saúde. Quanto custa a doença? ou A saúde dos nossos filhos não tem preço.
Deputados municipais e presidentes e representantes de juntas de freguesia integraram a concentração, onde alguns populares usaram da palavra para manifestar o seu desagrado com o fim do SAP.

domingo, junho 18, 2006

As sondagens valem o que valem

No Diario das Beiras on-line corre uma sondagem com o seguinte Tema:

Portugal está este ano melhor preparado para os incêndios de Verão?

São assustadores os resultados a dizerem que NÃO.

De quem é a culpa?

Dos dirigentes dos Bombeiros.

E porquê ?

Só querem galaró e tinonim tinonim

Nota: Nem uma solução para tratamento da floresta. Soluções só para gastos e consumo de material. Meses e meses a discutirem quem era o chefe. Depois de saberem quem era o chefe, calaram-se, meteram o rabo entre as pernas e não fizeram mais nada.

terça-feira, junho 13, 2006

Um comentario que pelo seu teor, merece uma certa reflexão.

Antonio Maltusiano apresentou o seguinte comment no post "POIARES - É preciso ter Lata...............

Contra factos não há argumentos!! Jaime Soares, tal como Hitler foi eleito democraticamente, pronto !
Tal como Hitler e Salazar impõe a lei da rolha, tal como Salazar impõe o medo e a iliteracia. Jaime Soares está a dar cabo do Concelho de Poiares. Jaime Soares só pelo medo, pela arrogância, pelos compadrios, pelo obscurantismo, pelos interesses instalados em muitos organismos do Estado e em favores particulares, consegue estar no poder a qualquer preço.
Quanto individuos como Jaime Soares estão no poder só saem de lá por revolução, por morte, ou por movimentos cívicos fortes.
Os Poiarenses tem que se convencer que todos os que lhe estão a suportar o poder são co-responsáveis pelo que se está a passar de muito grave no Concelho de Poiares. Apontem-se a dedo todos os que apoiam Jaime Soares e não se tenha medo de dizer quem é conivente com o se passa neste momento e com o que já se passou em Poiares. É uma vergonha que deve envergonhar todos os que o apoiam e deve dar ânimo àqueles que não pactuam com as politicas miseráveis do Jaime Soares. Devem ser utilizados todos os meios para denunciar o que se está a passar. O PSD, o partido que o apoia deve ter consciencia, das monstruosidades da politica do Jaime Soares: das suas perseguições, dos seus devaneios, das suas poucas vergonhas, dos seus gastos isorbitantes em obras de fachada, quando não existe uma ETAR ou passeios para as pessoas andarem em segurança.Vejam-se os passeios de Vale de Vaqueiro até à Ferreira, vejam-se os passeios da zona industrial, vejam-se os 38 mil euros gastos em palmeiras no novo monumento, vejam-se as casas sociais, inauguradas pelo Santana Lopes e que se estão a degradar sem terem sido ainda atribuídas, vejam-se os preços da água que chegam a atingir no Verão aumentos de 300%,veja-se a gestão das máquinas da Dueceira,como foram compradas, onde e por quem, veja-se a frota dos Bombeiros como foi adquirida e como está registada.Veja-se o prédio do Jaime Soares no Centro da Vila em ruinas, fazendo perigar a vida das pessoas.Vejam-se os subsidios atribuidos, seu volume, naturaza e critérios.
Hoje já há quem afirme que dado o estado a que Jaime Soares deixou chegar o Concelho de Poiares o Poder Central já pensaria en acabar com o Concelho de Poiares, dividindo as suas freguesias pelos concelhos vizinhos.
Esta hipotese só é possível porque Jaime Soares deixou degradar tudo: O concelho, a credibilidade, a incapacidade para solver as dívidas.
O que é que o PSD tem a dizer de tuto isto e os Poiarenses ficam calados até quando? Metemos a cabeça na areia para não ver nem ouvir?
E a Comunicação Social, porque está calada ? Será bom saber porquê!!É corresponsável ? A Poiares não chegou o 25 de Abril!!
Poiarenses, já há muito que chegou a hora de cerrar fileiras e dizer basta. Aos que apoiam Jaime Soares é altura de os chamar à razão : SÃO CO-RESPONSÁVEIS ATÉ QUANDO!!??

sábado, junho 10, 2006

POIARES - É preciso ter Lata...............

Pouco avançámos depois do 25 de Abril diz o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra que interveio no seminário "A Segurança na Floresta", criticando as diversas políticas seguidas desde o 25 de Abril em termos de ordenamento florestal
Nem o Alberto João Jardim tem assim tanta lata. Como é habitual, Jaime Soares que é o verdadeiro simbolo das incapacidades e de nada se ter feito,falou de improviso e acusou os políticos como ele, de todos os quadrantes, de criarem desconfiança nas populações em relação à política florestal. Ha tantos anos como bombeiro, como presidente de camara, como deputado e tantas coisas mais, vem dizer que 32 anos depois é que é tempo de dar a volta a tudo isto.
Sem duvida que 32 anos ja é de mais e ha que correr urgentemente com pessoas como esta.Passados 32 anos do 25 de Abril, ainda não deixaram avançar projectos e alterações. Veja-se o que aconteceu desde o inicio deste ano e nas contestações que fizeram.
Mas Jaime Soares, que interveio no seminário A Segurança na Floresta, organizado pela Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), na sua ignorância tentou afirmar que ainda "continuamos a plantar como se fazia há 400 anos", defendendo o emparcelamento, algo que não será passível de realizar sem o cadastro, que falta fazer.
Soares defendeu a criação de medidas preventivas, através de legislação "que seja cumprida", exemplificando que, apesar das autarquias serem obrigadas a criar um perímetro de segurança, não existem mecanismos que permitam impedir a colocação de pilhas de madeira junto a habitações ou a tapar caminhos florestais e que obrigue compulsivamente as autarquias a criar os tais perimetros de segurança, como no caso de Poiares.

terça-feira, junho 06, 2006

S.Martinho da Cortiça - Concentração Motard

A IV Concentração Motard de São Martinho da Cortiça, que ontem terminou, reuniu cerca de 250 inscritos e entre cinco e seis centenas de motos, bem como motards de quase todo o país, segundo revelou Horácio Baltazar, presidente do grupo ?Asas da Liberdade?, organizador desta iniciativa.
Falando aos jornalistas durante o Passeio das Tochas, no passado sábado à noite, em Arganil, onde os motards foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Horácio Baltazar fez um balanço positivo desta concentração que, em seu entender, ?ultrapassou as todas as expectativas?. De ano para ano, a afluência tem sido cada vez maior, o que levou a aumentar a concentração para três dias, facto que nos deixa bastante satisfeitos.Segundo Horácio Baltazar, este acréscimo da duração da concentração contribuiu para o aumento de motards presentes, uma vez que ?as pessoas vêm e descansam mais, pois um dia não dá nada?.O presidente do grupo ?Asas da Liberdade? considerou o Passeio das Tochas um dos momentos altos da concentração, advogando que desta forma ?trazemos as motas a Arganil, fazemos as pessoas ouvir os motores e damos a conhecer a nossa zona, São Martinho da Cortiça e o concelho de Arganil, em geral?.
O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça, Rui Franco, reconheceu também que a concentração é muito importante para a divulgação da freguesia e do concelho de Arganil, tendo em conta o número de motards presentes e garantiu que é o quarto ano consecutivo, e que irá continuar com certeza e seria até bom para Arganil que outras associações do desporto motorizado do concelho promovessem encontros deste género

domingo, junho 04, 2006

ARGANIL - O professor António Ventura foi homenageado

O professor António Ventura foi, sexta-feira à noite, homenageado, numa cerimónia que coincidiu com o lançamento do n.º 20 da revista "Arganília". Uma iniciativa à qual se associou a Câmara Municipal de Arganil.

A cerimónia decorreu no salão nobre da autarquia e contou com um elevado número de presenças.O artista, em tempos professor de trabalhos manuais, desde sempre esteve ligado à arte, nomeadamente escultura e pintura, talento que o acompanha desde o berço.
A nota biográfica de António Ventura ficou a cargo do jornalista e regionalista Lopes Machado, amigo do homenageado.

sexta-feira, junho 02, 2006

MIRANDA DO CORVO - Feriado Municipal

O município de Miranda do Corvo assinalou ontem o seu feriado municipal.
A sessão solene do feriado municipal de Miranda do Corvo teve como ponto alto a entrega de medalhas de mérito a instituições desportivas, atletas, funcionários e a um jovem polícia, que recentemente salvou uma criança em Lisboa de morrer electrocutada.
Honrando os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, aproveitamos este feriado para publicamente atribuir um louvor a entidades e pessoas que individual ou colectivamente se destacaramForam distinguidas as equipas de iniciados, infantis e juvenis de futsal da Casa do Povo, todas elas campeãs distritais, e o Clube Atlético Mirandense que subiu à II Divisão Nacional de Futebol. A nível individual foram medalhados os judocas Filipe Rosa, Tânia Ventura, Juliana Cancela, Mariana Silva, Paulo Sousa e Luís Custódio, e os nadadores Miguel Oliveira, Carlos Fernandes, Mário Martins, Ana Oliveira e José Ribeiro, do Clube Náutico.
Os funcionários Paula Araújo, Carlos Pedro, António Cabral, José Paiva e José Oliveira, com 20 anos de serviço da autarquia, foram também distinguidos.
A homenagem ao polícia Vítor Filipe, de 27 anos, natural de Vila Nova, que salvou uma criança de morrer electrocutada numa catenária em Lisboa, foi o momento mais aplaudido pelos presentes, que enchiam o auditório municipal.

MIRANDA DO CORVO - Monumento ao Oleiro

A autarquia mirandense inaugurou ontem o monumento ao oleiro, na Praça José Falcão, junto ao Posto de Turismo, em homenagem a uma actividade que teve (e ainda tem) grande expressão no Carapinhal.
A peça foi esculpida por Camarro, artista do Barreiro, que procurou captar a expressão do oleiro, talhando na pedra o artesão com o tradicional boné e o avental a moldar um pedaço de barro sob a roda.
Não podemos pensar na marca de Miranda sem pensar nos artistas do barro vermelho. Dado o carácter e a nobreza da actividade é legítimo que a estátua esteja na Praça José Falcão, que é a sala de visitas da vila.
A indústria da olaria de barro vermelho teve largo incremento nos séculos XVI e XVII. Na segunda metade do séc. XVII, os núcleos residuais dos oleiros na vila eram principalmente no Relego (a poente), nos Linhares (a noroeste), no Outeiro e Carvalhal (a norte), locais na periferia da povoação como era natural.
A partir do século XVIII a actividade começou a decair, tendo os oleiros deixado a vila, onde de início a indústria floresceu, para se abrigarem nos arrabaldes ? Bujos, Espinho e Carapinhal.