domingo, setembro 30, 2007

LOUSÃ - Homem de 97 anos conduz há 75

Homem de 97 anos conduz há 75 . Não quer deixar o volante e já pediu a renovação da carta

O motorista João Fernandes, que completa domingo 97 anos, 75 dos quais a conduzir, circula diariamente com a sua carrinha nas ruas da Lousã e espera que lhe renovem a carta, depois de ter passado no exame oftalmológico.
João Alves Fernandes, oriundo de Santiago de Riba-Ul, concelho de Oliveira de Azeméis, radicou-se na Lousã na década de 1940, quando a emergente Companhia Eléctrica das Beiras (CEB), que em 1975 foi nacionalizada, passando a integrar a EDP, lhe dava muito trabalho a fazer.
Na época, o camionista, que agora, devido à idade avançada, já não conduz veículos pesados, utilizando apenas a sua «Opel Astra», dispunha de diversas viaturas, nas quais transportava brita e cimento com que a CEB ergueu o imponente dique de Santa Luzia.
Actualmente, João Fernandes, que na região todos conhecem por João da Gândara (lugar onde viveu quando chegou à Lousã), já não faz longas viagens e muito menos nas auto-estradas.
Circula apenas na vila e redondezas, sempre em marcha muito cuidadosa.
«Sou um dos motoristas mais antigos do país. Gosto de conduzir e preciso do carro para fazer a minha vida por aqui». Casado pela segunda vez, com dois filhos, tem a mulher acamada e vai ao mercado semanal fazer compras.
João da Gândara nasceu a 30 de Setembro de 1910, nas vésperas da implantação da República.
Começou por guiar ainda sem carta, na companhia de um velho cocheiro que detinha uma habilitação para conduzir carros puxados por cavalos.
Em 1932, após ter feito 21 anos, obteve a carta profissional para ligeiros e pesados.

sábado, setembro 29, 2007

E agora, o que lhe " botas" ?

Menezes ganha com 54 por cento dos votos .
E agora de que lado estará a Distrital do PSD ? e Jaime Soares?
Menezes ganhou no concelho de CoimbraNa concelhia de Coimbra do PSD, Luís Filipe Menezes ganhou a Marques Mendes por 341 votos contra 186.
No entanto, foi Marques Mendes quem, no conjunto do distrito de Coimbra – exceptuando a Figueira da Foz onde o acto eleitoral foi anulado –, obteve mais votos, 879, tendo a candidatura de Filipe Menezes somado 762.
Marques Mendes ganhou nas secções do partido em Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Poiares.
Menezes superiorizou-se ao seu adversário nos concelhos de Coimbra, Arganil, Cantanhede, Condeixa, Góis e Tábua. Cerca da uma hora da madrugada de hoje, Marques Mendes reconhecer ter perdido a eleição para presidente do partido. Luís Filipe Menezes ganhou as eleições para a liderança do PSD com 54 por cento dos votos contra Marques Mendes com 42,68 por cento. O novo líder do PSD, Luís Filipe Menezes, apelou à união do partido e garantiu que a sua liderança não vai «excluir ninguém», «Ninguém será excluído, todos têm um lugar neste PSD», garantiu Menezes.
«Como líder do PSD, a partir de hoje quero todos os dirigentes, todos os autarcas, simpatizantes que se dividiram de forma frontal unidos à volta do partido, não há dois PSD, só há um PSD», afirmou Menezes garantindo que pretende vencer as três eleições previstas para 2009 - europeias, autárquicas e legislativas. Luís Marques Mendes assumiu a derrota nas eleições directas do PSD e desejou felicidades a Luís Filipe Menezes, novo presidente do partido. «Os votos estão contados (...) eu perdi esta eleição», reconheceu.

quarta-feira, setembro 26, 2007

Poiares Kart Cup II

É já no próximo fim-de-semana, dia 30 de Setembro que se irá realizar a 2ª prova referente ao Poiares Kart Cup. A primeira jornada, disputada no passado dia 1 de Setembro, consagrou o piloto Ruben Costa como o primeiro vencedor em pista, pertencente à Escola Nacional de Karting (Baltar), assim como os outros pilotos da categoria. Duarte Mano logrou obter o 2ª lugar, depois de uma boa recuperação. O último lugar do pódio foi completo por Pedro Almeida, que teve a sua estreia no pódio.Para a próxima prova estão previstas três categorias, sendo elas a Cadete, K125 e os 4T. De salientar o esforço e dedicação que a organização tem demonstrado na divulgação da própria modalidade e um empenho da própria autarquia local(um exemplo a seguir por outras) neste evento. Estão reunidas mais que condições para um dia de provas que se espera emotivo e de espectáculo para todos os presentes. Até S. Miguel de Poiares…

terça-feira, setembro 25, 2007

Foz de Arouce - Obras no jardim de infância vão começar


Ao consignar a remodelação do Jardim-de-Infância de Foz de Arouce, Fernando Carvalho frisou que a Lousã tem uma cobertura de 100 por cento no pré-escolar e zero por cento de abandono escolar. O presidente da Câmara da Lousã, deu ontem uma boa notícia aos alunos do Jardim-de-Infância de Foz de Arouce. Sentados na tenda montada no pátio, os meninos e meninas assistiram à assinatura do contrato de remodelação do jardim-de-infância e ouviram alguns pormenores sobre a intervenção na escola, que passará a ter um recreio pavimentado, em vez do actual piso de terra batida, iluminado e um parque infantil. A construção de uma sala de apoio, de uma sala polivalente, que servirá também de refeitório, uma nova cozinha e instalações sanitárias renovadas, uma passagem coberta no recreio e a rede de águas pluviais completam a intervenção, que deverá estar pronta dentro de 300 dias, ou seja, no Verão de 2008. A remodelação do Jardim-de-Infância de Foz de Arouce, que é frequentado por 17 crianças, está orçamentada em 175,154 euros (valor com IVA). Do total da verba, 67.921 euros serão suportados por fundos comunitários, através do FEDER, mas a maior fatia do investimento, mais de 107 mil euros, são financiados pela autarquia.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Metro Mondego propõe repartir encargos com a Câmara

Metro Mondego assume todos os encargos inerentes à construção do novo traçado na Solum, mas sugere parceria financeira à autarquia para a requalificação da área envolvente. A Metro Mondego quer repartir com a Câmara Municipal de Coimbra os encargos financeiros da requalificação de toda a zona envolvente à actual Linha da Lousã, entre a Casa Branca e o Bairro Norton de Matos, que ficará liberta aquando da implementação do novo traçado do eléctrico rápido (Estádio – Solum – Casa Branca). A proposta será analisada hoje, no decorrer da reunião do executivo camarário, e solicita à autarquia para que se comprometa, em parceria com a Metro Mondego, a financiar toda a requalificação urbana que está prevista para aquela zona e que deverá implicar, entre outros projectos, toda a alteração da Praça 25 de Abril, a construção de estacionamento para autocarros, táxis e veículos ligeiros e ainda a pedonalização do viaduto que liga o Bairro Norton de Matos à Solum.

sexta-feira, setembro 21, 2007

PSD Coimbra promete luta às medidas do Governo

O PSD diz que Coimbra está a ser alvo de um ataque por parte do Governo socialista e promete reagir, denunciando a situação e tentando congregar «todas as forças sociais no combate a estas atitudes». Em causa está a saída de Coimbra de sedes regionais de vários organismos públicos, sendo que o último caso (a Direcção Regional de Economia vai para Aveiro) motivou dois comunicados ontem divulgados pelo PSD, um da Comissão Política Concelhia, outro da Distrital. Jaime Soares, líder distrital dos social-democratas, encara com «grande preocupação a saída de Coimbra de serviços desconcentrados do Estado» e lembra que além dos casos já conhecidos (Agricultura para Castelo Branco e Economia para Aveiro), «fala-se ainda na possível saída do IPPAR, da Direcção Regional de Educação, da Delegação de Coimbra da Agência Lusa ou da Delegação Regional do Instituto Português da Juventude».
Jaime Soares não anteviu que que o Distrito de Coimbra com um lider como ele à frente do PSD isto tinha mesmo que descambar.
A falta de qualidade, categoria e credebilidade quer dele quer de Vitor Batista do PS teriam que atirar com o Distrito de Coimbra e principalmente com a cidade de Coimbra para um fosso de dificil saída. A culpa não é deles. É de quem lá os pôs que achariam muita piada em ter la dois trogloditas. Como estavam fartos de doutores, toca lá a meter os achadiços.
E agora?
Coimbra no ano passado já era a 11 cidade do país, agora já caminha para a 15.
Enterrem-na mais.
Há muita gente que já não se revê neste pessoal.

quinta-feira, setembro 20, 2007

LOUSÃ - Homem mata vizinho à facada

Desavenças entre dois homens terão estado na origem de um ataque com arma branca que se revelaria fatal para José Costa Amado. O indivíduo foi atacado na sua própria casa.Um indivíduo da Lousã morreu ontem no seguimento de uma ataque com arma branca desferido por um vizinho. O homem foi atacado na sua própria casa, na presença da mulher e dos filhos, e, apesar da resistência que ainda ofereceu ao agressor, acabaria por falecer nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Desavenças entre os dois terão estado na origem do ataque que se revelaria mortal para José Costa Amado, de 30 anos. O agressor, um homem com cerca de 60 anos, que supostamente mora no mesmo prédio da vítima, na localidade de Sarnadinha, freguesia de Vilarinho, bateu à porta da vítima, desferindo-lhe, de imediato, um golpe no abdómen - o golpe que, segundo fonte dos Bombeiros Municipais da Lousã, viria a ser fatal para o indivíduo. Esposa e filhos assistiram a tudo e, ao que relataram aos bombeiros, o homem, depois do golpe, caiu ao chão, oferecendo ainda alguma luta com o agressor. «Caiu logo e, apesar de ser muito mais novo que o agressor, começaram a faltar-lhe as forças».

quarta-feira, setembro 19, 2007

Miranda do Corvo - Coisas da chanfana

O antigo presidente da Câmara de Miranda do Corvo foi entronizado como membro da Confraria da Chanfana (entidade sediada em Vila Nova de Poiares). Compreende-se que um adjunto do governador civil de Coimbra, cujo patamar político está um degrau acima do do município mirandense, se sinta mais inclinado para a dimensão universal que Jaime Soares proclama para a sua chanfana. Ou será outra a razão para Jorge Cosme ter abraçado o organismo poiarense em aparente posição de animosidade com a Confraria da Cabra Velha (sediada em Miranda do Corvo)? A que terá sido Cosme mais sensível – à convicção de que «santos do pé da porta não fazem milagres» ou ao fastio às cabras velhas?

segunda-feira, setembro 17, 2007

Aldeias de Xisto

A rede de Aldeias de Xisto vai abrir mais uma loja. A estrutura localiza-se na aldeia de Martim Branco, freguesia de Almaceda, concelho de Castelo Branco, e será inaugurada durante a segunda quinzena de Outubro. A Loja Aldeias do Xisto está completamente montada e mobilada. Apenas “falta recheá-la com os produtos vendidos pela rede”, disse Arnaldo Brás, vereador da Câmara albicastrense.O anúncio foi feito ontem durante uma reunião da rede de Aldeias do Xisto, decorrida em Castelo Branco, em que foi também assegurada a abertura de outras lojas em sete concelhos que integram a rede: Oleiros, Proença-a-Nova, Góis, Penela, Figueiró dos Vinhos, Arganil e Lousã. Três destas estruturas comerciais deverão ser inauguradas até ao final do ano, sendo que as outras quatro deverão estar prontas até à próxima Primavera.
A rede integra no total 24 aldeias de 17 municípios do Pinhal Interior.Lojas em perspectiva para outras regiões Porto na calha.Para além das duas em funcionamento, a rede conta também com uma loja em Lisboa em regime de franchaising, que poderá duplicar-se noutras cidades do País. Estão a ser estudadas várias propostas para implementar lojas em regime de franchaising no Porto, Cascais, Portimão e Coimbra.

FUTEBOL - Iniciados da ADPoiares

Campeonato Nacional de Futebol - Iniciados Serie C
A Série C também é comandada por seis equipas, estando a Oliveirense no topo na sequência da goleada ao União de Coimbra. Seguem-se na tabela, com os mesmos pontos, o Desportivo da Guarda, Taboeira, Oliveira do Hospital, Repesenses, Académico de Viseu e Beira-Mar. Os egitaneenses bateras o Anadia (4-0). Os de Tábua impuseram-se ao Oliveira do Hospital (2-0). A formação de Repeses venceu o Marialvas (2-1). Os viseenses levaram de vencido a promovida ADPoiares (2-1). E, por fim, os aveirenses ganharam à Sanjoanense, pela margem mínima.

domingo, setembro 16, 2007

A Mumia

Retirado da lista dos Labregossaurios
Uma das suas posições públicas mais polémicas aconteceu há cerca de 12 anos, quando, visando algumas pequenas comunidades de estrangeiros e de ciganos, defendeu o afastamento de Vila Nova de Poiares de todos «aqueles que sejam contrários ao cumprimento da ordem estabelecida e aos princípios defendidos pelos poiarenses». Nessa altura foi comparado ao líder da extrema-direita austríaca, Joerg Haider, que acabava de subir ao poder numa coligação com os conservadores, mas Jaime Soares ultrapassou facilmente as críticas porque pertencia já ao rol dos labregossaurios.

segunda-feira, setembro 10, 2007

Aconteceu na entronização da Chanfana com o Zezito.

O que fez a festa da Chanfana.......durante a Poiartes .
O Zézito ficou tão satisfeito depois de ter sido entronizado na chanfana que já não reparava no que dizia...... Assim o Zézito quis proporcionar à sua esposa, uma noite inesquecível, no dia do primeiro aniversário do casamento. Resolveu, então, convidá-la para jantar nas tasquinhas e actuar de acordo com o que via os outros maridos fazerem... Estando já no restaurante, observou então o casal mais próximo e viu o homem pegar no açucareiro e dizer para a mulher: - "Açúcar, meu torrãozinho?" O Zézito achou aquela frase fascinante! Olhando para outro casal numa mesa mais adiante, viu o cavalheiro tirar uma colher de mel dum frasco e dizer para a esposa: - " Mel, minha abelhinha?" Mais uma vez, o Zézito achou fantástica, aquela frase. Por fim, tirou um pedaço de chanfana do seu prato, olhou confiante e profundamente nos olhos da sua jovem mulher e disse: - "Chanfana, minha cabra?"
O que nos poderá mais acontecer?

domingo, setembro 09, 2007

Quem manda, manda - Jaime Soares não aplicará multas.


O autarca poiarense garantiu que não aplicará multas aos autores de queimadas quando sentir que estas “não são feitas com intenção de prejudicar alguém”.
O presidente Jaime Soares não gostou das palavras “inconsequentes e incorrectas” do governador civil, Henrique Fernandes, e do comandante distrital de operações, António Martins, sobre o facto das autarquias perdoarem os autos relativos a queimadas e a falta de limpeza. Na sessão, que teve lugar no início da semana na Lousã, os dois responsáveis defenderam o sancionamento dos infractores, já que “as câmaras municipais, a quem compete aplicar a multa, acabam por não o fazer”. O comandante distrital disse mesmo que “a não execução das coimas não faz sentido”. Já Henrique Fernandes mostrou–se nesta reunião favorável a que esta competência, como acontecia antes, regresse aos domínios dos governos civis. Para o autarca poiarense, “o senhor governador civil está ávido de dinheiro” e, como representante do Governo no distrito, “tem de medir bem as suas palavras”. Jaime Soares pede mesmo “respeito” para quem é eleito pela população, “o que o senhor governador não sabe o que é”. Já em relação a António Martins, “não é mais do que a voz do patrão”.E garante: “os presidentes de câmara cumprem a lei”. Jaime Soares recorda que os autos levantados no seu concelho aconteceram todos “em épocas onde era possível serem licenciadas as queimadas”. “Muitas pessoas do nosso espaço rural mal têm dinheiro para comer e vivem do pequeno rendimento obtido da terra. Daí eu questione: estas pessoas que fazem as queimadas para acabar com as ervas daninhas devem ser tratadas por repressão ou com o sentido dissuasor de esclarecimento e informação”.

sábado, setembro 08, 2007

POIARTES anima o centro da vila


Cestaria e empalhamento de garrafões são artes presentes na feira e executadas ao vivo.
Já fiz muito material com muitos jornais, diz José Lucas, artesão que usa papel para criar todo o tipo de peças candeeiros, relógios de parede, cestos. "Os vizinhos já põem sacos com jornais à minha porta, a matéria-prima é gratuita", conta, em tom de graça. O seu stand é um dos cerca de 150 que integram a Poiartes 2007 - XVIII Feira Nacional de Artesanato e VIII Mostra de Gastronomia, em Vila Nova de Poiares.
A novidade desta edição é a mudança de localização: o evento, que antes decorria num recinto fechado, tem agora lugar ao ar livre, no centro da vila como se fez ultimamente em Arganil. "Há uma flagrante melhoria. Valeu a pena e é para continuar", refere, a esse respeito, o presidente da Câmara Jaime Soares. E destaca, também, a importância do envolvimento com o comércio local. Maria Pilar Alvarez, da barraquinha da Confraria de Chanfana de Poiares, está satisfeita com a nova localização do certame "É melhor assim, ao ar livre. Antes, no pavilhão, estava muito abafado e as pessoas faziam filas para entrar e sair. Assim, andam pela vila e as lojas até estão abertas, por isso o comércio tradicional fica a ganhar". A sapataria de António Marta, porém, não registou maior afluência de público "Para a restauração isto é bom, para nós, não. No 1º dia tive a loja aberta até às 23.30 horas e só vendi um par de chinelos", lamenta. "Não vimos melhorias, mas isto está bonito. Há uma certa magia na vila", refere, por outro lado, o sócio."Estamos a fazer muito pelo artesanato em Portugal", defende Jaime Soares, explicando que os artesãos ali presentes, oriundos de vários pontos do país, não pagam pela ocupação dos stands e até recebem senhas de refeição. No certame, que começou na sexta-feira e termina amanhã, são esperados milhares de pessoas. Decorre, também, o XIII Festival Nacional de Folclore e há animação musical garantida nas ruas da vila. Hoje à noite, pelas 23.30 horas, sobre ao palco a cantora Ruth Marlene.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Associação de Informática da Região Centro - 25 anos

Jaime Soares, presidente do Conselho Directivo da Associação de Informática da Região Centro considera a sobrevivência da AIRC um exemplo da capacidade dos municípios.“Não há nenhum sucesso na vida que comece sem dificuldades”, afirma Jaime Soares no comentário ao percurso da AIRC, que assinala no sábado, no Casino da Figueira da Foz, 25 anos de actividade. A associação de 29 municípios da região Centro, de que Jaime Soares é presidente há mais de 20 anos, “é das empresas mais saudáveis quer em capacidade financeira, quer no relacionamento entre os trabalhadores e a administração”.
A AIRC acompanhou a evolução dos tempos, assumindo papel de destaque no mercado.
Num cenário tão conturbado “e sem ninguém para assumir a administração”, três amigos de longa data e de partidos políticos diferentes - Jaime Soares, do PSD, José Dias Coimbra, do CDS, e Horácio Antunes, do PS - “assumiram aquilo que, na altura, era considerada uma loucura: a administração da AIRC”.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Na Cruz de Poiares

Em 2005 ainda havia um blog que falava tambem de Poiares.
http://nacruzdepoiares.blogspot.com/

Em Março de 2005, havia postagens deste genero. Para os mais distraidos ou que não tiveram oportunidade de conhecer esse blog, poderão assim consultar algumas postagens e comentarios efectuados.

Pois é, os ventos aqui para os meus lados não trouxeram saúde ao executivo camarário. Esta cruz, aqui mesmo ao lado da máquina do poder local poiarense, acabou por não trazer boas bênçãos e a Vice-Presidente da Câmara acabou por pedir a sua demissão. Verdade seja dita, pelo que vou conseguindo espreitar aqui pelo canto do olho, já era tempo demais a suportar os caprichos imensos de um homem só... Sem margem para dúvidas, a Dra. Teresa Carvalho fartou-se da concentração de poder instalada nas mãos do sr. Jaime Soares, um homem que além de se querer dividir entre a Câmara de Poiares e a Assembleia da República, não soube jogar quando a ora demissionária ocupava a presidência da Câmara. Post de 15 Março2005 .

domingo, setembro 02, 2007

ARGANIL - XXVI edição da Ficabeira

Tem início a cinco de Setembro, a Feira Industrial, Comercial e Agrícola, da Beira-Serra, em Arganil. A XXVI edição da Ficabeira e da Feira do Mont’Alto 2007, que no seu conjunto são uma feira Industrial Comercial e Agrícola, que tem habitualmente artesanato e tasquinhas gastronómicas e um vasto programa de iniciativas musicais e desportivas, vai decorrer em Arganil, do dia cinco ao dia nove.
No dia cinco, depois da abertura solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, será inaugurada a Exposição Colectiva de Pintura e Arte Decorativa de Mário Vitória, Lurdes Ribeiro e Joana Espinho, patente no átrio da Câmara de Arganil. A feira abre às 19h00 e terá um espectáculo com, Quim Barreiros. No dia seis realizam-se torneios de Ténis e Mini Golfe, e o espectáculo, «Peso Certo», com Fernando Mendes. O dia sete, é o Dia do Concelho, com a solenidade própria destes dias, que conta também com a actuação de, «André Sardet». Dia oito, haverá Cicloturismo, Ténis e Fogo de Artifício. Dia nove, realiza-se um espectáculo com, a «Orxestra Pitagórica da Universidade de Coimbra» e uma serenata com, o Grupo de Fados Cancioneiro de Coimbra, na escadaria do edifício dos Paços do Concelho de Arganil.

sábado, setembro 01, 2007

Fogo em SERPINS

O incêndio que lavrava no concelho de Góis desde o início da tarde de hoje, envolvendo 125 bombeiros, encontra-se em fase de rescaldo, disse a fonte do Centro Distrital de Operações de Coimbra.
As chamas, que eclodiram cerca das 14:00 horas em quatro locais distintos, consumiram uma área de mato e pinhal, entre Serpins (concelho da Lousã) e Góis, não tendo colocado povoações em perigo, adiantou a mesma fonte.
O segundo comandante Abreu, do Centro Distrital de Operações de Coimbra, declarou que o fogo foi circunscrito cerca das 16:15, estando neste momento na fase de rescaldo e vigilância.
No combate às chamas participaram 125 bombeiros, de 19 corporações, apoiados por 34 veículos.