sexta-feira, novembro 30, 2007

LOUSÃ - Edifício da Câmara foi assaltado

O edifício da Câmara Municipal da Lousã foi assaltado esta madrugada, tendo os assaltantes levado uma quantia em dinheiro ainda não apurada, disse o presidente da autarquia, Fernando Carvalho.
Segundo o autarca, os assaltantes entraram por uma pequena janela virada para o jardim municipal e provocaram danos nas secções da tesouraria, contabilidade e águas, roubando o dinheiro que estava depositado num dos dois cofres existentes.
O assalto foi notado cerca das 07:00 horas da manhã pela empregada de limpeza, que alertou os responsáveis da autarquia.
Fernando Carvalho adiantou que os valores em causa se referem ao movimento financeiro da Câmara efectuado na tarde de quinta-feira.
«Temos alarmes, mas não funcionaram. Não sei porquê», salientou o presidente da edilidade.
As instalações da autarquia estão encerradas ao público para a recolha de vestígios e investigação, reabrindo às 14:00 horas.
Diário Digital / Lusa

quinta-feira, novembro 29, 2007

O Presidente de Poiares agora quer Tuneis


O autarca continua a teimar e quer túneis na Estrada da Beira EN17. Quase que propõe um Tunel entre Ceira e o Pego Negro para evitar a travessia das povoações.
O autarca de Poiares insiste na necessidade de requalificação da EN17 e defende a construção de túneis voltando a chamar a atenção para aquilo que toda a gente já conhece e que sabe que ele é culpado desta embrulhada toda, tambem dos graves problemas e entraves que aquela via colocou ao desenvolvimento dos concelhos do interior do distrito de Coimbra após a sua insistência num projecto descabido e gastador. Como a melhor defesa é o ataque, Jaime Soares continua a desculpar-se com "as péssimas intervenções que foram realizadas na Estrada da Beira", nomeadamente no que toca à sinalização horizontal, à sinalização vertical e à luminosa. E agora contra os radares e contra as brigadas da GNR. Vem agora, Jaime Soares com uns bonecos apresentar aquilo a que chama um segundo projecto, que não se sabe de quem é a autoria, sem qualquer reconhecimento geologico, que considera "a única hipótese de verdadeiramente melhorar e requalificar a Estrada da Beira "e que passa pela realização de dois túneis. O primeiro túnel ligando a designada 'curva da ferradura', em Ceira, à localidade de S. Frutuoso, aproveitando depois o traçado actual da EN17, melhorado e alargado, até à localidade de Ponte de Ribas, onde se iniciaria o segundo túnel até ao ramal da Lousã. O traçado continuaria depois a céu aberto até ao novo nó rodoviário na localidade de Ponte Velha, onde iria entroncar com a nova variante à Lousã. Para o presidente da Câmara de Poiares, "todas as outras hipóteses estão completamente esgotadas e esta seria a única forma de retirar o fluxo de tráfego de dentro das localidades, aumentando por isso a segurança". E significaria também uma redução de dois terços do tempo médio, nos horários de maior fluxo de tráfego, de uma viagem entre o Ramal da Lousã e Coimbra, e vice-versa. Com este projecto, "teríamos uma Estrada da Beira completamente nova, ao lado da antiga, deixando de ser a via de autêntico subdesenvolvimento em que se transformou, para ser mesmo um buracão. Os seus criticos acham que já se gastou dinheiro de mais e com esta teimosia o melhor é ficar queito. A solução de tuneis e viadutos é mais uma loucura em esbanjamento de dinheiros publicos. Sera que as pessoas sabem qual a definição de uma linha reta?

terça-feira, novembro 27, 2007

ARGANIL - Claudino Romeiro, está de luto

Claudino Romeiro, observador FPAK no Rali Casinos do Algarve, está de luto, com o falecimento da sua esposa, Teresa Romeiro. Na noite de sábado para domingo, Teresa Romeiro, de 56 anos de idade e que durante anos a fio acompanhou de perto as incidências dos desportos motorizados e uma grande devota dos ralis em particular, faleceu aos 56 aos de doença prolongada.
Teresa Romeiro, que vivia em Coimbra, leccionava em Arganil e entregava-se às causas em acreditava, empregando-se a fundo na capacidade de trabalho no sentido de transmitir o sal e a pimenta da vida aos mais jovens. Neste momento de grande tristeza, os amigos associam-se à dor da família de Teresa Romeiro, em especial uma palavra de conforto a Claudino Romeiro neste momento de profundo pesar.

terça-feira, novembro 20, 2007

Variante do IC6 entre Catraia dos Poços e Poço do Gato (Tábua), um investimento estimado em mais de 6

A primeira fase da Variante de Tábua, no valor de 11 milhões de euros, vai ser adjudicada quarta-feira, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos.
Na ocasião, será também aberto o concurso público para a segunda fase daquela Variante e do troço do Itinerário Complementar 6 (IC6) entre Catraia dos Poços (Arganil) e Poço do Gato (Tábua), um investimento estimado em mais de 60 milhões de euros.
A construção do IC6, bem como dos IC7 e IC37, é uma reivindicação antiga dos autarcas e populações da região da Beira Serra, sendo vistas como obras estruturantes para o desenvolvimento económico local.
«Vamos agora começar a concretizar a nossa ambição de proporcionar melhores acessos a uma população que tem sido esquecida pelos sucessivos governos», disse Paulo Campos, acrescentando que o lançamento do troço do IC6 «é um passo importante para lutar contra o isolamento a que a zona tem estado sujeita».
O concurso público que amanhã será anunciado (IC6) terminará a 31 de Janeiro.
Durante a cerimónia em Tábua, será ainda feita, pela empresa Estradas de Portugal (EP), a apresentação do troço do IC6 entre Catraia dos Poços e Venda de Galizes.
O restante traçado do IC6, que deverá servir também os concelhos de Seia e Gouveia, está ainda, segundo o secretário de Estado, em fase de auscultação pública, existindo três propostas apresentadas pela Secretaria de Estado e uma pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras.
Quanto a divergências entre os autarcas da região sobre as opções do traçado, que podem beneficiar uns concelhos em detrimento de outros, Paulo Campos disse à Agência Lusa que irá ouvir os diversos intervenientes, de forma a tomar uma opção consensual.

Ainda o Campo de Golf

Transcrevemos uma passagem importante do post do blog Acorda Poiares http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/ sobre a ideia do Campo de Golf.

Sr. Presidente Jaime Soares, ACORDE!!!! A idade tem dessas coisas, as vezes adormece, ou esquece algumas coisas. Ainda não viu que a realidade do campo de golfe é outra! Apesar de os estudos apontarem para que se deva construir campos de golfe, nesta região centro que tem tão poucos não pode ser tão banalista, e mal estruturada aposta. Outros concelhos da região com melhores acessos apostam numa melhor qualidade e condições oferecidas a este tipo de população alvo. Mira aposta num campo com 18 buracos + 9, e em Viseu em campo com 27 buracos, Coimbra também avança, e a Curia é outro com expansão. Pensando nisto, para que nos servir o campo com 14 buracos, nem é carne nem é peixe, nem é nada! Será muito mau investimento para o concelho se realmente for assim! Por isso acorde e veja as coisas de outra forma. Hipotecar muito dinheiro que poderá ser utilizado de uma forma melhor no concelho.

Um Campo de Golf de 14 buracos? Isto não lembra o diabo, mas faz lembrar um colega dele tambem autarca, que lá para as bandas do norte resolveu mandar construir uma piscina com 40 metros de comprimento.
E isto porque seria maior que as piscinas dos municipios vizinhos, queria fazer-lhes inveja.
Como todas as pessoas alfabetas devem compreender , ha medidas normalizadas para este tipo de equipamentos.
Como já se fala nos 14 buracos de Poiares, propõe-se que se faça com mais um buraco, nem que seja para enterrar o proponente.
Quem te manda a ti sapateiro, tocar rabecão.

terça-feira, novembro 13, 2007

POIARES continua na lista negra de endividamento

Três municípios saem da lista negra de endividamento - Macedo de Cavaleiros (PSD), Penamacor (PS) e Vila Franca do Campo (PSD) deixaram de constar da lista negra dos 22 municípios que ultrapassaram os limites de endividamento líquido em 2006, soube-se junto de fonte ligada ao processo.
Os municípios de Carrazeda de Ansiães (PSD), Mangualde (PSD), Nazaré (PSD), Santa Comba Dão (PSD/CDS), Torres Novas (PS), Trancoso (PSD) e Vila Nova de Poiares (PSD) continuam na lista, mas os valores do excesso de endividamento foram revistos.
Doze autarquias viram confirmados os valores de ultrapassagem do limite de endividamento líquido em 2006, e como tal deverão sofrer um corte de 10 por cento das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) pelo número de duodécimos necessário à regularização da situação.

domingo, novembro 11, 2007

LOUSÃ - plantação de 20 mil árvores

O Ministro da Agricultura lamenta os 50 por cento de taxa de execução dos projectos
Reflorestação a meio gás. Cerca de metade dos projectos de reflorestação aprovados em Portugal não está a ser posta em marcha, comprometendo as verbas destinadas a apoiar aquele tipo de acções. O ministro da Agricultura pediu que “façam o favor de plantar, porque a verba está lá”. O ministro da Agricultura alertou ontem para o facto de apenas 50 por cento dos projectos aprovados de reflorestação estarem executados, durante o arranque de uma acção de plantação de 20 mil árvores na Lousã. “Quando fui à Assembleia da República apresentar os resultados da época de incêndios dei um grito de alerta, dizendo que tinha algumas acções no programa Agris com projectos aprovados, a verba comprometida, e estavam com percentagens de execução de 50 por cento”, referiu Jaime Silva, frisando que “mantém o alerta” e pedindo a quem tem projectos aprovados que, “a partir do momento em que houver condições propícias, façam o favor de começar a plantar, porque a verba está lá”.
De acordo com o governante, “depois do projecto aprovado temos de gastar as verbas no prazo de dois anos, e apenas temos 50 por cento de execução”. Afirmou ainda que o novo quadro comunitário de apoio, em vigor até 2013, vai disponibilizar 100 milhões de euros por ano para a floresta, “assim haja projectos”. O ministro da Agricultura falava na Lousã, distrito de Coimbra, onde ontem um grupo de cerca de 150 pessoas oriundas de várias zonas do País, que incluía pais e filhos, deu início ao processo de reflorestação de uma área de nove hectares, junto à serra. Os 150 voluntários concentraram-se no Centro de Técnicas e Operações Especializadas da Lousã, e depois da cerimónia de abertura, que foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, lançaram mãos ao trabalho, com a supervisão de técnicos especializados. Até final do mês 500 voluntários pretendem plantar 20 mil espécies folhosas numa área de pinhal, paredes-meias com o aeródromo da Lousã, ameaçada pela doença vulgarmente conhecida por anéis vermelhos e pela proliferação de acácias, árvores invasoras. No âmbito do projecto «Floresta Unida», que aposta na intervenção em zonas infestadas por pragas, doenças ou espécies infestantes e na dinamização de acções de prevenção, formação e apoio no combate aos incêndios, a iniciativa é financiada pelo Barclays Portugal, banco que oferece as árvores e as ferramentas necessárias. “A Zona Barclays Verde será um espaço propício ao desenvolvimento do ecossistema local, numa aposta de floresta sustentável a longo prazo”, referiu o presidente da instituição bancária em Portugal, Peter Mottek. Neste e nos próximos dois fins-de-semana, os voluntários plantarão cinco mil sobreiros, seis mil carvalhos, duas mil cerejeiras bravas, cinco mil castanheiros e dois mil cedros do Buçaco. Com o sol forte e o pó fino a entranhar-se no corpo, entregam-se à tarefa de plantar árvores em valas previamente abertas. Pais e filhos participam na iniciativa, porque estão preocupados com as alterações climáticas, e também para terem um dia diferente.
Espécies invasoras. Sustentabilidade florestal. O responsável pelo projecto Floresta Unida, David Lopes, explicou à Agência Lusa que a reflorestação pretende “criar uma zona de compasso apertado entre as árvores, permitindo que, depois, a sua sombra incida sobre as espécies invasoras, e evite a sua propagação”.
Explicou igualmente que, “durante os primeiros três ou quatro anos, iremos proceder a uma acção mecânica (abate) das acácias que não prejudique as árvores plantadas, para que mais tarde a sombra resultante do crescimento das novas espécies não permita o crescimento das invasoras”. O projecto conta com o apoio técnico da Direcção-Geral de Recursos Florestais, da empresa Fire Paradox e do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR, entidades consideradas como os “os três pilares para a sustentabilidade florestal”.

sábado, novembro 10, 2007

Condições para haver emprego

(post sacado do http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/ )

Num país em constante luta por emprego vivemos num concelho onde se tenta fomentar a fixação de empresas que aumentem o número de pessoas empregadas. A própria Câmara tem permissivas para atrair novos investidores. No site da Câmara pode-se mesmo ler que esta tem conseguido "chamar até si muitos investidores, devido às excelentes condições postas aos industriais." Se as condições são as que estão no respectivo site, certamente não serão as únicas que são impostas. Antes o fossem!! E digo impostas, pois as histórias que se ouvem, são a de um presidente de câmara que além de dar as condições coloca imposições, e por isso os empresários fogem com as suas empresas para concelhos vizinhos.
Minipreço e Lidl tentaram-se instalar em Poiares, mas tiriam de ser construidos onde o presidente quissesse e não onde pretendiam. Ou outra tipo de empresa que quase já teria uma forma de organização pensada pelo autarca. E assim vemos as coisas a passarem cada vez mais ao lado deste concelho que não tem os acessos necessários para aumentar os seus números de empregados. Será que o "quero, posso e mando" não tem limites? Quanto mais tempo se irá pactoar com este tipo de liderança que prejudica mais do que beneficia!?!
http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/
Que venha o Lidl ou o Minipreço. O Ecomarche ja engordou demasiado e tem comportamentos menos dignos para os seus clientes. Engordaram demais e já estão é bons para a matança.

quinta-feira, novembro 08, 2007

POIARES - Acima da média em quase tudo

Perguntaram a Jaime Soares - Que obras da primeira metade do mandato tem para apresentar?
Este jardim [à Raça Poiarense], com piscinas, pavilhões, corte de ténis ao lado. E não esquecer a transformação do quartel de bombeiros em centro cultural! Poiares está acima da média em quase tudo. Estamos a fazer um novo quartel, a entregar dois bairros sociais, a recuperar o edifício da Câmara...
Poiares aparece na lista de câmaras acima do limite legal de endividamento. E os seus críticos dizem que a autarquia está falida... O que os meus críticos dizem não me preocupa, porque Poiares tem uma oposição que não presta, que não vale nada, que são uns anormais. E as contas? São de quem quer fazer obra. Quando as tinha controladas, o Governo PS alterou as regras a meio do jogo [após a entrevista, disse que sairia da lista, se o Estado pagasse o que deve]
O processo de peculato em que foi absolvido tirou-lhe o sono?
Só tirava se a minha consciência estivesse preocupada. Era só a má-fé de uma oposição desonesta. Era preciso era sentar no banco dos réus os que me acusaram e não provaram nada. Como um senhor Saldanha Sanches que anda aí sempre a dizer mal...
Tenho sentido dificuldades em encontrar munícipes que dêem, sem anonimato, opinião sobre si. A maioria diz temer represálias...
Se isso é verdade, eu acompanho-o, a ver se alguém se recusa…Era capaz de ser condicionante... Não!... Podem é ter medo de si 'Quem é este indivíduo? Não lhe vou responder a nada que não sei quem é…' Medo de mim, não! Através do voto universal e secreto, sou presidente da Câmara há 33 anos. Nas eleições, praticamente nem apareço nas secções de voto.

Jardim à Raça Poiarense


Vai ser inaugurado em Janeiro o designado Jardim Raça Poiarense, mais conhecido pelo Jardim do Chibo.
O Jardim exalta a "raça" dos poiarenses com símbolos de miseria dos seus antepassados , rodeados de palmeiras, um simbolo do 3º mundo.
À volta das colunas de pedra que se erguem ao centro de uma plataforma, estão as figuras em metal que representam o desgraçado do almocreve, o burro de 4 patas e a mulher que sabia fazer palitos. Mais em redor ainda, são imensas as palmeiras adultas que simbolizam as terras do terceiro mundo, numa área de dois hectares e meio, e há uma gaiola onde vão morar aves exóticas e aonde querem colocar um macaco ou um chibo, relvados, um parque infantil, uma rampa de desportos radicais. O arquitecto que se lembrou de toda esta simbologia fez um bom trabalho e conseguiu com esses simbolos, retratar tão bem Poiares. É um retrato de um passado que mostra as miserias escondidas de Poiares aos seus visitantes. O espaço, que vai ser inaugurado em Janeiro e custou "uns bons milhares de euros", JaimeSoares quer que lhe chamem , "Jardim à Raça Poiarense" apesar da maioria lhe querer chamar o Jardim do Chibo ou o da " Má Raça". E é a obra mais emblemática da primeira metade, que agora termina, do actual mandato da Câmara de Poiares. Muito acossado, o autarca do PSD um anti Filipe Menezes, que vai presidindo à câmara há 33 anos, como um jeová, enerva-se e gagueija subindo o tom ao afirmar que se está "nas tintas para as más interpretações" do nome do jardim. "Só por má fé!... porque quem manda aqui sou eu. E como se matriculou na Faculdade da 3ª idade acha-se com douta sabedoria para aplicar uma nomenclatura. "Olhe para a beleza disto!", exalta, de braços abertos exortando a Santa da Ladeira . Com Palmeiras e Gaiolas parece que estamos a chegar ao Biafra. A beleza e a alusão à "raça poiarense" são, sustenta, uma homenagem aos seus conterrâneos, de condição e profissões humildes, que resistiram às adversidades e, "hoje, são indivíduos importantíssimos por este país fora", cujos filhos já não suportam tal presidente. "Monumento à raça poiarense?! Cheira mesmo a Hitler", reage António Miguel, candidato derrotado do PS nas últimas eleições, que assumiu o lugar de vereador e, ainda esta segunda-feira, abandonou a reunião do Executivo, por se ter sentido "insultado" e alvo de "ataques desabridos", por parte do presidente.A razão do desaguisado terá sido um subsídio proposto por Jaime Soares à Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares, mas poderia ter sido o "Jardim à Raça Poiarense", ou outro dossiê autárquico qualquer. A política em Poiares faz-se assim, com polémica e tensão, à medida do temperamento de Jaime Soares. Para o autarca, a culpa mora toda na oposição do PS, o único partido com representação no Executivo. "Poiares tem uma oposição que não presta, que não vale nada, que são uns anormais", atira o também comandante dos bombeiros locais, presidente da distrital do PSD e homem influente em muitas outras entidades locais. Para Jaime Soares, os seus opositores "fazem política de terra queimada", porque não querem reconhecer o trabalho da Câmara. Por isso, faz questão de mostrar ao JN 80 fogos de habitação social prontos a estrear, com T4 a 40 mil euros, de afirmar que tem a maior zona industrial do distrito de Coimbra, de garantir que o concelho tem duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) a funcionar. A oposição aponta defeitos. Aos bairros sociais, por estarem demorados, à zona industrial, por alegadamente mandar esgotos sem tratamento para uma ribeira que vai desaguar no Mondego, e às ETAR, por não estarem a funcionar, acusa. O vereador António Miguel diz mesmo que há zonas com um "cheiro nauseabundo", justamente por a ETAR da vila, que deveria tratar esgotos de milhares de pessoas, não trata, alega. "O conhecimento que temos é que a ETAR está a funcionar. A Câmara pediu um alvará em 2006 e nós pedimos auto-controlo, que ainda não nos chegou", afirma a CCDRC, que devia fiscalizar eventuais crimes ambientais, mas parece evitar guerras com a "má raça poiarense" e não serem insultados na praça publica.

quarta-feira, novembro 07, 2007

Ministro da Saúde tem “fantasmas virtuais”

A FEDERAÇÃO DE BOMBEIROS DE COIMBRA na voz do seu bombeiro presidente diz que o ministro da Saúde tem “fantasmas virtuais”
Os Bombeiros de Coimbra reafirmam coabitação “séria” com o INEM, mas retomam críticas ao Governo e acusam Correia de Campos de viver com “fantasmas virtuais”. A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra está descontente com as políticas levadas a cabo pelo ministro da Saúde. Isso mesmo foi reafirmado, em comunicado, pelo porta voz da estrutura, Jaime Soares, depois de Correia de Campos ter apelado, em Coimbra, na inauguração da nova sede do INEM, ao entendimento entre as instituições. Segundo o comunicado redigido à pressa e em nome da Federação, o ministro deixou nas entrelinhas algumas mensagens, que os bombeiros, tais como Jaime Soares entendem “como uma afirmação de acusação gratuita, atribuindo a estes a culpa de todos os males que se têm vivido por esse país fora, no que concerne ao funcionamento das estruturas ligadas ao sector”. Este Jaime Soares afirma que o ministro se quer “desculpabilizar” de graves situações, que têm ocorrido no sector da emergência médica. No comunicado pode-se ler que todo o trabalho dos bombeiros tem sido feito à custa do seu esforço, “sempre à mingua de recursos”. Outra das críticas apontadas é o excesso de gastos com o INEM, o que denota um mau aproveitamento dos serviços. “Assim soubesse o país aproveitar as estruturas e os recursos humanos existentes nos bombeiros, potenciá-los e articulá-los de forma a que pudessem ter integrado esta nova estrutura de socorro de saúde”, acrescenta. Atendendo às exigências da sociedade, a federação apela à inovação e modernidade do sector da emergência médica. No documento, fala-se ainda do aumento significativo do afluxo de serviço dos bombeiros provocado pelo encerramento de maternidade e pelo fecho dos Serviços de Atendimento Permanente ou pela alteração dos horários dos centros de saúde. Situações que “agravaram as dificuldades financeiras dos bombeiros porque, mesmo com este aumento do afluxo de serviço, estes não deixaram de prestar socorro às populações que servem, nem de assegurar o transporte”, rematou Jaime Soares que recordou o acidente do Subaru em Vale de Vaz e as quezilias que teve com o INEM.