sábado, dezembro 27, 2008

Falem bem ou falem mal?! Falem...

Falem bem ou falem mal, o importante é que seja falado, pois só assim aparece nos meios de comunicação. Tudo vale! Quando se viaja pelo país e se refere que se é de Vila Nova de Poiares, o primeiro comentário que as pessoas fazem é relativamente ao assunto da BT ter sido multada pela Polícia Municipal, sem saberem que o assunto que desencadeou essa polémica foi um camião da Câmara que foi autuado, e de seguida o veículo do encarregado, que estacionou com uma roda em cima do passeio, quando ia justificar a passagem do camião numa estrada que apresenta um sinal de proibição a pesados. Outros comentários se seguem, pois com tantos cargos que o Sr. Jaime Soares acumulou no seu currículo era difícil de não ser conhecido. Mas lá diz o ditado popular "Quem muitos burros toca, algum deixa para trás!". E neste caso vai sendo o município onde vivemos.
Como tudo tem o seu preço e o factor "C" pode ser de conhecimentos de pessoas que trabalham em determinados sítios e que nos podem ajudar a atingir os nossos objectivos.
No Diário de Notícias aparece a notícia com o "Jaimito", o qual antes mesmo das primeiras eleições autárquicas, em Maio de 1974, com 31 anos, foi eleito presidente da comissão administrativa da câmara, numa assembleia popular convocada para escolher, no jardim público da vila, um de 13 nomes indicados pelo governo.
Mas o "Jaimito" apesar das múltiplas funções, tem disponibilidade e tempo para mais um lugar! Ele gostava de ser irmão da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades (a qual tem estatutos relacionados com a religião cristã) , como assumiu, no final de Setembro, na sessão comemorativa do centenário do Hospital de Beneficência da vila (ao qual levantou tantos problemas na sua remodelação), e cuja candidatura entregou, em plena cerimónia, ao provedor da instituição, na expectativa de ele a subscrever - gesto com que também quer, confessa publicamente, fazer esquecer alguns conflitos (As desculpas não se pedem, evitam-se!!E certamente não será com isto que se fará esquecer os problemas causados)
Como é possivel que um inscrito na Maçonaria ande agora a querer bater com a mão no peito? Mas saberá o que é a maçonaria? mas por la anda todo satisfeito convencido que é importante. É mesmo um cagão a cheirar a bedum.
Na sessão ainda fez um discurso empolgado e directo, sem pensar na recandidatura (mas sempre a pensar como um político e que tudo conta e fica na cabeça das pessoas). O que faz parte de si, além de por exemplo, "não ter horas para entrar e sair da Câmara" ou para ouvir os munícipes, que tanto o interpelam nos corredores do edifício camarário, como na rua ou, de madrugada se for preciso, à porta de sua casa. (com tantos cargos há que fazer horas extraordinários, e os horários tem de ser flexíveis! No meu emprego não posso fazer isso! Além de que as pessoas falam directamente, uma vez que os papéis que dão entrada na Câmara continuam a aguardar a sua decisão escrita! E aqueles que têm a sua autorização verbal ficam na sua mão, podendo ser queimados, como foi o dono do Restaurante "O Filipe", o conhecido Mário Padeiro....
Refere ainda que o que conta, de facto, é "a cumplicidade com os conterrâneos e seus projectos, a consciência de que as obras não são de uma pessoa, mas de muitas", sustenta o mais antigo presidente de Câmara do país e, provavelmente, de novo, candidato ao lugar. (pena é todas as coisas precisarem da sua autorização, sem que a vice e outros funcionários com responsabilidades em determinadas áreas possam desenvolver o seu trabalho a 100%, sem estarem limitados pela autoridade ditatorial do "é como eu digo e ponto final".
Lamentável é também o uso do Boletim Municipal para fazer campanha! Felizmente este já se encontra disponível on-line no site da Câmara!! Reuniões do executivo camarário, com registo escrito de elogios de assuntos partidários!! É vergonhoso! A Câmara de V.N. de Poiares não é um satélite, nem uma filial do PPD-PSD!
Isto não pertence a reuniões de uma Câmara!!
"Eleições no Partido Social Democrata – O Sr. Presidente informou que se realizaram eleições internas no Partido Social Democrata, bastante disputadas, sendo ganhas pela Dra. Manuela Ferreira leite."
Provavelmente irá falar nas do PS, PCP, BE, CDS-PP!! "Intervenção da Sra. Vereadora Cláudia Feteira – Referiu que foi com muito orgulho e emoção que assistiu à ascensão política ou partidária do Sr. Presidente, ao ser convidado e eleito para Vogal da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata, no passado fim-de-semana em Guimarães, pois é a prova de todo o seu esforço e trabalho ao longo dos anos, é a prova que as pessoas não se medem em títulos. É um grande orgulho e agradecimento meu, bem como da Sra. Vereadora Deolinda Gonçalves que sei que corrobora as minhas palavras, ver Vila Nova de Poiares representada no órgão máximo do Partido Social Democrata, um dos maiores, senão o maior Partido Político Português." Acho que não serão precisas mais palavras! Assim se faz política no nosso concelho!

Do Acorda Poiares de 4 de Outubro de 2008

Nenhum comentário: