segunda-feira, abril 28, 2008

Miranda do Corvo - Vai produzir Biodiesel


A Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo (ADFP) vai produzir biodiesel a partir de óleos usados nas suas cozinhas e em restaurantes que aderiram ao projecto, foi anunciado esta segunda-feira.
O presidente da direcção da ADFP, Jaime Ramos, disse que a instituição - que serve cerca de 1300 refeições diárias - comprou para o efeito uma máquina com capacidade para fabricar 100 litros de biodiesel por dia.
Segundo Jaime Ramos, já foi iniciado o processo de licenciamento desta nova actividade, junto da Câmara Municipal, prevendo-se que o combustível produzido possa abastecer o parque de viaturas e os edifícios da associação equipados com aquecimento a gasóleo.
«Há uma semana, começámos a guardar os óleos alimentares utilizados na confecção das nossas refeições», adiantou.
Além dos restaurantes e particulares, a ADFP planeia negociar com bombeiros da região uma «permuta de serviços», que lhes permita abastecer as suas viaturas com biodiesel obtido com a transformação de óleos recolhidos pelos próprios nas áreas de influência das corporações.
Além de uma «significativa economia de custos no abastecimento das suas viaturas», a ADFP, logo que tenha a unidade de reciclagem licenciada, recorrerá ainda ao combustível alternativo para aquecimento de água na sua unidade residencial para pessoas com deficiência e no Centro Social de Lamas.
A instituição espera que o projecto venha a envolver famílias, escolas, empresas hoteleiras, outras instituições particulares de solidariedade social e autarquias, que disponibilizarão os óleos dos fritos para reciclagem.
Para começar, a recolha de óleos usados deverá realizar-se nos concelhos de Miranda do Corvo, Lousã e Penela, alargando-se depois a Coimbra, Poiares e Condeixa-a-Nova.

sexta-feira, abril 25, 2008

LOUSÃ - defesa da floresta contra os incêndios.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apelou hoje na Lousã, à responsabilidade dos cidadãos na defesa da floresta contra os incêndios.
"Todos somos agentes de Protecção Civil", disse Rui Pereira, considerando que a "sociedade civil" deve envolver-se na prevenção dos fogos, reforçando a acção dos corpos de bombeiros, Forças Armadas, autarquias, forças militarizadas, sapadores florestais e outras entidades que intervêm nesta área.
Portugal dispõe em 2008 de um "dispositivo mais forte" para combater os fogos florestais do que em anos anteriores.
O dispositivo nacional inclui 56 meios aéreos, 2.300 viaturas e quase 10 mil homens e mulheres "estão este ano dispostos a não regatear esforços" nessa missão.
Rui Pereira frisou que, na sequência da reforma do sistema de Protecção Civil e de defesa da floresta contra incêndios, realizada pelo actual governo, verifica-se agora "uma boa coordenação entre todos os agentes" do sector.
O ministro da Administração Interna discursava na apresentação do dispositivo de combate aos incêndios florestais no distrito de Coimbra.
Este distrito, salientou, "tem a maior área florestal do país", uma riqueza económica que "também é fonte de riscos e perigos que devem ser enfrentados".
Por seu turno, o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, disse que também o dispositivo distrital é "mais forte do que no ano passado", designadamente ao nível das equipas de primeira intervenção, que têm desta vez "inteira e total disponibilidade".
"Estamos ainda a progredir em matéria de cidadania", adiantou Henrique Fernandes, exemplificando com a redução do número de comportamentos negligentes das pessoas me geral em relação à floresta.
No distrito de Coimbra, na "fase mais complicada", equivalente aos meses de Julho, Agosto e Setembro, o dispositivo inclui 42 equipas de combate, 10 equipas de logística, cinco meios aéreos, 24 equipas de sapadores e dois pelotões do Grupo de Intervenção em Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Estes dados foram fornecidos aos jornalistas pelo comandante operacional do distrito, o tenente-coronel da GNR António Martins.

terça-feira, abril 22, 2008

"COIMBRINHAS E COIMBRÕES"

Na próxima Quinta-feira(24 de Abril), pelas 12,45 horas, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um almoço/conferência dirigido pelo Prof. Gomes Canotilho e subordinado ao tema “Coimbrinhas e Coimbrões: do desencanto local àcidade global”.
As reservas realizam-se junto da recepção do hotel (239 802 380) até 22 de Abril (19 horas).
“GOMES CANOTILHO VAI FALAR SOBRE "COIMBRINHAS E COIMBRÕES"
“Gomes Canotilho, jurista e professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, vai ter a oportunidade, dia 24 de Abril, num almoço/conferência, na Quinta das Lágrimas, de desenvolver uma recente afirmação sua, em que classificava a Universidade de Coimbra, de "provinciana".
Convidado pela Fundação Inês de Castro como orador da segunda conferência do ciclo "Quintas na Quinta", um evento que conta com o apoio do Hotel Quinta das Lágrimas, o actual mandatário do Fórum
Novas Fronteiras apresenta como tema da sua intervenção, "Coimbrinhas e Coimbrões: do desencanto local à cidade global". A sessão tem início às 12.45 horas. As inscrições para a próxima edição das "Quintas na Quinta" estão abertas até às 19 horas de dia 22 de Abril (Terça-feira). Todos os interessados poderão efectuar a sua reserva junto da recepção do Hotel, presencialmente ou através do telefone (239 802 380). O preço para participar no debate/almoço é de 20 euros.

José Joaquim Gomes Canotilho sucede a Leonor Beleza no programa de debates sobre temáticas relevantes da actualidade realizados na Quinta das Lágrimas. A iniciativa tem sempre lugar no decorrer de um almoço, marcado na última Quinta-feira de cada mês, às 12h45. Diogo Freitas do Amaral, professor universitário e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, é o conferencista previsto para o dia 29 de Maio.”

segunda-feira, abril 21, 2008

Aluguer de contadores de água, luz e gás acaba n o próximo mês de Maio-Lei 12/2008 (anexa)

Os consumidores vão deixar de pagar os alugueres de contadores de água, luz ou gás a partir de 26 de Maio próximo. Nesta data entra também em vigor a proibição de cobrança bimestral ou trimestral destes serviços, segundo um diploma que foi ontem publicado na edição do Diário da República.
A factura de todos aqueles serviços públicos vai ser obrigatoriamente enviada mensalmente, evitando o acumular de dois ou três meses de facturação, indica a Lei 12/2008, ontem publicada no boletim oficial e que altera um diploma de 1996 sobre os 'serviços públicos essenciais'.
A nova legislação passa a considerar o telefone fixo também como um serviço essencial e inclui igualmente nesta figura as comunicações móveis e via Internet, além do gás natural, serviços postais, gestão do lixo doméstico e recolha e tratamento dos esgotos.
O diploma põe fim à cobrança pelo aluguer dos contadores feita pelas empresas que fazem o abastecimento de água, gás e electricidade.
Também o prazo para a suspensão do fornecimento destes serviços, por falta de pagamento, passa a ser de dez dias após esse incumprimento , mais dois dias do que estava previsto no actual regime.
Outra mudança importante é o facto de o diploma abranger igualmente os prestadores privados daqueles serviços, classificando-os como serviço público, independentemente da natureza jurídica da entidade que o presta. Numa reacção à publicação do diploma em causa, a Deco
congratula-se com estas alterações, há muito reivindicadas', afirmou à agência Lusa Luís Pisco, jurista da associação de defesa do consumidor.
O diploma ontem publicado, para entrar em vigor a 26 de Maio, proíbe também a cobrança aos utentes de qualquer valor pela amortização ou inspecção periódica dos
contadores , ou de 'qualquer outra taxa de efeito equivalente'.

sábado, abril 19, 2008

Miranda do Corvo: Lar de idosos avança sem apoio da SS

A população do Senhor da Serra, em Miranda do Corvo, deu sexta-feira à noite luz verde a uma instituição do Concelho para construir um lar de idosos na localidade, sem comparticipação da Segurança Social.
Depois de ter sido recusada, por duas vezes, comparticipação da Segurança Social ao projecto, a Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo estava disponível para avançar ainda este ano com a obra, desde que essa fosse a vontade de população do Senhor da Serra.
Numa reunião realizada sexta-feira à noite na povoação, onde esteve também a presidente da autarquia, mais de meia centena de participantes foram unânimes em apoiar a decisão de arrancar com a construção, mesmo «correndo o risco de, no futuro, o lar ter de funcionar sem apoios da Segurança Social».
Jaime Ramos, presidente da Associação, lamentou que, em 2008, as verbas da Segurança Social destinadas a apoiar a construção de equipamentos sociais, através do programa PARES, só comparticipem projectos para creches localizadas na Grande Lisboa e Porto.

quinta-feira, abril 17, 2008

E agora para onde vai o Jaime Soares?

Esta noite, o líder do PSD, Luís Filipe Menezes anunciou que vai pedir a convocação de eleições directas no partido.
Agastado com as críticas internas à sua liderança, Menezes disse que «É chegada a hora dos críticos» e acrescentou que ele próprio não estava na corrida à liderança. Como «militante de base», afirmou-se disposto a contribuir para derrotar o PS, nas eleições de 2009.
Depois da declaração inesperada de Menezes, Ângelo Correia, comentou que «Luís Filipe Menezes é uma vítima com razão. Mas explora isso». A hipótese de Menezes ter em vista uma ‘vaga de fundo’ que o reeleja, apostando na «dispersão de candidatos» foi considerada como possível pelo actual presidente da Mesa do Congresso do PSD.
Ângelo Correia admitiu voltar a apoiar uma nova candidatura de Menezes. «Em princípio, sim», respondeu, questionado pelo jornalista Mário Crespo.
Pedro Passos Coelho anunciará amanhã que é candidato à liderança do PSD, soube o SOL de fonte próxima do ex-vice presidente do PSD. Passos Coelho disse que fará amanhã, sexta-feira, uma declaração nesse sentido, tendo já convocado os jornalistas para o efeito, faltando marcar a hora e local.

terça-feira, abril 15, 2008

Ora toma lá esta....

A política no concelho tem que ir para além dos descarados jogos de promessas pessoais e pressões, embrulhadas em lavagem pública de roupa suja.
A actividade politica, no verdadeiro interesse do concelho, tem que deixar de ser conversa de “comadres zangadas”, como aliás muitos cidadãos já perceberam e têm vindo a repudiar.

ARGANIL : QREN financia Centros Educativos

O município de Arganil viu, recentemente, aprovadas as candidaturas ao Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN) relativas à construção dos novos Centros Educativos de Côja e São Martinho da Cortiça.
Projectado para acolher as valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo, o futuro espaço a localizar em Côja, envolve um montante global de intervenção de 1 172 667 €, passando a beneficiar de uma comparticipação de fundos comunitários de 806 000 €. Já o de São Martinho da Cortiça, com valência de pré-escolar e 1º ciclo representa um volume global de investimento de 796 761,32 €, dos quais 580 314,54 € serão objecto de financiamento comunitário.
Imagem vazia padrãoSegundo nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal de Arganil, a cerimónia de assinatura dos Contratos de Financiamento decorreu no passado dia 10 de Abril, em Abrantes, onde esteve presente o Primeiro-ministro, acompanhado pelos ministros da Educação e do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. Sublinhe-se que foram aprovadas 31 candidaturas de 16 Municípios da Região Centro, entre os quais apenas três do Distrito de Coimbra: Arganil, Cantanhede e Vila Nova de Poiares.
O município de Arganil avalia os dois equipamentos como “de enorme importância para o concelho” que – segundo a mesma nota – reforçam e concretizam uma aposta estratégica na Educação encetada pelo executivo. A autarquia espera que o Centro Educativo de São Martinho da Cortiça entre em funcionamento em Setembro próximo e o Centro Educativo de Côja, inicie a sua actividade no ano lectivo de 2009 – 2010.

domingo, abril 13, 2008

Cabras de Fibra de Vidro

Numa reunião ordinária da Câmara a 4 de Junho de 2007, falou-se da aquisição de um protótipo e molde de uma cabra velha em fibra de vidro.
Esta nova maravilha da raça Poiarense custou aos cofres da Câmara 2.725,00€ + IVA, e foi comprada à Electroliver, Lda., e para cada uma das cabras adicionais, o valor é de 425,00€ + IVA.Tudo isto para ser colocado no futuro Museu da Chanfana!!
O que não se consegue perceber é o porquê de se pagar tanto por uma cabra de fibra de vidro, em vez de realmente se comprarem cabras para o Concelho produzir realmente carne para a Chanfana! Um concelho que diz ser Capital Universal da Chanfana e que não têm grande produção de cabras, nem de um vinho com cariz municipal, para tal!?!
Qualquer dia estamos a comer fibra de vidro! E lá diz o ditado popular "Grão a grão enche a galinha o papo!", neste caso grão a grão ficamos sem tostão para as coisas que realmente importam!
É a doidice da chanfana! Afinal quem devia comprar isto deveria ser a Confraria, mas como é tudo a mesma coisa.... Enfim. Bem haja o voto contra do Sr. Vereador Luís Novo, enquanto o resto das pessoas pactuaram com este devaneio.
Isto ca vinha do Acorda Poiares .
http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/

sábado, abril 12, 2008

POIARES - O seu Campo de Golfe

A construção de um campo de golfe em Poiares vai servir de «tampão verde» entre a zona urbana e industrial da vila, para além de fomentar o turismo do concelho.

Jaime Soares, considera que o campo de golfe é um projecto que irá tornar Poiares num destino turístico de «excelência», adiantando que é uma obra para «realizar em dois mandatos». A autarquia já adquiriu cerca de 30 por cento dos 65 hectares de terrenos necessários e iniciou os trabalhos de desmatação, protegendo espécies como os sobreiros, oliveiras, choupos e pinheiros. «Não sabe ainda dizer quanto vai representar o investimento, mas num preço por baixo estima-se que seja superior a três milhões de euros». Segundo o edil, quando os terrenos estiverem totalmente adquiridos as infra-estruturas vão–se fazendo com uma certa naturalidade, aproveitando as zonas elevadas para criar «o relevo, lagos e outras características próprias de um campo de golfe». «Com toda a lata, assume isto como uma vontade para levar até ao fim» e deixa prever nova candidatura às próximas eleições autárquicas.
A construção do campo de golfe insere-se numa estratégia de desenvolvimento turístico do concelho de Poiares, estudo efectuado pelos maiores arquitectos mundiais e pelas maiores Universidades de reconhecidos meritos , conta já com uma oferta gastronómica, artesanal e de lazer de assinalável dimensão, como as batatas com bacalhau e o grão de bico ensalsado e as sopas de cavalo cansado. Além de ser considerada a Capital Universal da Chanfana, prato típico confeccionado com carne de cabra velha , o concelho dispõe de uma pista de karting, uma das seis melhores existentes no país, e sala de bowlling (infra-estruturas únicas no interior do distrito de Coimbra), e um artesanato onde se destacam os artefactos de barro preto, as mós e a cestaria. Em perspectiva estão outros empreendimentos turísticos, cujos projectos estão elaborados, como é o caso da Estalagem do Cabeço da Velha, na serra de São Pedro Dias, dimensionada para 46 quartos, um estádio com 4.500 lugares sentados, que contempla centro de estágios, e o Centro de Negócios. Por outro lado, Jaime Soares pretende que o aeródromo de Poiares possa ser utilizado por pequenos aviões e pelos papagaios de papel, que transportem até 120 passageiros, contando para a realização das obras necessárias com ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho, que se encontra em missão no Líbano. «São tudo equipamentos que vão tornar Poiares num espaço de atracção turística de eleição que está a 20 quilómetros de Coimbra, a 220 da Capital do Imperio e a 130 da Capital dos murcões», frisa-se.
A autarquia de Vila Nova de Poiares contra a vontade da maioria e de quem percebe de estradas e de ligações rodoviarias iniciou, entretanto, a primeira da primeira fase das obras da estrada que pretende ligar a Estrada da Beira ao IP3, em Penacova, mas que nunca se sabe se chegará ao fim, constituindo uma variante. «Temos paisagem nos pontos altos, pontos de grande atracção e estamos no vértice ???? Coimbra, Barragem da Aguieira e Luso/Buçaco, com as serras do Açor, da Lousã e de São Pedro Dias, que atraem muitos turistas», realçou o autarca so cial-democrata que com um vertice destes ate se obtem a quadratura do circulo.

Fonte: Coisas que ate vieram no D.Coimbra

sexta-feira, abril 11, 2008

'Universidade' da JSD

Autarcas participam na 'universidade' da JSD
Fernando Seara e Berta Cabral entre os convidados

Entre os próximos dias 1 e 4 de Maio, no Paul do Mar, realiza-se mais uma edição da 'Universidade Jota', desta vez dedicada à política autárquica.
Em colaboração com a Associação Regional de Autarcas Social Democratas, a JSD pretende dar formação a 50 dos seus quadros, sobre as várias áreas de intervenção autárquica.
Paulo Teixeira (Castelo de Paiva), Berta Cabral (Ponta Delgada), Fernando Seara (Sintra), Jaime Soares (Vila Nova de Poiares) e Roberto Silva (Porto Santo - presidente da AMRAM), são alguns dos oradores.
Guilherme Silva e Alberto João Jardim também constam do lote de prelectores desta iniciativa.

JFS

quarta-feira, abril 02, 2008

Novo Blog em Poiares

O Poiares on Line congratula-se com o aparecimento de um novo Blog na nossa terra.
Que sejam bem vindos ao mundo da Blogosfera e seja por muitos anos e por boa vontade.
A exemplo de outros Concelhos já começa a ser significativa a participação dos poiarenses neste tipo de comunicação.
Pode ser que os poiarenses já se vão libertando de tantas amarras e aceitem a sugestão do Blog Poiares XXI. Usem e abusem.Que a independência não vos tolha de escrever e participar com o que vos vai na alma.
É assim a sua apresentação feita no dia das mentiras, esperando que não seja mais uma encomenda:

POIARES XXI-Internautas:

Sejam bem-vindos ao mais recente espaço de divulgação do que acontece em Vila Nova de Poiares.Esperamos poder contar com a vossa participação, vamos lá agitar as águas e dar a conhecer Poiares ao Mundo. Contamos com a vossa colaboração, ajudem-nos a fazer deste blog a Janela de Poiares.

Usem e abusem do e-mail: poiaresxxi@gmail.com.

POIARES XXI - um blog independente de consulta....no mínimo...obrigatória!

terça-feira, abril 01, 2008

Teria sido em Poiares ?

Crido Cenhor,
Quero candidatarme pro logar de ceqretária que vi no jurnal. Eu Teclo muito de pressa con um dedo e fasso contas de sumar.
Axo que sou boa ao tefone em bora seija uma peçoa do povo,
Tou á respondere ao luguar de ceqretária, que li no jurnal
O meu selário tá aberto há discução pra que possa ver o que me quer pagar e o Cenhor aja qu’eu meresso,
Pósso cumessar imediatamente. Agradessida em avanso pela sua resposta.
Cinceramente,
Catia Vanessa Estrela
PS : Proque o meu currico é muinto piqueno, abaicho tem 1 foto minha.