terça-feira, junho 16, 2009

Cavaco Silva inaugura quatro obras de vulto em POIARES

Hoje em Poiares

Cavaco Silva visita hoje Vila Nova de Poiares, onde presidirá à inauguração de várias obras em infra-estruturas municipais, nomeadamente a remodelação e requalificação do edifício dos Paços do Concelho, a reconversão do quartel dos bombeiros em Centro Cultural, o mas recente edifício da ADIP e o nova sede dos Bombeiros Voluntários, que também goza da denominação de Centro Municipal de Protecção Civil.

Trata-se, na óptica do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova e Poiares, Jaime Soares, de infra-estruturas pensadas a longo prazo, «50 anos pelo menos», tendo em conta que estão dimensionadas para o dobro da população agora existente.

O Centro Cultural será uma das mais emblemáticas, pela imponência do edifício, onde até agora funcionava o quartel dos Bombeiros Voluntários, mas também pelas valências que dá ao concelho, com a criação de um auditório com capacidade para 600 pessoas, mantendo o actual cine-teatro com 300 lugares, um museu, salão de festas e a biblioteca, construída no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e que já se encontra em funcionamento desde o ano passado.

Esta última, que custou 750 mil euros, custeados “a meias” entre a autarquia e o Estado, enquadra-se na tipologia BM1, que enquadra as bibliotecas públicas em concelho com menos de 20 mil habitantes.

De acordo com as especificações do projecto, está dotada de uma secção para leitores adultos, com 10.400 volumes para empréstimo e 6.300 para leitura no local, onde existem 24 lugares sentados. Estão ainda disponíveis 4.180 documentos áudio, vídeo e multimédia, assim como 1.400 periódicos.

Na secção infanto-juvenil, estarão disponíveis 3.640 volumes para empréstimo e 22 lugares sentados, assim como 2.000 documentos áudio, vídeo e multimédia. Para o Centro Cultural, que hoje será visitado e inaugurado pelo Presidente da República, Jaime Soares ainda um projecto em mente e que passa pela reconversão da actual parada num jardim, para usufruto dos utilizadores da infra-estrutura.

Tendo em conta que o quartel dos Bombeiros Voluntários foi reutilizado na criação do Centro Cultural de Vila Nova e Poiares, houve necessidade de construir um novo edifício, que também hoje será inaugurado pelo chefe de Estado.

Centro Municipal de Protecção Civil
Funcionando também como Centro Municipal de Protecção Civil, ocupa um espaço de 11 mil metros quadrados, sendo que destes, cerca de sete mil foram destinados à parada e heliporto.

O investimento de cerca de 1,5 milhões de euros traduziu-se na construção de três edifícios contíguos. Num deles fica instalada a direcção da corporação, o comando, centro de comunicações, secretaria, salão nobre, camaratas, balneários, refeitório e bar, enquanto que noutro, estarão as viaturas pesadas, uma casa-escola e um centro de formação. O último vai albergar a lavandaria, estação de serviço e os equipamentos especializados.

A visita de Cavaco Silva inicia-se com a inauguração das obras de ampliação e remodelação do edifício dos Paços do Concelho, cujo objectivo foi criar melhores condições para os funcionários e maior qualidade de serviços para os munícipes.

O imóvel, que mantém a fachada, ainda que limpa e pintada, foi inteiramente remodelado no seu interior, tendo sido acrescentado um piso no local onde estava o sótão e que passa agora a funcionar como Arquivo Municipal. Se os serviços com mais procura por parte dos munícipes foram concentrados no rés-do-chão, o edifício ganhou ainda uma cave, onde fica instalada a Polícia Municipal.

Novo edifício da ADIP aumenta valências
A visita do Presidente da República inclui ainda a inauguração e visita ao novo edifício da Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP), que entrou em funcionamento recentemente, dando a possibilidade à IPSS de alargar o âmbito das suas valências. Assim, a ADIP dispõe agora de melhores condições para prestar os serviços de creche, ATL, Centro de Dia e Lar de Idosos.

Cavaco Silva chega a Poiares às 12h00, sendo recebido nos Paços do Concelho. Pelas 12h45, inaugura o Centro Cultural, seguindo-se uma sessão solene, com intervenções do chefe de Estado e de Jaime Soares.

Cerca de 20 minutos depois, o edifício sede da ADIP é formalmente inaugurado, seguindo-se, às 13h20, o descerrar da placa da praxe no novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova e Poiares.

Do DC

Nenhum comentário: