sexta-feira, agosto 07, 2009

Bombeiros contra "esmolas" para equipamento

Jaime Soares a quem alguem meteu como presidente da Federação dos Bombeiros de Coimbra não estará presente, hoje no Governo Civil,na cerimónia de assinatura do protocolo para o reequipamento dos Corpos de Bombeiros do distrito, por «falta de tempo», mas especialmente porque considera que é «exagerar um pouco» a vinda do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, a Coimbra para «distribuir 700 euros a cada corpo de bombeiros».
«Não vejo que seja preciso um secretário de Estado para assinar uma coisa dessas. Parece-me demais», afirmou Jaime Soares, garantindo, irónico, que «se fizermos muitas viagens destas, para Coimbra, para assinar protocolos destes, lá se vai o dinheiro».
O melhor é esperar e guardar pela chanfana. Isso é que é bom.
Com atitudes destas que são uma vergonha para os Poiarenses ainda lhe hão-de mijar para as botas, quando acabar a mama.
Crítico,jaime Soares garante que havia outras razões «muito mais profícuas» para a vinda a Coimbra de José Miguel Medeiros. mais quê?....Que raio de palavrão nas boca dum analfabeto.
«Gostaria que viesse anunciar a reorganização da Lei para os Bombeiros, que viesse informar quando é que vão dar ou subsidiar as viaturas para as corporações quando é que mandam mais dinheiro pra chanfana.
Há quase cinco anos que não recebem nada», enunciou Jaime Soares, garantindo que também se deslocaria ao Governo Civil de Coimbra se o governante viesse dizer «para quando será apresentado o Estatuto Social do Bombeiro ou para quando o financiamento às corporações de bombeiros».
O também comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares aproveitou também para recordar José Miguel Medeiros das candidaturas ao QREN de várias corporações de bombeiros do distrito, que ainda não obtiveram resposta.
«Se fosse assim, se houve resposta quanto em relação a qualquer uma destas questões, com certeza que iria à cerimónia», afirmou Jaime Soares, que se fará representar pelo vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra.
Corram com o presidente e substituam-no ja pelo vice.
Encarnação critica “vista grossa” do Governo
«O que tem para oferecer é muito pouco e nós já estamos habituados às esmolas», afirmou. Convidado a dar um exemplo de que equipamento é que uma corporação de bombeiros poderá adquirir com os 700 euros que receberá hoje, Jaime Soares afirmou: «quatro lanços de mangueiras… e uma agulheta o que não é mau para quem se especialisou a andar com o ramo de pinheiro a apagar fogos e nem sabe o que são as adiabaticas».
Quem também não estará na cerimónia de hoje, embora por outras razões, é Carlos Encarnação, nem o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra que estão de ferias.
Tratando-se de uma corporação gerida por uma autarquia deixa de ter apoio financeiro do Estado, uma situação que tem merecido, desde sempre, duras críticas do presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
«A Justiça é essa», ironiza o autarca, recordando que os investimentos feitos nos Sapadores de Coimbra são, no fundo, utilizados em prol de Coimbra, mas também de todo o distrito e até da Região.
Encarnação dá como exemplo os kits de acidentes químicos e bacteriológicos, adquiridos pela autarquia e que «são para a Região inteira, porque mais nenhuma corporação os tem».
«O facto de ser imputada responsabilidade directamente à Câmara Municipal de Coimbra de todo o financiamento dos Bombeiros Sapadores é algo que choca toda a gente, inclusive os bombeiros», continuou o autarca, lamentando que o Governo faça «vista grossa» em relação a esta situação.
Não ha duvidas que isto vem desde o tempo de Salazar, onde Jaime Soares andava com um jipezito auto intitulado de Comandante dado pelo Comendador Ferreira mas agora a democracia ja lhe entregou muitas viaturas e meios que ate dão para passear de helicoptero

2 comentários:

Anônimo disse...

EM PLENO SECULO 21 E UM CONCELHO PERTO DA LOUSA E COM TANTA DIFERENÇA EM QUALIDADE DE VIDA!!!...COMO E POSSIVEL NO CONCELHO HAVER FALTA DE AGUA PARA CONSUMO PROPRIO NA LOCALIDADE DE VALE DO GUEIRO!!! ...AGUARDO URGENTE UMA SOLUÇAO,, POIS SERA MAIS UM CASO PARA O PROGRAMA DA SIC...


FERNANDO

Jorge disse...

Deixa la que dinheiro pra chanfana não falta.
Ja viram o espectaculo que o Borra Botas deu a discursar na Festa da Sra das Necessidades com o João Portugal.
Nem um mendigo ou um cigano chorava tanto.
A Sra das Necessidades se fosse tão má como ele vinha lá do altar e dava-lhe umas vergastadas por aquele lombo abaixo.
o miseravel agora já é amigo da Irmandade?
Deve andar à espera de ter lugar lá no Lar.
Durante anos e anos escorraçou, maltratou e insultou os elementos da Irmandande.