quinta-feira, setembro 10, 2009

Gastronomia e artesanato juntos até à próxima segunda-feira


Ao longo dos próximos dias, Poiares vai transformar-se em montra privilegiada que permitirá a milhares de visitantes apreciar o artesanato e a gastronomia do concelho, da região e de todo o país, dada a presença de representantes oriundos dos mais diversos pontos de Portugal.
A partir de hoje, dia 10, e até à próxima segunda-feira, é no centro da vila que decorre mais uma edição da Poiartes, um certame que tem a virtude de juntar no mesmo espaço duas expressões máximas do saber popular transmitido de geração em geração, que se concretizam através da dinamização da XX Feira Nacional de Artesanato e da X Mostra de Gastronomia.
Organizada pelo Município de Vila Nova de Poiares em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP) e a Confraria da Chanfana, a Poiartes é, sobretudo, uma mostra que pretende afirmar a identidade de um povo, com saberes e sabores que o tempo não apagou e que, apesar da diversidade, contribuem para a afirmação de uma identidade comum. O certame é inaugurado pelas 19h00, e contempla um diversificado programa de animação que se prolonga durante o fim-de-semana.
Este ano, o evento reúne cerca de 200 expositores oriundos de vários pontos do país, numa mostra de diversidade patente quer nas propostas gastronómicas quer nos trabalhos que os artesãos apresentam e executam ao vivo, durante a feira.

A renovada aposta na realização do certame no centro da vila, seguindo o modelo adoptado em edições recentes, confere ao certame “mais visibilidade e maior envolvência do comércio local, que permanecerá aberto até mais tarde, numa perspectiva absolutamente inovadora e dinamizadora”, refere a autarquia.
Milhares de visitantes, que partilham o interesse demonstrado pelos expositores que, todos os anos, têm vindo a marcar presença na Poiartes, fazem com que esta feira se tenha transformado num exemplo de sucesso, sendo hoje apontada como uma referência a nível nacional.
Nas vésperas de mais uma edição, a autarquia mantém expectativas elevadas e garante que “quem participa quer voltar e quem ouve falar da feira quer participar”, obrigando mesmo a organização a fazer uma selecção mais criteriosa que, em última análise, impossibilita alguns expositores de estarem presentes, devido a razões de logística.
Geraldo Barros

Nenhum comentário: