quinta-feira, outubro 08, 2009

A última oportunidade antes da extinção em 2013

A entrada em vigor da lei que limita o número de mandatos às Câmaras vai alterar o "rosto" das autarquias portuguesas a partir de 2013 e muitos autarcas terão nestas eleições a última oportunidade de se recandidatarem.
É já no próximo dia 11
que 191 recandidatos a presidentes de Câmara têm a última oportunidade de serem eleitos antes da nova lei entrar em vigor, em 2013.
Alguns destes lideram os seus municípios desde que existem eleições locais, como são o caso de Jaime Soares, na presidência da Câmara de Poiares, e de Francisco Mesquita Machado, na de Braga, ambos eleitos há 33 anos consecutivos.
Jaime Soares é quem tem o maior tempo de permanência à frente de uma autarquia em Portugal. Ainda antes das primeiras autárquicas de 1976, já tinha sido escolhido em assembleia popular para integrar a primeira comissão administrativa da Câmara de Poiares. Estávamos em 1974.
Antes do 25 de Abril trabalhava num negócio de ferro-velho, conduziu um jipe que dos bombeiros e era apoiante de Humberto Delgado. Andou pela LUAR mas foi arredado. Em 1976 oferece-se ao PSD que não tinha ninguem em Poiares e candidata-se à chefia do executivo camarário, vence as eleições e mantém o cargo ao longo de 33 anos.
Francisco Mesquita Machado, natural de Famalicão, é, ao lado de Jaime Soares, um dinossauro das autarquias, apesar alegadas suspeitas de enriquecimento ilícito sobre as quais nunca foi constituído arguido.
Ao lado destes mais antigos há figuras como António José Ganhão em Benavente, João Rocha em Serpa, Mário Almeida em Vila do Conde ou Isaltino de Morais em Oeiras, que ficarão igualmente fora da corrida eleitoral.
A lei de limitação de mandatos autárquicos foi aprovada pela Assembleia da República em Julho de 2005 e promulgada por Jorge Sampaio em Agosto, mas a sua aplicação efectiva foi remetida para as Autárquicas de 2013. De acordo com a nova legislação, os presidentes de Câmara e de Freguesias que já tiverem cumprido três mandatos consecutivos não podem recandidatar-se ao acto eleitoral seguinte. Nesta situação encontram-se 191 presidentes de Câmara dos 308 concelhos do país.
Por força da lei todos os partidos têm agora quatro anos para pensarem em novas estratégias para o poder local, nomeadamente o PSD e o PS, que detêm a maior parte das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do país.

10 comentários:

Anônimo disse...

Poiares sofre de uma doença grave e as tentativas de tratamento a que tem sido sujeito, não tem tido qualquer resultado, antes pelo contrário, a doença agrava-se a cada eleição que passa. Mas aos poucos surgem alguns sinais de que as coisas poderão melhorar. Poderá não ser já nestas eleições, mas o futuro reserva-nos dias risonhos. Quando comparo as listas a sufrágio nestas eleições autárquicas, vejo de um lado os mesmos nomes de sempre, pessoas que nada fizeram algum dia em favor do nosso concelho, antes pelo contrário, são um conjunto de paus mandados, sem ideias, sem formação, sem capacidade, prontos a aceitar tudo o que se lhes diz. Já do lado da oposição, vejo um conjunto de gente jovem, nascida e criada nesta terra, que nunca conheceram outra liderança, a maioria deles estudantes universitários ou com formação académica, prontos a lançar um grito de revolta e a enfrentar todos os fantasmas caciquistas, na luta por um futuro melhor.
Bem hajam. O tempo e a história dar-vos-ão razão...
Um abraço amigo e solidário de quem gostaria de estar ao vosso lado, mas não pode...

Anônimo disse...

A FORMAÇAO DAS PESSOAS NAO SE RESUME APENAS A DIPLOMAS ACADEMICOS. A "OPOSIÇAO" PODE CONTAR COM MUITOS LICENCIADOS NAS SUAS LISTAS, MAS NAO PODEMOS ESQUECER QUE NAO É POR SE TER UM DIPLOMA UNIVERSITARIO OU POR FREQUENTAR O ENSINO SUPERIOR QUE SE MELHOR OU PIOR QUE OS OUTROS. A FORMAÇAO MORAL NAO SE ADQUIRE EM NENHUMA UNIVERSIDADE E COM CERTEZA QUE HAVERA MUITAS PESSOAS SEM FORMAÇAO SUPERIOR COM MUITO MAIS CONHECIMENTO ADQUIRIDO DO QUE ALGUNS LICENCIADOS...

Anônimo disse...

É assim por isso que nos revemos num labrego desses.
É assim que os poiarenses acabam por ser conotados.

Anônimo disse...

PELO FALAR DEVES TER A MANIA Q ÉS SR. DOUTOR OU SR.ENGENEIRO. JA VI TUDO...

Anônimo disse...

Aonda não viste nada. Ele é que queria ser doutor. MaFez que se matriculou em Direito e que so lhe faltam as tais duas celebres cadeiras.
Uma pela cabeça abaixo e a cadeira electrica.
nessa altura teria a licenciatura completa.

Anônimo disse...

NAO PERCEBI "AONDA NAO VISTE NADA"

SAO ESTES OS NOSSOS LICENCIADOS!!??

Anônimo disse...

Este tambem não percebe nada de agricultura biologica.
Mas o licenciado da chanfana é que percebe de tudo.
Se não percebes, pergunta-lhe a ele que o tipo explica

Anônimo disse...

Ó meus amigos,deixem-se de más disposições!
Ando a dar uma voltinha pelos blogs e vejo que andam muito azedos.
Venho do BLOGÓIS e esses então são de mais!
É o que temos!O povo votou e pronto!Daqui a 4 anos há mais!Também não me agrada certas situações,que ás vezes duvido que tenho votado em consciencia.Mas...

Anônimo disse...

Ó anonimo da 1.31,já não vale a pena voltares a dar uma voltinha pelo Blogóis.
Como já imaginavamos,que se o PS ganhasse em Góis o blog seria fechado...
Aí está!

Hoje 7/11/09 Fechou o blog.
????!!!!

Anônimo disse...

Formação moral, idoneidade, integridade, ética e respeito pela democracia e pelo homem são os nomes do meio do mister Poiarense eterno aluno da figueira da foz... Já para não falar no conhecimento ADQUIRIDO AO LONGO DOS ANOS em proveito próprio.