sexta-feira, outubro 09, 2009

Uma desgraça nunca vem só.

Em directo do Paleolítico
Nas autarquias as pessoas são mais importantes que os partidos. Algumas perpetuavam-se no poder e são autênticos casos de estudo.

A wikipédia informa que Vila Nova de Poiares é uma vila portuguesa localizada no distrito de Coimbra, Região Centro. Pacata e ordeira como toda a Região Centro - uma zona do país que se caracteriza pelos seus hábitos radicalmente moderados (acredite que nunca um escândalo ou uma pouca-vergonha saíram das gentes da zona centro), Vila Nova de Poiares tem uma população de 7457 habitantes, segundo números do último censo (de 2006).
7457 habitantes que não são, longe disso, todos iguais em importância. Há pelo menos um poiarense que se tem elevado mais que os seus conterrâneos, que conseguiu mais visibilidade e estatuto. Trata-se do presidente da Câmara: o social-democrata e deputado Jaime Marta Soares, conhecido sobretudo por ser o mais antigo dinossauro do poder local. Já passaram 33 anos. Na verdade, é justo, é mesmo mister reconhecer que Jaime Soares representa um caso de estudo na política autárquica. Ele que vai a votos outra vez no domingo, certamente num fastio de fim-de- -semana, lidera desde 1974 o presente e o futuro de Vila Nova de Poiares. Ao todo já cumpriu nove mandatos sem interrupções. Se agora está prestes a começar o último que a lei permite, é só porque a Constituição se lembrou de proibir a renovação infinita dos cargos executivos. Caso contrário, poderíamos continuar a ver Jaime Soares ancorado ao cargo para sempre. Para quem não deixou de maldizer a proibição, vontade não lhe faltava.
Quem um dia quisesse estudar o que sucede a uma pessoa depois de completar nove mandatos consecutivos no poder, que revoluções sofre a sua mente, que sinais de autoglorificação da personalidade são visíveis, poderia observar de perto o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares.

No país há outros autarcas do Paleolítico, muitos deles da CDU, mas só o "nosso" Jaime Soares, o primeiro dos poiarenses, reúne em si todas patologias de um homem que a si mesmo se vê como insubstituível e único.

Em Vila Nova de Poiares, para onde quer que nos viremos encontramos a fatal presença de Jaime Soares. As brochuras da câmara mostram o grande presidente a inaugurar obras, a reunir com munícipes, a festejar eventos.
No passado 10 de Junho, Jaime Soares discursou na Filarmónica Poiarense, cujo primeiro CD musical deixou toda a gente agradada, mas, esclarece o site oficial da vila, "em especial Jaime Soares". Porque Jaime Soares é isso: um homem cheio de gosto e visão. E Vila Nova do Poiares não é Vila Nova de Poiares. Lembra o seu presidente que não foi por acaso que Alexandre Herculano comparou a vila com Washington. E que dizer do povo de Poiares senão que tem um "querer" e uma "força" que levam Jaime Soares "a falar em Raça Poiarense"?
Dizem alguns bufos da Raça Poiarense que Jaime Soares passou o Verão a fazer telefonemas aos munícipes, substituindo-se às empresas de sondagens. No domingo vai mesmo a votos. E podemos ir reservando o champanhe.

Jurista

9 comentários:

Anônimo disse...

Jaime, Tiranossauro rex tão cheio de visão que atolou no poder e dele não quer mais sair. Vamos tirar o fóssil de lá,antes que acabe com tudo.

Vítor Ramalho disse...

Realmente Poiares é um exemplo do que tornou este país. Não tanto pela longevidade do Presidente da Câmara, mas sim pelo défice democrático.

Anônimo disse...

Ora então que já estamos no rescaldo do resultado...aí vai!
Então e agora?que pensará Jaime Soares dos resultados Distritais?
Sim porque ele que não venha com tretas que não tem responsabilidade,porque tem e muita!
-Penacova:O Mauricio não estava mesmo para o aturar e já desde o anterior mandato.Ainda se candidatou a 4 anos a pensar que a Distrital mudava de mãos.
-Oliveira do Hospital:Todos estavam fartos do Mário e das suas trapalhadas(amigo do Jaime e agarrado ao poder).O Zé Carlos já era presidente da comissão politica há varios anos e entendeu mais a sua equipa que se devia candidatar,e MUITO BEM!Ou então servem para a comissão politica e não servem para mais nada???!!!
-Pampilhosa da Serra:Não foi desta,mas tudo indica que será nas proximas.A razão é quase a mesma.António Sergio era presidente da comissão politica e preparava-se para ser candidato a 4 anos(porque o Nélito já não queria)e vem novamente o Nélito ganhar as eleições para deixar para o Brito.
Aqui não se perdeu a camara,mas sim mais do que uma Junta!
-Góis:Foi o que se viu também!Afastaram alguns"bombeiros de serviço"do partido e foram na conversa de alguns,em concordancia com o Jaime e angariaram mais uma derrota onde não se previa.
-Figueira da Foz:Toda a gente estava fartissimo do ainda presidente derrotado!
-No distrito:Porrada em toda a linha nas Juntas de Freguesia!Será que foi só em Góis que o PSD ganhou mais uma Junta???????
E vejo no Diário das Beiras de ontem que o Pedro Machado ainda bem reafirmar que faria tudo na mesma e a querer crucificar quem tomou outro rumo porque o PSD não os quis!!!!
Jaime Soares era presidente e o Pedro vice.Nas ultimas eleições passou para a retaguarda da presidencia mas continua a mandar,e o resultado é o que se vê!
Ai Pedro Pedro bem te avisamos!!!!!!!!E agora?????!!!!!!!
Deixaste que o Jaime te queimasse!Já não te apoiamos quando te candidataste porque não tiveste a coragem de te despegares dele!!!!!!
Agora RUA COM OS DOIS!!!!!!!!
Tiveram grandemente culpa destes tão maus resultados no distrito!
Ou ainda não viram que os"Elitistas e Baronetes"já tem pouco peso no partido!!!!!!!!

Anônimo disse...

Caro Vitor Ramalho,vejo que andou a visitar o blog de Gois BLOGOIS.
Acho que temos que começar a fazer aqui os nossos comentários porque estamos a sofre censura por parte do"Damião de Góis". Tudo o que não for favoravél a Papelaria Radical não é publicado e mais uma coisita ou outra!
Esses senhores conseguem travar as nossas publicações,mas o que não conseguem mesmo é fazer-nos lá comprar!

Vítor Ramalho disse...

Muita gente teme a verdade. Mas só a verdade é revolucionária.

Anônimo disse...

Sim,o novo regime em Gois é como o de Poiares há muitos anos!
O nosso blog há uns dias para cá deixou de publicar muitas coisas!
Tenho feito várias experiencias como fazer pequenos comentários e não são publicados,como por exemplo apelar as pessoas para visitarem e comentarem aqui e não publicam!

Anônimo disse...

Ai se ela sabe que o delator do seu estabelecimento comercial passou para aqui...

Anônimo disse...

Ó 10.41 e sabes qual é o establecimento comercial?

Anônimo disse...

Aí aí,ela não mete medo!
E quem diz o que quer ouve o que não quer(ou não foi sempre assim),o que se encaixa na perfeição no seu caso.