segunda-feira, novembro 23, 2009

VR Sto Antonio - avança para Museu do Atum

Vila Real de Santo António vai ter em breve um Núcleo Museológico com base no atum.
Segundo adiantou este fim-de-semana o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, a cidade vai avançar para a criação de um Museu do Atum.
A decisão foi anunciada durante o discurso que proferiu na cerimómia de entronização dos membros da Confraria do Atum, que decorreu na cidade pombalina e na qual Luís Gomes foi entronizado "Confrade Honorário".
Segundo Luís Gomes, o Núcleo Museológico será instalado na antiga zona industrial conserveira, na frente ribeirinha do norte da cidade, integrando um conjunto de peças de arquelogia industrial e sendo uma das componentes do projecto de requalificação de toda a zona. O concurso público -disse - será lançado nos próximos seis meses.
A cerimónia de entronização decorreu no Centro Cultural António Aleixo, com a presença de treze confrarias gastronómicas oriundas de vários ponto do país e na qual também usaram da palavra a Confraria da Chanfana, e os presidentes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e da Confraria do Atum.
O evento contou com ainda com um desfile de cerca de um quilómetro pelas principais artérias do centro da cidade até ao Centro Cultural António Aleixo.
A jornada culminou com um jantar de confraternização, onde foram degustadas dezenas de iguarias confeccionadas com base no atum.
Para além da Confraria do Atum, estiveram representadas as Confrarias dos Gastrónomos do Algarve, Baccus, do Queijo da Serra da Estrela, da Chanfana de Poiares, do Bucho Raiano, do Melão de Almeirim, do Velhote, da Madeira, do Queijo da Ilha de S.Jorge, da Lampreia de Penacova, do Bacalhau e do Azeite do Fundão.

Segundo o Presidente da Confraria do Atum, Luís Camarada, a jornada teve como objectivos "a promoção do atum e da cidade e a confraternização entre organizações congéneres".

Um comentário:

Anônimo disse...

Alô alô!
Góis também já tem uma confraria!
Confraria do cabrito!