sexta-feira, dezembro 04, 2009

Proprietários querem reunir com ministro da Agricultura

A Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais alertou há dias, que a doença do nemátodo está a “avançar de forma drástica” e criticou o sistema de distribuição de verbas pelas associações e tambem a postura dos responsaveis locais.

O presidente da associação afirma que, “dentro de poucos anos, Portugal não terá pinheiro bravo” e diz que solicitou uma reunião ao novo ministro da Agricultura, António Serrano. “Não vale a pena estarmos com coisas, a doença está a avançar de forma drástica e é de impossível controlo, o que se pode é atenuar os efeitos”, considerou Vasco Campos.

O dirigente, que é também presidente da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, afirma “não ter dúvidas” de que “o pinheiro bravo vai acabar em Portugal” e, na região da Beira Serra, “das mais afectadas do país”, registar-se-á uma “redução drástica dentro de cinco a 10 anos”, sublinha. “Os pinheiros deviam estar a ser marcados e abatidos e não estão a sê-lo”, sustentou, justificando que “a situação foi mal avaliada (pela tutela) e as verbas mal distribuídas” pelas associações florestais para combater a doença.

Se há associações florestais com “muito a fazer mas sem dinheiro”, outras “têm as verbas guardadas mas nada para fazer” no que toca a combater o nemátodo. “O que não foi correcto foi a avaliação das verbas a (atribuir) a cada uma das associações, foi distribuído o mesmo dinheiro, por exemplo, para Pampilhosa da Serra, onde ardeu tudo, e Tábua, que tem milhares de pinheiros”, frisou.

E Poiares ? O que foi feito em Poiares, ou o que não foi feito?

Como temos ca uma pessoa que quer ser responsavel por tudo e tal como bom cheira cus, mete-se em tudo e não faz nada.

Aos anos que está à frente desta Câmara o que é que já fez pela Floresta do concelho?

Absolutamente nada. Não fez não faz e nem deixa fazer. Somos realmente pobres e mal agradecidos.

Que candidaturas ja apresentou? Que iniciativas tomou? Onde param as cabras para roçar os matos? Onde estão os viveiros para promoverem novas plantações? Onde estão os esclarecimentos a prestar ás populações?

Qual quê ?

Festas de chanfana, de cabritos, e andar para tras e para a frente sem fazer nada. E os desgraçados que se lixem.

E vão ser mais 4 anos a fazer o quê? -Nada

Querem apostar que não se mete nisso durante este tempo todo.Então mas o que anda cá a fazer?A ocupar o lugar de outras pessoas muito mais validas e com muito para dar a Poiares.Este ja deu o que tinha a dar e só estorva.

Como diz o blogue de alveite
[P.S.: O que sei, é que é de uma tristeza enorme ver o pinheiro bravo a desaparecer aos poucos da nossa floresta, então aqui no concelho de Vila Nova de Poiares, principalmente em S. Miguel de Poiares, Alveite Grande...]

Um comentário:

Anônimo disse...

E chamam a este concelho o "Pinhal Interior...?