quarta-feira, maio 19, 2010

PSD/Coimbra: Opositores de Manuel de Oliveira criam “Fórum cívico”

Um grupo de social-democratas decidiu não patrocinar uma candidatura alternativa à de Manuel de Oliveira para a presidência da Comissão Política Concelhia (CPC) de Coimbra do seu partido e optou pela criação de um “Fórum cívico”, revelou, hoje, Requicha Ferreira.

“Alguém tem de estar lúcido e sereno”, alega aquele militante do PSD, um cujo ponto de vista são maiores as responsabilidades dos social-democratas numa conjuntura marcada “pelo desgaste, pela confusão e humilhação a que está sujeito o Partido Socialista”.

A hipótese de elaboração de uma lista abrangente para a CPC do PSD/Coimbra chegou a estar em cima da mesa, mas Requicha Ferreira entende que estaria subjacente a ela um “consenso enviesado”.

“No âmbito partidário, alertamos, mais uma vez, para a necessidade de os órgãos políticos locais deixarem o «ram-ram» actual de trabalho de tendência (...) e se virarem, também, para aquilo que efectivamente conta”, assinala um comunicado.

Segundo a mesma nota, o trabalho indispensável para o PSD voltar a conquistar a presidência da Câmara de Coimbra, em 2013 sem Carlos Encarnação, “não se faz sobre a hora”, havendo, antes, necessidade de agir “com tempo e tranquilidade, pondo sempre o interesse dos munícipes à frente de qualquer táctica de poder, inevitavelmente redutora”.

Na óptica de Requicha Ferreira, a opinião dos correlegionários que reflectiram sobre as propostas de entendimento para uma lista conjunta , apresentadas por Oliveira, foi a de que “o processo de aprendizagem da nova forma de actuar dentro do PSD denota lentidão”.

“Será impossível contar com tais elementos para renovar e para interpretar, com um mínimo de abertura, as propostas e, sobretudo, as posturas da nova liderança social-democrata”, opina Ferreira.

Segundo aquele militante, “por mais que isso desiluda os correlegionários, entende-se facilmente que os velhos poderes sedimentados na Concelhia do PSD de Coimbra continuem atados a uma lógica que já não vinga no partido, mas que decorre das posturas ainda muito recentemente assumidas”.

Em comunicado, um grupo de social-democratas exorta outros a não esquecerem que, “num gesto inédito, a CPC conimbricense do PSD forçou o apoio a Paulo Rangel, sem ouvir os militantes e sem discernir das consequências de uma vitória de qualquer dos seus opositores”.

“Ficaram assim comprometidas”, conclui a referida nota, “a condições da Concelhia para representar os militantes”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será desta que correm com Jaime Soares e seus capangas?
E havia tanta gente a alertar o Passos Coelho para esta situação.
Corram com eles nem que seja a pontape, para ver se Coimbra volta a assumir o prestigio que teve a nivel nacional.
Com sucateiros e trauliteiros não vamos lá.
É mais do mesmo. Estamos fartos.

Anônimo disse...

Vai estrabuchar como um chibo capado, mas tem de ser.
Quem com ferros mata, com ferros morre.
Como não quer sair a bem, alguem tem que correr com ele.