sábado, agosto 14, 2010

MAS QUE LATA .....

“Não podemos ficar quietos!”

POIS Não

Como Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, continuo muito preocupado, desgostoso e revoltado, perante o impasse na construção do Metro de Superfície entre Serpins e Coimbra, já que as notícias que têm vindo a público não são nada benéficas para que os milhares de cidadãos e utentes daquela infra-estrutura se sintam confortadas, ou minimamente esclarecidos.

Ai sim? pensei que os outros Presidentes não estivessem mais preocupados ainda. Mas o que é que este autarca tem a ver com o Ramal da Lousã? Os anos que esteve à frente da Distrital do PSD nunca se preocupou. Devia ter-se preocupado sim ha uns 10 anos quando as coisas ja tinham emperrado.

Poiares e ele nunca quiseram saber do comboio para nada e por ciumeira ate eram contra a que o Metro Mondego fosse para a frente. Vejam-se entrevistas ou intervenções dessa altura para ver o que dizia sobre o ramal da Lousã e o Metro Mondego. Nunca pugnou e isso ate seria possivel trazer o Metro nem que fosse ao Encontramento de Poiares. Era simples, não era?

Não há respostas concretas, antes alusões avulsas, e não há ninguém, neste caso por parte do Governo, que venha clara e inequivocamente dizer o que se passa.

Agora é que anda preocupado? O que é que ele quer esconder ou abafar? O ser causador da grande desgraça que é a Estrada da Beira como via rapida para o escoamento das gentes dos concelhos limitrofes? Ele que foi o arauto do alargamento do traçado tal como ele está.

Tanta gente que na devida altura lhe chamou a tenção para que fosse feita uma nova estrada pela Serra do Carvalho e a sair nas Torres do Mondego. Armado em tentilhão não quis ouvir os outros presidentes de Câmara de Arganil, Lousã, Pampilhosa, Gois e mesmo Miranda. Achou-se importante e deram importancia a um semi analfabeto.

Estoirou-se dinheiro a torto e a direito.

É uma situação gravíssima, que vai prejudicar os milhares de utilizadores do Metro de Superfície, e, em simultâneo, criar ainda mais problemas ao já caótico trânsito da Estrada da Beira (EN17), com as proibições de ultrapassagem e limites reduzidos de velocidade em muitos locais onde não eram necessárias estas restrições. Ao contrário do que pensam os experts na matéria, está cada vez mais perigosa, mais atreita a acidentes, e em nada viu a sua segurança melhorada

Pois é. Devia ter previsto isto há 20 anos. Para isso é que se candidatava à Câmara de Poiares ha mais de 30 anos. Infelizmente todos iam em cantigas.

Agora ate percebe de regras de transito e percebe de engenharia de estradas e de segurança rodoviaria.

Naturalmente que para segurança dos cidadãos das aldeias atravessadas pela EN 17 e a exemplo dos paises desenvolvidos, existem passeios para os peões. e em que a velocidade maxima será dos 50Kms/h .

Tambem a segurança nas estradas obriga a que com determinados valores de raios de giração e para determinadas bitolas de larguras e perfis de estradas, deve haver traços continuos . Isto é mesmo assim ou não havia nem fundos nem subsidios.

So um perturbado não entende ou quer entender isso. Os outros presidentes e municipes de outros concelhos que foram tanto ou mais prejudicados que os de Poiares, não se têm queixado e se o fizessem era simplesmente para se queixarem das atitudes tomadas durante tantos anos e nas 3 intervenções que a EN 17 teve ( sempre comandadas por Jaime Soares). Esses sim, têm muitas razões de queixa.

Se, antes do início das obras do Metro de Superfície, já se registavam infindáveis filas de trânsito, agora estas estão substancialmente aumentadas, fruto da transferência dos utentes daquela via ferroviária para a Estrada da Beira.

Como é natural e evidente, agora pagam-se as asneiras cometidas anteriormente.

A falta de visão do nosso autarca " topo de gama" levou a esta calamitosa situação. E agora antes que alguem lhe agarre pelos fundilhos, atira-se contra todos como o D. Quixote se atirava aos moinhos de vento. Quixotesco mesmo.

Tudo isto são verdades incontestáveis, situações gravosas a que é preciso pôr termo!

E qual o termo? Arranjar dinheiro para a obra ou mandar prender quem causou estes transtornos todos com intromissões nas decisões e quem não quis seguir a razoabilidade de outras decisões?

Relativamente ao Metro de Superfície, já por diversas vezes referi outras soluções com custos muito menores e que, ao mesmo tempo, serviriam com qualidade os utentes deste transporte, resolvendo-lhes perfeitamente os problemas do dia-a-dia, nomeadamente com a melhoria das Estações e Apeadeiros, e a electrificação da linha. Os senhores responsáveis por este país não quiseram ouvir… Tudo facilidades! Ou, como diz o povo, mais olhos que barriga…

Mas qual era a ideia milagrosa que teve para o Ramal da Lousã? Não quiseram ouvir um expert na materia?E o que disseram os presidentes da Lousã, Gois, Pampilhosa , Arganil, Miranda e Coimbra ? Não tinham voz na materia ou eram todos burros? Tantos anos ocupou cargos nas estruturas de decisão e não conseguiu parir nada? O que la esteve a fazer ? A ocupar espaço, a tirar o lugar a outros? A prejudicar gente capaz?

Foi demais. Tantos anos la e tantos anos para decidirem, foi OBRA.

So quando correram com ele da Distrital do PSD é que a coisa andou. Serìa coincidência?

Optaram por projectos que podem ser muito importantes – não tenho dúvida –, mas que não sendo concretizados – nem pensar que não o sejam! -, originam (às populações) problemas gravíssimos, não só pelo atraso na conclusão da obra, como pelas dúvidas que se levantam actualmente aos utentes da Via Ferroviária.

Pois, pois. Mais bla bla e banalidades.

Naturalmente, e como tenho vindo a referir, quem acaba por suportar estes desvarios é a Estrada da Beira, via comunicante e estruturante também para os Municípios servidos pela Ferrovia, mas ainda mais importante para aqueles que, não possuindo qualquer outra infra-estrutura, utilizam a Estrada Beira. É que, de um momento para o outro, vêem-se ainda mais prejudicados por toda esta situação. Refiro-me concretamente aos concelhos de Vila Nova de Poiares, Góis, Pampilhosa da Serra e parte sul do Concelho de Arganil.

Pois é. Deviam era apertar o pescoço ao grande impulsionador destas desgraças todas e não à via comunicante e estruturante e outras coisas terminadas em ante como desviante.Parece que ninguem tem duvidas de quem foi o causador deste imbroglio todo da Estrada da Beira.

Por exemplo, no que se refere à obrigatoriedade de circular a 50km/h em grande parte do traçado, seria possível, fora das povoações aumentar o limite de velocidade para 80 km/h, o que facilitava um mais rápido escoamento do tráfego, evitando as extensas filas.

Esta é mesmo de cabo de esquadra. Pois contas bem feitas , ganharia 3 minutos para chegar mais cedo " à bicha de Ceira". E agora ja se poderiam colocar os sinais luminosos nas povoações para protecção dos seus habitantes? ou que se lixem os moradores?

Ou como alguem dizia " Fujam que vem ai o azougado de Poiares". Que contestou as autoridades que estavam no desempenho das suas funções de vigilância e fiscalização contra energumenos e outros quejandos.

Por acaso pertenço aos outros quejandos que não cumpre limites de velocidade nas estradas mas cumpre a sinalização luminosa e os limites de velocidade nas povoações. Uma questão de cultura e de berço..

Sinto que esta realidade não tem sido devidamente analisada pelos municípios hoje agrupados nas Comunidades Intermunicipais.

Pois pois, como ja ninguem lhe liga e sabe que foi o grande causador destas "maledicencias todas", atira-se agora aos colegas dos outros municipios. Ah grande solidariedade politica e maçonica deste autarca que apareceu ao colo da LUAR. Com esta proveta idade ainda chama burros aos outros autarcas. Estes é que ainda têm dignidade, não lhes querendo apontar o dedo. Que já se demarcaram dele ha muito é uma realidade e so não vê quem diz que não quer ver.

É necessário fazer mais! É possível fazer muito mais! O que tem sido feito e dito é, na minha modesta opinião, muito pouco.

Ah sim...já o deviam era ter feito ha muito.Essencialmente, Lousã, Gois,Pampilhosa e mesmo Miranda, ja deviam ter tomado uma posição séria ha muitos anos. deviam ter corrido com ele de todos os poderes de decisão. Agora, tarde piaram.

Discordo da forma demasiado apática como tem sido feito o combate político e a reivindicação de todo este processo. Têm de ser tomadas atitudes coerentes e em força, reivindicações precisas em matérias onde o politicamente correcto não resulta. Com os direitos das populações não se brinca!

Como com os direitos das populações não se brinca, já o deviam ter calado ha uma boa duzia de anos.

Se não ha uma Estrada da Beira digna com outro trajecto e traçado a ele se deve. Agora ainda queria mais remendos com tuneis nas povoações. Poderia ser bom para os habitantes dessas aldeias de atravessamento, mas nunca para os utentes da EN17 que vêm da Lousã, Poiares, Gois Pampilhosa, Arganil e mesmo Miranda.

A Estrada da Beira a partir do antigo Ramal da Lousã é uma estrada panoramica e é uma rua de ligação entre bairros, ate chegar a Coimbra.Por isso ponto final

Agora trazer para aqui politica quando as situações são de grandes decisões tecnicas , foi no que deu, quer a Estrada da Beira quer agora o Metro Mondego. Com os politicos que tivemos no Distrito de Coimbra afundou-se o Distrito e a cidade de Coimbra. Não se esqueçam disoo. Coimbra passou da tal 3ª cidade para a 17ª. Uma vergonha mesmo para quem esteve à frente do PSD e para quem o deixou la estar.

Nenhum Governo, apesar da sua legitimidade, pode atrever-se a tomar tais atitudes como as que adopta com os utentes do Metro de Superfície e com os utentes da Estrada da Beira.

Mais bla bla para sacudir a agua do capote

É por estas razões que entendo ser a altura de dizer basta e de tomar uma atitude! Por isso, atrevo-me a sugerir que, no dia 4 de Setembro de 2010, sábado, ou em qualquer outra data mais adequada, se faça uma grande marcha lenta na Estrada da Beira, entre Vila Nova de Poiares e Coimbra, para manifestar todo o nosso repúdio por estas situações referentes ao Metro de Superfície e à Estrada da Beira.

Vais sozinho vais, mais alguns capangas. O outro pessoal ja se pirou e já não ha pão para malucos. Deve ser engraçado ver meia duzia de trauliteiros a acompanhar o grande causador destas confusões todas.

E ambas não se podem dissociar uma da outra!

Os utentes do Metro de Superfície e os da Estrada da Beira devem unir-se, sempre com o sentido primeiro de alerta e repúdio, contra a realidade insustentável que vive a Linha Ferroviária entre Serpins e Coimbra.

Estes utentes deviam era aponta-lo a dedo como o grande causador de não haver uma via rapida e estruturante entre a Ponte Velha e Coimbra cujo trajecto se faria em 10 minutos, sem traços continuos nem sinais luminosos. Tambem sem as decisões do seu Partido e quando era o supremo responsavel distrital, ja o Metro Mondego estaria a funcionar ha varios anos.

Estou convencido que desta forma, com uma grande manifestação popular, na afirmação dos direitos dos cidadãos e dos Municípios, ninguém poderá deixar de estar presente, e em conjunto levar por diante esta mega manifestação contra este estado de coisas.

Assim, lanço o repto aos Municípios que entendam aderir a esta iniciativa, para que o manifestem publicamente, pois caso o não façam, estarão a dar o seu acordo à situação actual.

Olha a lata dele, agora a continuar a querer ter o protagonismo de levar os outros municipios a reboque.

Vamos ouvir o que a Lousã e Gois têm a dizer sobre isto. E tambem Coimbra e Miranda. De certeza que não será pela tomada de posição do autarca de Poiares que as coisas vão para a frente agora. Não o foram quando o devia ter feito. agora ja ninguem lhe dá credito.

Parece que os jornalistas ainda lhe acham piada e dão-lhe antena. O pior é que depois se riem nas costas.

Eu não estou! Se for sozinho no meu carro, com uma bandeira, estou a cumprir o meu dever de cidadão e Autarca! Estou sempre presente em defesa destas duas vias estruturantes e de grande importância para o desenvolvimento do Distrito e da Região.

Ai vais sozinho vais.

Estas mesmo a adivinhar .É o preço da fama.


Um comentário:

Anônimo disse...

Já vivi uns anos em Poiares. Sempre usei a EN17 e nunca a linha Coimbra-Serpins. Uma vez fiz esse percurso só para a conhecer. E deduzi que era impossivel aumentar a sua velocidade de ligação com o numero de Estações e Apeadeiros que tem. Julgo que não vão diminuir o numero, lógico. O comboio era confortavel e espaçoso. A linha bem construida e estavel. Da Lousa a Serpins, sem paragens, o comboio atinge uma velocidade apreciavel. Não sei para quê todas essas obras! sinceramente. Melhorias do conforto das paragens ok. Porque não terem aproveitado, turisticamente, a via? A electrificação da via... até posso concordar mas mais obras, com todos esses inconvenientes, não tem lógica nenhuma. É a minha opinião.