sexta-feira, abril 30, 2010

Conselho Cinegético Municipal

O Conselho Cinegético Municipal, presidido pelo ainda Presidente da Câmara Municipal e com a presença dos representantes da Autoridade Florestal Nacional, da União de Caçadores de Vila Nova de Poiares, das Juntas de Freguesia e ainda representantes dos Agricultores e dos Caçadores.
Na reunião foi feito um balanço positivo da época venatória 2009/10, face ao aumento do número de inscrições registadas, tendo sido também analisadas as jornadas de caça, bem como o tipo e o número de espécies abatidas.

Para além deste, foram analisados outros pontos como uma deliberação da proposta do Plano Anual de Exploração para a próxima época venatória 2010/11. À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a zona de caça é definida em regime de alternância, sendo o concelho dividido em duas áreas, uma aberta à caça e a outra interdita, actuando como área de refúgio das espécies. Esta é uma situação digna de destaque, uma vez que, a área de protecção das espécies em Vila Nova de Poiares é muito superior ao mínimo imposto pela Lei, que apenas obriga à salvaguarda de 10% da área total.
Em relação à Ordem de Trabalhos deste Conselho Cinegético, todos os pontos foram aprovados por unanimidade, tendo o presidente da Câmara Municipal manifestado a sua vontade de ver uma ainda maior participação e envolvimento dos Caçadores neste processo, numa maior dinâmica associativa cada vez mais forte, que naturalmente se traduzirá em resultados ainda melhores e mais profícuos nesta matéria.

quinta-feira, abril 29, 2010

A pedido de uma mãe e para todos nós ...

INVERSÃO DE VALORES - CARTA DE UMA MÃE PARA OUTRA MÃE (ASSUNTO VERÍDICO).

*Carta enviada de uma mãe para outra mãe no Porto, após um telejornal da RTP1:

De mãe para mãe...

Cara Senhora, vi o seu enérgico protesto diante das câmaras de televisão contra a transferência do seu filho, presidiário, das dependências da prisão de Custóias para outra dependência prisional em L
isboa.
Vi-a a queixar-se da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que vai passar a ter para o visitar, bem como de outros inconvenientes decorrentes dessa mesma transferência.
Vi também toda a cobertura que os jornalistas e repórteres deram a este facto, assim como vi que não só você, mas também outras mães na mesma situação, contam com o apoio de Comissões, Órgãos e Entidades de Defesa de Direitos Humanos, etc...


Eu também sou mãe e posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro, porque, como verá, também é enorme a distância que me separa do meu filho.
A trabalhar e a ganhar pouco, tenho as mesmas dificuldades e despesas para o visitar.
Com muito sacrifício, só o posso fazer aos domingos porque trabalho (inclusivé aos sábados) para auxiliar no sustento e educação do resto da família.


Se você ainda não percebeu, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou cruelmente num assalto a uma bomba de combustível, onde ele, meu filho, trabalhava durante a noite para pagar os estudos e ajudar a família.


No próximo domingo, enquando você estiver a abraçar e beijar o seu filho, eu estarei a visitar o meu e a depositar algumas flores na sua humilde campa, num cemitério dos arredores...


Ah! Já me ia esquecendo: Pode ficar tranquila, que o Estado se encarregará de tirar parte do meu magro salário para custear o sustento do seu filho e, de novo, o colchão que ele queimou, pela segunda vez, na cadeia onde se encontrava a cumprir pena, por ser um criminoso.
No cemitério, ou na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante dessas "Entidades" que tanto a confortam, para me dar uma só palavra de conforto ou indicar-me quais "os meus direitos".


Para terminar, ainda como mãe, peço por favor:
Façam circular este manifesto! Talvez se consiga acabar com esta (falta de vergonha) inversão de valores que assola Portugal e não só...

Direitos humanos só deveriam ser para "humanos direitos" !!!


terça-feira, abril 13, 2010

Jaime Soares - O que é preciso é Lata.

FAMILY FROST

O notável presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares afirmou no congresso que é um homem feliz por pertencer À família do PSD. Jaime Soares, que apoiou Paulo Rangel, mostrou que está de alma e coração com Pedro Passos Coelho.

Publicado por osexoeacidade em 10 de Abril de 2010

segunda-feira, abril 12, 2010

So Paleio....

Macas dos Bombeiros Retidas nos hospitais "valem" milhões de euros

O ainda presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Jaime Soares, quer que as corporações passem a cobrar uma taxa de aluguer de equipamento aos hospitais pela utilização de macas de ambulência retidas nos serviços de urgência.
Jaime Soares frisou que "há muitos meses" se assiste a uma situação de "abuso declarado" por parte dos serviços de urgências hospitalares na utilização de equipamento dos bombeiros "como se fosse dos hospitais".
Jaime Soares anunciou que vai propor, na federação distrital de bombeiros, que as corporações "passem a cobrar uma taxa por todo o material que ficar retido no hospital". "Não estamos a falar só de macas, mas de máscaras, coletes extractores ou talas para as pernas. O equipamento dos bombeiros não foi calculado para tapar a incapacidade e as falhas dos hospitais", sustentou o ainda comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.
"Esquecem-se que uma ambulância ali retida pode estar a fazer falta noutro lado para salvar outras vidas", acusou o dirigente associativo.
Alvitrou ainda que as ambulâncias "regressem imediatamente ao quartel", embora sem maca, situação que, admitiu, só será exequível por corporações que disponham de equipamento de substituição.
A proposta do responsável federativo ocorreu no dia em que uma ambulância de emergência dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (BVFF) esteve retida quatro horas na urgência do Hospital Distrital por falta de macas daquele serviço.
"Chegou ao hospital às 5 horas e só saiu às 9 horas. Ter uma ambulância do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) tripulada por profissionais, retida no hospital por falta de macas na urgência é impensável", afirmou João Moreira, comandante dos BVFF.
Na madrugada de ontem, uma segunda ambulância da corporação, activada em substituição, acabou, "pelo mesmo motivo", por ficar retida no hospital, entre as 6.36 horas e as 9.10 horas.
O comandante dos Voluntários disse, no entanto, tratar-se de uma "prática comum" em várias unidades hospitalares "da região e do país". "Já aconteceu, numa transferência para Coimbra, ficarmos oito horas retidos por falta de maca"."

domingo, abril 11, 2010

Conto Final

Aquele anão não era grande apreciador de nano-ficção

Curioso concurso literário em que se defrontam um anão, um gigante e um diácono pederasta. Com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Poiares e de uma marca de papas de aveia de que não me recordo o nome. A banda sonora não é da filarmónica de Poiares é a fanfarra dos Pixies.

O anão e o gigante concorreram ao prémio literário Jacinto Leite Rego, instituído pela Câmara Municipal de Poiares.

O anão concorreu com um romance histórico, uma autêntica opus magnum de quatro calhamaços em dialecto minderico sobre as práticas sodomitas de Alarico no período visigodo.

Enquanto isso, o gigante, preguiçoso, concorreu com uma pequena colectânea de micro contos, sob o título "Ovos estrelados e maus fígados".

Daqui se vê que os homens não se medem aos palmos, e muito menos o labor literário.

Ah, já agora, quem venceu o concurso foi um diácono pederasta, com a obra "Papos de anjo: Contribuições para uma doçaria celestial".

Para afogar a amarga derrota literária, o anão e o gigante foram a um bar de tractoristas, fumaram um charro de erva e embebedaram-se com aguardente de pera.

O anão, que não gostava de nano-ficção e sofria de delirios de gigantismo literário, meteu uma moeda na juke box e escolheu uma música dos Pixies para o gigante trôpego abanar o carolo.

Ler mais ....

http://www.youtube.com/watch?v=ONfsd9dlFFs

segunda-feira, abril 05, 2010

Mãe e filha morrem em brutal acidente na Estrada Beira

Ultrapassagem em zona de traço contínuo estará na origem do violento embate frontal que vitimou as duas mulheres na noite de domingo.
Duas mulheres morreram e três outras pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, num brutal acidente ocorrido domingo, cerca das 22h00, na EN-17 (Estrada da Beira), junto ao restaurante Mimosa, em Semide, Miranda do Corvo.
Uma das viaturas envolvidas, que viajava no sentido Lousã-Coimbra, terá feito uma ultrapassagem numa zona de curva e com traço contínuo, vindo a embater noutro carro que circulava em sentido contrário. A colisão foi seguida de despiste das viaturas. Uma delas, o Renault Clio que terá estado na origem do acidente, terá mesmo ido parar ao rio Ceira, segundo o que conseguimos apurar no local.
A violência do acidente obrigou à utilização de material de desencarceramento para retirar as vítimas do interior dos veículos. No carro que efectuou a ultrapassagem viajavam as duas vítimas mortais, duas mulheres, mãe e filha, residentes na Lousã. Uma delas, Lucinda Costa Santos, de 83 anos, teve morte imediata, a outra, Maria Filomena Costa Santos, que teria 49 anos, ainda foi transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), mas não conseguiu resistir aos ferimentos, acabando por falecer.
No carro que seguia no sentido Coimbra-Lousã, um Volkswagen, viajavam três pessoas, também elas residentes na Lousã, uma do sexo masculino, José António Pombo, supostamente o ferido mais grave, e duas do sexo feminino, que também foram transferidos para os HUC para observações. Fernando Jorge, comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo confessou ao D.C. que o facto de no interior das viaturas não terem sido encontrados quaisquer documentos pessoais das vítimas dificultou o trabalho de identificação das mesmas.
Ler mais ...