domingo, agosto 29, 2010

Como é possivel?????

Como é possivel ainda pedir-se opinião a este comandante de Bombeiros.???
Um tema desenvolvido num blogue de perto.
Tanta asneira tem dito nos anos que por cá tem andado, ainda se permite opinar e atacar outras estruturas.
Se ao fim de tantos anos não lhe deram credito nenhum, é porque alguma razão deve haver.
Ora veja-se o chorrilho de asneiras que desenvolve na entrevista.
Por vezes pergunta-se: Que raio de jornalistas são estes que andam sempre a bater no ceguinho?
Ja repararam que este comandante de bombeiros percebe de tudo?
Os outros devem ser todos burros.
Ate com o raio da Estrada da Beira, não o mandam calar?
Com as suas patetices prejudicou os os concelhos vizinhos e naturalamente afundou Poiares.
Como se disse, já ninguem lhe dá credito.
Parece que só os jornalistas gozam com ele, fazendo-o falar....
Vejamos então o contraditorio que foi feito num blogue da região e que malhou forte e feio, pelos prejuizos causados aos Concelhos vizinhos nos ultimos 30 anos na entrevista que segundo se diz, encomendou ao jornal as Beiras.


"

DIÁRIO AS BEIRAS – A época de fogos não acabou e o balanço já é dramático. O que falhou?

JAIME SOARES – Falhou muita coisa, nomeadamente, a prevenção. Há por aí muitos experts nesta matéria, a falar de terapêuticas para a floresta. Mas há mais de 30 anos que eu ando a falar nas coisas que hoje toda a gente repete. Não sei tudo, mas tenho uma grande experiência, como bombeiro e autarca, e enquanto cidadão.

PS. Sim a prevenção que ha mais de 30 não lhe interessou como se devia fazer e como tal é o que temos e muito pior do que era ha mais de 30 anos.

Mas está a dizer que nada foi feito nestes 30 anos?

Se dúvidas houver atente-se à piada, sem graça nenhuma, de um senhor ministro que dizia que já tínhamos perdido 30 anos em relação à prevenção. Eu respondi-lhe que tínhamos perdido 60. Os 30 em que não fizemos nada e os 30 que vamos passar a discutir para efectivamente fazer alguma coisa. Em primeiro, não houve nenhuma adaptação da floresta às alterações climatéricas. É que, muitos técnicos passavam muito tempo nas alcatifas da Avenida João Crisóstomo e salvo raras excepções, nunca tivemos ninguém à frente da Direcção Geral de Florestas e hoje, na Autoridade Florestal Nacional, com competência e arrojo para encarar as mudanças.

PS. Mas quem deve dizer que se perderam 60 anos, somos nós os habitantes destas aldeias do interior. Enquanto os bombeiros não quiserem participar na prevenção, é assim que isto vai continuar.Ha que dar apoio, meios e estatuto a quem queira pertencer a Corporações de Prevenção Florestal mas que trabalhem 12 meses por ano. Gastar dinheiro com corporações que so se aplicam 3 meses por ano, é um gasto enorme de dinheiros de meios e equipamentos. Quantos bombeiros eram ha 30 anos e que meios tinham. E que equipamentos ? E hoje em dia?

Realmente ninguem ligava nada à Floresta.

Faltaram os conhecimentos?

Não digo que não tivessem conhecimentos. Não tinham era vontade suficiente de trabalhar, para pôr no terreno os seus conhecimentos. Eu tive a sorte de participar no estrangeiro em vários seminários sobre questões da floresta e vi técnicos portugueses darem lições aos estrangeiros. E muitos deles pertenciam à estrutura do Estado que, sendo detentor de três ou quatro por cento da floresta, é a mais maltratada. A estrutura florestal portuguesa, a começar em quem manda, é a mais conservadora da sociedade. Não faz nem deixa fazer.

PS. Realmente isso é verdade. Ha tecnicos e cientistas que ja debateram e apresentaram trabalhos sobre as Florestas e os Fogos Florestais. Os primeiros a discordar deles e tipo velhos do Restelo, foram as corporações existentes com quadros caducos que achavam que de fogos percebiam eles e que o melhor era o combate com ramos de pinheiro.

O que se deve fazer?

Em primeiro lugar os fogos evitam-se, não se combatem. Por isso tem que se prevenir. E para prevenir temos que ser arrojados. Há dias, houve um ministro que foi maltratado por ter defendido as expropriações. Acusaram-no de ter distúrbios de Verão, esquecendo que há muita floresta abandonada em Portugal e que há outra de quem não se conhece o dono.

PS. Pois pois, prevenir. Ou seja colocar toda essa massa humana e os meios e equipamentos a trabalhar nos outros 9 meses. Ja viram algum comando de bombeiros a propor isso? Ja viram alguem nos concelhos e nas câmaras a propor areas de defesa dos aglomerados populacionais como defendiam os PDMs? No entanto atiram-se aos militares sem experiencia em fogos florestais.

Portugal não tem um cadastro da floresta?

Se tem, não se sabe por onde anda. Eu insisto que se deve fazer esse cadastro para saber se há ou não terrenos abandonados. No passado fez-se a Lei das Sesmarias, agora faça-se a posse administrativa. Se essa floresta está perdida transformando-se num archote aceso no meio da outra floresta, têm que se tomar atitudes rápidas e eficazes. Pode ser através do associativismo florestal. O emparcelamento é fundamental para o planeamento e ordenamento florestal. Com a evolução da sociedade portuguesa, com a transferência das populações das zonas rurais para os centros urbanos, desertificou-se o interior. As gerações e as ligações vão-se perdendo e aparecem os terrenos abandonados.

PS. Sera que sabe o que foi a Lei das Sesmarias? Não é aquilo que nos ensinaram na 4ª classe, mas enfim. Sim associativismo florestal? O que é que as Cãmaras ja fizeram por isso ou que esclarecimentos promoveram para que tal se desenvolvesse? O que é que os Partidos fizeram com lideres Distritais para resolver estes tipos de emparcelamento? O que fizeram os Partidos e os deputados para aprovar legislação na Assembleia da Republica ? O entrevistado que é ou foi de tudo neste imbroglio nada conseguiu, então o que andou lá a fazer? Mais de 30 anos para não fazer nada, devia ter-se demitido de tudo. Não é vir agora acusar todos os que la ficaram ou la estão agora. Ate parece que não esta lá em lugar nenhum, mas que ocupa lugares, la isso ocupa.

Isto ate configura aquela maxima do " Homem covarde é aquele que desperta o amor de uma mulher e por fim lhe vira as costas".

Também a agricultura morreu. Isso agrava a situação?

Sem dúvida. A agricultura em volta das povoações, os rebanhos, a limpeza das matas para adubar as terras e para os animais, os pequenos vales cultivados onde os bombeiros se refugiavam. Tudo isso acabou. Hoje há silvados e terrenos abandonados que fazem da nossa floresta uma mancha contínua e selvagem. Há zonas que só permitem a entrada do homem depois de arderem.

PS. Pois é aqui que os bombeiros , a protecção civil e os pequenos proprietarios têm um lugar muito importante a desempenhar. Junto das povoações e efectuar queimadas controladas como faziam os primitivos para se livrarem das pragas e dos animais ferozes e perigosos e poderem renovar as pastagens dos seus gados.

De que forma pode o associativismo ajudar na prevenção?

Através das ZIF’s, as zonas de intervenção florestal, por exemplo. Deve criar-se legislação, fazer projectos de desenvolvimento. Não podemos continuar a assistir ao desaparecimento de milhares de hectares, de milhões de euros, à morte de tantas pessoas. Num país onde as pessoas até são inteligentes, solidárias, com tecnologia para resolver os problemas, com uma floresta tão bonita e que apesar de ter uma geografia difícil é passível de intervenção, porque é que não deixamos de ser um país terceiro mundista? Isto é que é defender os valores da democracia, contrariamente a alguns papagaios a quem tudo serve, até os fogos, para se promoverem, dizendo asneiras e não diferenciando um eucalipto de um chaparro.

PS. Sim atraves de ZIFs, que existiram e desapareceram. Essa dos papagaios e auto promoções bate mesmo certo. Quem é que aparece nesta altura nas televisões e a dar entrevistas aos jornais? e a dizer mal de todos? Um bom exemplo esta entrevista...

As CNEFF’s funcionaram?

Sem dúvida que sim. Em 1986, foi criada uma Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais que integrava os experts na matéria e que dinamizava as CEFF’s concelhias. As verbas vieram primeiro das empresas de celulose, o que eu contestava, e depois do Orçamento de Estado. Nessa altura fizeram-se pistas e helipistas, heliportos, aeródromos. Mas depois, acabaram com a CNEFF e fizeram a APIFF que até tinha a sede no Centro de Biomassa de Miranda do Corvo com um grande técnico, o professor Luciano Lourenço. Mas isto incomodava, nomeadamente a Direcção Geral de Florestas. Seguiu-se a Comissão de Representantes. E depois tudo acabou. Há anos que andamos a falar nestas questões..

PS. Pois pois. Ha anos que toda a gente falava nisso e continua a falar. Mas acabou porquê? Ao menos que se saiba quem é que boicotou esses serviços. Mas não ha representantes concelhios da protecção civil ou ninguem os nomeou?

Falar é fácil… e propostas?

Há anos que falamos na criação de estruturas militares onde os mancebos podiam tirar a especialidade de sapadores florestais, como em França. Há alguns anos propus eu que se fizesse uma experiência deste género em Pedrógão Grande que envolveria 21 municípios e que permitia ter, em menos de 45 minutos, uma equipa de 63 bombeiros prontos a intervir. Chamava-lhe centro de formação operacional. É importante a escola em Sintra para formar formadores, mas porquê só lá. A escola tem que vir ao bombeiro e não o contrário. Aquele centro dava formação nos meses de Inverno e no Verão, a equipa de homens e equipamentos estavam prontos para intervir em qualquer situação. Nós temos estruturas em funcionamento, mas situadas em locais que não permitem a operacionalidade das respostas.

A situação possa melhorar?

Não acredito. Penso que, infelizmente, vai ser muito pior no futuro pois não vejo num horizonte próximo nada que me leve a acreditar que haja modificações. Metem à frente das estruturas pessoas que não sabem do que se trata. Mas, felizmente, os bombeiros têm contado muito com a mãozinha de Deus. E isto não quer dizer que não tenham profissionalismo ou conhecimentos Nós temos dos melhores bombeiros do mundo a actuar num país onde os demagogos e os burocratas ainda têm um peso demasiado.

E estão bem equipados?

Essa é outra questão. Perante a nossa floresta temos que encontrar soluções no combate. Portugal está preparado, embora considere que a criação desta superestrutura da Protecção Civil não veio garantir eficácia mas que, garantidamente, veio aumentar os custos e criar elites. Nós estamos preparados para 200 fogos por dia, de forma equilibrada e sem ter que se entrar em pânico. Mas o grande problema é que há dias em que temos 300, 400 e até 500 fogos. Perante uma situação destas, a estrutura inventa e conta com o espírito de abnegação da mulher e do homem bombeiro que depois até são acusados de que há reacendimentos porque os rescaldos não são bem feitos. Aqui é que a estrutura falha. Os bombeiros têm que ter força para enfrentar as chamas. Mas depois deviam ter na rectaguarda uma estrutura séria e eficaz.

Quem devia estar na rectaguarda?

Os proprietários, as brigadas de sapadores, os militares, os próprios GIP’s da GNR. Estes não precisam de enfrentar o combate porque enquanto houver chama, a raiva do bombeiro ajuda-o a superar-se a si próprio e leva-o até ao limite das suas forças. Em relação aos GIP’s da GNR, foram equipados com melhor que há, enquanto os bombeiros, há cinco anos que não se recebem uma viatura. Mas nós sabemos que os fogos têm uma época de três ou quatro meses, o que liberta aquele pessoal e o equipamento durante o resto do ano. Portanto, se ganham 14 meses, mas só trabalham quatro, podiam ser mais bem aproveitados e rentabilizados. Hoje, esta estrutura dos GIP’s da GNR está perfeitamente integrada no combate com apoio aos bombeiros.

Já houve melhores tempos?

Já e com menos custos e recursos. No passado, os bombeiros eram definidos por região. Havia cinco regiões e cada uma delas tinha um inspector e, eventualmente, um adjunto. No máximo seriam 10 no país. Hoje temos três por distrito. Ora, em 18 distritos temos 54 responsáveis com todas as mordomias, secretárias (com pernas e sem pernas), jipes da mais alta cilindrada. E, se formos ver, quem no terreno trabalha, anda com carros atados com arames, cedidos pelo exército e com 20 e 30 anos. E depois dá-se a um bombeiro 41 euros por 24 horas. Mas um bombeiro em combate intensivo a um fogo florestal faz mais em oito horas do que um trabalhador normal numa semana. E não têm direito a nada. Têm um estatuto social que é vergonhoso e ordinário. Saem esgotados, psicologicamente abalados e apenas têm direito a um funeral muito bonito com uma coroas de flores e uns discursos. Daí a minha revolta pois acima de nós temos uma super estrutura elitista que tem tudo do bom e do melhor.

Mas é contra a fiscalização?

Claro que não. Se o Estado dá verbas para qualquer estrutura, deve fiscalizar a aplicação desses dinheiros públicos. Mas, tendo em Portugal uma estrutura de voluntários que são o braço armado da Protecção Civil, devia potenciar-se essas estruturas. Temos as IPSS, as Misericórdias, que são ajudadas pelo Estado, mas que têm a sua liberdade de acção. Nos bombeiros faz-se o contrário? Cria-se legislação para limitar a acção de voluntários!

O tão falado comando único dos bombeiros…?

Isso é uma farsa. Eles não comandam a GNR, não comandam o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a Cruz Vermelha, o INEM, os Sapadores. Mas querem comandar os bombeiros que podem estar na estrutura do Estado mas não pertencem ao Poder Central e que ou são voluntários ou pertencem às câmaras. Criaram um comandante operacional distrital, quando na Protecção Civil a nível mundial não tem comandantes, mas sim coordenadores. E depois vêm equipas de Lisboa para fiscalizar e ver se lá estão os tais cinco homens que ganham 41 euros por 24 horas.

Sempre houve responsáveis!

E é fundamental. Nós temos que analisar o país e fazer a tipificação. E por isso, há muitos anos em Coimbra nasceram as tais quatro zonas operacionais que elegiam entre si o primeiro comandante, o segundo comandante e o suplente. Isto significava que estava sempre um comandante da zona do fogo. Eu fui comandante durante 17 anos da pior zona de Portugal que incluía Poiares, Penacova, Lousã, Góis, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Penela. E havia uma união entre as equipas das várias zonas. Agora criaram um comandante distrital e um segundo comandante que não comandam nada. E ainda um terceiro que não passa de um bibelô. Vejam-se os custos do sistema e veja-se se a coordenação tem sido tão eficaz assim.

Considera importante o Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios?

Considero. Mas esse SDFI só existe porque existem os bombeiros. Se estes saírem… não há sistema que funcione. Os bombeiros têm que ser os principais coordenadores do sistema em que são a figura principal. E que devem fazer equipa com os sapadores florestais, com as empresas de celulose e também os meios aéreos, que estão com bastante eficácia.

Sinto uma certa saudade do Serviço Nacional de Bombeiros?

Talvez. Acho que os bombeiros devem rapidamente avançar e lutar para que se crie de novo o Serviço Nacional de Bombeiros ou o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, sendo estes uma estrutura integrada, mas autónoma em termos de gestão. Para que haja alguém que defenda e organize a estrutura dos bombeiros, que não se sirva dela. Há uma coisa que tem que ser desmistificada: é que os fogos florestais em Portugal correspondem, no máximo, a sete por cento da actividade dos corpos de bombeiros. E não assistimos a verdadeiras tragédias, como noutros países.

Mas balanço é preocupante!

Claro que é. Mesmo com os números falsificados. Há pessoas a apontar áreas que estão bem longe daquelas que verdadeiramente já arderam. Eu posso prová-lo. Não se pode tentar tapar o sol com a peneira ano após ano, com a falácia da organização, do reforço de meios, etc, etc. Temos que entender que a situação dos fogos florestais são uma situação a que estamos sujeitos pela influência mediterrânica, pelas temperaturas altíssimas e taxas de humidade muito baixas.

Mas a maioria é criminosa?…

Esse é um outro problema. Fui apelidado de louco por ter discutido com todos, desde directores nacionais a secretários de Estado e ministros, e dizer que os fogos florestais têm 75 por cento de origem criminosa. As nossas polícias fazem um trabalho extraordinário porque o fogo destrói as provas do crime. Por isso é que devia haver uma maior sintonia com os bombeiros preparando-os para essa questão. Eu fiz, com 35 colegas meus, um curso com técnicos americanos que nos preparava para ver o local onde começou o fogo e tentarem preservar a área para tornar mais fácil o trabalho de recolha de provas às polícias.

Qual a punição exemplar para o incendiário?

Para o pirómano, que é uma doença, façam-se colónias. De trabalho para quem pode e de vigilância aos doentes. Se sabemos que muitos estiveram presos e voltam a atear fogos quando em liberdade, porque é que não os retiramos da rua, pelo menos nestas alturas do Verão? Não posso aceitar que um indivíduo que não é inimputável seja posto em liberdade com uma pulseira ou com a apresentação na GNR. Isso não é nada. Não estou a dizer mal da justiça, dos juízes ou dos procuradores, mas a justiça tem que ter mão mais pesada.

É o autarca mais antigo. Como vê a limitação de mandatos?

Estou à frente da Câmara de Vila Nova de Poiares desde 6 de Maio de 1974 e vejo esta medida de duas formas muito simples. Sou contra o facto de se aplicar a medida apenas aos autarcas, porque entendo que não podemos ser os bodes expiatórios da política. Porque é que não são limitados os mandatos dos governos regionais, dos deputados, de todos os detentores de cargos de responsabilidade pública e mesmo os gestores públicos?

PS. Pois está ha muitos anos. Como se pretende ir para o Guiness os outros que se lixem. Vamos ver se não se esquece de quem veio de Coimbra em 74 e disse.: Vamos la pôr este gajo que não tem onde cair morto, que é meio maluco e andava com a malta da LUAR. Não pode ser de nenhum partido que ja esteja em acção. Vamos empurra-lo para o PPD que ele faz o que a gente quiser.

Esta lei beneficia quem?

Beneficia muita gente que tem ambições, mas que não tem qualidade para chegar aos lugares. É o lóbi partidário a tentar arranjar ocupação para desempregados da política.

PS. Esta é mesmo de cabo de esquadra. Tipos como ele é que tinham e têm qualidades. Os outros são todos burros e incapazes. Só mesmo de um alzheimariazado

Pensa noutro município?

Não. Mas não tenho dúvidas que muitos dos actuais autarcas abrangidos se se candidatarem a municípios próximos serão eleitos na mesma. Quanto a mim, o meu sonho de menino era ser bombeiro, mas também mostrar que a Câmara de Poiares podia ser diferente. E quando passava à frente da Assembleia da República pensava que um dia gostaria de estar lá dentro a intervir. Consegui. Essa sua pergunta tem intenção. Reconheço que o PSD tem que ter muito cuidado na escolha para os municípios mais importantes do distrito. Se o não tiver, não descuro a possibilidade de entrar na discussão. Preservo a minha liberdade e posso optar por estar dentro ou fora de um partido e assumir as minhas responsabilidades como cidadão.

PS. Mas quem é que vai continuar a dar credito a um individuo que ja devia ter arrumado as botas ha muito e ter dado lugar a mais jovens na hierarquia do Partido? Deu cabo da estrutura Distrital e queria infiltrar-se na concelhia de Coimbra .Com estas actuações so prejudicou o Partido e Poiares. É capaz de aparecer por aí a berrar e a insultar os seus colegas de partido, como o fez sempre . Veja-se o que se passou em Poiares nestes ultimos 30 anos. Simplesmente vergonhoso.

Passos Coelho é o líder certo para enfrentar Sócrates?

É o líder do PSD e como tal, é ele que tem que bater-se com Sócrates. Aconselho-o a não se deixar inebriar pelo lugar que ocupa e que se saiba rodear das pessoas certas. Portugal está numa situação crítica que exige honestidade e muita coragem para implantar medidas algumas bastante difíceis.

E é o homem do PSD ideal para primeiro-ministro?

Bom…… o futuro a Deus pertence. Mas também, fazer pior que Sócrates é difícil.

PS. Aquilo que disse de Passos Coelho, deviam as estruturas do Partido ter corrido imediatamente com ele. Agachou-se por tras do gorduchinho, pos-se logo em bico de pes e ofereceu-se para pertencer ao que lhe quisessem dar. No meio da confusão, deram-lhe qualquer coisa no partido.

E Cavaco Silva é o presidente certo para esta crise?

Não tenho dúvidas. É um homem diferente, na sua postura, no seu conhecimento, na sua honestidade política e intelectual. E eu tive muitos problemas com o professor Cavaco Silva enquanto autarca. Foi um grande primeiro-ministro e não vejo no cenário político português qualquer cidadão com melhores qualidades para ser Presidente da República.

PS. Pois com certeza. Cavaco não lhe passava cartão nenhum e um simplorio presidente de Câmara de 4ª categoria e com a 4ª classe, queria ser gente e ser ouvido. Paciencia tiveram muitos e muitos se riram como nos riamos do Tino de Rans. O PSD achou piada e não correu com este. Mas de um ao outro venha o diabo e escolha. O Tino de Rans se tivesse juizo na altura de Jorge Sampaio tambem teria recebido deste uma comenda. Disse de Cavaco aquilo que Maome não dizia do unto. Mas agora que lhe deu uma medalha já é o melhor de Portugal. Pobre país o nosso.

Metro de Superfície ou Estrada da Beira?

As duas coisas.

E não podendo ser?

Então a Estrada da Beira que serve a todos. Sempre defendi, em particular na Assembleia da República, o metro, a Estrada da Beira, o IC3, a EN342. E agora que eu lanço um desafio para nos unirmos pela Estrada da Beira não tenho a solidariedade dos meus vizinhos autarcas. Nomeadamente, da minha colega da autarquia de Miranda do Corvo. Entendo que é obrigatório melhorar o que havia em termos de linha da Lousã, mas não se faça como se a Estrada da Beira não exista. Não se esqueçam os mais de 10 milhões de contos já gastos na variante da Lousã a Miranda do Corvo, não se esqueça a variante a Lousã. De que vale à Lousã ter uma moderna variante se depois encalha num caminho de bois que é a Estrada da Beira? Agora é que eu estou a ver porque é que os meus vizinhos não levantavam a voz a defender a Estrada da Beira, com medo que ela fosse primeira opção ou empecilho ao metro de superfície. A Estrada da Beira beneficia o crescimento e desenvolvimento desta região.

PS. Com a defesa de tanta coisa baralhou toda a gente e não conseguiu nada. Ate baralhou as gentes do PSD de Miranda do Corvo. Na Assembleia da Republica ninguem percebia o que queria e o que defendia, prejudicando a imagem dos deputados de Coimbra. Em boa hora o mandaram regressar à base.

Como dizem os mais novos Haja pachorra e santa paciencia.. Mas ate quando se tera de gramar gente assim?

As Beiras

Jaime Soares defende reorganização do sistema de Protecção Civil


Image
O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra considera que “devem existir algumas componentes sociais que protejam os voluntários”

Tem sido um mês repleto de incêndios florestais em Portugal. Na primeira quinzena de Agosto, o país registou uma média de 400 fogos diários. Os bombeiros andaram, segundo Jaime Soares, «em cima do arame». O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra assumiu que «todos sabemos que Portugal está preparado para combater determinado limite de fogos diários, que eu entendo ser de 200». Tendo em conta, «o equipamento, o pessoal e todas as estruturas, este é o número de fogos que permite uma vida normal ao país, dentro da anormalidade que são os fogos».
Até ao dia de hoje, Jaime Soares ainda não encontrou quem quer que fosse que conseguisse mudar a opinião que tem. «Os incêndios florestais têm uma base criminosa de 75 por cento, incluindo a negligência como crime. Até agora, ninguém me provou o contrário», declarou o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, realçando que «a estrutura base do combate aos incêndios florestais têm nos bombeiros o seu principal sustentáculo», razão pela qual defendeu «o reforço, que não existe, deste pilar fundamental».
Os soldados da paz arriscam a própria vida no combate às chamas. Muitas vezes, repetiu, «andam em cima do arame», justificando a afirmação com o facto de as condições não serem as melhores. «Faltam equipamentos individuais de bombeiros, viaturas e outros complementos», assegurou Soares, antes de confirmar que este é um problema comum não só aos corpos de bombeiros do distrito de Coimbra, como aos restantes de todo o país.
Na hora de explicar as carências, o presidente da Federação dos Bombeiros de Coimbra foi peremptório: «O Governo prometeu, há anos, viaturas, mas já há cinco anos que não as entrega. Desde 1995, as entregas são uma gota de água num mar imenso». Contudo, Soares está «demasiado» preocupado com outra questão. «A estrutura base dos fogos florestais são os bombeiros voluntários, que são o braço armado da Protecção Civil. Neste âmbito, serão 90 por cento do dispositivo. Se os voluntários deixarem de funcionar, o dispositivo acaba», garantiu o autarca de Vila Nova de Poiares.

“Este sistema criou elites”
Como tal, Jaime Soares aconselhou a que sejam «equacionados os apoios, que não há, ao voluntariado e ao associativismo», confirmando «as tremendas dificuldades económicas das associações humanitárias, com as reparações das viaturas, os combustíveis e os salários». Sobre os ordenados, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares lembrou que, «apesar de serem mistas, estas estruturas têm pessoas em permanência».
Sem falar em benefícios, o líder da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra defendeu que «devem existir algumas componentes sociais que protejam os voluntários», exigindo «um estatuto social do bombeiro para potenciar mais, no espaço português, o associativismo e o voluntariado que estão em dificuldades». «Há muita coisa para mudar», prosseguiu Soares, que logo criticou: «Este sistema de Protecção Civil criou elites. Fez investimentos nas elites, mas em determinados campos, nos quais o investimento era necessário, nada foi feito».
O sentido crítico das palavras do presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares manteve-se no mesmo tom. «Criaram-se comandos únicos e distritais, quando a Protecção Civil só em Portugal é que comanda, pois em qualquer parte do Mundo coordena», avançou, garantindo que estas alterações «apenas serviram para aumentar os custos e diminuir a eficácia». «De cinco inspecções criaram 18 comandos distritais. De cinco passaram para 54 elementos, com as despesas e mordomias inerentes que se sabem», contextualizou.
Jaime Soares não aceita, também, a posição atribuída à Protecção Civil. «Comandar? Não comanda ninguém a não ser os bombeiros. De resto, nem Exército, nem Marinha, nem INEM. Não comanda mais ninguém», lamentou o comandante dos Voluntários de Vila Nova de Poiares que, por fim, resumiu: «O sistema tem de ser refundido, reorganizado, antes que Portugal perca um dos principais sustentos do país: o associativismo e o voluntariado».

quarta-feira, agosto 25, 2010

Será desta que Poiares vai aproveitar?

Foi ontem apresentado, na Guarda, o projecto Self-Prevention. A ideia, exposta por um agrupamento de cooperação territorial que abrange 187 entidades de ambos os lados da fronteira, consiste na reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino, nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca, como "limpadores naturais" dos campos.
Esta será a forma encontrada para evitar fogos florestais, uma vez que os terrenos ficaram livres de vegetaçãoEsta será a forma encontrada para evitar fogos florestais, uma vez que os terrenos ficaram livres de vegetação (Foto: Paulo Ricca)

Tal medida permitirá, de acordo com José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, a prevenção de incêndios, mas também o "desenvolvimento económico e rural" daquelas zonas. O responsável do AECT garantiu que o objectivo é colocar os animais nos campos agrícolas e montes abandonados. Esta será a forma encontrada para evitar fogos florestais, uma vez que os terrenos ficaram "livres de vegetação", concluiu.

A partir do próximo ano serão assim distribuídas 150 mil cabras pela área do agrupamento territorial. Um "método natural para a limpeza das florestas e dos campos", referiu ainda José Luís Pascoal, garantindo que o projecto
Self-Prevention permitirá também o desenvolvimento social e económico das zonas raianas.

"A sustentabilidade social, económica e ambiental" das regiões abrangidas passará pela criação de 558 postos de trabalho em diversas áreas, "desde pastores a comerciais",
explicou. O estabelecimento de uma empresa, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto, a construção de 12 queijarias, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais surgem ainda como factores de importância neste projecto.

A ideia, apoiada pelos Governos de Portugal e de Espanha e por fundos comunitários, implicará um investimento de 48 milhões de euros. Por sua vez, "a rentabilidade económica criada nos campos e terras será para as gentes que moram nelas", acrescentou o presidente do AECT.

Para os governadores civis da Guarda e de Bragança, este é um projecto que "não poderá falhar". Uma ideia que é, para Santinho Pacheco, "uma flor de esperança para a região"

Um arganilense Candidato a Presidente da República!


O candidato presidencial do PCP é natural de Vinhó, no Concelho de Arganil. Francisco José de Almeida Lopes tem 55 anos, é Electricista de profissão, mas actualmente é funcionário do PCP.
O arganilense foi apresentado nesta terça-feira pelo Secretário Geral comunista, Jerónimo de Sousa.
Do blog http://arganil.blogspot.com

terça-feira, agosto 17, 2010

Especial Debate Incêndios


Nas últimas semanas Portugal tem sido devastado pelos incêndios. Milhares e milhares de hectares de floresta e mato foram arrasados em poucas horas, em poucos dias. Santuários naturais como o Parque Nacional da Peneda-Gerês perderam o verde que os caracterizava.
No combate às chamas morreram bombeiros, vidas que se perderam a tentar travar a catástrofe. Foram feitas detenções de vários indivíduos suspeitos de fogo posto e tecidas críticas à coordenação no combate às chamas.
Esta terça-feira, ficou a saber-se que desde o início do ano e até domingo passado, Portugal registou 70 mil hectares de área ardida. Os números foram avançados pela Autoridade Florestal Nacional.
A Antena 1 debateu esta manhã a questão dos incêndios, o jornalista Ricardo Alexandre questionou Duarte Caldeira da Liga dos Bombeiros Portugueses,
o autarca Jaime Soares, Joaquim Sande Silva da Liga para a Protecção da Natureza, o geógrafo Raimundo Quintal, Hermínio Botelho do Grupo de Fogos Florestais da UTAD, Helder Perdigão, Porta-Voz do Estado Maior do Exército e António José Calinas da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil.

sábado, agosto 14, 2010

MAS QUE LATA .....

“Não podemos ficar quietos!”

POIS Não

Como Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, continuo muito preocupado, desgostoso e revoltado, perante o impasse na construção do Metro de Superfície entre Serpins e Coimbra, já que as notícias que têm vindo a público não são nada benéficas para que os milhares de cidadãos e utentes daquela infra-estrutura se sintam confortadas, ou minimamente esclarecidos.

Ai sim? pensei que os outros Presidentes não estivessem mais preocupados ainda. Mas o que é que este autarca tem a ver com o Ramal da Lousã? Os anos que esteve à frente da Distrital do PSD nunca se preocupou. Devia ter-se preocupado sim ha uns 10 anos quando as coisas ja tinham emperrado.

Poiares e ele nunca quiseram saber do comboio para nada e por ciumeira ate eram contra a que o Metro Mondego fosse para a frente. Vejam-se entrevistas ou intervenções dessa altura para ver o que dizia sobre o ramal da Lousã e o Metro Mondego. Nunca pugnou e isso ate seria possivel trazer o Metro nem que fosse ao Encontramento de Poiares. Era simples, não era?

Não há respostas concretas, antes alusões avulsas, e não há ninguém, neste caso por parte do Governo, que venha clara e inequivocamente dizer o que se passa.

Agora é que anda preocupado? O que é que ele quer esconder ou abafar? O ser causador da grande desgraça que é a Estrada da Beira como via rapida para o escoamento das gentes dos concelhos limitrofes? Ele que foi o arauto do alargamento do traçado tal como ele está.

Tanta gente que na devida altura lhe chamou a tenção para que fosse feita uma nova estrada pela Serra do Carvalho e a sair nas Torres do Mondego. Armado em tentilhão não quis ouvir os outros presidentes de Câmara de Arganil, Lousã, Pampilhosa, Gois e mesmo Miranda. Achou-se importante e deram importancia a um semi analfabeto.

Estoirou-se dinheiro a torto e a direito.

É uma situação gravíssima, que vai prejudicar os milhares de utilizadores do Metro de Superfície, e, em simultâneo, criar ainda mais problemas ao já caótico trânsito da Estrada da Beira (EN17), com as proibições de ultrapassagem e limites reduzidos de velocidade em muitos locais onde não eram necessárias estas restrições. Ao contrário do que pensam os experts na matéria, está cada vez mais perigosa, mais atreita a acidentes, e em nada viu a sua segurança melhorada

Pois é. Devia ter previsto isto há 20 anos. Para isso é que se candidatava à Câmara de Poiares ha mais de 30 anos. Infelizmente todos iam em cantigas.

Agora ate percebe de regras de transito e percebe de engenharia de estradas e de segurança rodoviaria.

Naturalmente que para segurança dos cidadãos das aldeias atravessadas pela EN 17 e a exemplo dos paises desenvolvidos, existem passeios para os peões. e em que a velocidade maxima será dos 50Kms/h .

Tambem a segurança nas estradas obriga a que com determinados valores de raios de giração e para determinadas bitolas de larguras e perfis de estradas, deve haver traços continuos . Isto é mesmo assim ou não havia nem fundos nem subsidios.

So um perturbado não entende ou quer entender isso. Os outros presidentes e municipes de outros concelhos que foram tanto ou mais prejudicados que os de Poiares, não se têm queixado e se o fizessem era simplesmente para se queixarem das atitudes tomadas durante tantos anos e nas 3 intervenções que a EN 17 teve ( sempre comandadas por Jaime Soares). Esses sim, têm muitas razões de queixa.

Se, antes do início das obras do Metro de Superfície, já se registavam infindáveis filas de trânsito, agora estas estão substancialmente aumentadas, fruto da transferência dos utentes daquela via ferroviária para a Estrada da Beira.

Como é natural e evidente, agora pagam-se as asneiras cometidas anteriormente.

A falta de visão do nosso autarca " topo de gama" levou a esta calamitosa situação. E agora antes que alguem lhe agarre pelos fundilhos, atira-se contra todos como o D. Quixote se atirava aos moinhos de vento. Quixotesco mesmo.

Tudo isto são verdades incontestáveis, situações gravosas a que é preciso pôr termo!

E qual o termo? Arranjar dinheiro para a obra ou mandar prender quem causou estes transtornos todos com intromissões nas decisões e quem não quis seguir a razoabilidade de outras decisões?

Relativamente ao Metro de Superfície, já por diversas vezes referi outras soluções com custos muito menores e que, ao mesmo tempo, serviriam com qualidade os utentes deste transporte, resolvendo-lhes perfeitamente os problemas do dia-a-dia, nomeadamente com a melhoria das Estações e Apeadeiros, e a electrificação da linha. Os senhores responsáveis por este país não quiseram ouvir… Tudo facilidades! Ou, como diz o povo, mais olhos que barriga…

Mas qual era a ideia milagrosa que teve para o Ramal da Lousã? Não quiseram ouvir um expert na materia?E o que disseram os presidentes da Lousã, Gois, Pampilhosa , Arganil, Miranda e Coimbra ? Não tinham voz na materia ou eram todos burros? Tantos anos ocupou cargos nas estruturas de decisão e não conseguiu parir nada? O que la esteve a fazer ? A ocupar espaço, a tirar o lugar a outros? A prejudicar gente capaz?

Foi demais. Tantos anos la e tantos anos para decidirem, foi OBRA.

So quando correram com ele da Distrital do PSD é que a coisa andou. Serìa coincidência?

Optaram por projectos que podem ser muito importantes – não tenho dúvida –, mas que não sendo concretizados – nem pensar que não o sejam! -, originam (às populações) problemas gravíssimos, não só pelo atraso na conclusão da obra, como pelas dúvidas que se levantam actualmente aos utentes da Via Ferroviária.

Pois, pois. Mais bla bla e banalidades.

Naturalmente, e como tenho vindo a referir, quem acaba por suportar estes desvarios é a Estrada da Beira, via comunicante e estruturante também para os Municípios servidos pela Ferrovia, mas ainda mais importante para aqueles que, não possuindo qualquer outra infra-estrutura, utilizam a Estrada Beira. É que, de um momento para o outro, vêem-se ainda mais prejudicados por toda esta situação. Refiro-me concretamente aos concelhos de Vila Nova de Poiares, Góis, Pampilhosa da Serra e parte sul do Concelho de Arganil.

Pois é. Deviam era apertar o pescoço ao grande impulsionador destas desgraças todas e não à via comunicante e estruturante e outras coisas terminadas em ante como desviante.Parece que ninguem tem duvidas de quem foi o causador deste imbroglio todo da Estrada da Beira.

Por exemplo, no que se refere à obrigatoriedade de circular a 50km/h em grande parte do traçado, seria possível, fora das povoações aumentar o limite de velocidade para 80 km/h, o que facilitava um mais rápido escoamento do tráfego, evitando as extensas filas.

Esta é mesmo de cabo de esquadra. Pois contas bem feitas , ganharia 3 minutos para chegar mais cedo " à bicha de Ceira". E agora ja se poderiam colocar os sinais luminosos nas povoações para protecção dos seus habitantes? ou que se lixem os moradores?

Ou como alguem dizia " Fujam que vem ai o azougado de Poiares". Que contestou as autoridades que estavam no desempenho das suas funções de vigilância e fiscalização contra energumenos e outros quejandos.

Por acaso pertenço aos outros quejandos que não cumpre limites de velocidade nas estradas mas cumpre a sinalização luminosa e os limites de velocidade nas povoações. Uma questão de cultura e de berço..

Sinto que esta realidade não tem sido devidamente analisada pelos municípios hoje agrupados nas Comunidades Intermunicipais.

Pois pois, como ja ninguem lhe liga e sabe que foi o grande causador destas "maledicencias todas", atira-se agora aos colegas dos outros municipios. Ah grande solidariedade politica e maçonica deste autarca que apareceu ao colo da LUAR. Com esta proveta idade ainda chama burros aos outros autarcas. Estes é que ainda têm dignidade, não lhes querendo apontar o dedo. Que já se demarcaram dele ha muito é uma realidade e so não vê quem diz que não quer ver.

É necessário fazer mais! É possível fazer muito mais! O que tem sido feito e dito é, na minha modesta opinião, muito pouco.

Ah sim...já o deviam era ter feito ha muito.Essencialmente, Lousã, Gois,Pampilhosa e mesmo Miranda, ja deviam ter tomado uma posição séria ha muitos anos. deviam ter corrido com ele de todos os poderes de decisão. Agora, tarde piaram.

Discordo da forma demasiado apática como tem sido feito o combate político e a reivindicação de todo este processo. Têm de ser tomadas atitudes coerentes e em força, reivindicações precisas em matérias onde o politicamente correcto não resulta. Com os direitos das populações não se brinca!

Como com os direitos das populações não se brinca, já o deviam ter calado ha uma boa duzia de anos.

Se não ha uma Estrada da Beira digna com outro trajecto e traçado a ele se deve. Agora ainda queria mais remendos com tuneis nas povoações. Poderia ser bom para os habitantes dessas aldeias de atravessamento, mas nunca para os utentes da EN17 que vêm da Lousã, Poiares, Gois Pampilhosa, Arganil e mesmo Miranda.

A Estrada da Beira a partir do antigo Ramal da Lousã é uma estrada panoramica e é uma rua de ligação entre bairros, ate chegar a Coimbra.Por isso ponto final

Agora trazer para aqui politica quando as situações são de grandes decisões tecnicas , foi no que deu, quer a Estrada da Beira quer agora o Metro Mondego. Com os politicos que tivemos no Distrito de Coimbra afundou-se o Distrito e a cidade de Coimbra. Não se esqueçam disoo. Coimbra passou da tal 3ª cidade para a 17ª. Uma vergonha mesmo para quem esteve à frente do PSD e para quem o deixou la estar.

Nenhum Governo, apesar da sua legitimidade, pode atrever-se a tomar tais atitudes como as que adopta com os utentes do Metro de Superfície e com os utentes da Estrada da Beira.

Mais bla bla para sacudir a agua do capote

É por estas razões que entendo ser a altura de dizer basta e de tomar uma atitude! Por isso, atrevo-me a sugerir que, no dia 4 de Setembro de 2010, sábado, ou em qualquer outra data mais adequada, se faça uma grande marcha lenta na Estrada da Beira, entre Vila Nova de Poiares e Coimbra, para manifestar todo o nosso repúdio por estas situações referentes ao Metro de Superfície e à Estrada da Beira.

Vais sozinho vais, mais alguns capangas. O outro pessoal ja se pirou e já não ha pão para malucos. Deve ser engraçado ver meia duzia de trauliteiros a acompanhar o grande causador destas confusões todas.

E ambas não se podem dissociar uma da outra!

Os utentes do Metro de Superfície e os da Estrada da Beira devem unir-se, sempre com o sentido primeiro de alerta e repúdio, contra a realidade insustentável que vive a Linha Ferroviária entre Serpins e Coimbra.

Estes utentes deviam era aponta-lo a dedo como o grande causador de não haver uma via rapida e estruturante entre a Ponte Velha e Coimbra cujo trajecto se faria em 10 minutos, sem traços continuos nem sinais luminosos. Tambem sem as decisões do seu Partido e quando era o supremo responsavel distrital, ja o Metro Mondego estaria a funcionar ha varios anos.

Estou convencido que desta forma, com uma grande manifestação popular, na afirmação dos direitos dos cidadãos e dos Municípios, ninguém poderá deixar de estar presente, e em conjunto levar por diante esta mega manifestação contra este estado de coisas.

Assim, lanço o repto aos Municípios que entendam aderir a esta iniciativa, para que o manifestem publicamente, pois caso o não façam, estarão a dar o seu acordo à situação actual.

Olha a lata dele, agora a continuar a querer ter o protagonismo de levar os outros municipios a reboque.

Vamos ouvir o que a Lousã e Gois têm a dizer sobre isto. E tambem Coimbra e Miranda. De certeza que não será pela tomada de posição do autarca de Poiares que as coisas vão para a frente agora. Não o foram quando o devia ter feito. agora ja ninguem lhe dá credito.

Parece que os jornalistas ainda lhe acham piada e dão-lhe antena. O pior é que depois se riem nas costas.

Eu não estou! Se for sozinho no meu carro, com uma bandeira, estou a cumprir o meu dever de cidadão e Autarca! Estou sempre presente em defesa destas duas vias estruturantes e de grande importância para o desenvolvimento do Distrito e da Região.

Ai vais sozinho vais.

Estas mesmo a adivinhar .É o preço da fama.