sábado, outubro 16, 2010

Jaime Soares nem sabe onde se meter....

O ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou hoje, em Coimbra, que o corte de cinco por cento nas transferências do Estado vai levar muitas autarquias à "falência técnica".
Em declarações como presidente da Câmara de Poiares, à margem da I Convenção Autárquica do PSD de Coimbra, Jaime Soares disse que os cortes previstos no Orçamento de Estado para 2011 vão levar muitas autarquias a "entrar em falência técnica" e a "pedir reequilíbrio para sobrevir" aos compromissos com empreitadas em curso.
O autarca social-democrata alertou que muitos municípios vão "perder capacidade de intervenção" e passar por "situações extremamente complexas e difíceis de ultrapassar", sendo obrigados a reduzir imediatamente o investimento e os funcionários fora do quadro de pessoal e a fazer menos festas e festivais no verão.
Tambem menos almoços, jantaradas, festas e passeatas.
"Esta situação só nos leva a uma grande revolta com as atitudes do Governo, que não soube gerir e equilibrar as contas públicas como nós aqui e vai ter também as outras autarquias como bode expiatório, quando são as menos culpadas de todo o processo", frisou Jaime Soares.
O dirigente da ANMP salientou que, na situação de endividamento do país, as autarquias contribuíram com 15 por cento enquanto o poder central foi responsável por 77 por cento.
"Quem faz os males que os pague. Agora esta situação em que somos obrigados a pagar os males que não fizemos vem imediatamente reflectir-se no mal-estar e nas dificuldades das populações", referiu.
Jaime Soares lembrou ainda que a ANMP entendeu, em reunião do conselho diretivo, não estar disponível para cortes, mas antes recuperar "os 100 milhões de euros que foram retirados à Lei das Finanças Locais em Maio".
"Não são só estes 5 por cento que nos vão se retirados, 127 milhões de euros, porque a meio do ano de 2010 também nos foram retirados 100 milhões de euros", sublinhou o autarca, contabilizando que, em 2011, os municípios vão ficar com menos 10 por cento relativamente a este ano.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Fernando Nobre vai estar no distrito de Coimbra

Presidenciais: Périplo de Fernando Nobre pelo distrito de Coimbra
A falta de categoria dos nossos politicos poiarenses leva a que um homem de cultura e de grande categoria não ponha os pes em Poiares.
Cada vez mais os poiarenses são conotados com a iliteracia reinante. Não ha meio de virem as eleições para correrem com este estado de coisas.
Esta deslocação do candidato presidencial insere-se na pré-campanha eleitoral e inclui visitas aos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mira, Lousã, Oliveira do Hospital e Arganil.>A propósito do tema “Cidadania, Esperança e Mudança”, Fernando Nobre irá falar amanhã (terça-feira) na Casa Municipal da Cultura, pelas 21h00.Esta sessão, em Coimbra, marca o início do périplo pelo distrito e contará, entre outros, com a presença de Virgílio Caseiro, Manuel António, Eduardo Aroso, António Toscano, Isabel Garcia, Pinto Sá e Manuela Alves da Costa. Para além do candidato presidencial, vão usar da palavraLuiz Goes, Edmundo Pedro e Carlos Carranca, porta-voz da Comissão de Honra da candidatura de Fernando Nobre, por Coimbra.

Os cinco dias de pré-campanha eleitoral na região Centro terminam no sábado, em Coimbra, com um jantar no restaurante A Democrática, onde se devem juntar a Fernando Nobre apoiantes e simpatizantes da sua candidatura.

quarta-feira, outubro 06, 2010

No Centro Escolar da Arrifana o padre ia caindo da cadeira abaixo ...

Sentado por detrás do palanque, no Centro Escolar da Arrifana, o pároco, que fora chamado a abençoar o edifício, por duas vezes se sobressaltou.

Primeiro foi Jaime Soares, o presidente da Câmara de Poiares, que, num aparte ao discurso, deu meia volta e, de costas para a plateia, o incumbiu de pedir a Deus que evite que "o povo passe, agora, por males tão grandes como os que sofreu antes da implantação da República". Ainda o padre não tinha recuperado do espanto e já o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, se lhe dirigia também, esse a pedir ajuda divina para as autarquias, que vivem "momentos de aperto".
Sem provocarem reacções visíveis na sonolenta plateia, os pedidos foram feitos com graça e não caíram em saco roto. A esticar as pernas, entorpecidas por tão longa cerimónia, o pároco Mendes Antunes aproveitou a confusão da debandada para admitir que não esperava sair dali com tão pesados encargos. Só lamentou, com um sorriso, que não lhe tivessem dado a palavra. "Se dessem, ter-lhes-ia dito: "Confiem na Virgem e não corram e vão ver o pontapé que levam!""
Um padre bem-humorado, um tipo que desde Abril de 1976 anda aos trambolhões com os destinos da Câmara e um secretário de Estado com agilidade suficiente e pachorra para o aturar e para responder à letra a um anfitrião que classificou como "difícil" e lateiro - foram estes os ingredientes que tornaram particular um tipo de cerimónia que se repetiu por todo o país, onde os cem anos de República foram comemorados com a inauguração de cem centros escolares.
Assim foi dada a oportunidade a Jaime Soares, de dizer o que aprendeu na 4ª classe sobre a implantação da Republica e o que o foi aprendendo com a maçonaria - "hoje, como em 1910, também o povo vive os momentos dramáticos que sempre antecedem as grandes mudanças". José Junqueiro, retorquiu que "em momentos difíceis é ainda maior a responsabilidade das oposições".
Como pobre diabo la teve que sair assim para vergonha de todos os poiarenses. "Olhe, tenha paciência, mas já sabia como eu sou. Se não me quisesse ouvir, tinha mandado outro colega", desculpou-se, no fim, Jaime Soares.
Só lhe faltou pedir desculpa ao povo poiarense pela arruaça que teve, Receber assim envergonha qualquer poiarense. Falta de nivel e de categoria para não falar em falta de cultura e de labreguismo primario..
Já no pavilhão onde se seguiu o lanche, um dos muitos poiarenses envergonhados e que participaram na festa, havia de lhe "elogiar o feitio":
"É um pobre diabo a quem desculpamos . Talvez seja um homem bom. Não perde uma oportunidade de pedir por nós e pelo concelho, insultando quem quer que seja, mas será por pouco tempo Graças a Deus."
De historia percebe ele pelos vistos.

terça-feira, outubro 05, 2010

Ardidos quase 126 mil hectares de área desde o início do ano

Os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) apontam para quase 126 mil hectares de área ardida entre Janeiro e 30 de Setembro.
Desde o início do ano até final de Setembro arderam 125 852 hectares de área ardida em Portugal. No período em causa registaram-se um total de 20 927 ocorrências de fogo (3 638 incêndios florestais e 17 289 fogachos).
Os dados mostram que do total de 125 852 hectares, 43 608 hectares diziam respeito a povoamentos florestais e 82 244 hectares de matos (65 por cento).
O organismo refere que apesar do elevado número, o total "é inferior, quando comparada com a área de 2000, 2003 e 2005".

domingo, outubro 03, 2010

Palhaços ao Poder, já! mesmo aqui em Poiares

Brasil, terras de Vera Cruz e de… Tiririca.

Mas quem é Tiririca? Resumidamente, o Tiririca brasileiro é um candidato a deputado no Brasil… para a mesma eleição concorrem mulheres com nomes de todo o tipo de fruta: mulher-melão, mulher-pêra, mulher-abacaxi, etc.
Mas voltemos ao Tiririca brasileiro, durante a sua campanha eleitoral, ele afirma claramente que nem sabe o que faz um presidente ou um deputado, mas se votarem nele, ele depois diz. Mas quase que nem vale a pena essa preocupação, venham a Poiares e vejam como o nosso Tiririca poiarense é, ou foi, um verdadeiro palhaço de circo.

E é aqui que eu quero chegar, o Tiririca brasileiro deve seguir o exemplo, vindo dos seus irmãos deste lado do Atlântico como em Poiares e eleger palhaços para presidente ou deputado!

Batatinha… Batatinha é o palhaço português, que eu gostaria de ver aqui em Poiares a substituir o Tiririca.
Só um verdadeiro palhaço, como o Batatinha, pode fazer esquecer o Tiririca portugues e equilibrar as contas do nosso concelho… sejamos francos, quem calça o número 52 consegue equilibrar qualquer coisa!
Nas proximas Autarquicas, sugiro que Batatinha use um lema eleitoral parecido com o do seu anterior colega : “Vote em Tiririca… pior que tá, não fica.”… e eu concordo.
Palhaços ao Poder, já!