domingo, janeiro 23, 2011

Na Semana da Chanfana

Sobre o Visual do Emplastro, no face book ate ja se propusram os varios nomes de ruas para perpectuar as figuras poiarenses.

    Essa do lobisomem da Risca Silva não me lembro. Mas lembro-me do Gregório Chuço, do Adelino do Forcado, do Fernando da Moendinha, o Manel do Vilar e mais uns tantos malucos. Mas quem ele parece mesmo sem dúvida nenhuma é o Manel das Linhas. Mas depois armazenaram-nos no antigo hospital e as figuras tipicas acabaram. Isto não é do vosso tempo.

  • Se Poiares tivesse nomes nas ruas, e nas suas aldeias haveria espaço para isso mas nem as ruas que tem nome tem números, como é que se fazia?
    Quanto ao público: ficaram retidos na avenida devido ao trânsito e as milhares de pessoas que estav...
  • quinta-feira, janeiro 06, 2011

    Os novos ladrões de bancos ...

    Até para roubar bancos é preciso ter estudos, estar bem relacionado (a palavra-chave é networking) e familiarizado com as novas tecnologias. Olhem bem para o desgraçado destino dos dois brasileiros que no Verão de 2008 tentaram assaltar o balcão do BES de Campolide. Um acabou no cemitério e outro paraplégico. Uma tristeza!

    Onde já lá vão os tempos de John Dillinger ou do romântico par Bonnie & Clyde. Agora, para roubar um banco não basta ter o cérebro povoado por uma pequena aglomeração de neurónios apenas habituados a orientarem actividades básicas como comer, dormir e disparar armas.

    Hoje em dia, um bom ladrão de bancos precisa de uma licenciatura em Economia (ou Gestão), de ostentar no curriculum uma passagem pelo Governo ou pelo Banco de Portugal (as duas acumuladas ainda é melhor) e ser senhor de um cérebro habituado ao raciocínio indutivo e aos altos mistérios da especulação.

    Excepção feita aos dois infelizes do assalto ao BES de Campolide, toda a gente sabe que já não há nas agências bancárias dinheiro vivo que se veja - e que as poucas notas que existem estão guardadas em cofres de abertura retardada.

    Careca de saber isto, o gangue da retroescavadora optou, inteligentemente, por ir buscar as notas ao local onde os bancos as depositam para as fazer chegar aos clientes - as caixas multibanco.

    Ler mais +....


    quarta-feira, janeiro 05, 2011

    Arre Porra que não descola ....Presidentes dos bombeiros de Coimbra e Viseu candidatam-se à Liga Jaime Soares e Rebelo Marinho, presidentes das feder

    Jaime Soares e Rebelo Marinho, presidentes das federações distritais de bombeiros de Coimbra e Viseu, respetivamente, são candidatos à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), liderada por Duarte Caldeira nos últimos 12 anos.

    As eleições só deverão realizar-se em outubro próximo, mas ambos já se mostraram disponíveis para avançar. Jaime Soares, que também é presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, confirmou a sua intenção, “mas sob determinadas condições”. De forma lacónica, adiantou que uma das condições é que Duarte Caldeira não se recandidate, acrescentando que “sendo presidente da mesa dos congressos e por respeito institucional que os órgãos em funções merecem é prematuro acrescentar muito mais”.

    Quanto à pré-candidatura do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, sublinhou que “nenhuma candidatura limita a minha linha de pensamento em relação aos bombeiros”.

    Aprendeu muito na Universidade da ADIP com estas novas oportunidades o que lhe permite saber alguma coisa. Ate ja sabe comer à mesa.

    Soares e Rebelo Marinho, presidentes das federações distritais de bombeiros de Coimbra e Viseu, respetivamente, são candidatos à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), liderada por Duarte Caldeira nos últimos 12 anos.

    Por outro lado, Joaquim Rebelo Marinho, em declarações ontem confirmou a sua intenção de se candidatar, não querendo adiantar muito mais, tendo em conta que marcou para hoje uma conferência de imprensa, em Viseu, onde irá apresentar oficialmente a sua decisão. No entanto, em nota de imprensa, justifica a sua candidatura com a necessidade de “implementar urgentemente” diversas medidas, num ano “em que os bombeiros se preparam para enfrentar tempos muito difíceis”. Sustenta também a criação de “um novo modelo para o transporte de doentes” em Portugal, bem como pretende solicitar à Assembleia da República que reconheça a Liga como parceiro social.

    A vida destes dois homens cruza-se não só no âmbito dos bombeiros como também da política, nomeadamente na campanha eleitoral das presidenciais, já que Jaime Soares é diretor distrital de Coimbra da campanha de Cavaco Silva e Rebelo Marinho é coordenador distrital de Viseu da candidatura de Manuel Alegre.

    No último Conselho Nacional da LBP, realizado há um mês em Fornos de Algodres, o atual presidente da direção respondeu “não, definitivamente”, quando questionado sobre a sua recandidatura. Quanto à mesa dos congresso, “só aceitaria se constituísse um fator de coesão”, ou seja, apenas num cenário de lista única. Se houver mais do que uma candidatura, como tudo aponta, “proporei ao Conselho Executivo que a Liga se abstenha”, concluiu.

    A Liga dos Bombeiros Portugueses tem, no total, 473 associados. A esmagadora maioria são corporações de voluntários, a que se juntam 21 organismos municipais e uma dezena de privados.

    sábado, janeiro 01, 2011

    Que coisa má terá passado pela cabeça de Cavaco



    Depois de Francisco Lopes o ter deixado embatucado (mesmo sem bolo rei), e quando parecia que a táctica de remeter os interlocutores para o site da Presidência estava a resultar, não é que no ultimo debate, com Alegre, e sem que ninguém lhe pusesse a questão, Cavaco atira-se à actual Administração do BPN dizendo que "Há ali um problema de administração, o que não aconteceu nos bancos estrangeiros".

    A exemplo da táctica, seguida por PSD e CDS, de tentar branquear as responsabilidades do pessoal da sua área politica na megafraude que já custou ao Estado mais de 5 mil milhões de euros, centrando todas as criticas nas falhas da supervisão do Banco de Portugal, vem agora Cavaco acusar a actual Administração de BPN de não ter conseguido "recuperar" o banco.

    Para ter uma ideia da enormidade da atoarda, recordemos que em 2009 o BES, muito maior que o BPN, teve um lucro de 522 milhões de euros. Como é que então seria possível a qualquer administração, em dois anos, conseguir para o BPN lucros da ordem dos 5 mil milhões de euros?

    Mas a bronca não acaba aqui, então não é que da actual administração de três membros do BPN, dois fazem parte da actual Comissão de Honra da candidatura de Cavaco Silva, e um deles Faria de Oliveira, actual presidente da CGD e BPN, foi igualmente ministro dum Governo de Cavaco?

    Será que depois deste tiro no pé, Cavaco vai continuar a passar pelo aguaceiro sem se molhar? Será agora que finalmente se vai esclarecer o negócio das acções (não cotadas na Bolsa) da SLN, empresa holding do BPN, em que Cavaco fez um autêntico "negócio da china" comprando acções a 1 euro e vendendo-as pouco depois por 2,4 euros? Será que esta campanha eleitoral vai finalmente animar?