quarta-feira, junho 29, 2011

Este Concelho está de Tanga.....

Ouvimos diáriamente o “mestre de obras” reclamar sobre a redução na transferência de verbas da administração central (FEF) mas, sabedor das regras entretanto criadas para suster a má gestão de verbas nas autarquias, não respeitou a imposição governamental e aumentou o endividamento da autarquia no ano de 2008 em 60,3%.

Reclama do governo, mas não do seu desgoverno continuado e sobre este não diz nada, a culpa será sempre dos outros, da crise, do governo, da oposição (práticamente nem existe), etc.
Governa este concelho hà mais de 35 anos com maioria e poderes totais, onde se intitula em tudo
o que é folheto de propaganda ou notícia como “o responsável máximo (e único) pelos destinos do concelho”, onde a regra actual é fechar, cortar, suspender e prolongar no tempo obras inacabadas com anos (muitos) e empréstimos (grandes) que serão pagos pelos nossos filhos e netos, nunca assumindo a sua responsabilidade (total) pelo descalabro na gestão das contas públicas (dinheiro que é nosso), mas vivendo desta e nesta terra como dono e senhor, feito um “marajá” (que me desculpem os marajás pela comparação), fazendo uma vida de rico (não enriquecendo), de tachos e de penachos.
Tudo isto assente numa oratória gasta, repetitiva e na maior parte das vezes de circunstância e sem conteúdo, feita para encher o ouvido e não para ficar, própria para os que nem se dão ao trabalho de tentar perceber e enteder o que se passa à sua volta ...... em Poiares ainda são muitos, somados aos pendentes e dependentes nos diversos graus e degraus da máquina autárquica mais a inoperância de uma oposição credível e forte, o resultado só pode ser este mesmo ........
35 anos de uma gestão concelhia sem um projecto a médio e longo prazo que defina um rumo de futuro, onde os investimentos na educação, urbanismo, indústria, turismo, etc tenham um caminho definido.
Este tipo de “coisas” não passam pela cabeça do “mestre de obras”, apenas aquelas que surgem de vez em quando .............. ninguém sabe de onde, mas publicitadas como a solução para os problemas do concelho .........
como o aquário de agua doce, o campo de golfe, o aérodromo, umas piscinas fluviais onde não há água, um parque radical (este é o último), uma estalagem, um estádio de futebol (antes de ser aberto ao público já deve necessitar de substituir a relva), um centro de exposições, etc. etc.
Recomenda-se ver uma cópia do DR,
onde refere a penalização e o endividamento excessivo em 2008, para os Poiarenses saberem, porque é que existe redução nas transferências do estado para o concelho de Vila Nova de Poiares.

terça-feira, junho 28, 2011

Governo quer mecanismo de segurança e gestão de incêndios


O Governo quer criar um mecanismo de segurança e gestão para reduzir os riscos de incêndios florestais, que terá de ser apoiado pela União Europeia (UE) em conjunto com as seguradoras.
«O Governo fará o indispensável cadastro florestal e empenhar-se-á na criação de um mecanismo de segurança e de gestão de riscos, com o apoio da EU e em conjunto com as seguradoras, para reduzir substancialmente os riscos de incêndios florestais», refere o programa do Executivo, entregue esta terça-feira no Parlamento.
Ainda na área das florestas, promete redinamizar as zonas de intervenção florestal e promover o associativismo florestal, o emparcelamento e a gestão colectiva.
A intenção é combater o fraccionamento da área florestal que leva, muitas vezes, ao seu abandono.
O Governo promete ainda emprenhar-se no aproveitamento do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) para a floresta, considerando que actualmente a sua utilização é residual.

Lusa/SOL

sábado, junho 25, 2011

Já Estalou o Verniz ...

O responsável da Associação Nacional de Municípios pela Proteção Civil, Jaime Soares, defendeu hoje que deveria aproveitar-se a não nomeação de Governadores Civis pelo Governo para aligeirar a estrutura da Proteção Civil, transferindo mais competências para as autarquias.

Para Jaime Soares, autarca de Vila Nova de Poiares (PSD), a polémica à volta da extinção dos Governos Civis é uma falsa questão.

"O que o senhor primeiro-ministro disse é que não ia renomear Governadores Civis. Não disse que extinguia os Governos Civis, nem disse que demitia os Governadores Civis. É correto que eles coloquem o seu lugar à disposição, mas isso não quer dizer que eles abandonem já o lugar ou que o Governo aceite a sua demissão", disse.

Tambem criticou o Ministro da Administração Interna.

sexta-feira, junho 24, 2011

Morreu Monsenhor José de Freitas

Monsenhor José de Freitas, membro do clero do Patriarcado de Lisboa, faleceu hoje, com 92 anos de idade e 70 de sacerdócio, anunciou a Igreja Católica.José de Freitas era natural da paróquia de Santa Maria de Arrifana, concelho de Vila Nova de Poiares, Diocese de Coimbra, tendo sido ordenado sacerdote em 6 de Julho de 1941.

Entre outras funções, foi pároco de Castelo de Sesimbra (1941-1955), pároco de Arroios, em Lisboa (1955-2001), director espiritual nacional do Movimento Cursilhos de Cristandade (1977-1997) e vigário episcopal da Região Pastoral do Oeste (1975), tendo sido nomeado monsenhor ou capelão do Papa (1981), segundo uma nota do Patriarcado de Lisboa. Monsenhor José de Freitas encontrava-se presentemente a viver na Casa Sacerdotal do Patriarcado de Lisboa.Os restos mortais de José de Freitas vão estar em câmara ardente na igreja paroquial de S. Jorge de Arroios, em Lisboa, a partir de domingo, às 16:00. As exéquias são celebradas na segunda-feira, às 10:30, presididas pelo cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo. A urna seguirá depois para o Castelo de Sesimbra, onde terá sepultura eclesiástica.

terça-feira, junho 21, 2011

PORTAS IMPÕE 1ª.DERROTA A PASSOS COELHO

A OPUS DEI VENCEU A MAÇONARIA. QUEM DIRIA!



FERNANDO NOBRE " CHUMBADO" NA VOTAÇÃO A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.

Federação de Bombeiros assina protocolo com Governo Civil de Coimbra.

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) assinou um protocolo de colaboração com o Governo Civil do Distrito de Coimbra para formação e aquisição de equipamento de comunicações – terminais SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança e Portugal).N
No âmbito do referido protocolo, o Governo Civil apoia o financiamento, no montante de 45 mil euros, competindo à FBDC a aquisição e distribuição do equipamento referenciado por todas as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e Corpos de Bombeiros do distrito, garantindo ainda a formação adequada à sua correcta utilização.

Para o ainda presidente da FBDC, Jaime Soares, a assinatura deste protocolo representa um importante apoio aos bombeiros do distrito de Coimbra, uma vez que, «um dos pontos-chave no ‘teatro de operações’, é a eficácia/eficiência das comunicações» e, com este equipamento, «os bombeiros passam assim a estar integrados na rede SIRESP e, desta forma, em articulação directa com as diversas forças de segurança, garantindo maior rapidez de acção e maior operacionalidade, o que, naturalmente, se reflectirá numa maior e melhor prestação de socorro às populações».O Protocolo foi assinado em Poiares, entre o presidente da FBDC, Jaime Soares e o Governador Civil do Distrito de Coimbra, Henrique Fernandes, na presença de outros dois membros da referida federação de bombeiros.

segunda-feira, junho 20, 2011

PISCINAS DE POIARES VÃO ENCERRAR POR FALTA DE LIQUIDEZ?



Este é um daqueles títulos tão bem conseguidos e apropriados que quase dispensaria um texto de suporte.

Mas obviamente que o Homem das Tabernas não poderia ficar por aqui e quis saber das razões que estão a ditar o encerramento das piscinas de Vila Nova de Poiares. Alegadamente condenado por falta de verbas para a sua manutenção, o equipamento está a gerar um verdadeiro sobressalto cívico (como eu adoro esta expressão) entre a “raça poiarense”, que promete não baixar os braços na defesa de tão importante infra-estrutura.

Contactámos, obviamente, Jaime Soares que, de pronto, nos convidou para uma bela chanfana em sua casa, confeccionada à moda de Penacova por imposição do anfitrião, já que só em público e por obrigação institucional, confessou-nos, consome a chanfana de Poiares.

Sobre o encerramento das Piscinas, Jaime Soares lá foi dizendo: “Essas barbaridades de se dizer que as piscinas fecharão por falta de dinheiro são uma afronta para a gestão séria e equilibrada que tenho feito do meu município. A prova de que não há falta de dinheiro na Câmara é o investimento de quase meio milhão de euros que estamos a fazer no centro da vila, nomeadamente o Jardim de Santo André. Para além disso, que fiquem descansados os poiarenses, pois vou lançar brevemente um outro concurso para a construção da maior praia de água salgada do país, com areia e tudo, que será extraída nos extensos areais que se formarão depois da construção da mini hídrica do Caneiro.”

Depois desta explicação, saímos de Poiares satisfeitos (a chanfana estava mesmo boa) e com os bolsos cheios de preservativos com sabor a chanfana. Já ouviram falar?

Do Homem das Tabernas

PORTAS IMPÕE 1ª.DERROTA A PASSOS COELHO

FERNANDO NOBRE " CHUMBADO" NA VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA.

A OPUS DEI VENCEU A MAÇONARIA. QUEM DIRIA!

sexta-feira, junho 17, 2011

Queijo Serra da Estrela e chanfana unidos para a vitória

Encontro de promoção das iguarias ao concurso juntou maioria dos autarcas dos 14 concelhos do Pinhal Interior Norte e até teve direito a momento de “gastronomia erótica”
Ontem o queijo Serra da Estrela “sentou-se” à mesa com a chanfana para um almoço e conferência de promoção da candidatura das iguarias ao concurso das 7 Maravilhas Gastronómicas Portuguesas e o resultado foi um encontro de presidentes, vereadores e representantes dos 14 concelhos do Pinhal Interior Norte, pautado pela boa disposição e propostas inéditas, onde não faltou sequer um momento de “gastronomia erótica”.
Com as mesas do restaurante O Confrade, em Vila Nova de Poiares, recheadas de queijo Serra da Estrela e chanfana, entre outros petiscos, como o bucho e os negalhos, o momento, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), serviu não só para enfatizar a importância destes produtos na economia local, mas também para lançar propostas de divulgação e promoção das iguarias que se encontram na final do concurso nacional.
Iguarias que, na óptica do presidente da CIMPIN, João Marques, «se constituem como embaixadores destes concelhos e como produtos que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo na região». «Acreditamos que o futuro também passa por isto», afirmou o também presidente da Câmara de Pedrógão Grande, sublinhando a importância de «passar este sentimento de pertencermos ao Pinhal Interior Norte, com a promoção deste produtos do nosso território».
Mais directo foi o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital que frisou, peremptório: «Entramos nestas coisas para ganhar, porque isto só tem impacto para quem ganha». Para José Carlos Alexandrino o concurso é uma oportunidade única no que respeita à publicidade a estes produtos. «Eles já têm qualidade, às vezes o que nos falta é o marketing», sublinhou o autarca, destacando que o «Queijo Serra da Estrela tem um valor extraordinário». «Em tempos de crise há muitas famílias em Oliveira do Hospital que vivem deste produto maravilhoso», reforçou.

Rebanho de cabras passeia em Lisboa
Levar um «rebanho de 40 ou 50 cabras a Lisboa e metê-las na rua Augusta», de forma a mostrar que «os serranos também conseguem pôr o país e o mundo a olhar» para as populações desta região foi a proposta lançada ontem pelo presidente da Câmara de Jaime Soares, na senda da promoção da chanfana às 7 Maravilhas Gastronómicas. Uma iniciativa provocatória que se junta a uma outra destacada pelo autarca, dirigida «à juventude», que já tinha sido anunciada: o Chanfanixe. Falamos do preservativo de promoção da chanfana, que deu o mote a um momento jocoso a que um representante da Confraria do Queijo Serra da Estrela chamou de «momento de gastronomia erótica». De preservativo em punho Jaime Soares publicitou o petisco. «Chanfaniquem-se à vontade e enquanto chanfanicam votem na chanfana», brincou o autarca que, num tom mais sério frisou ainda a importância das confrarias na promoção dos pratos regionais. «Mulheres e homens que vão sendo capazes de perder muito do seu âmbito familiar para que os seus produtos sejam cada vez mais conhecidos», como sublinhou o autarca, defendendo que as confrarias das iguarias candidatos a maravilha da gastronomia «têm feito um trabalho fantástico de afirmação dos valores culturais». O edil aproveitou ainda para destacar a importância de «criar incentivos para a fixação das pessoas» na região, salientando a chanfana e o Queijo Serra da Estrela como «formas de criar riqueza».

quinta-feira, junho 16, 2011

Não se esqueçam disto....e do que falou do Passos Coelho

Mas que grande Labreguice

Ao que os Poiarenses estão sujeitos !!! Que vergonha ...

Quem nos olha à distância já se ri e pergunta, quando internam este individuo ...?
Quem é que poderá aturar uma coisa destas?
O que têm a dizer os parceiros da Lousã e de Miranda ?
Agora só ca falta a Chicholina.

quarta-feira, junho 08, 2011

Eleições Legislativas

Era o que se esperava. Os sociais democratas de Poiares não foram em cantigas do seu presidente e votaram mesmo em massa na lista proposta pela Distrital de Coimbra.A tal que vai correndo com ele.
Concelho de Vila Nova de Poiares



O PSD subiu significativamente as votações em Poiares desde que a Distrital de Coimbra tem novos dirigentes de linha contraria a Jaime Soares.
Foi a maior bofetatada que a grande maioria dos sociais democratas de Poiares deram ao nosso prusidente.
Como se vê votaram nos elementos propostos pela Distrital para a Assembleia da Republica sem serem empurrados.
Agora Poiares vai ser indefectivel de Passos Coelho. É ja tradição.