quarta-feira, novembro 02, 2011

A Grande Preocupaçãpo da Liga dos Bombeiros é adquirir viaturas novas

A LBP defende reforço do QREN para aquisição de viaturas.
Quando se pensava que uma das prioridades desta Lista, ate pelo seu novo presidente, seria o combate a fogos florestais, enganaram-se bem enganados.
Tambem quem pensava que era agora e com a chegada do Outono que se começaria a tratar da prevenção e protecção das populações rurais, foi bem enganado.
O que se quer, é uma actividade de semi gabinete e de unhas envernizadas. É ver como um contingente de mais de 45.000 elementos so uns 2.000 é que se envolvem nas frentes de combate a fogos florestais.
É para isto que queriamos e que eram precisos os Bombeiros que estão localizados nas vilas do interior e essencialmente nas zonas de pinhal.


O conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu ontem, durante um encontro com o Ministro da Administração Interna, o aumento da comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para aquisição de novas viaturas.

De acordo com o Jornal de Bombeiros de Portugal, durante primeiro encontro entre a LBP e o Ministério da Administração Interna, na qual estiveram presentes o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d´Ávila, o conselho executivo da LBP defendeu um aumento da comparticipação do QREN para a aquisição de novas viaturas de 70% para 85%.

Actualmente, 70% da verba para a aquisição de novas viaturas é disponibilizada pelo QREN, proveniente dos fundos europeus, enquanto os restantes 30% são comparticipados a nível nacional, através do investimento do Estado, das autarquias, das associações de bombeiros e de particulares.

A LBP acredita que o reforço da comparticipação do QREN vai reduzir a comparticipação nacional para metade, isto é, de 30% para 15%.

Ainda segundo o Jornal de Bombeiros de Portugal, o Ministro Miguel Macedo mostrou-se sensível à proposta da LBP, e informou que a situação ia ser estudada pelo novo governo.

terça-feira, novembro 01, 2011

Jaime Soares eleito para presidente da LBP

Jaime Soares foi eleito, no passado domingo, como novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) sucedendo, assim, a Duarte Caldeira, que ocupou o mesmo cargo durante doze anos.
Jaime Soares, natural de Vila Nova de Poiares, foi eleito durante o 41º Congresso Nacional dos Bombeiros, que decorreu, no passado fim de semana, na Régua, tendo recebido 375 votos, enquanto o outro candidato, Joaquim Rebelo Marinho somou 298.O novo presidente da LBP considerou que a sua tarefa não será fácil e salientou que os desafios prioritários passam pela problemática do transporte de doentes, o financiamento das associações e a sua sustentabilidade. "Não temos que ser nós a subsidiar o Serviço Nacional de Saúde. Somos um parceiro imprescindível no transporte hospitalar", frisou, criticando a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) de quem diz ter "imensos custos e é elitista", uma espécie de "estrutura com generais sem tropa".

O novo responsável pelos Bombeiros portugueses pretende que seja criada “uma direcção nacional que represente e dê autonomia aos bombeiros no seio da ANPC. Queremos efectivamente ter o nosso comando único, tal como têm outros agentes de protecção civil como a PSP ou a GNR". Defendeu, depois, a transferência de verbas, através de um acordo entre o Estado e a ANPC, que "possam financiar os corpos de bombeiros".

Cerca de 65 por cento do pessoal profissional remunerado nos bombeiros está afectado às áreas da saúde e da emergência pré-hospital, estando o restante (35 por cento) ligado aos incêndios e ao socorro. Até ao final de Setembro, mais de 300 postos de trabalho foram extintos na componente profissional das associações humanitárias dos bombeiros, na sua esmagadora maioria associados ao transporte de doentes não urgentes.