segunda-feira, janeiro 30, 2012

Municípios: Lei prevê limite de 3 mandatos consecutivos dos presidentes

149 atingem prazo limite de mandatos

A limitação de mandatos autárquicos vai atingir 149 presidentes de Câmara em 2013, a maioria do PSD, com ou sem coligação. Ou seja, perto de 50 por cento dos concelhos mudarão de rosto as suas lideranças.

O tema promete aquecer o debate nas forças políticas, até porque já começou a fazer caminho a ideia de que o limite de três mandatos consecutivos é, apenas, territorial. Ou seja, podem ser feitas transferências de autarcas, para candidaturas em concelhos vizinhos.

"Que sentido faz ter uma lei de limitação de mandatos que não seja num sentido de limitação pura?", questionou Hélder Amaral, dirigente do CDS-PP. As dificuldades de entendimento dentro da coligação PSD/CDS sobre o alcance da lei parecem não estar sanadas.

Jaime Soares e Fernando Ruas são duas das pessoas que deverão cumprir a Lei.

Apesar de lhes custar muito, la tera de imperar o bom senso. Não ha duvida que com o passar dos anos, as pessoas já não têm capacidade para pensar bem e actura bem. Hoje mais do que nunca a Alzeihmer tem tratamento, mas nem todos se curam.

Para descanso deles e nosso, é bom que haja alternancia mesmo nos elementos do mesmo partido. Mas ha elementos que teimam em querer continuar e esbracejam para ficar. A perca de autoridade vai ser dramatica para alguns deles.

No nosso caso, ja se sabe que ninguem lhe vai mais ligar e que vai ser despresado pelos seus conterraneos e mesmo pela tralha do avental. a não ser que se candidate à sua Junta de Freguesia

LER + ...

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Poiares: Autarca contra a reforma administrativa

O presidente social-democrata da Câmara de Poiares, Jaime Soares, criticou a reforma administrativa iniciada pelo Governo, por considerar que “não tem pernas para andar”.
“Há reformas muito mais importantes”, disse Jaime Soares, que tomou posse em Janeiro como presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, anteriormente liderada por Duarte Caldeira.O autarca do PSD punha assim em causa a anunciada a reforma com que o Governo de Pedro Passos Coelho pretende extinguir muitas freguesias, deixando em aberto a possibilidade de fusão de alguns municípios.
Jaime Soares é o mais antigo presidente de câmara do país e integra há 38 anos a autarquia de Poiares, no distrito de Coimbra, desde 1974, tendo sido eleito pela primeira vez para a presidência da Câmara em 1976, cargo que sempre ocupou sem interrupções até à atualidade.

Do Mundo Portugues

quarta-feira, janeiro 25, 2012

RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS

RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS . Nos "media", nada aparece sobre isto. Porque será?...
Aqui, sim, há democracia.
Por alguma coisa, há ano e tal que não se diz nem se escreve uma palavra sobre a ISLANDIA. Bem se vê que os jornalistas são bons cães de guarda!... Se não fosse a Internet não sabíamos nada! Nos "media" nada aparece sobre isto: porque será?
RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS
Julgamento a sério dos culpados de crimes financeiros contra a Pátria?...banqueiros, governantes, altos quadros do estado, presidentes de câmaras.
Enfim, a Islândia é outra sociedade
Os directores de bancos islandeses que arrastaram o país para a bancarrota em finais de 2009 foram presos por ordem das autoridades, sob a acusação de conduta bancária criminosa e cumplicidade na bancarrota da Islândia.
Os dois arriscam-se a uma pena de pelo menos oito anos de cadeia, bem como à confiscação de todos os bens a favor do Estado e ao pagamento de grandes indemnizações.
A imprensa islandesa avança que estas são as primeiras de uma longa lista de detenções de responsáveis pela ruína do país, na sequência do colapso bancário e financeiro da Islândia.
Na lista de possíveis detenções nos próximos dias e semanas estão mais de 125 personalidades da antiga elite política, bancária e financeira, com destaque para o ex-ministro da Banca, o ex-ministro das Finanças, dois antigos primeiros-ministros e o ex-governador do banco central.
A hipótese de cadeia e confiscação de bens paira também sobre uma dezena de antigos deputados, cerca de 40 gestores e administradores bancários, o antigo director da Banca, os responsáveis pela direcção-geral de Crédito e vários gestores de empresas que facilitaram a fuga de fortunas para o estrangeiro nos dias que antecederam a declaração da bancarrota.
Em Outubro de 2008, o sistema bancário islandês, cujos activos representavam o equivalente a dez vezes o Produto Interno Bruto do país, implodiu, provocando a desvalorização acentuada da moeda e uma crise económica inédita

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Bombeiros “asfixiados” querem negociar de imediato com Ministério da Saúde.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) quer acertar de imediato, com o Ministério da Saúde sobre o transporte de doentes não urgentes, perante um cenário de «asfixia financeira» com que se deparam algumas associações humanitárias do país.
Pois ate dos que se fazem doentes, para se debitarem os kilometros que era uma pratica recente, como os outros que chamavam os bombeiros para irem comprar tabaco à vila .E quem pagava?
Jaime Soares quer acertar, de imediato, com o Ministério tutelado por Paulo Macedo, o «aumento dos preços de quilómetro, das taxas de saída, da utilização de oxigénio e das horas de espera». Isto, «sem parar o normal correr das negociações» que estão em curso entre as duas entidades.
No final de uma reunião com todas as federações distritais de bombeiros, realizada no sábado à tarde em Pombal, o presidente da LBP afirmou que o novo modelo de comparticipação de transporte de doentes não urgentes já levou à rutura de alguns corpos de bombeiros, pondo em risco todo o sistema de proteção civil em Portugal.
O presidente da Liga afirmou que «há associações de corpos de bombeiros em asfixia financeira» porque estavam habituados a gastar à tripa forra e adiantou que «há cidadãos que aguardam em casa pela morte, porque não têm quem os socorra». «Nunca imaginei que alguma vez tivesse ouvido depoimentos como os que foram feitos agora pelos presidentes das federações distritais de todo o país», disse. Foi pena que não o tivessem dito ha uns 30 anos. O distrito de Coimbra foi um exemplo disso.
Na reunião, foi abordado «todo o panorama nacional» do transporte de doentes e socorro em emergência, nomeadamente os critérios das diversas administrações regionais de Saúde.
Para Jaime Soares, «está iminente uma rutura» que «pode pôr em causa todo o sistema de proteção civil por parte dos bombeiros», tendo em conta que existem corpos de bombeiros que já tiveram de despedir funcionários e vender viaturas. Porque ja estavam a mais e era tudo sobredimensionado. veja-se o exemplo de Poiares, quantas pessoas tem e viaturas? Um concelho tão pequeno, encaixado entre grandes centrosnão tinha justificação nenhuma para ter tais apetrechos e um quartel destes que nem Coimbra tem. Com tanto dinheiro estoirado, é natural que agora não haja dinheiro. Assim é natural que venha a morrer muita gente com falta de assistencia, porque o dinheiro foi desaparecendo e agora ja não o ha..Num país como a Islandia, ja havia muita gente presa.
O responsável defendeu que a Liga continue a ser um «parceiro honesto e leal com todos os poderes instituídos» mas «os bombeiros exigem ser tratados à dimensão daquilo que é a sua prestação na defesa da sociedade portuguesa».
Para Jaime Soares, uma das preocupações da Liga é «manter-se na mesa das negociações», mas se a rutura acontecer «a qualquer momento» a responsabilidade «não pode ser assacada aos bombeiros portugueses». Achamos que sim , que ha muita gente nesta Liga que é muito responsavel por este descalabro.
O presidente da Liga colocou, como cenário, uma «paralisação total da prestação de qualquer serviço» por parte dos diversos corpos de bombeiros. Contudo, afirma, que «tudo faremos, até às últimas consequências, para que tal não aconteça».
Referindo que os bombeiros portugueses «querem ser parte da solução e não do problema», Jaime Soares afirmou estar «disposto para a qualquer hora ou a qualquer minuto» sentar-se com o Ministério da Saúde para acertar os preços das comparticipações, que desde há cerca de três anos se mantém em vigor, apesar dos aumentos sucessivos dos custos com combustíveis e outros encargos. Não são os soldados da paz os culpados de tudo isto, mas as suas chefias que durante muitos anos andaram a brincar com o fogo.

Apanhados do Notícias do Centro

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Produtos Tradicionais

Uma medida interessante que ja devia ter sido tomada ha mais tempo.
Deixaram-se abrir as tais " Novas superficies " onde haveriam contrapartidas para apoio aos produtos tradicionais regionais e locais, aonde se previligiariam esses produtos. Houve negociações, mas os serviços camararios fizeram sempre vista grossa não "ajudando " no incremento de tais actividades de mercados ou feiras de produtos criados nas nossas aldeias e de excedentes de agricultura de subsistência.

Estas feiras podem não ajudar muito, mas moralizam quem ainda trabalha as terras. Porque não fazer estas feiras de um modo rotativo pelas nossas freguesias?
Ha locais limpos e ajustados onde tal se poderia fazer.
Isto empolgava os residentes e ainda resistentes aos trabalhos das terras.

Vai uma Esmola pro ceguinho???

sexta-feira, janeiro 13, 2012

O que se vê no Face Book

É por demais assustador o que se tem visto no Face Book e relativo a Poiares.
Hoje que seria dia de Festa para os poiarenses e não so para meia duzia de comensais do desperdicio, com o aniversario do Municipio onde nascemos, verificam-se coisas destas ditas por uma pessoa mais do que envelhecida, caduca e já no fim da linha, para com crianças que serão o futuro de Poiares e de Portugal.
Vejam o que a seguir se diz e tambem valerá a pena ver os comentarios.:

Ola a todos, como é do vosso conhecimento foi hoje o feriado municipal,nas comemorações feitas nos bombeiros foi convidada a escola de Shukokai Karate Dojo Poiares para uma demonstração. Estava previsto para as 12:30, mas como nos sabemos estas coisas atrasam sempre até aqui tudo normal. Eram 15:30 os Karatecas estiveram mais de meia hora formados a espera que a comitiva e afins sai-se de dentro do quartel para iniciarem a demonstração, quando isso aconteceu começaram mas o nosso SAR teve a ideia brilhante de dizer " ja estão ai a muito tempo... continuem a atuação que nós vamos comendo.... " agora gostava de saber a vossa opinião sobre quem teria mais fome se eram os alunos alguns com 6 e 7 anos e mais que lá estavam desde o meio dia ou era aqueles colarinhos brancos.... SAR e afins.
Como todos nos sabemos o que eles querem e tacho mas gozar com as crianças e adolecentes que foram lá para mostrar que poiares ainda tem alguma coisa de especial: 3 dos alunos que frequentam a escola pertencem a seleção nacional de KARATE mereciam muito mais respeito.......
Filipe Ana Santos

Poiares festeja hoje 114 anos da restauração do concelho

Vila Nova de Poiares continua em festa. O município, ainda presidido por Jaime Soares, comemora hoje (13 de janeiro) o 114.º aniversário da restauração do concelho com uma cerimónia que tem como ponto alto a habitual sessão solene e a inauguração da segunda fase do Centro Municipal de Proteção Civil. Esta sessão será presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para inaugurar um elefante branco na zona do pinhal.O programa começa às 11h00 com a receção à entrada dos paços do concelho e a sessão solene tem início, no salão nobre, quinze minutos depois. Segue-se, às 12h30, a inauguração da segunda fase do Quartel dos Bombeiros Voluntários/Centro Municipal de Proteção Civil, a visita às instalações, a formação do Corpo de Bombeiros em Parada, a passagem de testemunho no Comando e o desfile apeado das Forças. Às 13h15 decorre a sessão solene alusiva aos Atos no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares. O programa termina com um almoço volante, a partir das 13h45.Recorde-se que a primeira fase da construção do Centro Municipal de Proteção Civil, situado na Zona Industrial e que engloba também o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, foi inaugurada a 16 de julho de 2009, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.Implantado numa área de 11 mil m2, e representando um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, o Centro Municipal de Proteção Civil é uma infraestrutura moderna que apresenta dois pisos destinados à área de comando, de administração e de gestão de emergências, área de alojamentos e área de parada operacional.Existe, ainda, uma zona destinada essencialmente à guarda de veículos, contendo dois vestiários (um feminino e outro masculino) e, também, áreas destinadas ao Comando e Direção, tal como uma sala de planeamento e proteção civil, uma central de telecomunicações e uma sala de reuniões. Este equipamento dispõe ainda de um auditório/sala de formação, com capacidade para 150 lugares sentados. A segunda fase do Centro Municipal de Proteção Civil que será inaugurada hoje inclui a casa/escola, garagem para viaturas de pesadas, e um outro edifício com estação de serviço e lavandaria.
Será que isto era para rivalizar com a Lousã e Santa Comba Dão?

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Maçonaria e "barrigas de aluguer"

Maçonaria e "barrigas de aluguer" são dois temas que têm estado na actualidade dos últimos dias e que acabam por ter a ver um com o outro.

De certa forma a Maçonaria é um partido, que não se revela nem sujeita aos votos, mas que realiza os seus fins através de outros partidos que funcionam como "barrigas de aluguer".
A questão não é portanto de saber se os maçons, enquanto cidadãos, têm o direito de
intervir políticamente mas sim se respeitam o princípio da não filiação simultânea em mais do que um partido.
Uma organização como a Maçonaria, detentora de uma ideologia, de uma concepção do mundo (que se propõe transformar por meios políticos), de uma militância e de uma liturgia, em que é que se distingue de um partido?
Por que é que esse "partido" não enuncia públicamente os seus fins e objectivos e não pede ao povo que vote neles em vez de parasitar outras organizações para o efeito?



Semana da Chanfana tem hoje início

A Semana da Chanfana tem hoje início em Poiares, prolongando-se até ao próximo dia 23.

Amanhã, sexta-feira, dia 13, será comemorado o feriado municipal, que assinala o 114.º aniversário da restauração definitiva do concelho.

A inauguração da segunda fase do Quartel dos Bombeiros Voluntários/Centro Municipal de Protecção Civil, será o ponto alto do programa, na qual marcará presença o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

À semelhança das edições anteriores, durante a Semana da Chanfana, será realizado um concurso para eleger e premiar os restaurantes do concelho, que, sublinha autarquia local, “garantem a autenticidade e a qualidade desse produto turístico de excelência, que é a chanfana”.
Durante a iniciativa a chanfana assume, naturalmente, o centro das atenções, mas será também acompanhada de outras iguarias que “comprovam a excelência da gastronomia poiarense”, como o arroz de bucho e os negalhos, além do doce regional Poiarito.

A edição deste ano da Semana da Chanfana conta com uma iniciativa considerada inovadora, a realização de um mercado de produtos tradicionais que terá lugar nos dias 15 e 22 de Janeiro, reunindo vários produtores locais, que, desta forma, vão proporcionar aos visitantes mais uma oportunidade de adquirir não só produtos frescos, como também, outros géneros alimentares, mel e licores, ou ainda o comércio de animais de capoeira, “com a certeza de estarem a consumir produtos tradicionais, genuínos e biológicos”, sublinha uma nota do município da “Capital Universal da Chanfana”.

terça-feira, janeiro 10, 2012

O novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ja tomou posse,

O novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ja tomou posse, numa altura em que as associações atravessam um “momento muito difícil” sobretudo devido à redução dos pedidos de transporte de doentes não urgentes. Agora ate parece que ha menos doentes. Alguns dos que requisitavam os serviços das ambulancias para irem comprar tabaco à Vila, ja deixaram de o fazer
Jaime Soares disse que os cortes no transporte em ambulâncias de doentes não urgentes está “afligir” as associações de bombeiros, estando muitas em falência técnica, a vender material e a despedir pessoas. Pois como dantes era um rega bofe, nem se dava por ela.
Para resolver esta questão, o Ministério da Saúde criou um grupo de trabalho, para saber exactamente o que se passava com tantos serviços e tantas despesas com os Bombeiros, mas o novo presidente da LBP considera que o Ministério da Administração Interna também devia estar presente nas negociações, tendo em conta que tutela os bombeiros. O grupo de trabalho, que já realizou duas reuniões e integra representantes do Ministério da Saúde e da LBP, tem que apresentar propostas “urgentemente”, segundo Jaime Soares.
As dificuldades dos bombeiros portugueses “não estão só no transporte de doentes”, mas também no financiamento para as restantes actividades. Nesse sentido, a LBP reclama um novo modelo de financiamento, que tem sido “sistematicamente adiado pelos sucessivos governos”, encontrando-se as corporações de bombeiros a ser financiadas com uma solução provisória desde 2007.
Jaime Soares quer uma tipificação dos corpos dos bombeiros para que possam exigir ao Governo a consignação de verbas no Orçamento do Estado compatíveis com o exercício da sua função. Jaime Soares, que substitui no cargo Duarte Caldeira, e os restantes membros dos órgãos sociais da LBP tomaram posse nas Caldas da Rainha numa cerimónia que contava com o secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo D´Avila.
Em Portugal existem mais de 30 mil bombeiros voluntários ou 45.000 pois não se sabe ao certo e cerca de 400 associações de bombeiros.
ha uns responsaveis que dizem 45.000 outros 30.000, como é que os governantes se hão-de entender com estas estruturas? O presidente da Liga nem faz ideia quantos são. O que é verdade é que quando ha fogos florestais a serio nem 3.000 aparecem. E desses , são sempre os mesmos. Enfim

Jaime Soares tornou público ponderar candidatar-se a sucessor de João Barbosa de Melo,

Manuel Oliveira vai perfilar-se pela terceira vez consecutiva para a liderança concelhia do PSD/Coimbra.
Ex-vereador e administrador-delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos, o gestor antecipou em três meses o termo do seu segundo mandato partidário na expectativa de o próximo acto eleitoral ser convocado para 11 de Fevereiro.
Segundo o blogue de Fernando Moura, Oliveira “foi obrigado a antecipar a disputa eleitoral para evitar que alguns arrivistas, com as costas quentes e que se levam a sério, tomassem de assalto a Concelhia”.
O antigo autarca escusou-se a tecer outras considerações.
Fontes partidárias, em cujo ponto de vista a iniciativa de Manuel Oliveira apanhou de surpresa potenciais candidatos à liderança concelhia social-democrata conimbricense, admitem que ele não tenha opositor.
A recandidatura do gestor pode ser encarada como sinal de que o sucessor de Carlos Encarnação na Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, tenciona perfilar-se, no âmbito das próximas eleições autárquicas (Outono de 2013), para a presidência do Município (a que ascendeu em Dezembro de 2010).
Militantes afectos ao líder distrital do PSD/Coimbra, Marcelo Nuno, encararam a hipótese de candidatura do secretário de Estado Paulo Júlio à presidência daquela edilidade, cenário que parece ter sido por eles descartado.
Jaime Soares, presidente cessante da Câmara de Poiares, tornou público ponderar candidatar-se a sucessor de João Barbosa de Melo, como independente, caso o PSD/Coimbra optasse (ou opte) por indigitar o governante para a liderança do Município conimbricense.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Como vão as maçonarias

Apesar de tudo isso que é favorável, a verdade é que as lojas maçónicas, incluindo o Supremo Tribunal Administrativo e a Relação de Lisboa, deixaram-se infiltrar pelo jesuitismo e profanos de avental, que constituíram uma máfia que opera nos tribunais portugueses — um grupo de indivíduos incluindo juízes, magistrados do Ministério Público, ministros (da Justiça e de outras pastas), advogados, banqueiros, empresários, embaixadores, autarcas, homens do teatro, do cinema e da televisão — que distribuem sentenças entre si em benefício dos seus irmãos.
É nesta linha que surge a prancha cuja inexistência se impugnou e que o douto «acórdão» recorrido não julgou inexistente. Com efeito, os Licenciados que subscreveram a referida prancha, incluindo o relator, são membros da Máfia dos Tribunais Portugueses e também o é o presidente da entidade recorrida.
Na verdade, entre tais Licenciados e o presidente da entidade recorrida, L…, existem além de outras, as seguintes relações que eles ocultam: os juízes subscritores da prancha arguida de inexistente têm um pacto de sangue firmado com juramento de proteger e beneficiar o presidente da entidade recorrida, Lic. L…; aqueles juízes subscritores da dita prancha e o Lic. L… cumprimentam-se com um beijo; todos adoptaram um nome de código ou «simbólico» com vista a ocultarem esse relacionamento de irmãos; têm combinados entre si, para comunicações ocultas, sinais, toques, as palavras, baterias, e maneiras de andar ou «marchas».

sexta-feira, janeiro 06, 2012

PRESIDENTE DA LIGA De BOMBEIROS TOMA POSSE AMANHÃ

Bombeiros vivem momentos dramáticos” que podem acabar em “ruptura”Image
Começou como bombeirito há meio século pelas mãos do Comendador Ferreira que se arrependeu em vida de o ter feito, Jaime Soares assume amanhã a presidência da Liga de Bombeiros Portugueses porque houve bombeiros e irmãos maçonicos que votaram nele. Anda a fazer um diagnóstico crítico da actual situação. Sem “papas na língua” e sendo gago, o ainda comandante da corporação de Poiares e presidente da Federação dos Bombeiros de Coimbra acusa o Estado e toda a gente de não assumirem as suas responsabilidades no que à protecção de pessoas e bens diz respeito e reconhece que muitas corporações estão “à beira da ruptura”. Ainda deve andar a culpar o Socrates . Diz que a missão não vai ser facil .
Diz que é uma tarefa árdua, complexa, difícil, mas acredita que se não forem os seus companheiros de trabalho a ajudar a Liga não será capaz de a superar. Certo é que não está nas nossas mãos a decisão para situações que são muito complicadas e, como tal, temos de procurar, com os parceiros e com a tutela, condições para as ultrapassar. O dinheiro facil e o rega bofe tinha que acabar.E se nós, no exercício da função de defender vidas e bens, estamos conscientes do nosso papel e vamos manter-nos fiéis a esse exercício, também será bom que sejamos capazes de transmitir aos cidadãos as dificuldades que encontramos perante aqueles que têm a obrigação primeira de criar as condições para que possamos exercer bem a nossa função e não o têm feitoporque não perecebem nada disto. So uma pessoa com mais de 50 anos de bombeiro é que sabe de tudo.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Sem HONRA NEM GLORIA - Como em Poiares

Na maioria das câmaras portuguesas, como em Poiares vive-se um estranho vazio de poder.
Os presidentes já pouco ou nada mandam. E isto porque quase dois terços estão de saída, por força da lei que limita os mandatos. Reparem nisto, mais de dois terços.
"Nos últimos tempos, com a perspectiva do abandono, os poderes clientelares que os autarcas criaram ao longo de anos começam a rebelar-se contra eles. Multiplicam-se já as lutas fratricidas pela sucessão.
São muitos os jogos de sombras e as manobras de bastidores. Os presidentes cessantes, salvo honrosas e raras excepções, ficaram embriagados por anos de poder e combatem agora ferozmente pela sua sobrevivência política. Alguns anseiam por um posto na administração pública ou disputam um cargo numa qualquer empresa pública ou mesmo nos bombeiros.
"Este caminho é uma tentação sobretudo para os social-democratas, que assim aproveitam a boleia das recentes mudanças governativas.
Mas os "tachos" são hoje menos e mais pequenos. E ainda bem!
Há ainda quem tente a sua sobrevivência na política autárquica, anunciando a sua eventual candidatura a um concelho vizinho, cujos eleitores se renderiam aos seus encantos.
Tentam desta forma manter o seu grupo de apoiantes coeso e os seus.
A lei de limitação de mandatos determina que "o presidente de câmara municipal só pode ser eleito para três mandatos consecutivos". E afirma ainda que "um presidente de câmara municipal, depois de concluídos os mandatos referidos, não pode assumir aquelas funções (de presidente "de" câmara) durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último mandato consecutivo permitido". Claro como água.
A limitação de mandatos veio pois condenar os caciques, os presidentes plenipotenciários de outrora, a uma angústia sem solução. Um lugar na administração pública, pouco provável, não lhes confere o poder nem os negócios a que estão habituados. E uma nova candidatura é uma miragem.
Em desespero e agarrados ao poder, arrastam-se agora até ao final do mandato, sem honra nem glória.
Paulo Morais, Professor Universitário

terça-feira, janeiro 03, 2012

COIMBRA -Bombeiros Voluntarios

Voluntários lutam para sair das piores instalações do país

Direcção apela ao entusiasmo e à força de Coimbra: que todos sejam voluntários e não apenas os bombeiros


A Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC) começa o ano com um apelo aos sócios e a toda a população da cidade:«sejam a nossa alma e a nossa força».

A partir da próxima semana, e todas as terças-feiras, a Direcção estará na avenida Fernão de Magalhães, pelas 15h00, aos dispor de todos os que quiserem aparecer «com novos sócios, mas sobretudo com novas ideias: tragam a vossa força, o vosso entusiasmo», pede a Direcção em comunicado, tendo por objectivo a constituição de um «forte núcleo de voluntários para trabalharmos em diversas áreas sem concorrermos ou conflituarmos com ninguém, apenas e exclusivamente a favor da AHBVC»