segunda-feira, maio 28, 2012

Só de Tipo ja passado....Cuidado com a Alzheimer.

ARTIGO DE ALERTA

Um dos ícones que o concelho de Poiares tem para mostrar aos visitantes ......

Todos os Poiarenses conhecem a lixeira a céu aberto que existe na Cova da Farronca, junto à estrada Poiares/Pinheiro, quem lá passa perto e/ou quem lá vai sabe do cheiro nauseabundo, das moscas, de todos os liquidos perigosos (de baterias, oleos auto, óleos alimentares, etc.), do amontoado de detritos de todas as espécies ali depositados, etc.

O assunto é pertinente e de interesse geral ...... trata-se de SAÚDE PÚBLICA e AMBIENTAL.

Com sentido de responsabilidade (que qualquer cidadão bem formado deve ter) o vereador Artur Santos na reunião de câmara levantou o assunto, questionando “o responsável máximo pelos destinos do concelho” sobre o assunto, mas tanto ele como qualquer cidadão de bom senso, ficou abismado com a resposta dada pelo nosso edil sobre o assunto.

Transcrevemos “aqui” o texto com o relato que circula na rede sobre o assunto, numa transcrição da explicação dada pelo edil:

- ...Isso é consequência de um ditadorzinho (zinho porque deve conhecer maiores) chamado José Sócrates, aquando de secretário de estado, ministro do ambiente e primeiro ministro, acabou com as lixeiras, o que, eu acho bem, no entanto impediu o acesso das câmaras aos fundos para tratar deste assunto e, como a câmara verificou, tal como noutras localizações, que as pessoas depositavam ali lixo indiscriminadamente, então colocámos uns contentores, que na nossa previsão da altura, cobririam o lixo ali depositado num mês que é quando se procede à recolha, no entanto verifica-se que em duas semanas ou menos já aquilo está atulhado e colocado de forma pouco cívica, mesmo com avisos da polícia municipal. Não podemos fazer mais, por isso, aconselho o sr. vereador a, uma vez que é tão benevolente e preocupado com o ambiente e as populações, a ir-se lá instalar e procurar ensinar e sensibilizar a população a depositar o lixo... seria certamente importante esse seu trabalho e eu até lhe mando colocar lá uma cadeirinha e um chapéu de sol para ficar mais bem instalado..........

Isto numa sociedade moderna e civilizada é de bradar aos céus! Todos os Poiarenses pagam uma taxa mensal (grande) para que o Município faça a recolha dos resíduos sólidos urbanos, e isto vindo do “ (i)responsável máximo pelos destinos do concelho” é grave! Muito grave ..... perante uma resposta destas e na procura da solução para o problema aconselho todos os Poiarenses a depositarem este tipo de lixo em frente da habitação do nosso edil ..... Os Municípios existem para solucionar este tipo de situações!

Decompondo o que diz, penso que as soluções não serão muito difíceis e pode ser feito muito mais!

- Efectuar uma recolha semanal e/ou Colocar mais contentores e/ou contentores maiores

-Resolve a questão do amontoar, pois é a fonte do problema relativamente a uma triagem por parte dos cidadãos (estão cheios, deposita-se ao lado).

- Entregar a recolha dos mesmos à ERSUC

-Assunto resolvido, eles colocam os contentores adequados e fazem a recolha com a assiduidade necessária (só terá o Município de manter as contas em dia).

Depois o discurso do costume é mais do mesmo, refere avisos e Polícia Municipal(P.M.)..... relativamente a avisos a placa dá indicações com o nº dos contentores e a respectiva triagem, mas se estão cheios colocam-se aonde? A P.M. só se fôr para multar (num aumento de receitas previsto no saneamento financeiro), pois os cidadãos se tiverem lixo para depositar e não lhes fôr permitido (por estarem cheios os contentores) vão, de uma forma mais grave ainda, depositá-los em qualquer outro lado. O remate final é a cereja no topo do bolo, descartando a responsabilidade do município na sensabilização das populações, propõe ao vereador (que se preocupa com o ambiente e as populações) que se instale lá (com oferta de cadeira e chapéu de sol) numa ação de sensibilização às populações.

Este tipo de afirmações vêm de um homem que não está bem ............ eu venho-o dizendo, com a idade a sua arrogância, prepotência e desprezo pelos Poiarenses está a ultrapassar todos os limites ................ o lugar que propõe ao vereador em questão será talvez a sua ambição futura (já só faltam uns meses).............. um lugar onde poderá continuar a fazer m..... à vontade, só não sei se merecerá o chapéu de sol!

Agora é que são elas...

O PSD está incomodado com as declarações de Jaime Soares sobre a asfixia financeira dos bombeiros

quinta-feira, maio 24, 2012

MARIO LOUREIRO - Novo Presidente Câmara de Tabua

Tomou ontem posse como presidente da Câmara de Tábua, após a renúncia ao mandado do autarca Ivo Portela que geriu os destinos do município nos últimos 22 anos

Mário Loureiro é desde ontem o novo presidente da Câmara de Tábua, sucedendo no lugar Ivo Portela, que ao fim de 22 anos de mandatos sucessivos, deixa a presidência do executivo tabuense. Uma transição sem surpresas, que, aliás, era esperada há algumas semanas, a partir do momento em que Ivo Portela anunciou publicamente a intenção de se retirar da liderança da autarquia. O senhor que se segue à frente dos destinos da Câmara Municipal é o até aqui “número dois” do executivo, Mário Loureiro, que encara esta passagem de testemunho «perfeitamente pacífica» e dentro daquilo que tinha sido anunciado no início do mandato.

Um grande autarca que passou o seu testemunho em devido tempo não querendo seguir o exemplo dalguns achadiços que por aí andam.

segunda-feira, maio 14, 2012

Bombeiros em Charlie precoce?

Alfa, Bravo e Charlie. As três graduações de risco das fases de combate a fogos florestais implicam dispositivos diferentes. Todas elas, no entanto, não obtêm efeitos recorrendo só a meios específicos de departamentos de Estado - da PSP à GNR, da Autoridade Florestal ao Instituto de Conservação da Natureza, da Força Especial de Bombeiros ao Grupo de Intervenção. A gestão de danos, patrimoniais ou humanos, passa - e muito - pelas cerca de 400 associações de bombeiros voluntários existentes em Portugal.
Não haja dúvidas: se há área de que os portugueses se orgulham é a do voluntariado, sob as mais diversas formas, e na qual os bombeiros ocupam posição cimeira. Estão na linha da frente dos incêndios ou das inundações, como são âncora indispensável no transporte ou no acompanhamento de doentes.
Os 30 mil bombeiros voluntários existentes no país dispõem apenas de virtudes?
Em todas as corporações há comportamentos desviantes - e os bombeiros não são exceção. Sabedores do seu papel crucial na sociedade funcionam, aqui e ali, como grupo de pressão; num posicionamento facilitado também pelo modo como o Estado se coloca a jeito, ao não dispor de meios alternativos de apoio às populações ou, então, juntando proveito à fama de mau pagador. Quando uma corporação de bombeiros vive na penúria, não dispõe sequer de dinheiro para combustíveis, por não receber a tempo e horas serviços contratualizados com o Estado, fica-lhe simplificada a postura reivindicativa.
Em nome da boa organização não é aceitável que o Governo fuja dos focos de incêndio com os bombeiros - leia-se capacidade negocial e clarificação de regras. Deve, porém, atender às prioridades e dispor de autoridade moral, sob pena de se tornar em pirómano.
Ha dias, à boleia do anúncio de meios para o combate a fogos florestais na fase "Bravo" - de 15 de maio a 30 de junho -, ficou a saber-se estar o Governo a trabalhar num novo modelo de financiamento dos bombeiros voluntários. À Agência Lusa o secretário de Estado da Administração Interna revelou a convicção de que um processo de reestruturação "é incontornável e tem de começar pelos próprios interessados".
Filipe Lobo d'Ávila defendeu a dama da reorganização considerando dispor o país de "um mapa territorial que, do ponto de vista dos corpos de bombeiros, não corresponde ao mapa de riscos em Portugal e, na maior parte dos casos, encontra-se desajustado da realidade e da necessidade de resposta que é preciso dar". Ou seja: sinergias de meios materiais e humanos, no mesmo concelho ou com concelhos vizinhos, evitarão - diminuirão? - investimentos.
Consequência óbvia do anúncio: as corporações de bombeiros estão já com a pulga atrás da orelha.
Não escapando os bombeiros ao conceito global de corte em corte até à penúria total do país, das duas uma: ou a racionalização de meios se faz na base do bom senso ou as labaredas da discórdia vão surgir antes do período-pico dos fogos florestais. O Charlie só começa a 1 de julho e até lá......

quarta-feira, maio 09, 2012

E SE TOMÁSSEMOS TAMBEM ESTA ATITUDE?




Manifesto assinado por Álvaro Araújo Pereira (pai do Ricardo).Vale a pena ler"Não sou Funcionário Público, mas o Estado trata-me como se eu o fosse, enquanto REFORMADO.Dizem que os Reformados não têm poder de contestação, que de nada lhes serve tomar uma atitude contestatária (uma GREVE deles é inconsequente por não afectar nada nem ninguém).Eu não estou de acordo! E como tal, decidi tomar uma posição que traduzo no seguinte:MANIFESTOConsiderando:1. Que me foram retirados o 13º e 14º mês até 2018;2. Que me reduziram a Reforma para a qual fiz descontos milionários durante uma vida de trabalho;3. Que me foram aumentados os descontos para o IRS, o IMI, no Consumo de Electricidade, da Água e do Gás, para a “Compensação aos Operadores” respectivos (EDP, Tejo Energia e Turbo Gás), nos Combustíveis, para o Investimento das Energias Renováveis, para os custos da Autoridade da Concorrência e da ERSE, na Alimentação, na taxa de Esgotos, para a Utilização do Subsolo, para a Rádio, para aTelevisão, para a TNT, para a Harmonização Tarifária dos Açores e Madeira, Rendas de Passagem pelas Autarquias e Munícipes, para o auxílio social aos calões que recebem indevida e impunemente o RSI (Rendimento para a Inserção Social), para pagamento dos cartões de crédito de políticos, para as portagens nas SCUTS e aumento nas auto-estradas, para a recuperação de BPNs, para que os Dias Loureiros,os Duartes Limas, os Isaltinos de Morais e quejandos depositem as minhas economias em nome deles em offshores, para as novas taxas de Apoio Social, para as remodeladas Taxas de Urgência nos Hospitais Civis, para as asneiras provocadas pelas ideias megalómanas de políticos incompetentes que criaram auto-estradas sem trânsito, para as Contrapartidas e Compensações a Concessionários de diferentes estruturas, para pagamento das dívidas às Parcerias Público-Privadas durante 50 anos ou mais, etc., etc., etc., tudo recheado com 23% deIVA (por enquanto);4. Que, cada voto que um cidadão deposita na urna eleitoral, para além de pôr no poleiro os espertalhões que os (se) governam, representa um óbolo igual a 1/135 do salário mínimo nacional (actualmente em €485,00) a reverter para os seus cofres (1 voto = €3,60), a que acrescem as subvenções às campanhas e verbas para os grupos parlamentares.(Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das CampanhasEleitorais: Lei n.º 19/2003, de 20 de Junho, com as alteraçõesintroduzidas pelo Decreto-lei n.º 287/2003, de 12 de Novembro(Declaração de Rectificação n.º 4/2004, de 9 de Janeiro), Lei n.º64‐A/2008, de 31 de Dezembro1 e Lei n.º 55/2010, de 24 de Dezembro).5. Que esse valor é atribuído pelos quatro anos de legislatura, o que significa entregar aos partidos votados o quadruplo dessa importância (€14,40), atingindo uma despesa superior a 70 milhões de euros;Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1231653&page=-1;6. Que, no caso dos votos em branco ou nulos, essa valia é distribuída por todos os partidos concorrentes às eleições;7. E que, se eu me abstiver de votar, não há montante a serdistribuído pelos partidos concorrentes às eleições,Eu, ARTUR ÁLVARO ARAUJO PEREIRA, cidadão de pleno direito, com o BI 1158208 e o NIF 121934322, com todos os impostos pagos e ainda credor do Estado por taxação indevida e não devolvida em sede de IRS, embora prescindindo de uma liberdade coarctada durante quase 40 anos e restituída em 25 de Abril de 1974, decido que, dependendo do cenário político-económico, meu e do meu país, entrarei em GREVE DE ELEITORADO e SUSPENDO O MEU DIREITO DE VOTO ATÉ 2018".

domingo, maio 06, 2012

COMEMORAR AS 6ª Feiras Dia 13.

POIARES PODIA MUITO BEM FAZER COMO MONTALEGRE .
Comemorar as 6ª feiras dia 13 sempre animava mais do que a chanfana, que ja deu o que tinha a dar.
Como já não ha mais gente pra confragar, ao menos que procurassem as bruxos e as bruxas.
POIARES é uma terra afamada pelas suas bruxas e bruxos. Foram celebres os bruxos do Vilar e as bruxas da Moura Morta e do Calvario de Mucela.
Ate podia ser que o nosso presidente tambem se candidatasse a Bruxo-Mor. Pelo menos o ar e o aspecto não lhe faltam com aqueles pelos na cara.