Presidente da Liga contraria ministro e garante que Governo deve "muito" dinheiro aos bombeiros

Presidente da Liga contraria ministro e garante que Governo deve "muito" dinheiro aos bombeiros

- O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, garantiu hoje que o Governo deve muito dinheiro aos bombeiros, contrariando, assim, as declarações do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Miguel Macedo, na inauguração das obras de ampliação e remodelação do quartel dos bombeiros da Cruz Verde, em Vila Real, frisou que o seu ministério "não deve um cêntimo" aos bombeiros e, disse, "faço honra disso".

Por seu lado, Jaime Soares referiu que o ministro está "equivocado" porque deve "muito, muito, muito, muito" dinheiro às corporações, pelo que as suas palavras são "apenas de circunstância". E com a habitual lata vai dizendo:"O senhor ministro mete a cassete, por isso, é que o discurso é sempre igual", ressalvou. Era importante, acrescentou, "passarmos da teoria à prática".

O dirigente bombeiro, o tal do fogo que ia arrasando Coimbra, avançou ainda que não é só o Ministério da Administração Interna que "está em divida" com as corporações de bombeiros, adiantando que o Ministério da Saúde também lhes deve "mais de 20 milhões de euros".

Miguel Macedo, apesar de salientar que Jaime Soares não gosta que falem depois dele porque quer "sempre" ter a última palavra, para não lhe chamar carroceiro e labrego, esclareceu que o Governo tem feito um "esforço importante" para ajudar os "milhares de homens e mulheres" que, diariamente, protegem as populações e os seus bens.

As decisões, afirmou o governante, têm sido tomadas com racionalidade, razão, ponderação e sensatez quer na convergência, quer na divergência. Por parte deste ministro da Administração Interna "há sempre lealdade", garantiu.

O ainda presidente da Liga dos Bombeiros ressalvou que os sucessivos cortes financeiros põem em causa a sobrevivência "de muitas, senão de todas" as corporações do país, deixando antever que esta prestes a pedir a sua exoneração.

Jaime Soares não dizendo coisa com coisa, diz que compreende a situação "delicada" do país, mas exige "mais atenção" do poder instituídos para com aqueles que, todos os dias, prestam trabalho de "grande valia" à população.

No entanto não falou sobre as dividas da sua câmara.