quarta-feira, agosto 28, 2013

O Regresso dos Pistoleiros


Opinião – O regresso dos pistoleiros

SANTANA MAIA LEONARDOSantana-Maia Leonardo
Segundo o PÚBLICO, Luís Filipe Menezes “reuniu-se esta semana na Câmara de Gaia com moradores com dificuldades económicas que residem em bairros da cidade do Porto onde se candidata e tem pago algumas facturas”.
Isto só por si espelha bem o que nos espera, em próximos actos eleitorais, se o Tribunal Constitucional validar a interpretação territorial da limitação dos mandatos autárquicos. Porque não se trata apenas de transformar os presidentes de câmara em autênticos pistoleiros profissionais que passarão a deambular pelo país à cata de quem os contrate para defender a sua cidade dos bandidos, o que só por si já seria mau, uma vez que distorce absolutamente o princípio fundador do poder local.
O que se avizinha é muito pior do que isto. Com efeito, se o Tribunal Constitucional permitir que os presidente de câmara se candidatem a outro município, findos os três mandatos, tal vai conduzir inevitavelmente (só quem não conhecer os nossos políticos, pode acreditar o contrário) que o último mandato vai ser usado como trampolim para uma candidatura a um município vizinho, à custa de recursos da autarquia para o qual foi eleito. Ou seja, o presidente eleito para um terceiro mandato passa a ter a cabeça num município e os pés no outro. Ora, isto não é bom para a qualidade da nossa democracia.
Além disso, nas democracias, como todos sabemos, os melhores mandatos são sempre aqueles em que um presidente sabe que já não pode ser reeleito, na medida em que o seu mandato já não é condicionado pelos votos. Acontece que, com a possibilidade de reeleição num município vizinho, até esse efeito se perde.
Pela mesma razão, os autarcas inibidos de se recandidatarem não deveriam poder sequer integrar as listas para não se assistir a esta autêntica palhaçada à boa maneira portuguesa de as listas serem elaboradas pelos presidentes de câmara cessantes que escolhem um testa de ferro para encabeçar a lista mas, na prática, serão eles que irão continuar a exercer o poder de facto.
Em Portugal, como toda a gente sabe, basta abrir um pequena fresta na lei que passa por lá tudo. E das duas uma: ou querem limitar os mandatos ou não querem. Se não querem, acabem com a lei mas não gozem mais connosco. Nunca se esqueçam de um sábio pensamento de Confúcio: “Nunca irritem um homem paciente.” E o povo português, apesar de ser muito paciente, começa a dar sinais de alguma irritação.

quarta-feira, agosto 07, 2013

Buracos como os dos Orçamentos ...

Em Poiares, mais dia menos dia vai tudo por agua abaixo... Quantas reparações ja foram feitas no leito da ribeira de Poiares , desde a Fraga ate à mini Etar? Quanto dinheiro se gastou e se vai gastar nos proximos tempos?


JÁ LÁ VÃO 10 ANOS que este Blogue Apareceu ...


E foi assim em 23 de Julho de 2003 que apareceu o 1º Post deste Blogue.

Com a falta de informação e de proximidade com as noticias, este blogue teve essa particularidade


POIARES on LINE - Um BLOG com um olho na Burra e outro no Cigano.......

 Vamos iniciar este Blog sobre "Vila Nova de Poiares, as suas gentes e as suas coisas" com as dicas que por cá se contam e com aquilo que cá se fala.
Como os sites oficiais são tão pobrezinhos......c vamos dando notícias e comentários...os mais adequados... possível.
Não é um Blog para dizer bem de pessoas....mas simplesmente das instituições....pois as pessoas levarão o tratamento que merecem.
As figuras da causa publica irão ser tratados por Emplastros....para não ferir susceptibilidades.
Eles até vão gostar de ser assim tratados....como nos bonecos da Mandala.
Nota: Haveá links para vários sites...que irão dar muito jeito.
  

Os Candidatos do PS nas 4 Freguesias