domingo, agosto 31, 2014

Descidas de Rio na Moura Morta

Este ano já se realizaram várias descidas de rio em "kayaks" desde a Barragem das Fronhas ate ao Caneiro da Moura Morta e outras com uma etapa até à Moura Morta, seguindo até Praia Fluvial do Vimieiro já no Concelho de Penacova. Tem havido grande animação entre as gentes da Moura Morta e consequentemente com o pessoal das Lavegadas. Felizmente que este ano tem havido apoios quer da Freguesia quer da Câmara, com a ajuda na limpeza do rio e dos caminhos acesso. Tambem a praia fluvial da Moura Morta, se tem apresentado limpa e cuidada







quarta-feira, agosto 27, 2014

XIBITA Souvenirs uma lufada de ar fresco.

 Belissimo trabalho que promove Poiares nesta fase tão dificil.
Uma Vila que ficou de rastos com tantas dividas por pagar. O chanfanixe derreteu tudo.


sábado, agosto 09, 2014

Atelier de Artesanato Xibita Souvenirs - A Cabra ea Chanfana.



Atelier passa a ter o direito de usar a marca registada “Vila Nova de Poiares – Capital Universal da Chanfana” em todas as suas peças que evocam este prato gastronómico poiarense

O Município de Vila Nova de Poiares celebrou hoje um acordo com o atelier de artesanato “Xibita Souvenirs” com vista à utilização da marca registada “Vila Nova de Poiares, Capital Universal da Chanfana” nos artefactos por ela comercializados. Este atelier poiarense produz peças de artesanato que evocam a cabra e a chanfana em caçoilos de barro preto, pelo que o uso desta marca detida pelo Município não poderia ser mais adequado.
Actualmente, os produtos comercializados são peças de barro pintadas à mão, nomeadamente mealheiros e os ímanes de frigorífico, em formas de cabra e caçoilos, estando previsto um aumento do portefólio.
Estas peças vêm enriquecer o património artesanal de Vila Nova de Poiares, fortalecendo o vínculo de memória e saudade a quem visita o Concelho, ao mesmo tempo que reforçam o seu posicionamento turístico, sobretudo a excelência da sua gastronomia.
Refira-se que a “Xibita Souvenirs”, no acordo celebrado com a Câmara Municipal, fica obrigada a exibir um elevado padrão de qualidade nas suas peças, dignificando não só a marca registada, “Capital Universal da Chanfana”, como os produtos endógenos de Poiares,
As peças podem ser adquiridas num stand localizado no recinto das Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora das Necessidades, durante este fim-de-se,ama, bem como na 25ª Poiartes – Feira Nacional de Artesanato e Mostra de Gastronomia de Vila Nova de Poiares, que decorrerá entre dias 12 e 15 de Setembro. Paralelamente, todos os interessados podem visitar a página do facebook da Xibita Souvenirs, em:https://www.facebook.com/xibita.souvenirs



sábado, agosto 02, 2014

Festa em honra de Nossa Senhora das Necessidades - 9 a 12 de Agosto

Durante quatro dias, Vila Nova de Poiares está em festa, onde o profano e o sagrado se juntam num programa recheado de actividades
É já no próximo dia 9 que tem início as Festas do Concelho de Vila Nova de Poiares, em honra de Nossa Senhora das Necessidades, prolongando-se até terça-feira dia 12 de Agosto, mais um dia do que é hábito, sendo que será inteiramente dedicado aos jovens.
Serão quatro dias de festa, em que o sagrado e o profano se juntam num mesmo programa, e no qual o ponto alto é a procissão da Padroeira, no domingo, que percorrerá as principais artérias da vila, com representações de todas as igrejas e capelas do Concelho, acompanhada dos inúmeros fiéis que fazem questão de participar nos festejos religiosos.

Apesar das dificuldades financeiras que atravessa, o Município de Vila Nova de Poiares continua a ser parceiro na organização dos festejos, nomeadamente patrocinando o cartaz de espectáculos, o qual reflecte a preocupação em proporcionar a todos os visitantes os mais variados estilos musicais, desde os ritmos mais populares, ao fado e à música de dança.

Assim, no sábado, a Romana é a cabeça de cartaz, com a actuação da Banda KM2, de Vila Nova de Poiares, seguindo-se, no domingo, o fadista Zé Perdigão, precedido da banda Mega Definição. Na segunda sobe ao palco o Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa, com baile pela banda Inversus. Por último, na terça-feira, terá lugar a Noite Jovem, com a actuação da Banda “Os Mesmos”, prolongando-se noite dentro com a actuação de Dj’s de Vila Nova de Poiares. No recinto dos festejos não faltarão as pistas de automóveis, barracas de farturas e pão com chouriço, bem como as tasquinhas/bares e a tradicional quermesse.

Os festejos em honra de Nossa Senhora das Necessidades são, todos os anos, o palco de reencontro das famílias poiarenses, com muito emigrantes a regressarem a Vila Nova de Poiares para gozarem as suas férias, aproveitando as ímpares condições naturais do Concelho, de que é exemplo as Piscinas da Fraga, ou tão só deliciarem-se com a gastronomia local, na qual a Chanfana é rainha.

Refira-se que a organização está a cargo da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.