Ate podia ter dito " cala-te oh labrego, aprende a perder".Um nível de diálogo que evidenciava a fractura que os opunha.
Já quando os autarcas do PSD estavam a abandonar a sala do Centro Nacional de Exposições de Santarém, Jaime Soares, autarca de Vila Nova de Poiares, vociferou e quase espumando pela boca numa atitude peculiar,disse: “vocês destruíram a Associação Nacional de Municípios”, dirigindo-se para os autarcas do PS e CDU, que votaram favoravelmente a moção socialista. Foi o final do consenso que sempre uniu os vários partidos da direcção da ANMP. No entanto e como ja o conhecemos, daqui a uns dias vira dizer, que esta ali para arranjar consensos e resolver os problemas todos. Vai ser a tatica, vão ver se vai ou não acontecer.Vai ser o 1º outra vez em por-se em bicos de pes.
O próprio vice-presidente Rui Solheiro, do PS, fez uma afirmação duríssima para com Fernando Ruas. “Não aceito lições de dignidade de ninguém, nem de Fernando Ruas”, garantiu, após ter dito que as conclusões da ANMP foram aprovadas em consenso mas não unanimidade.