O
ainda presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Soares,
apresentou nas Caldas da Rainha, a sua recandidatura a mais um mandato
de continuidade no cargo. Diz que é com o objetivo de fortalecer a ação dos
bombeiros. Os adversarios dizem que é já uma peça fora do baralho, sem intuição nem conhecimentos tecnicos para dirigir uma Liga com esta dimensão. Chegou-se à conclusão que poderia candidatar-se aos Bombeiros de Poiares e pedir já a reforma.
Assim não prejudicaria os Bombeiros e saía ainda com a estima de alguns colegas bombeiros. Sujeita.se que como na politica ninguem lhe dê mais confiança. As pessoas não esquecem os fogos de Mortagua, os Bombeiros de Almalagues , o fogo que ia destruindo Coimbra e os mortos do Caramulo. Já morreu muita gente a apagar fogos no mato.
Não se vê nem prevê qualquer actuação a efectuar e a acompanhar queimadas junto às povoações metidas no meio do mato por este país fora.
Mas quem é o responsavel pelos Bombeiros para que não se lancem estas campanhas?
Querem mais fogos e viaturas? Então esperem pelo verão.... e ponham-se a descansar nos outros meses.
Dois anos e meio depois de ter lançado, no quartel das Caldas da Rainha, a candidatura que o levou à presidência da Liga, Jaime Marta Soares voltou hoje ao local que considera o seu “porto de abrigo”, para apresentar os objetivos da nova candidatura que tem por lema, "Pelos Bombeiros, por Portugal".
Um lema que ainda não levou a nada. Com esta idade de reformado tem é que reivindicar os cortes que esse pessoal está a ter com as suas reformas. Deixe os mais novos ter ideias e deixe-os trabalhar. Não venha para aqui empatar quem quer inovar e alterar uma situação que foi implantada ha muito, para benificio de meia duzia de intervenientes .
“Consolidar” as metas alcançadas no primeiro mandato, ao nível da formação e da conquista de melhores condições de prestação de socorro para os bombeiros portugueses, foi o compromisso assumido pelo candidato, que estima conseguir “um resultado mais expressivo” no 41.º Congresso Nacional da Liga, que decorrerá em Coimbra, entre 24 e 26 de outubro próximos. Vamos ver se os congressistas não continuam embalados com o cantar da sereia. Querem mais 2 anos assim? Velhos e sem ideias? Será que não querem aprender?
“Queremos continuar o projeto iniciado no primeiro mandato já que, das mais de vinte propostas que apresentámos, posso dizer que estão todas concluídas e fomos até muito além disso”, afirmou Marta Soares perante mais de uma centena de bombeiros, entre os quais os presidente da maioria das federações de bombeiros do país, que se deslocaram a Caldas da Rainha para o apoiar.
Considerando “caso único [no Mundo] que uma estrutura com base no associativismo e no voluntariado construa, com tanta solidez, competência e profissionalismo, um espaço de socorro a todos os portugueses”, Jaime Soares deixou a certeza de que, se for eleito, continuará “a exercer o cargo gratuitamente”: "Enquanto houver bombeiros voluntários a pôr em risco a sua vida não aceitarei um cêntimo”, afirmou. Acho muito bem, que ha muitos bombeiros com muita categoria e com bons principios que são mesmo voluntarios. Em mais de 40.000 de certeza que ha quem possa assumir e fazer muita coisa boa com os meios que existem. Pode ser que apareça alguem a querer trabalhar e bem nos meses fora do verão, para evitar a choradeira do verão. Ha que proteger as populações rurais e responsabilizar quem tem mais do que meios suficientes, mas que não quer fazer nada por isso. Ate parece que pretendem que as coisas ardam para poderem aparecer. Da fama ha alguns que não se livram. Ha quem diga que o Ministro já os topou.
Ainda sem lista formada, Marta Soares adiantou que a sua proposta ao congresso será “um projeto para consolidar os bombeiros” e de responsabilização “dos poderes políticos e da sociedade que os bombeiros servem e protegem até ao limite das suas forças”. Nem se sabe quem ainda se queira "queimar", apoiando Jaime Soares. È já a melhor altura para dizerem não. Deixem o homem ir para casa e que goze a reforma com muita saúde.
Além de Jaime Marta Soares, o cargo irá ser disputado por Joaquim Marinho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, que saiu derrotado das últimas eleições. Joaquim Marinho é já mais do que uma esperança e foi pena não ter vencido nas ultimas eleições. Perderam-se 2 anos.Uma pena.