terça-feira, agosto 18, 2009

Arganil, no 116º lugar, a nível nacional, no ranking da Qualidade de Vida

Candidatura, POR ARGANIL, CONCELHO COM FUTURO, não alimenta discussões efémeras e despropositadas, que em nada prestigiam o exercício da Política.

Quanto à questão em apreço, e tendo por referencia um comunicado da Comissão Política de Secção do PSD de Arganil, publicado no Blog “ A Princesa do Alva “, cumpre-nos o seguinte comentário:, relativamente ao ponto 1 do referido comunicado, onde é reconhecida esta grande verdade, de que o actual executivo, liderado por Eng. Ricardo Pereira Alves, nada teve a ver com a ascensão do Concelho de Arganil, do 193º para o 116º lugar, reconhecendo ainda que os estudos que sustentam aquele trabalho basearam-se nos anuários estatísticos publicados em 2004 e em 2006, por isso, referentes a resultados de 2003 e de 2005, respectivamente, anos esses, naturalmente e verdadeiramente, exercidos por Rui Silva enquanto Presidente da Câmara de Arganil.
Sugere-se a consulta pela net www.dge.ubi.pt/pmanso “Estudos do Observatório”.
A politiquice, surge bem patente no ponto 2, quando, depois da verdade reconhecida no ponto 1, querer fazer crer que a verdade, afinal, é mentira.
O desrespeito, por aquele que esteve na génese dos resultados conseguidos, de 2003 a 2005, Rui Silva, sem haver qualquer outro estudo que reproduza resultados referentes à vigência do Eng. Ricardo Pereira Alves, conforme descrito no ponto 3.
A retórica egoísta, aparece no final, com a expressão “ dos princípios do rigor, da verdade e da transparência “, como tratando-se de” ideais” vedados aos outros.
http://porarganil.blogspot.com/2009/08/comentario.html

segunda-feira, agosto 17, 2009

Mais uma vergonha para os Poiarenses.

Poiarense que se preze deve-se envergonhar desta atitude e deste pensamento de um autarca que classifica os poiarenses de burros e analfabetos.É dos que acha que ser assim presidente de Câmara é um lugar divino, fazendo assim dos outros parvos.
As eleições autárquicas de 11 de Outubro marcarão a despedida de diversos "dinossauros" autárquicos, muitos dos quais no poder desde 1974 e que por imposição legal têm em 2009 a última oportunidade de concorrer à presidência da Câmara. O sufrágio local deste ano será a última possibilidade para diversos políticos concorrerem à presidência da autarquia antes de entrar plenamente em vigor a lei nº 46/2005, que limita os mandatos dos presidentes de Câmara e de Junta.

"Os senhores deputados não foram capazes de criar uma lei que também limitasse os seus mandatos, e alguns já estão lá há vinte e trinta anos. Não lhes dava jeito, não é?" - questiona.
Afirmando não compreender o porquê da lei de renovação sucessiva de mandatos abranger em exclusivo os governadores locais, o histórico líder da câmara de Poiares, hoje com 65 anos, compara a vivência de autarca, "uma honra muito grande", com os cargos políticos desempenhados por membros do Governo e da AR."Tomara muitos dos que estão na governação e na AR sentados a fazer leis terem a dignididade, a honra e a forma de estar na vida como efectivamente têm a maioria esmagadora dos presidentes de câmara deste país", referiu à agência Lusa.Já o presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão (CDU), no cargo desde 1979, afirmou à Lusa "não ter o sentimento" de que a lei aprovada em 2005 seja "justa, correcta e adequada"."Acho que quem limita os mandatos das pessos é o povo", refere o autarca da CDU.António José Ganhão compara também a aplicação da lei a nível local e a sua não execução em termos de Poder Central: "os senhores deputados não têm qualquer limitação, podem ser deputados uma vida inteira. Não se percebe por isso por que é que pretendem retirar às populações o direito democrátido de poderem escolher [em quem votar]". Mesquita Machado (PS), presidente da Câmara de Braga, Mário Almeida (PS), autarca de Vila do Conde, e António Bugalho (CDU), presidente da autarquia de Sobral de Monte Agraço, são outros "dinossauros" do poder local que se despedem de cena com as eleições autárquicas de 11 de Outubro.

PASSATEMPO DE FERIAS - Cartaz do Avelino

sexta-feira, agosto 07, 2009

Bombeiros contra "esmolas" para equipamento

Jaime Soares a quem alguem meteu como presidente da Federação dos Bombeiros de Coimbra não estará presente, hoje no Governo Civil,na cerimónia de assinatura do protocolo para o reequipamento dos Corpos de Bombeiros do distrito, por «falta de tempo», mas especialmente porque considera que é «exagerar um pouco» a vinda do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, a Coimbra para «distribuir 700 euros a cada corpo de bombeiros».
«Não vejo que seja preciso um secretário de Estado para assinar uma coisa dessas. Parece-me demais», afirmou Jaime Soares, garantindo, irónico, que «se fizermos muitas viagens destas, para Coimbra, para assinar protocolos destes, lá se vai o dinheiro».
O melhor é esperar e guardar pela chanfana. Isso é que é bom.
Com atitudes destas que são uma vergonha para os Poiarenses ainda lhe hão-de mijar para as botas, quando acabar a mama.
Crítico,jaime Soares garante que havia outras razões «muito mais profícuas» para a vinda a Coimbra de José Miguel Medeiros. mais quê?....Que raio de palavrão nas boca dum analfabeto.
«Gostaria que viesse anunciar a reorganização da Lei para os Bombeiros, que viesse informar quando é que vão dar ou subsidiar as viaturas para as corporações quando é que mandam mais dinheiro pra chanfana.
Há quase cinco anos que não recebem nada», enunciou Jaime Soares, garantindo que também se deslocaria ao Governo Civil de Coimbra se o governante viesse dizer «para quando será apresentado o Estatuto Social do Bombeiro ou para quando o financiamento às corporações de bombeiros».
O também comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares aproveitou também para recordar José Miguel Medeiros das candidaturas ao QREN de várias corporações de bombeiros do distrito, que ainda não obtiveram resposta.
«Se fosse assim, se houve resposta quanto em relação a qualquer uma destas questões, com certeza que iria à cerimónia», afirmou Jaime Soares, que se fará representar pelo vice-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra.
Corram com o presidente e substituam-no ja pelo vice.
Encarnação critica “vista grossa” do Governo
«O que tem para oferecer é muito pouco e nós já estamos habituados às esmolas», afirmou. Convidado a dar um exemplo de que equipamento é que uma corporação de bombeiros poderá adquirir com os 700 euros que receberá hoje, Jaime Soares afirmou: «quatro lanços de mangueiras… e uma agulheta o que não é mau para quem se especialisou a andar com o ramo de pinheiro a apagar fogos e nem sabe o que são as adiabaticas».
Quem também não estará na cerimónia de hoje, embora por outras razões, é Carlos Encarnação, nem o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra que estão de ferias.
Tratando-se de uma corporação gerida por uma autarquia deixa de ter apoio financeiro do Estado, uma situação que tem merecido, desde sempre, duras críticas do presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
«A Justiça é essa», ironiza o autarca, recordando que os investimentos feitos nos Sapadores de Coimbra são, no fundo, utilizados em prol de Coimbra, mas também de todo o distrito e até da Região.
Encarnação dá como exemplo os kits de acidentes químicos e bacteriológicos, adquiridos pela autarquia e que «são para a Região inteira, porque mais nenhuma corporação os tem».
«O facto de ser imputada responsabilidade directamente à Câmara Municipal de Coimbra de todo o financiamento dos Bombeiros Sapadores é algo que choca toda a gente, inclusive os bombeiros», continuou o autarca, lamentando que o Governo faça «vista grossa» em relação a esta situação.
Não ha duvidas que isto vem desde o tempo de Salazar, onde Jaime Soares andava com um jipezito auto intitulado de Comandante dado pelo Comendador Ferreira mas agora a democracia ja lhe entregou muitas viaturas e meios que ate dão para passear de helicoptero