sábado, agosto 02, 2014

Festa em honra de Nossa Senhora das Necessidades - 9 a 12 de Agosto

Durante quatro dias, Vila Nova de Poiares está em festa, onde o profano e o sagrado se juntam num programa recheado de actividades
É já no próximo dia 9 que tem início as Festas do Concelho de Vila Nova de Poiares, em honra de Nossa Senhora das Necessidades, prolongando-se até terça-feira dia 12 de Agosto, mais um dia do que é hábito, sendo que será inteiramente dedicado aos jovens.
Serão quatro dias de festa, em que o sagrado e o profano se juntam num mesmo programa, e no qual o ponto alto é a procissão da Padroeira, no domingo, que percorrerá as principais artérias da vila, com representações de todas as igrejas e capelas do Concelho, acompanhada dos inúmeros fiéis que fazem questão de participar nos festejos religiosos.

Apesar das dificuldades financeiras que atravessa, o Município de Vila Nova de Poiares continua a ser parceiro na organização dos festejos, nomeadamente patrocinando o cartaz de espectáculos, o qual reflecte a preocupação em proporcionar a todos os visitantes os mais variados estilos musicais, desde os ritmos mais populares, ao fado e à música de dança.

Assim, no sábado, a Romana é a cabeça de cartaz, com a actuação da Banda KM2, de Vila Nova de Poiares, seguindo-se, no domingo, o fadista Zé Perdigão, precedido da banda Mega Definição. Na segunda sobe ao palco o Grupo de Cavaquinhos da União Popular da Rebordosa, com baile pela banda Inversus. Por último, na terça-feira, terá lugar a Noite Jovem, com a actuação da Banda “Os Mesmos”, prolongando-se noite dentro com a actuação de Dj’s de Vila Nova de Poiares. No recinto dos festejos não faltarão as pistas de automóveis, barracas de farturas e pão com chouriço, bem como as tasquinhas/bares e a tradicional quermesse.

Os festejos em honra de Nossa Senhora das Necessidades são, todos os anos, o palco de reencontro das famílias poiarenses, com muito emigrantes a regressarem a Vila Nova de Poiares para gozarem as suas férias, aproveitando as ímpares condições naturais do Concelho, de que é exemplo as Piscinas da Fraga, ou tão só deliciarem-se com a gastronomia local, na qual a Chanfana é rainha.

Refira-se que a organização está a cargo da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Nenhum comentário: