quinta-feira, julho 20, 2006

Rio Alva - Aguas não oferecem perigo para a saude.

Águas não oferecem "perigo para a saúde".
Apesar do aspecto turvo e pouco convidativo, as águas do rio Alva não oferecem quaisquer riscos para a saúde pública. Uma garantia deixada ontem em Arganil pelo governador civil e corroborada pelo presidente da autarquia.
Com o objectivo de avaliar a situação do rio Alva ?in loco? o governador civil de Coimbra deslocou-se durante o dia de ontem ao concelho de Arganil, onde efectuou uma visita às principais praias fluviais, nomeadamente de Barril de Alva, Coja, Secarias e por ultimo ao Sarzedo. A visita, onde também marcaram presença o adjunto do governador, Paulo Valério, e um representante da CCDRC, Santos Costa, surgiu na sequência de um contacto que o presidente da Câmara Municipal de Arganil efectuou junto do INAG, Instituto Nacional da Água e da CCDRC, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, tendo em vista a resolução «integral do problema num curto espaço de tempo». No final da visita e em declarações aos jornalistas, Henrique Fernandes fez questão de frisar que nestas praias fluviais "não existe qualquer perigo para a saúde publica", até porque, de acordo com o governador civil, as preocupações do presidente da Câmara prendem-se sobretudo com "o aspecto da água e não com a sua essência e qualidade"

domingo, julho 16, 2006

PENACOVA - Encomendaram as almas do ministro da Saúde




Velório assinalou encerramento do SAP. Utentes do Centro de Saúde de Penacova encomendaram as almas? do ministro da Saúde em mais uma manifestação contra o encerramento do SAP, que ontem se concretizou.
Faltavam cinco minutos para as 18h00 quando entrou o último utente no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Penacova. Manuel Ferreira, de Gondelim, dirigiu-se à urgência com ferimentos numa perna. Por pouco não era atendido. Se venho cinco minutos mais tarde tinha de ir para Coimbra, desabafou, à saída do atendimento.
Pouco depois da hora marcada para o encerramento do SAP chegava um jovem de Gavinhos com ferimentos numa mão provocados por um cão. Foi o primeiro a não ser atendido e a ter de se dirigir às urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Vá para Coimbra e recuse-se a pagar as taxas moderadoras que são muito mais elevadas do que aqui. Vá e proteste no livro amarelo, incitava Eduardo Ferreira, da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Penacova que ontem liderava mais um protesto contra o encerramento do SAP e a redução do horário de funcionamento do Centro de Saúde. A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Penacova, liderada pelo PCP, não deixou de marcar, com um ?velório? simbólico onde se «encomendaram as almas» do Sistema Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde. À porta do Centro de Saúde, um caixão com um cartaz onde se lia ?sou vítima do ministro da morte e do Fernando Coveiro? lançava críticas ao ministro Correia de Campos e ao presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
A situação de Penacova viveu-se também em Condeixa e Poiares, locais que também ontem viram o SAP encerrar e o horário de funcionamento do Centro de Saúde reduzido. Aliás, o protesto contra esta política na área da saúde fez-se também sentir em Condeixa, onde o PCP local dirigiu «quatro recados a outros tantos responsáveis políticos»
Desde ontem que o SAP dos três concelhos cessou a sua actividade e os três centros de saúde passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 22h00, e ao fim-de-semana e feriado das 10h00 às 18h00.