segunda-feira, fevereiro 26, 2007

POIARES - ADIP apela ao mecenato para equipar Centro de Noite

No dia em que a Associação de Desenvolvimento Integrado (ADIP) de Vila Nova de Poiares assinalou o seu 11.º aniversário, a presidente da instituição apelou aos empresários e instituições do concelho para que dêem o seu contributo para concluir o que falta do Centro de Noite.
A nova valência da instituição está praticamente concluída, faltando apenas o equipamento para entrar em funcionamento, o que se prevê aconteça em Maio. Até lá há ainda muito a fazer, nomeadamente equipar todo o complexo. «Lanço o apelo aos empresários, em nome da ADIP, atendendo aos fins a que se destina», apelou ontem Madalena Carrito, manifestando que «faz parte da responsabilidade de todos participar na vida da sociedade».
E o exemplo chegou logo pela manhã do dia de aniversário, quando um empresário se dirigiu à ADIP para dar o seu contributo equipando o quarto número 2, agora chamado de “quarto Silva Gás”. O apelo à colaboração foi também deixado à Segurança Social de Coimbra para que «desenvolva um conjunto de procedimentos para existir financiamento», pediu, dirigindo-se ao director-adjunto da Segurança Social distrital, Pedro Coimbra. Um pedido que teve resposta, talvez não a desejada, mas a possível. Congratulando-se com o importante contributo que a ADIP tem dado à comunidade onde se insere, «desde o berçário até à velhice», Pedro Coimbra afirmou que a instituição tem sido «parceira» da Segurança Social e da Administração Central e os apoios ao investimento têm existido, nomeadamente ao nível dos acordos de cooperação. E serão estes acordos de cooperação «que com certeza iremos realizar», afirmou. O director-adjunto aproveitou, de resto, a ocasião para relembrar que existem programas de apoio às instituições. O Pares (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) é um desses exemplos e que, segundo afirmou, nos próximos três anos permitirá «duplicar a capacidade de resposta das instituições em receber utentes» e, ao mesmo tempo, «criar 15 mil novos postos de trabalho». É certo que «não chega», afirmou, mas para breve estarão outros programas para melhoramento dos equipamentos e por isso «há que começar a preparar candidaturas». O Centro de Noite surge como mais uma resposta da ADIP na área social, ao lado do centro de dia, serviço de apoio domiciliário, creche, jardim-de-infância, centro de actividades de tempos livres e colónia de férias que a instituição tem em funcionamento. «É para todos os que têm dificuldade em permanecer sozinhos durante a noite; é uma resposta para as pessoas que, sendo autónomas ao longo do ano, têm momentos em que estão mais debilitadas», explicou a presidente da ADIP, lembrando o «sacrifício» e as «muitas dificuldades» que todos os trabalhadores da instituição passaram para que a obra possa ser uma realidade.

in DC

7 comentários:

Anônimo disse...

Equipem lá aquela coisa para se poder dormir lá de noite. Pois de dia toda a gente lá dorme.

Anônimo disse...

Mecenato? Ainda querem mais?
Haja decoro porque de coro (ou será de coiro?) já há quanto baste!!!
Quando a ADIP mudar de Direcção talvez haja que pratique o Mecenato (eu pelo menos, serei um deles).
3 de Março de 2007.

Anônimo disse...

Mecenato ou mercenários?
Mecenato só se pratica na Câmara com o dinheiro do estado.
Mercenários esses há aí muitos, e ficam lá todos bem

Anônimo disse...

Ó amigo anonymous das 10:10h, mercenários, onde? Não vejo lá nenhum.
Tive o "trabalho" de consultar um dicionário para não escrever asneiras (vamos lá ver se cinsigo!)e verifiquei, com estes dois olhos que a terra há-de comer que, Mercenário pode ser um frade da ordem de Nossa Senhora das Mercês, pode ser um soldado profissional ou adjectivando pode ser aquele que trabalha por interesse.
Ora então vejamos:
---> Frade? Não conheço nenhum em Poiares;
---> soldado profissional? Se o há não reside em Poiares... (o tal nem à tropa foi);
---> que trabalha por interesse, aqui sim, talvez haja quem o faça (e não é de cá!).
Eu quero cá estar para assistir à festa, ai quero , quero... quando se acabar a gasolina... ai Jesus acundam, vai ser o fim do mundo (mas só para alguns).
Continuemos a acompanhar o desenrolar da novela em Poiares...
6 de Março de 2007 ----- 15:34
O meu próximo post (sem "e") assino, prometo.

Anônimo disse...

Ó das 10:10, não leu o que diz o dicionário na sua totalidade. Entre aquele que trabalha ou serve por dinheiro e o frade o tal da Ordem das Mercês, há o interesseiro.
Sabe o que é? É aquele que cuida apenas dos seus interesses, egoista e mais não digo.

Anônimo disse...

Não é o das 10:10, mas sim o das 3,35. É para esse que vai a resposta, e o meu pedido de desculpas.
10:10

Anônimo disse...

Ó das 10:36h, obrigado pela correcção e desculpe só agora ter reparado mas não o fiz antes por encontrar-me numa zona que nem "net" em condições tem-
12 de Março de 2007
00:45h