sábado, julho 21, 2007

Jovens autarcas reúniram-se na sexta-feira em Óbidos

Os jovens autarcas reúniram-se em Óbidos sem agenda em ambiente informal.
O grupo de jovens autarcas municipais com menos de 35 anos reúniu-se em Óbidos, sem "uma agenda política" para mais um encontro "informal" e "descomprimido" daquele fórum de discussão autárquica.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, disse que a terceira reunião do grupo, marcada para sexta-feira, "não tinha uma agenda política", explicando que este era um "grupo muito informal" e que provavelmente discutirá os assuntos "na ordem do dia".
Segundo Telmo Faria, este é um grupo de discussão autárquica constituído por "jovens quadros que estão há pouco tempo no poder", e o encontro decorrerá de forma descomprimida e "em ambiente mais social", aproveitando para jantar no Mercado Medieval da vila de Óbidos.
O grupo de jovens autarcas pretende, "a pretexto de uma certa geração, poder discutir sobre formas de intervenção no poder local, mas não o confronto" com outras gerações, afirmou Telmo Faria.
"Reflectir sobre o poder local passa por encontrarmo-nos, por conviver e trocar impressões", acrescentou o autarca de Óbidos.
O grupo é constituído pelos presidentes das câmaras municipais do Cartaxo (Santarém), Óbidos (Leiria), Baião (Porto), Alcochete (Lisboa), Ourique (Beja), Vila Real de Santo António (Faro), Ferreira do Alentejo (Beja), Arganil (Coimbra) e Ponta do Sol (Madeira) e pelos presidentes das assembleias municipais de Barrancos (Beja), Constância (Santarém), Madalena (Açores), Vouzela (Viseu) e Moura (Beja).
Os "sub-35" reuniram-se pela primeira vez em Fevereiro deste ano, em Arganil, tendo o segundo encontro decorrido em Ferreira do Alentejo, em Abril.
Na reunião de Arganil, os jovens autarcas municipais decidiram criar um blogue na Internet – www.poderlocaljovem.blogspot.com - como espaço de discussão permanente.
Durante o encontro foram abordados temas como as restrições orçamentais e as competências nas áreas da educação, questões sociais, saúde e fisco que o Governo quer transferir para as autarquias, para o grupo elaborar uma intervenção autónoma no seio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) visando renovar as políticas locais e seus protagonistas.
Já em Ferreira do Alentejo, o grupo decidiu criar uma rede de intercâmbios entre os municípios para partilhar experiências, resolver problemas comuns e promover iniciativas em parceria, como espectáculos culturais, eventos desportivos e troca de experiências ao nível da educação e apoio social.
Deste encontro saíram os quatro "princípios" a debater pelo grupo de autarcas "sub-35": a autonomia do poder local e a relação com o poder central, a modernização e inovação das autarquias, a criação de condições para o favorecer o empreendedorismo jovem e a necessidade de uma "maior equidade" entre as regiões.

4 comentários:

Anônimo disse...

Atão ó jóvens!... Vós não vieteis aqui a poiares, pedir uma liçãozinha de como se rouba, no poder local?... Arranjaram-a bonita, serão corridos pelos destrambelhados, aqueles que já sabem tudo... Ai vocês não sabem que têem de pedir "concelhos" aos mais velhos? Sabem ao que vão chamar a isso? Uma deselegância.

Anônimo disse...

Atão o jovem Jaime Soares não esteve presente!
A sua juventude jovial fez e faz sempre falta aos velhotes que se reuniram em Óbidos!!!!

Anônimo disse...

Ataúm e kuandu é ke fazem o jantare da treçeira idade, prós ke ção lerdus da cabeça, pudia ire de poiares o jaime çuares acumpanhadu cu manel mijuel.
çabem kuale era u béiculo deles um carritu.
Agora u jaime ia á frente e o manele ia a trás.

Juão de Bale du Gueiru
Pscicólugu Clinicú.

Anônimo disse...

Assim se lê em bom portuga de poiares, formados na "escola" da ADIP. Na escola e na universidade, ali há de tudo!...