segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Paulo Penedos e Pinto da Costa: perfis e atitudes diferentes (reveladores?!)

Paulo Penedos e Pinto da Costa: perfis e atitudes diferentes (reveladores?!)

Não conheço Paulo Penedos (PP), mas com a mesma frontalidade que já me fez fazer algumas observações acerca de Duarte Santana Lopes (filho do antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, advogado-estagiário na MLGTS - Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, em mãos com a defesa de José Penedos, presidente da REN e um dos arguidos no processo "Face Oculta", pai de PP), sem querer ferir quaisquer susceptibilidades, parece que me fica bem vir em defesa de PP. Até porque teve uma atitude inédita no palco da epopeia das "escutas": vai permitir que as mesmas sejam ouvidas na íntegra, aliás, é só assim que permitirá a sua divulgação. Se defendemos que as escutas são, de per si, uma atrocidade democrática, porque se tornaram uma medida comum, quando deviam ser a excepção, é-nos grato constatar que este homem, ainda novo (39 anos), acaba de se propor dar uma "bofetada de luva branca" no sistema judicial, afirmando que as conversas contextualizadas não têm o sentido que se lhes pretende dar. Não é uma atitude exigível. Mas é-nos grata.
Ao Paulo Penedos até os adversários o consideram, unanimente, corajoso, voluntarista e ambicioso. Qualificações muito dificeis de se obter de adversários políticos, convenhamos.
Não foi esta a sua única atitude inédita. Teve mais. E daí que tenhamos de falar sobre ele. Porque, dentro deste lamaçal de suspeitas, a transparência e a ética que parece impôr a si própria é digna de registo. PP começou por afirmar que apenas foi constituído arguido por ser advogado de uma das empresas da única pessoa até agora detida pela PJ neste processo. E veio logo acrescentar que vai “suspender o exercício dos cargos políticos” que detém – na Comissão Nacional do PS, na mesa da concelhia de Coimbra do partido e como deputado da Assembleia Municipal de Coimbra – “é porque sempre disse que quem está envolvido em processos desta natureza se deve abster da participação política até ao esclarecimento dos factos”.
Se muitos dos seus opositores não se inibem de lhe destacar as qualidades, parece que nem sempre o seu próprio partido lhe deu o merecido tratamento. Ser-lhe-á difícil esquecer as corridas que constam do seu currículo político (2). Uma, em 2001, contra Jaime Soares, um perfeito dinossauro do poder autárquico (de Vila Nova de Poiares). Outra, alguns meses depois, com 32 anos, em que resolveu “deitar uma pedrada no charco” do PS (então claramente em choque com a recente orfandade - de Guterres) e se candidatou a secretário-geral do partido contra Ferro Rodrigues. Ofereceram-lhe duas derrotas e a sua carreira política ficou seriamente debilitada. O PS de Poiares não terá apreciado particularmente o esforço de oposição construtiva que marcou a sua actuação como vereador, mas este enfrentou a pressão e o ambiente desfavorável e levou o mandato, contra ventos e marés e alguns velhos do Restelo, até ao fim. O próprio Jaime Soares parece nutrir por ele, hoje, uma amizade sincera. E ele próprio lamenta ter contribuído para a imagem de menino rico que ficou colada a PP, a pretexto de ser dono de uma frota automóvel de luxo. É ele que afirma/interroga “O rapaz é doido por carros e, na altura, apareceu-me aqui com um Ferrari que era alugado ou coisa do género… Mas campanha é campanha… A gente não havia de aproveitar?” Por acaso, entendemos que não. Que não se devia ter aproveitado, mas quem somos nós para dar palpites sobre (a falta de) solidariedade partidária?
Em Novembro passado, o Paulo foi ouvido pelo Juiz de Instrução Criminal de Aveiro e foi indiciado por dois crimes de tráfico de influências. Ou seja, foi constituído arguido, por suspeita de facilitar negócios a Manuel Godinho. Envolvido no mesmo caso estava o pai, José Penedos, presidente da REN. Sobre o mesmo processo foram ouvidos pai e filho. Em salas separadas, mas em audições a decorrer em simultâneo. José Penedos prestou esclarecimentos durante quase seis horas sobre o envolvimento no caso Face Oculta, foi ouvido pelo procurador titular do processo, João Marques Vidal, mas, perante a necessidade do agravamento da medida de coacção a que está sujeito, foi encaminhado, uma hora depois, para o juiz de instrução criminal, António Costa Gomes. O pai era suspeito de, enquanto gestor, ter facilitado, por influência do filho, negócios ao mesmo empresário.
Do PP dizia-se, concretamente, que era suspeito de ter recebido €270.000,00 como contrapartida de informações privilegiadas sobre concursos públicos que forneceu ao "rei da sucata" - É óbvio que tudo isto parece muito distante do mundo real, se tivermos em conta de que a acusação que impendia sobre o ex-ministro Armando Vara era a de ter recebido €10.000,00. Alguma coisa está muito mal contada sobre a história. No cúmulo da lógica, a diferença de montantes nem se justificaria sequer pela capacidade de decisão de um e de outro, sob pena de Armando Vara ficar relegado para um plano equiparado ao de quem não tem qualquer poder, muito do género de um porteiro e afim.
Soube-se hoje que Paulo Penedos vai autorizar o tribunal a divulgar integralmente as escutas feitas no âmbito daquela investigação que o envolvem, disse Ricardo Sá Fernandes à Lusa.
O ponto principal da construção da tese da defesa será o de Paulo Penedos negar ter recebido orientações . PP «Em função da divulgação parcial das escutas, entende que está posta em causa a forma como actuou neste processo e entende que, para a defesa da sua honra, o melhor que tem a fazer é autorizar que as escutas sejam divulgadas na íntegra», disse Sá Fernandes à mesma agência. Paulo Penedos irá comunicar esta sua intenção ao tribunal já amanhã.
A sua posição vem na sequência de o semanário «Sol» ter publicado extractos do despacho do juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta em que este considera haver «indícios muito fortes da existência de um plano», envolvendo o primeiro-ministro, José Sócrates, para controlar a estação de televisão TVI.

Por mim, nem teria feito tantas ilacções, mas já que choveram raios e coriscos contra o partido do Governo, qualquer pessoa de bem tem agora de se erguer e louvar esta atitude. Que é a atitude de um grande homem. E de um grande político. Mais. Depois de tanto barulho, até os que vieram em demanda não têm outra solução que não a de confessar que este foi mais um "tiro no pé".
Tanto mais que, por fim, pode ser o "The End" desta enorme charada nacional.

Ler mais ....
do aperscrutadora.blogspot.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas que é que tem o filho de Santana Lopes estagiar na empresa que defende Paulo Penedos?!
São terrivéis,só falta dizerem que é o Santana Lopes e o filho que teem culpa de Paulo Penedos andar metido em vigarices!

Anônimo disse...

O meu muito obrigado ao administrador do blog por nos deixar fazer os coments directos :)

Anônimo disse...

E TIVE EU UM TIPO DESTES (P.P.) A
DORMIR AO MEU COLO.
TENHO DITO E CONTINUO A DIZER:QUAN-
TO MAIS CONHEÇO OS HOMENS,MAIS ADE-
MIRO OS MEUS CÃES.
topo-te,disse.

Anônimo disse...

A dormir ao seu colo?!
Porque?
Ele estava doente?

Anônimo disse...

E o SOL?
Haja um SOL que nos esclareça!

Anônimo disse...

Que é que interessa estar a passar por isto?
Tão novo e já viveu á grande e á francesa,á custa de todos nós!
BMWs,Ferraris,etc,e altas vivendas,altos restaurantes,alta sociedade!
E nós?!
A nós só nos calha pagar impostos para alguns terem esta vidinha!