quinta-feira, junho 17, 2010

Morto na garagem tinha familiares em Poiares

Morto na garagem na Rua Padre Estevão Cabral em CoimbraNinguém sabe explicar como ali foi parar, nem há quanto tempo o corpo permanecia naquele lugar. Porém, ontem alguém participou à PSP, pelas 09H40, que um homem estava deitado dentro de uma garagem, no parque de estacionamento subterrâneo da Segurança Social e Hotel D. Inês. As autoridades policiais deslocaram-se ao local, juntamente com o INEM que confirmou o óbito.
António de Almeida tinha 72 anos. Estava deitado numa garagem, propriedade da empresa Mota, Ferreira & Companhia Lda, sobre caixas de papelão. Junto dele foram encontrados os seus pertences. Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, António de Almeida sofria de diabetes. Residente em França, tinha familiares em Vila Nova de Poiares, não tendo sido possível apurar como ali foi parar. Fonte policial assegurou que as circunstâncias da morte estão por apurar, descartando a possibilidade de tratar-se de um crime. “Pode ter-se sentido mal e morreu”, afirmou.
O corpo foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal, para se proceder à autopsia.

Ler mais + ...

terça-feira, junho 15, 2010

Em ARGANIL - Feira das Freguesias

feirafreguesias2010.jpg

Decorreu em Arganil a V edição da Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica

de Arganil. Foram três dias de muita animação, alegria e convívio no coração da vila,

mais concretamente nas imediações da Praça Simões Dias (em frente à Câmara Municipal)

e Fonte de Amandos. As 18 freguesias marcaram presença neste certame mostrando o que

de melhor têm em termos gastronómicos culminando estas participações hoje com um

concurso gastronómico, em que é eleito o melhor prato e a melhor sobremesa.

Para além da presença dos dezoito presidentes de Junta do concelho estiveram

também sete presidentes de Câmara de concelhos vizinhos, a saber, Góis, Tábua,

Oliveira do Hospital, Penacova, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.

Em declarações ao DIÁRIO DE COIMBRA, Ricardo Pereira Alves, presidente do Município

disse que "estes momentos são importantes para os nossos munícipes descontraírem,

porque durante estes dias de festa de alguma forma, libertam-se do peso da

crise e entendemos que mesmo em tempo de crise a Feira das Freguesias já assumiu

uma dimensão tal, que é um evento com que as pessoas se identificam e que valia a

pena continuar.".,

quarta-feira, junho 09, 2010

Mas Afinal onde fica ?

Recebemos este flyer de publicidade ao Museu da Chanfana.
Pelos vistos e pelo nº de telefone este Museu não fica no Concelho de Poiares.
Foi pena.
daqui a uns dias ainda aparece o Museu do Poiarito la para os lados da Lousã com o nome de Lousanita. Não nos admiramos nada

terça-feira, junho 08, 2010


Ontem foi um dia histórico. Estamos todos de parabéns. Portugal passou a ser um país "avançado"

segunda-feira, junho 07, 2010

Condecorações no 10 de Junho - Jaime Soares leva uma Medalha

Jaime Soares ao fim de tantos anos vai levar uma Medalha de Merito.
Cavaco Silva resolveu atribuir a Medalha de Merito uma das mais simples medalhas das comemorações a Jaime Soares.
Pensamos que merecia muito mais pois é uma pessoa que esta sempre disponivel para ser tudo.Talvez fosse por dizer sempre mal dos outros. Ha quem não se esqueça como Cavaco Silva foi tratado pelo edil de Poiares quer como Secretario de Estado, como 1º Ministro e por fim como Presidente da Republica.

Realmente é triste que ao fim de tantos anos receba uma simples medalha de bom comportamento. Se não tivessem lembrado Cavaco Silva, nunca mais recebia nada. Ate parece aquela ordenação dos Confrades da Chanfana em que daqui a uns tempos já não havera mais gente em Poiares para receber a fardamenta dos entronizados.

O Presidente da República vai condecorar no Dia de Portugal personalidades e instituições, entre as quais os ex-ministros Isabel Pires de Lima e Nunes Correia, o alpinista João Garcia e o banqueiro João Salgueiro.

A Presidência da República divulgou hoje a lista das condecorações a serem atribuídas no Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se comemora em Faro.

Ha realmente Condecorações importantes a atribuir

A Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial

Comendador da Ordem da Instrução Pública

Comendador da Ordem do Mérito Agrícola,

A Grã Cruz da Ordem de Avis

A Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique

Grande oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada

Títulos de comendador da Ordem do Mérito



Deolinda - Movimento Perpétuo Associativo (HQ Video/Audio)

Distinção aos Bombeiros de Poiares ...

A Liga dos Bombeiros Portugueses distinguiu a SIMARSUL com a Menção Honrosa “Empresa”, inserida no Prémio Bombeiro de Mérito 2009, no âmbito da relação de vários anos da SIMARSUL, juntamente com os oito municípios que abrange, com as corporações de bombeiros voluntários ao abrigo da campanha de solidariedade que a empresa promove.

A cerimónia de entrega do Prémio Bombeiro de Mérito e Menções Honrosas, integrada nas comemorações do Dia Nacional dos Bombeiros Portugueses, teve lugar na Praça do Império, em Lisboa, no dia 30 de Maio.Nesta cerimónia, organizada pela LBP, estiveram presentes centenas de bombeiros representantes de corporações de todo o País. Realizou-se uma concentração de Bombeiros e viaturas, seguida de recepção às Altas Entidades, passagem em revista às forças em parada e entrega dos prémios, tendo sido, também, proferidas alocuções do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, do vereador da protecção civil da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Brito, e do Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, a que se segui um desfile apeado e motorizado dos bombeiros e viaturas das Associações e Corpos de Bombeiros do distrito de Lisboa.

O Prémio de Bombeiro de Mérito 2009 foi atribuído a Bruno Spínola. Complementarmente, os municípios de Odemira e Vila Nova de Poiares foram distinguidos com a Menção Honrosa atribuída a câmaras municipais.

Ler mais ...

sábado, junho 05, 2010

FOGOS FLORESTAIS -Dez mil operacionais preparados para combate

A Festa está quase pronta a começar. Jaime Soares já começou a pedir tempo de antena.

Ou muito nos enganamos ou vai aparecer agora todas as semanas a chatear sobre os Fogos Florestais.
O pior é se lhe relembram o fogo de Agosto de 2005 e lhe perguntam quem foi responsavel por não ter dominado o fogo ainda no concelho de Poiares.

A época de fogos florestais teve início na passada terça-feira, mas deveria ter começado a 15 de Maio, pelos menos de acordo com o planeamento apresentado aos bombeiros pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Todavia, dois dias antes dessa data, foi a própria ANPC que – de acordo com o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira – enviou dezenas de SMS aos comandantes dos bombeiros a dizer que a entrada em vigor do dispositivo passava para 1 de Junho, o que deixou grande parte dos dirigentes das federações distritais muito desagradados.


São Pedro tem sido amigo - “Foi uma sorte porque, até agora, São Pedro tem sido nosso amigo”, ironiza Jaime Soares, presidente da Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra. A decisão teve também implicações na organização interna das corporações dos bombeiros, que já tinham marcado férias e organizado a vida dos seus efectivos e voluntários de acordo com o esquema definido. Por isso, Jaime Soares desabafa que “a forma como a situação foi tratada é demonstrativa de como a Autoridade trata as principais estruturas de combate aos incêndios”.
Se é verdade que as condições climatéricas do ano ajudaram a que não se tivessem registado, até agora, grandes incêndios em mato, a verdade é que o próprio secretário de estado da Protecção Civil, Vasco Franco, disse na passada quarta-feira, em Leiria, que não se espera um ano fácil devido às condições climatéricas, pois a “chuva aumentou o material combustível” e a “possibilidade de mais ignições”.
Este temor levou o governante a fazer um “apelo a todas as entidades para adoptarem medidas preventivas, como a limpeza das bermas das estradas e das áreas onde passam os cabos das transportadoras elétricas, para evitar que haja ignições nestas áreas”.
Mesmo assim, segundo o governante, Portugal está preparado para o combate aos incêndios.

Meios aéreos duplicam na segunda quinzena - Quanto a meios aéreos, o número de aviões e helicópteros que estão no terreno desde 1 de Junho (17 aeronaves) é metade daquilo que está contemplado na Directiva Operacional Nacional, de Janeiro de 2010, do Dispositivo Oficial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF). Vasco Franco garantiu, todavia, que a partir de 15 de Junho estarão disponíveis os 34 meios previstos, uma dezena dos quais são aviões. Na Fase Charlie (Julho/Agosto) ficam operacionais 30 helicópteros e 16 aviões.
No terreno propriamente dito, as forças de combate, durante a Fase Bravo (a decorrer), envolvem 6.651 operacionais e 1.528 veículos dos vários agentes presentes no terreno. Na Fase Charlie serão mobilizados até 9.985 elementos, e até 2.177 veículos. Na Fase Delta, no final do Verão, o número de efectivos é reduzido para cerca de metade: 5.460 elementos e até 1.230 veículos.

quinta-feira, junho 03, 2010

Para não esquecer....

Coimbra a arder....22 Agosto 2005

Um fogo que começou no concelho de Poiares e com consequências tragicas. Uma deficiente avaliação do fogo deixou que este alastrasse por varios dias , consumindo centenas de hectares de floresta e pondo em perigo milhares de pessoas.
Passado este tempo todo nunca mais se ouviu falar nos seus efeitos.