sexta-feira, junho 17, 2011

Queijo Serra da Estrela e chanfana unidos para a vitória

Encontro de promoção das iguarias ao concurso juntou maioria dos autarcas dos 14 concelhos do Pinhal Interior Norte e até teve direito a momento de “gastronomia erótica”
Ontem o queijo Serra da Estrela “sentou-se” à mesa com a chanfana para um almoço e conferência de promoção da candidatura das iguarias ao concurso das 7 Maravilhas Gastronómicas Portuguesas e o resultado foi um encontro de presidentes, vereadores e representantes dos 14 concelhos do Pinhal Interior Norte, pautado pela boa disposição e propostas inéditas, onde não faltou sequer um momento de “gastronomia erótica”.
Com as mesas do restaurante O Confrade, em Vila Nova de Poiares, recheadas de queijo Serra da Estrela e chanfana, entre outros petiscos, como o bucho e os negalhos, o momento, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), serviu não só para enfatizar a importância destes produtos na economia local, mas também para lançar propostas de divulgação e promoção das iguarias que se encontram na final do concurso nacional.
Iguarias que, na óptica do presidente da CIMPIN, João Marques, «se constituem como embaixadores destes concelhos e como produtos que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo na região». «Acreditamos que o futuro também passa por isto», afirmou o também presidente da Câmara de Pedrógão Grande, sublinhando a importância de «passar este sentimento de pertencermos ao Pinhal Interior Norte, com a promoção deste produtos do nosso território».
Mais directo foi o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital que frisou, peremptório: «Entramos nestas coisas para ganhar, porque isto só tem impacto para quem ganha». Para José Carlos Alexandrino o concurso é uma oportunidade única no que respeita à publicidade a estes produtos. «Eles já têm qualidade, às vezes o que nos falta é o marketing», sublinhou o autarca, destacando que o «Queijo Serra da Estrela tem um valor extraordinário». «Em tempos de crise há muitas famílias em Oliveira do Hospital que vivem deste produto maravilhoso», reforçou.

Rebanho de cabras passeia em Lisboa
Levar um «rebanho de 40 ou 50 cabras a Lisboa e metê-las na rua Augusta», de forma a mostrar que «os serranos também conseguem pôr o país e o mundo a olhar» para as populações desta região foi a proposta lançada ontem pelo presidente da Câmara de Jaime Soares, na senda da promoção da chanfana às 7 Maravilhas Gastronómicas. Uma iniciativa provocatória que se junta a uma outra destacada pelo autarca, dirigida «à juventude», que já tinha sido anunciada: o Chanfanixe. Falamos do preservativo de promoção da chanfana, que deu o mote a um momento jocoso a que um representante da Confraria do Queijo Serra da Estrela chamou de «momento de gastronomia erótica». De preservativo em punho Jaime Soares publicitou o petisco. «Chanfaniquem-se à vontade e enquanto chanfanicam votem na chanfana», brincou o autarca que, num tom mais sério frisou ainda a importância das confrarias na promoção dos pratos regionais. «Mulheres e homens que vão sendo capazes de perder muito do seu âmbito familiar para que os seus produtos sejam cada vez mais conhecidos», como sublinhou o autarca, defendendo que as confrarias das iguarias candidatos a maravilha da gastronomia «têm feito um trabalho fantástico de afirmação dos valores culturais». O edil aproveitou ainda para destacar a importância de «criar incentivos para a fixação das pessoas» na região, salientando a chanfana e o Queijo Serra da Estrela como «formas de criar riqueza».

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando as coisas eram tratadas a serio, la veio uma javardice.
Uma graçola despropositada de um velho caquetico a querer intrometer-se com a juventude.
Mas que parelha.
cabras na Rua Augusta? Talvez importadas da Argentina pois em Poiares nem deve haver tantas cabeças.
Ainda se espera pelo repovoamento na Serra do Carvalho, na serra da Atalaia e no descampado do Bidoeiro.
O Bidoeiro ja esta preparado para aterrarem la as cabras com cornos e os chineses da Chanfana.
As gajas pro chanfanix ja não é preciso manda-las vir porque ja cá estão.