terça-feira, novembro 01, 2011

Jaime Soares eleito para presidente da LBP

Jaime Soares foi eleito, no passado domingo, como novo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) sucedendo, assim, a Duarte Caldeira, que ocupou o mesmo cargo durante doze anos.
Jaime Soares, natural de Vila Nova de Poiares, foi eleito durante o 41º Congresso Nacional dos Bombeiros, que decorreu, no passado fim de semana, na Régua, tendo recebido 375 votos, enquanto o outro candidato, Joaquim Rebelo Marinho somou 298.O novo presidente da LBP considerou que a sua tarefa não será fácil e salientou que os desafios prioritários passam pela problemática do transporte de doentes, o financiamento das associações e a sua sustentabilidade. "Não temos que ser nós a subsidiar o Serviço Nacional de Saúde. Somos um parceiro imprescindível no transporte hospitalar", frisou, criticando a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) de quem diz ter "imensos custos e é elitista", uma espécie de "estrutura com generais sem tropa".

O novo responsável pelos Bombeiros portugueses pretende que seja criada “uma direcção nacional que represente e dê autonomia aos bombeiros no seio da ANPC. Queremos efectivamente ter o nosso comando único, tal como têm outros agentes de protecção civil como a PSP ou a GNR". Defendeu, depois, a transferência de verbas, através de um acordo entre o Estado e a ANPC, que "possam financiar os corpos de bombeiros".

Cerca de 65 por cento do pessoal profissional remunerado nos bombeiros está afectado às áreas da saúde e da emergência pré-hospital, estando o restante (35 por cento) ligado aos incêndios e ao socorro. Até ao final de Setembro, mais de 300 postos de trabalho foram extintos na componente profissional das associações humanitárias dos bombeiros, na sua esmagadora maioria associados ao transporte de doentes não urgentes.

8 comentários:

Anônimo disse...

E A GENTE A PENSAR QUE ESTA CANDIDATURA PARA A lIGA IRIA TRAZER A PROBLEMATICA DOS FOGOS FLORESTAIS. Mas não, se era para tratar de transportes ou criar empregos que seja então o Estado ou os Governos a criarem estruturas apropriadas e profissionais para isso. É uma coisa séria que não se compadece com voluntarios e voluntarismo. Fazer dos Bombeiros um centro de emprego ou uma grande empresa , tambem não.
Os nossos bombeiros das zonas não puramente urbanos, foram criados para combater fogos florestais e para apoio a pequenos incidentes e apoiar naturalmente a Protecção Civil. Por isso ha muitos voluntarios. Mas a maior surpresa é que dos mais de 40.000 elementos dos bombeiros, quando ha fogos so aparecem uns 2500. Ou sera que os bombeiros andam ocupados nas chamadas urgentes para transportar "doentes" para irem à vila comprar tabaco?
É para este tipo de transportes que o novo presidente da Liga pede verbas para transportes e viaturas? Vejam la se falou do apoio a dar às populações para a prevenção de fogos florestais? Não falou nem vai falar.
Aos tantos anos que por ca anda, nunca se preocupou com isso nem vai agora.
Enfim, mais uma oportunidade perdida neste paìs. Mais 3 anos do mesmo e para muito pior.

Anônimo disse...

Se a Troika sabe que ha 65% dos 40.000 bombeiros ligados à saude neste país ainda nos vão pôr a pão e laranja.
Mas como é possivel haver uma coisa destas?
Tera havido auditorias convenientes para se saber o que as chefias dos voluntarios andam a fazer? e para onde vão os dinheiros?
Ha que perguntar agora ao novo Presidente para que quer mais dinheiro, se para os transportes ou para a prevençãp dos fogos florestais?
Aqui em Poiares para onde vão as verbas que se pedem?

marcio simoes disse...

parabens presidente,um senor de valores reconhecidos,um homem de luta,força felecidades,marcio simoes

marcio simoes disse...

parabens presidente,um senor de valores reconhecidos,um homem de luta,força felecidades,marcio simoes

Anônimo disse...

Mas que belos valores. valores de um trambolho que insulta toda a agente. Valores que dão uma ideia errada do que será um bombeiro. Representa tudo ao contrario com ideias mais do que bafientas.Mais um retrocesso na vida dos bombeiros. Se pensavam que ganhariam alguma coisa com estas eleições,estarão muito enganados. é cada tiro nos pes, que ate doi. Uma pena este compasso de espera de mais 3 anos. Simplesmente lamentavel que se eleja um presidente ja com os pes pra cova.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Estão admirados com essa Mamadeira? Então e cá no Burgo, a mamadeira que é a ADIP e a mamona da cabra-mor da confraria? Nem vos passa pela cabeça quanto é que o sr Edil já lá "enterrou" e continua a enterrar todos os meses! E os credores da Autarquia à espera,muitos deles são credores que desenvolvem as suas actividades no Concelho e pagam contribuições para o Concelho, estão há anos à espera, com a corda ao pescoço...e para eles nem um tostão, mas para os paspalhões se andarem a exibir nas confrarias já há dinheiro a rodos... maldito 25 de Abril, já estavas no Tarrafal há muito.

10:15 AM

Anônimo disse...
Se fosse só essa mamadeira. O que os Poiarenses não sabem é o que os matraquilhos comem, como os reformados a receberem outro ordenado. A tirarem o lugar a gente que pode produzir. Como um tal sr da família de uma auto-intitulada encarregada de pessoal , que vai a casa com os carros do povo estender a roupa da sua superior hierarquica. Enquanto esta está a fazer horas extraordinárias no gabinete do seu edil. O gasóleo que essa sra metia ou mete, o gás para consumo próprio. Ar casas dos filhos, e mais deixo para a vossa imaginação. É tudo tão vergonhoso que mete nojo...

Anônimo disse...

Queria dedicar esta musica a todas as Anas Marias!

http://www.youtube.com/watch?v=WExEl-5sAn4

Anônimo disse...

Queria dedicar esta musica a todas as Anas Marias!

http://www.youtube.com/watch?v=WExEl-5sAn4