terça-feira, julho 29, 2003

Poiares tem uma das mais belas paisagens da Região Centro

O Concelho de Vila Nova de Poiares tem uma das mais belas paisagens da Região Centro, das quais se podem salientar as serras do Carvalho, do Bidueiro e de S. Pedro Dias.
Mas não so destas belas paisagens de montanha que se pode falar de Vila Nova de Poiares, pois o Concelho tambem é banhado pelos rios Mondego e Alva e nos quais é já uma aspiração muito antiga das populações a instalação de praias fluviais, nomeadamente em Louredo (rio Mondego) e Moura Morta (rio Alva).



Praia fluvial no Rio Alva e Pesqueiro de Trutas

A polí­tica ambiental do municipio está agora a dar os primeiros passos nas relações ambientais com o Turismo. No que diz respeito à  defesa do Ambiente, Poiares encerrou ha poucos anos a lixeira de ceu aberto, que se situava na Serra de S. Pedro Dias, tendo aderido à  ERSUC, que se encontra em Taveiro. No que diz respeito à  ETAR (Estação de Tratamento de Aguas Residuais), o municipio de Poiares tem-se debatido com muitos problemas, não havendo a sensibilidade para tão grave problema.Infelizmente é dos poucos municipios onde o saneamento basico ainda é praticamente inexistente.O povo bem que refila, mas quem sabe sabe.


O povo já diz: - Vai-te lixar.....
A Escola Municipal do Ambiente, há tempos prometida,que poderá vir a ser instalada no Parque Natural das Medas seria uma optima solução, pelo menos para serem ministrados conhecimentos aos autarcas democraticamente eleitos pelo povo.





Comentários cá do je.....


Se for instalada a Escola do Ambiente no Parque das Medas pode ser que a limpeza das areas circundantes do chafariz fiquem mais limpas durante o ano.
Fora da epoca do verão aquele espaço é uma tristeza de abandono. O que se ha-de fazer?

Nenhum comentário: