domingo, agosto 27, 2006

Universidade vai abrir a emblemática torre do século XVIII aos visitantes


Subir 180 degraus para ter uma vista ímpar da cidade dos estudantes. Em 2005, visitaram a Universidade de Coimbra 157 mil pessoas, número que a instituição quer superar este ano. A abertura da torre em 2007 e a construção, no prazo de uma década, de um edifício que fará a ligação entre o circuito turístico e a oferta museológica da instituição, são novas apostas.
Só deverá acontecer no próximo ano, não sendo, no entanto, o esforço físico recomendável a quem tenha vertigens ou padeça de claustrofobia. É verdade. Vai ser possível subir à simbólica torre barroca da Universidade de Coimbra (UC). A torre, por si só, vale a visita. E a cidade vista do cimo da torre tem uma perspectiva diferente, de 360 graus, que poucos outros edifícios conseguirão oferecer.
É que é preciso subir muitos degraus a eito, o que só se aconselha a gente saudável. O espaço estreita à medida que se ascende numa escadaria em caracol, com, mais ou menos, 180 degraus. Edificada entre 1728 e 1733 (substituindo outra, da autoria de João de Ruão), a torre da UC, obra do arquitecto António Canevari, aloja, além dos relógios, três sinos, um dos quais, conhecido pelo nome de "Cabra", ainda hoje regula a vida académica.
Paralelamente, mas já no espaço temporal de uma década, seguindo a lógica de profissionalizar os serviços turísticos da instituição de ensino superior fundada em 1290, está prevista a construção de um edifício (em fase de projecto), a erguer entre o Colégio de S. Jerónimo e a Faculdade de Medicina, que faça a ligação entre o circuito turístico à volta das escolas e a oferta museológica crescente que a UC vai disponibilizar. Recentemente, também o cárcere académico foi alvo de uma intervenção, passando a integrar, desde Junho, o circuito turístico, que compreende, ainda a Biblioteca Joanina ? de longe, o edifício mais procurado ?, a Capela de S. Miguel, a Sala dos Grandes Actos (ou Sala dos Capelos), ou a Via Latina.
Se, em 2005, visitaram a UC 157 mil pessoas ? 20% das quais portuguesas (incluindo escolas), a instituição espera atingir, em Dezembro deste ano, as 170 mil. A época alta vai de Páscoa a Outubro, mas Agosto parece ser dos melhores meses. A prová-lo estão os muitos turistas que, de máquina fotográfica ao peito, munidos de mapas e de guias, acorrem ao Pátio e ao Paço das Escolas (durante mais de quatro séculos o Paço Real), que aglutinou, em 1544, todas as faculdades então existentes, após a instalação definitiva da Universidade em Coimbra, em 1537 ? depois de um percurso itinerante de quase três séculos entre Lisboa e a cidade do Mondego.
Um bilhete geral para o actual circuito turístico custa seis euros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora é que vou visitar a Torre. Quantos vezes olhei para ela e com vontade de a subir.