sábado, janeiro 03, 2009

Arganil conquista Destacamento Territorial da GNR

Arganil vai passar a ter um destacamento territorial da GNR, que ficará com a coordenação de cinco postos territoriais. A notícia foi avançada hoje pelo diário “As Beiras”, que dá conta de que este novo destacamento – entra em funcionamento já em 2009 – passará a coordenar os postos territoriais de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua.O destacamento territorial da GNR de Arganil foi constituído pelo governo, através da publicação de uma portaria de 16 de Dezembro. O presidente da câmara local, Ricardo Alves, frisou que esta nova estrutura “resultou de um trabalho que a autarquia vem desenvolvendo junto do MAI desde há cerca de um ano, e com as estruturas da GNR”.Este destacamento “fica reforçado o papel de centralidade de Arganil”, Ricardo Alves frisou ainda que esta medida “é importante do ponto de vista da segurança de toda a Beira Serra”, já que – conforme observou – vai passar a existir “outra estrutura operacional e outro tipo de condições”.

Um comentário:

Anônimo disse...

É certo e sabido que os recursos do País são bastante limitados, tendo em conta a crise económica que passa por esse mundo fora, é também certo que cada vez mais são indispensáveis reformas sob pena de falência do próprio Estado.
Este é um exemplo de que também nas forças de segurança as reformas terão que ser realizadas, a começar pela componente da operacionalidade, ou seja fazer mais com menos.
A escolha de Arganil para sede de um destacamento tem, certamente, razões de sustentabilidade operacional para uma estrutura militar com funções de segurança como é a GNR. Razões estas que passam pela centralidade do Concelho face à beira serra, pelas acessibilidades (IP3, IC6), pela considerável densidade florestal, entre outras.
Contudo, ao processo de escolha de Arganil não será, concerteza, alheia alguma capacidade politica para mobilizar vontades, tanto mais que é uma Câmara PSD no âmbito de uma decisão de um governo PS.
A vontade das chefias da GNR teve o seu peso, no entanto algum do encanto politico teve, certamente, de ser exercido.
O que me preocupa é que, por arrasto, outras decisões futuras terão que equacionar este facto...Arganil é sede de destacamento da GNR, por conseguinte reune condições para ser sede de outras estruturas.
Na saúde será sede, tudo aponta nesse sentido, do agrupamento de centros de saúde da beira serra, o centro de Emprego e Formação Profissional encontra-se sediado em Arganil, sem esquecer que a estrutura judicial se encontra em reforma também, designadamente o mapa judiciário, sendo plausivel a possibilidade de encerramento do tribunal de Oliveira do Hospital, tal como outro qualquer...
Em suma, Poiares carece de capacidade de exercer pressão politica no melhor sentido do termo. A pressão politica exercida de forma correcta, sem achincalhar ninguém e no respeito permanente de ideias distintas é algo de bastante positivo...a ausência deste exercicio certamente não dará origem a resultados positivos.