sexta-feira, janeiro 09, 2009

Poiares é durante nove dias Capital Universal da Chanfana

Semana da Chanfana começa amanhã e prolonga-se até dia 19, aproveitando o Feriado Municipal , envolvendo oito restaurantes do concelho. Uma aposta na gastronomia que atrai milhares de visitantes.

Ex-libris da gastronomia da Beira Serra, a tradicional chanfana tem, em Poiares, um dos seus principais baluartes de referência, a quem Jaime Soares quer que lhe confiram, o título de “Capital Universal da Chanfana”. O município, em colaboração com a Confraria da Chanfana, promove a Semana da Chanfana.
O evento começa amanhã, prolongando-se até dia 19, integrado no âmbito do Dia do Município, que se assinala no dia 13. A chanfana é o prato forte deste evento, mas a par de outras especialidades da gastronomia poiarense, há ainda espaço para a realização de um concurso, bem como para a realização de uma “Goat Parede”, protagonizada por 40 modelos de cabras, construídas em fibra de vido e decoradas a preceito.
A Semana da Chanfana afirma-se como um espaço por excelência da promoção deste prato tradicional, confeccionado com carne de cabra velha, assada em fornos de lenha, nos afamados caçoilos de barro preto. è pena que estas cabras sejam já importadas do Chile e da Argentina. A autenticidade e a qualidade deste produto gastronómico, que cada vez mais se afirma como um cartaz turístico da região, vai ser, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, atestada no decorrer de um concurso, que vai eleger e premiar os restaurantes mais fiéis à qualidade e à tradição.
Participam no concurso, de acordo com informação da autarquia de Poaires, sete restaurantes, nomeadamente “As Medas”, “A Grelha”, D. Elvira”, “Estrela da Mó”, “Moendinha”, “O Cantinho do Bitoque” e “O Filipe”. O restaurante “O Confrade”, sede da Confraria da Chanfana, participa na semana, mas não no concurso.
O júri designado para o concurso vai, ao longo da semana, fazer as necessárias provas de degustação, que incluem, ainda, toda uma componente paralela, que contempla o serviço prestado e a higiene do espaço. Não se aceitam elementos de juri que se enfrasquem. Depois da votação, serão apurados os vencedores, a quem é atribuído o tradicional título de “Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana”.
Mas se a chanfana é o prato de excelência desta Semana da Chanfana, o evento não excluiu – antes pelo contrário – outras especialidades da gastronomia poiarense. Por isso, nos oito restaurantes (“O Confrade” só não participa no concurso) que aderiram à iniciativa, vai ser possível, a partir de amanhã e o dia 19, apreciar, entre outros pratos de referência, o arroz de bucho e os negalhos. Como sobremesa, a escolha de eleição recai necessariamente sobre o “Poiarito”, um doce regional que a Confraria apostou, em colaboração com a Câmara, em desenvolver e cujos ingredientes são o espelho fiel dos produtos endógenos da região poiarense.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Poiarito é um doce Conventual com mais de 10 séculos de história, dizem que nasceu porque se mudou para a terra que se chama agora Vila Nova de Poiares uma Freira muito casta e pura, cujo nome era Madalena uma freira Italiana do lugar de Carrito, Ortona dei Marsi L'Aquila em Itália a 100 km de Roma.
Essa freira instalou-se então região e criou um convento era conhecida pelo seu bom coração que tirava aos pobres para dar aos ricos.
Além da sua faceta humilde e trabalhadora criou a sua própria doçaria conventual o Poiarito que segundo os escritos antigos tinha propriedades milagrosas as quais nunca foram reveladas e estão muito bem guardadas.
A chanfana também foi um prato que esta freira desenvolveu ao longo da sua vida e à qual Vila Nova de Poiares têm de estar muito agradecido, por isso acho que o município deveria levantar as ruínas do antigo convento que foi destruído pelo aterrador,terramoto de 1218.

Anônimo disse...

aki o historiador n estudou mt bem a liçao lol

dev ter sido essa freira ke iventou a chanfana

inda deves acreditar no pai natal lool