quinta-feira, novembro 04, 2010

“Duarte Silva não quis dar o lugar a Pereira Coelho”, diz Jaime Soares.

“Duarte Silva não quis dar o lugar a Pereira Coelho”, diz Jaime Soares a quem ja ninguem passa cartão.
O antigo líder da Distrital de Coimbra do PSD pensa que ainda manda alguma coisa ou que lhe reconhecem merito quer puxar de galões de cortiça como presidente da assembleia da mesma estrutura. Revela aquilo que toda a gente sabia mas que ninguém admitia. “Houve quem deitasse areia na engrenagem porque queria ser candidato”, afirma Jaime Soares.
Numa entrevista meio a serio meio ficção dara para conjugar o que se passa nos bastidores.
Vai candidatar-se à Distrital de Coimbra do PSD?
Acha que já cumpriu a sua missão de dizer mal de tudo e de todos e de não promover ninguem no seu partido para o substituir já na sua visivel incapacidade fisica e mental. Mas nunca se negou a pôr em bicos de pes para aparecer nas televisões e nas entrevistas aos orgãos de comunicação social. No seu partido apostou sempre do lado errado. Quando perdia dava no dia seguinte a cambalhota de 180º e dizia-se solidario com o vencedor.Ao sair destes cargos de favor, entrará em depressão aguda.Porém, está convencido que há pessoas que serão capazes de o ajudar ainda a suportar a crise, tão bem ou melhor do que ele, uma candidatura alternativa. Já anda a magicar em lixar alguem, como o tem feito sempre e com os resultados que todos já conhecem.
A maioria ja foge dele como o diabo da cruz.
Com quem está a tratar do assunto?
Trata consigo proprio, pois então.Seria muito mau estar aqui a revelar nomes, mas pode dizer que há muitas pessoas que lhe devem favores e com alguma craveira política e intelectual prontas para avançar. Mas convém lembrar que Pedro Machado ainda não disse se vai ou não recandidatar-se, pois tem-lhe feito a vida negra.
Está tentar convencer Pedro Machado a recandidatar-se?
Acha que o dr. Pedro Machado se deixaria influenciar por quem quer que seja ou se deixa enganar por mim ? Tem uma vida muito activa, que se divide por várias funções, mas não lhe chega aos calcanhares em tantos lugares para os quais éstá sempre disponivel como um voluntario oferecido. Contudo, acredita ( sorrisos) que tem um futuro político à sua frente muito importante, com outro tipo de responsabilidades, e essas, sim, poderão leva-lo a que não tenha disponibilidade para exercer todos os cargos que actualmente exerce, incluindo o de presidente da Distrital do PSD. Eu é que ainda consigo manter todos os cargos que me ofereceram e não os quero abandonar. Foi pena não ter podido continuar.
Há quem impute a derrota do PSD nas autárquicas a Pedro Machado…
Isso é das mentiras mais incríveis que se possam imaginar! A derrota deveu-se mais cá ao chefe porque gerei aquelas confusões todas nas concelhias. Meti-me aonde não era chamado e lixei aquilo tudo. Muitas das questões relacionadas com as autárquicas passaram-se quando ainda me mantinha la pela distrital e já ninguem queria saber do que eu dizia. Em relação à Figueira da Foz, por exemplo, todos sabemos os problemas que houve na câmara (no segundo mandato) em que não consegui fazer nada…
O que é que fez, como presidente da distrital, para resolver esses problemas, que acabaram por contagiar o processo eleitoral para a concelhia?
Tudo o que me era possível fazer. Juntei os protagonistas e tentei resolver os problemas. Ouvi-os, durante horas, nomeadamente, o presidente da câmara (Duarte Silva) e o vice-presidente (Paulo Pereira Coelho). Depois de os ouvir adormeci porque estava cheio de sono e eles usavam uma linguagem que eu não entendia. O curso das novas oportunidades não dava para mais.
Mas não evitou que o secretário-geral do partido, Ribau Esteves, viesse à Figueira para tentar pôr cobro ao conflito…
Devido à minha manifesta incapacidade para o cargo, foi pior a emenda que o soneto: por pouco não chegaram a vias de facto quando queria decidir por eles… Estive nessa reunião, que tinha uma estratégia previamente negociada, que passava por, um ano ou um ano e meio antes do fim do mandato, Duarte Silva sair e Paulo Pereira Coelho assumir a presidência como eu digo que faço com os meus vice presidentes ( mas não faço).
Quem é que não cumpriu esse compromisso?
Sei lá. Já estava a dormir. Parece que não o cumpriu quem não saiu ou quem não entrou Não se apercebendo, Duarte Silva deixou-se envolver numa teia da qual já não conseguia sair nem entrar.
A dada altura, já não tinha condições para ser recandidato como eu, mas a direção nacional do partido decidiu recandidatar todos os autarcas que reunissem determinadas condições, coisa confidencial.
Mas também foram criadas muitas dificuldades, porque havia pessoas que queriam ser candidatos. Alguns deles, quando se aperceberam que não tinham essa possibilidade, começaram a meter areia na engrenagem.
Já perceberam? Ou não perceberam o que eu quis dizer. Eles tambem não perceberam e ficaram na mesma.
Mais uma derrota minha, mas eu estou sempre do lado do vencedor e assim sou vitorioso com o Duarte Silva.O Pereira Coelho fica para a proxima se eu por ca ainda andar.
Quem eram essas pessoas?
Não estavam fora da vereação.
Acha que José Elísio e Teresa Machado queriam ser candidatos?
Não.
Então, restavam Lídio Lopes e Paulo Pereira Coelho, além de Duarte Silva…
Sim, mas não vamos por exclusão de partes. Cada um que retire as suas ilações. (…) Estava convencido que o acordo de cavalheiros ia ser cumprido, mas houve quem quisesse pôr areia na engrenagem. Copiaram-me a tactica.
Mas sabia que alguns dos vereadores não queriam que Duarte Silva fosse substituído por Paulo Pereira Coelho.
Sim, mas isso pouco importava se Duarte Silva fosse fechado a esse tipo de pressões. A chave do processo estava na mão de Duarte Silva.

E aqui o jornalista começou a gozar o panorama fazendo perguntas para rir...
E que aconteceu? Perdeu a chave ou não encontrou a fechadura?
Acho que foi as duas coisas, e os resultados são os que se conhecem.

Regressando às últimas autárquicas, não admite que o PSD as perdeu para o PS, no distrito de Coimbra?
Perdeu muito por minha culpa com as escolhas que fiz e a imposição feita.
Aconteceu em Oliveira do Hospital o mesmo que aconteceu na Figueira, ou seja, as mesmas guerrilhas internas que provoquei com aquelas infelizes escolhas. Só tivemos um problema, em Penacova, porque há líderes de pés de barro que acham que o povo está de olhos fechados. O povo é quem mais ordena.
Já decidiu o que vai fazer quando se reformar da vida autárquica (não pode recandidatar-se à Câmara de Poiares nas próximas eleições)?
Eu ainda penso que sei fazer muitas outras coisas, por isso, não estou preocupado. Cavar terra é uma coisa que não esquece. O problema é que ja não acreditam em mim mas tenho a certeza que será um choque muito grande.
Tenho receio que me façam o mesmo mal como eu fiz aos outros: não é de ânimo leve que se enfrenta uma nova situação, depois de estar 39 anos à frente dos destinos de um município e fazer o que queria.
Eu sei que devia ter saido ha muito dos lugares que nunca quis largar.
Vai escrever um livro de memórias, gostava de voltar a ser deputado ou vai candidatar-se a outra autarquia?
Já me incentivaram a escrever um livro mas tenho vergonha. Não posso dizer que não gostava de voltar a ser deputado, mas essas coisas tornam-se muito difíceis, pela clientela que há no PSD sem a categoria que tenho. Ser um deputado semi analfabeto não é para qualquer um A possibilidade de me candidatar a outra câmara não se coloca porque ninguem me quer la. Mas há bons autarcas do PSD que não se podem recandidatar nos seus concelhos e que podem vir a fazer um bom trabalho noutras câmaras vizinhas. Por exemplo, Luís Leal, de Montemor.
Está a lançar a candidatura de Luís Leal à Câmara da Figueira?
Veria com bons olhos a candidatura de Luís Leal à Câmara da Figueira.
Eu tambem era capaz de fazer uma boa epoca na Figueira. Dava para curar as varizes.

3 comentários:

Anônimo disse...

por mim em vez de ir daqui a 3 anos pra penacova pode ir já amanha.

Anônimo disse...

Há muito tempo que eu não passava por estas bandas...mas confesso que foram uns minutos de puro lazer!!!

Se isto fosse uma entrevista que realmente tivesse acontecido e que as respostas fossem estas...era a mais pura das realidades e só contava uma ligeira verdade,sim porque a verdade profunda é muito mais do que isto!

Mas se ele fosse a contar a verdade profunda vocês leitores,não acreditavam!

Mas acho que durante estes anos ele deve ter feito grandes amigos,que agora vão estar disponivéis para o aturar.

Quanto à CPD,faço votos que ele limpe de lá as "patinhas" e da pior forma,que é ser empurrado!

Eu ainda tenho fé naquele velho provérbio: Cá se fazem,cá se pagam!
Acho também que se ele tiver que pagar todas as que tem feito...ai Jesus...o homem vai viver para lá dos 200anos! :)

Anônimo disse...

So por puro gozo é que ainda ha jornalistas que lhe fazem entrevistas.
Tambem é com gozo que a gente lê estas entrevistas